São dicas apresentadas por Daniel McGowan, diretor do Grupo Edanz, durante o workshop “How to Write for and Get Published in Scientific Journals”.
Desde 1990, o número de artigos submetidos para revisão teve um aumento 100% superior ao do número de novos periódicos, segundo dados do Grupo Edanz, empresa de consultoria na área.
“A pesquisa brasileira é boa, mas vejo dois grandes desafios a serem superados pelos pesquisadores do país: a dificuldade com a língua inglesa e a falta de entendimento de como deve se estruturado um artigo científico. Muitos parecem não saber o que colocar na introdução, na discussão e na conclusão do trabalho”, disse McGowan à Agência FAPESP.
McGowan deu exemplos de como estruturar um resumo, como inserir tabelas, gráficos e figuras no texto, como formatar referências e escolher o título e como elaborar uma carta de apresentação ao editor. Deu também dicas sobre o tempo verbal mais adequado nas diferentes situações e recomendou aos cientistas redigir frases na voz ativa e deixar sempre o sujeito da oração perto do verbo.
“Grande parte das pessoas que vão ler o artigo científico também não tem o inglês como primeira língua. O que elas desejam é ler rapidamente, apenas uma vez e conseguir entender a lógica do pesquisador”, destacou.
Para McGowan, ex-editor associado da Nature Reviews Neuroscience, o primeiro passo para melhorar a qualidade da produção científica é a leitura do maior número possível de artigos publicados. “Isso ajuda o pesquisador a saber se está fazendo as perguntas certas, usando os métodos adequados, interpretando os resultados no contexto apropriado, citando os estudos mais relevantes da área e escolhendo o periódico com o perfil indicado para sua pesquisa”, disse.
Como cada publicação tem regras próprias para estruturar o texto e citar referências, a redação do artigo só deve começar após estar definida a revista para a qual ele será submetido.
“O pesquisador deve ser honesto ao avaliar o grau de relevância e novidade da pesquisa e escolher um periódico com fator de impacto compatível. Ela traz um avanço incremental ou conceitual? Afeta a vida de uma pequena população ou de milhares de pessoas? Melhora o conhecimento sobre um fenômeno ou apresenta uma nova tecnologia?”, exemplificou McGowan.
O pesquisador deve ainda considerar fatores como o perfil do público a ser atingido, o prestígio da publicação e se ela trabalha como sistema de acesso aberto ou assinatura. “Acesso aberto permite alcançar um número maior de leitores e, portanto, gera mais citações. Mas também tem um custo muito maior”, disse.
Segundo McGowan, um artigo nunca deve ser enviado a mais de um periódico ao mesmo tempo. “Por outro lado, se um pesquisador demora muito para publicar suas descobertas, pode ocorrer de outro grupo publicar antes. Recomendo, portanto, entrar em contato com o editor caso não receba retorno após seis semanas. Se depois de dois meses ainda não houver resposta, sugiro cancelar formalmente a submissão e só então enviar para outra revista”, afirmou.
Outra dica do consultor é relatar no fim do artigo os financiamentos recebidos de agências de fomento ou de outras instituições e empresas, descrever possíveis conflitos de interesse e as limitações do trabalho, como tamanho pequeno da amostra por exemplo.
“Os editores percebem quando há falhas ou limitações na pesquisa, mas ainda assim podem publicá-la se os resultados forem interessantes. Não mencionar esses fatores, porém, pode ser um motivo para rejeição”, disse.
Segundo dados apresentados pelo diretor da Springer Brasil, Harry Blom, a produção científica brasileira cresce a uma taxa de 17% ao ano – enquanto a média mundial é de 3% – e já corresponde a 55% da produção científica da América Latina.
Mariana Biojone, editora da Springer Brasil, apresentou as ferramentas gratuitas oferecidas no site da empresa para apoiar pesquisadores. Uma delas é o Author Mapper, que mostra os temas mais pesquisados do momento e em quais centros. “Isso pode ajudar o cientista a encontrar colaboradores para seu projeto”, afirmou. Mais detalhes:: www.fapesp.br/6848 ( Texto de Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP)
BMW JAZZ FESTIVAL
O sucesso da primeira edição do BMW Jazz Festival, no ano passado, fez com que a montadora alemã retomasse o projeto.. O festival retornará a São Paulo e ao Rio de Janeiro, respectivamente de 8 a 10 e de 11 a 13 de junho.
O local dos shows em São Paulo, será no Auditório do Via Funchal, para atender a uma grande demanda de público. Serão colocados à venda mais de dois mil ingressos por dia, contra 500 da última edição. No dia 10 de junho, haverá uma apresentação especial aberta ao público no Parque do Ibirapuera de Maceo Parker e The Clayton Brothers. Já no Rio de Janeiro, os shows serão novamente realizados no Teatro Oi Casa Grande.
