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sábado, 31 de março de 2012

PREMIO DE JORNALISMO UNIMED

Lançada a 11ª edição do Prêmio de Jornalismo Unimed SC. Promovida em 2011 especialmente para a comemoração de 10 anos do evento, a categoria Novo Repórter fez tanto sucesso, que a organização decidiu mantê-la no Prêmio. Além disso, permanece também a participação popular na escolha dos vencedores da categoria Novo Repórter.


Continuam a valer as tradicionais categorias Profissional, subdividida em TV, Rádio e Jornal/Revista, e Destaque Acadêmico, voltada a estudantes de jornalismo. Os prêmios neste ano são Kits com Ipad + Iphone, Ipod Touch, viagens a lazer, netbook e câmeras fotográficas. Inscrições pelo www.premiodejornalismo.com.br

PRÊMIO O MELHOR COMERCIAL DO BRASIL

O SBT lançou o Prêmio Melhor Comercial do Brasil, que elegerá o melhor filme publicitário de 2011 - veiculado nas emissoras da rede de 1o deprofissional de marketing do respectivo anunciante. Agência e anunciante vencedores indicarão os profissionais a serem premiados.

COMERCIAL CENSURADO

Famosa por suas campanhas bem-humoradas com o conceito "Te dá asas”, a Red Bull teve que retirar do ar um comercial na África do Sul. A SACBC (Conferência Episcopal da África do Sul) fez pressão para que a empresa tirasse o filme do ar, segundo um comunicado da entidade divulgado ao site sul-africano News24. De acordo com a nota, a Red Bull tirou toda a campanha do ar.

O comercial mostra Jesus em um barco com dois discípulos, quando este se cansa e diz estar entediado. Para deixar a embarcação, Jesus anda sobre a água. Um dos discípulos pergunta se era um milagre ou se ele tomou um Red Bull, mas Jesus diz que “é só andar sobre as pedras certas”.

O conteúdo também foi trazido para o Brasil e gera polêmica em reproduções no YouTube. Entretanto, ainda não há nenhuma ameaça oficial à peça em solo brasileiro até o momento. (Propmark)

Digi-novels: leia, assista, logue-se e interaja com o romance

As circunstâncias por trás das inspirações criativas de Anthony Zuiker são tão misteriosas e pouco usuais quanto as mortes e outros crimes revelados pelas investigações da equipe de cientistas forenses do seu grande sucesso televisivo, a intrincada Crime Scene Investigation (CSI), cujo embrião da ideia, o escritor e produtor americano afirmou ter surgido durante uma viagem de monotrilho por Las Vegas (Zuiker era o condutor).

O piloto da série chamou a atenção pois quebrava todas as regras (se é que elas existem) da escrita de roteiros. O próprio Zuiker reconheceria, anos mais tarde, que isso aconteceu simplesmente pelo fato de ele não saber nada sobre como escrever roteiros.

Li sobre sua nova ideia (Zuiker a chama de revolucionária) no Publishing Perspectives. Não sei se a entendi bem, mas pareceu-me, sob diversos aspectos, que a expectativa do autor é quebrar algumas regras editorais há muito convencionadas.

O titulo da obra é Level 26: Dark Origins e remete, segundo o autor, aos 25 níveis de classificação dos serial killers. Zuiker pretende apresentar aos leitores, e expectadores, o vigésimo sexto nível da lúgubre classificação. Editada pelo selo Dutton Adult (Penguin USA),"Level 26: Dark Origins", que tem o lançamento previsto para 8 de setembro, pretende ser uma experiência interativa ao extremo, incorporando a experiência da TV em uma "plataforma tripla" que integrará livro, vídeos e um website, oferencendo aos leitores (logados) um mergulho nos níveis mais profundos da narrativa.

Zuiker, na mesma matéria, confessa não ter muita paciência de ler livros de 400 páginas, mas assegura que seu lançamento (de 384 páginas), escrito "no estilo de James Patterson", será mais do que apenas um livro na estante. O autor espera que sua "digi-novel" (a denominação é do próprio autor) facilite a experiência da leitura, tornando-a mais prazerosa, a partir de um engajamento maior do leitor, para além "das infinitas páginas brancas" que sobram ao término da leitura de um romance.

Ainda, segundo Zuicker, a cada 20 páginas aproximadamente, os leitores encontrarão referências de vídeos e outros elementos multimídia, relacionados à história, com os quais poderá interagir na internet. Anthony Zuiker, com suas "digi-novels", pretende assim, lançar uma revolução no mundo editorial ao desenvolver uma narrativa tendo em mente como público-alvo a "geração YouTube". (Texto de C. S. Soares, e-publisher, autor independente e editor do blog Pontolit, especializado em self-publishing - http://pontolit.com.br.)

LIVROS

Carolina Frazon Terra está lançando dois livros: Mídias sociais..., e agora? O que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais e Blogs Corporativos: modismo ou tendência? (2ª edição revista e atualizada), publicados pela Difusão Editora em coedição com a Editora Senac Rio.

O PRÊMIO, O LIVRO

Manoel Arlindo Zaroni Torres. Diretor-Presidente da Tractebel Energia, desde 1999, eleito pela Harvard Business Review o quarto melhor executivo da América-Latina. é o autor do prefácio do livro organizado pelos Professores Baltazar de Andrade Guerra e Youssef Ahmad Youssef, intitulado: As Energias Renováveis no Brasil: Entre o Mercado e a Universidade, publicado pela Editora da UNISUL.

No seu prefácio o Presidente Manoel Zaroni escreve: “A principal contribuição deste livro, porém, é chamar a atenção para algo da maior importância para o desenvolvimento sustentável do Brasil: como preencher as lacunas existentes entre o ensino universitário e as necessidades de mercado relativas às energias renováveis. Baltazar Andrade Guerra e Youssef Ahmad Youssef manifestam-se quanto aos papéis que devem desempenhar o Estado, as universidades e as empresas – em seu ponto de vista e respectivamente, estabelecendo leis e políticas de incentivo, realizando pesquisas e recursos humanos, desenvolvendo e utilizando novas tecnologias – e propõem o fortalecimento do vínculo entre empresas e Instituições de Ensino Superior. Entre outras interessantes considerações que tecem ao longo do texto, destaca-se, por exemplo, a de que o desafio energético e de sustentabilidade global possa proporcionar um cenário econômico mais equitativo entre as nações”.

Zaroni destaca ainda que: “Como desdobramento, além de trazer dados e conclusões sobre a nossa realidade, apresenta informações sobre o cenário internacional sobre investimentos, pesquisas e preparo para suprir as necessidades empresariais para produção e utilização das energias renováveis.

Abertas as inscrições regionais para Ampro Globes Awards

Estão abertas as inscrições regionais para a Ampro Globes Awards, premiação voltada a agências e profissionais do marketing promocional associados ou não à Ampro (Associação de Marketing Promocional). Para participar, basta inscrever trabalhos realizados no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2012 no hotsite do evento, até 22 de abril.

As campanhas serão avaliadas levando em consideração o conceito, a originalidade, execução e os resultados alcançados. Os vencedores representarão o país na final internacional do evento, promovida pela MAAW (Marketing Agencies Association Worldwide). A cerimônia de premiação acontecerá na Casa das Caldeiras, em São Paulo, no dia 31 de julho. (Propmark)

Fiap 2012 promove interatividade

O Fiap 2012 apresenta mais novidades para sua próxima edição – que acontece pela primeira vez em Miami, entre 30 de abril e 2 de maio. Uma das principais será a apresentação de um rolo de produções publicitárias brasileiras, a ser realizada pela FilmBrazil – braço da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) voltado à promover a produção brasileira no exterior.

Além disso, o Festival Ibero-americano de Publicidade idealizou ações que buscam incentivar a criatividade em prol da sustentabilidade e a interação entre os participantes. Uma das ações será o FiapStorming, realizado em parceria com a Advertisers Without Borders, que incentivará a criação de um grande grupo criativo para desenvolver a campanha Compense sua pegada de carbono, para a fundação R21.

Será promovida ainda uma atividade intitulada “100 latinos”, que reunirá profissionais latino-americanos de sucesso nos Estados Unidos em uma mesa redonda para discutir o segredo de seus êxitos em solo americano. Também integra a agenda do Fiap 2012 o “Networking Day”, voltado à aproximação dos participantes para promover contatos profissionais, novos negócios e até amizade; a Maratona Jovens Criativos, na qual jovens terão seus trabalhos analisados por um júri internacional; e as Visitas guiadas, com diretores de criação analisando as peças expostas durante o festival.

Ainda faz parte das novidades do Fiap 2012 o projeto de um reality show intitulado “La idea”, em parceria com a Miami Ad School. O projeto pretende atrair inscrições de trabalhos para o crivo de um grupo formado por renomados diretores de criação. A partir daí, um número ainda não definido de duplas será formado e apresentado a um briefing para uma campanha que deverá ser elaborada em 24 horas.

Completam as ações do festival a Copa de Iberoamérica, competição de trabalhos por categoria, integrando diferentes mídias e julgada ao vivo, com presença do público; e palestras de profissionais como Alejandro Quintero, diretor e vice-presidente de vendas e marketing do Grupo Televisa; Bob Scarpelli, que até o início do ano comandava toda a criação global da DDB; e Robert Moggach, especialista em efeitos especiais. (Propmark)

Ferramenta unifica medição de TV e web

A Nielsen e o GroupM (WPP Group) o desenvolvimento de um sistema padronizado de mensuração – Nielsen Cross-Platform Campaign Ratings – que combinará as tradicionais métricas da Nielsen para TV com sua ferramenta Online Campaign Ratings, que já foi utilizada em 600 campanhas para avaliar o alcance, a frequência e o GRP (Gross Rating Point) das ações na internet. Agora os anunciantes terão dados unificados sobre a audiência total de programas veiculados nas duas mídias, o que permitirá uma alocação mais precisa dos budgets de marketing.

O objetivo da parceria é “superar os desafios apresentados por processos separados de planejamento, compra e análise para TV e internet, e responder à crescente demanda dos anunciantes por ferramentas de mensuração cross-platform que os ajudem a otimizar suas estratégias”. Ainda restrita aos clientes dos EUA, a iniciativa eventualmente será expandida para outros mercados e, num futuro próximo, também incluirá mobile e redes sociais. ( Cibele Santos na Proxxima)

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