O festival terá as atrações Chick Corea, Clarke & White; Maceo Parker com Fred Wesley & Pee Wee Ellis; Charles Lloyd; The Clayton Brothers; Trombone Shorty & Orleans Avenue; Ambrose Akinmusire; Nintey Miles; Darcy James Argue's Secret Society; e Toninho Ferragutti e Bebê Kramer. Alguns dos músicos, como Chick Corea e Lenny White, ministrarão workshops gratuitos. para interessados em conhecer a fundo o gênero musical. A venda dos ingressos, começa dia 14 de abril. (Propmark)
Natura opalescendo…
Olho para a NATURA e começo a declamar CECILIA MEIRELES… “Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil. Em que espelho ficou perdida a minha face?”
Agora é CARLUCCI, presidente da NATURA, em foto de EXAME, que não consegue sorrir. Esboça. A NATURA não sorri mais como antigamente. Embaçou, perdeu o brilho, a autenticidade está ameaçada. Não estava preparada para sentar-se no banco dos réus, a cada três meses, com os homens de olhos vermelhos cobrando resultados.
Seus fundadores são bilionários. Integram a lista de FORBES. E a felicidade? E a referência? E o legado?
Ainda outro dia conversavam com suas fiéis revendedoras, compartilhavam, confraternizavam. Hoje, e a cada três meses, a rotina é outra. A matéria de EXAME começa assim, “Na teleconferência de resultados do primeiro trimestre, o presidente da empresa…”.
Acabo de voltar de NYC. Não compro mais cosméticos e perfumes dos gringos. Só compro NATURA e O BOTICÁRIO. Me sinto feliz e orgulhoso. Mas, assim como CARLUCCI, na foto de EXAME, também não consigo mais sorrir de felicidade como fazia tempos atrás. Tudo é muito estranho, nebuloso.
E o legado, SEABRA, LEAL, PASSOS? EM 2006, comemorei com os alunos do MMMBA da MADIAMARKETINGSCHOOL o fato do aluno ter superado o mestre. Da NATURA ter superado a AVON.
Ainda conto essa história, esse “case”. Mas, o entusiasmo não é o mesmo. Falo de MARCAS LEGENDÁRIAS. Mas, aos poucos, NATURA vai migrando para o território das MARCAS FORTES. Que continuamos comprando e respeitando. Mas, já não nos sentimos tão a vontade. Em que espelho se perdeu a face da NATURA? (FRANCISCO MADIA, especial para o MADIAMUNDOMARKETING).
ACESSO À BIBLIOTECA UNISUL
A Biblioteca Universitária da Unisul disponibilizará a base de dados vLex com acesso temporário até 8 de maio para divulgação, uso e posterior análise.
A base de dados vLex oferece a mais abrangente biblioteca jurídica da Internet, seu conteúdo inclui jurisprudência, legislação, doutrina jurídica, revistas, e-books, modelos de contratos e muito mais, tudo acessível através de um portal de busca amigável e de rápido acesso. Todas essas informações são provenientes de mais de 120 países, totalizando mais de 60 milhões de documentos.
O conteúdo da vLex abrange mais de 1700 livros jurídicos, mais de 1300 periódicos, além de jornais e revistas destacadas na imprensa mundial, tradutor potente usado para encontrar o termo correto da sua pesquisa em 13 idiomas, incluindo alemão e chinês. Tudo ao seu alcance. Acesse agora e otimize sua pesquisa no site: vlex.com/account/login_ip
O acesso está disponibilizado na página da Biblioteca Universitária no item base de dados > bases de dados de acesso temporário http://www.unisul.br/biblioteca/base-de-dados/acesso-temporario.html.
Prêmio Distinção Imigração Alemã 2012 - Inscrições abertas
A Comissão das Comemorações da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, criada em 2003 pela FECAB - Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil - instituiU a DISTINÇÃO IMIGRAÇÃO ALEMÃ.
Objetivo: valorizar as ações que levam à difusão e à preservação da imagem da etnia teuto-rio-grandense.
Premiação: Serão concedidas duas distinções por ano, a serem entregues na semana que antecede a data de 25 de julho: uma para agraciado(a) da Grande Porto Alegre e outra para agraciado(a) do Interior do Estado. A data-referência é 18 de julho, dia em que os 39 imigrantes pioneiros chegaram a Porto Alegre, a caminho da Feitoria do Linho Cânhamo, na futura São Leopoldo.
Os currículos dos(as) candidatos(as) podem ser apresentados por qualquer entidade pública ou privada e/ou integrante da Comissão, e enviados, dentro do prazo estabelecido conforme calendário abaixo, à Comissão Coordenadora pelo e-mail comissaoimigracaoalemars@gmail.com ou ao endereço postal do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre: Rua Germano Petersen Junior, 250 – Bairro Auxiliadora – Porto Alegre – RS – CEP: 90540-140 – fone (51) 3342 8733.
Os candidatos não escolhidos na edição de 2012 serão inscritos automaticamente como participantes para 2013, com seleção no primeiro semestre de 2014.
Último dia para recebimento dos currículos: 30 de abril de 2012.Divulgação dos agraciados pela Comissão Coordenadora: 31 de maio de 2012. Entrega das Distinções: 18 de julho de 2012.
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