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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MAIS OPORTUNIDADE PARA QUEM TEM MENOS

Em 2012, as oportunidades de atender a centenas de milhões de consumidores urbanos de baixa renda serão inéditas. Uma tendência impulsionada pela extrema globalização em escala global que não vai arrefecer em 2012.


Espere mais consumidores pertencentes ao extrato BOTTOM OF THE URBAN PYRAMID (BOUP) do que nunca (as centenas de milhões de CITYSUMERS que não contam com salários de classe média para gastar) exigindo inovações criadas exclusivamente para suas circunstâncias, de questões ligadas à saúde a falta de espaço, passando pela necessidade de durabilidade.


Ah, e adivinhe só: os consumidores BOUP também têm desejos materialistas e estéticos. Alguns exemplos:


. Desenvolvido pela NCR, o caixa eletrônico Pillar conta com tecnologias biométricas, fazendo com que seja adequado para o uso de populações analfabetas e semi-analfabetas. O equipamento apresenta um leitor de cartão que não exige contato, um leitor de impressões digitais biométricos, botões para a retirada expressa de dinheiro, compartimento para entrega de notas e impressora de recibo. Usuários do equipamento independente podem simplesmente colocar o polegar no sensor e apertar o botão com a cor correspondente à quantia de dinheiro que desejam retirar. No terceiro bimestre de 2011, a NCR começou a testar cinco protótipos de caixas eletrônicos Pillar no EUA, com a intenção de lançar o equipamento em mercados em desenvolvimento.


O Aakash é um computador tablet com sistema operacional Android e wifi, produzido em Hyderabad, na Índia, como aparelho de baixo custo, porém funcionalidade total. Espera-se que seja vendido a US$ 60 no varejo, e a cerca de US$ 35 (com subsídio do governo indiano) para estudantes.


 A PepsiCo da Índia está fazendo teste de venda com dois produtos: Lehar Gluco Plus, uma bebida com eletrólitos e glicose, e Lehar Iron Chusti, um petisco fortificado com ferro. Ambos são direcionados a consumidores na base da pirâmide – em áreas urbanas (e rurais) (Fonte: Economic Times, Junho de 2011). (Publicado originalmente no relatório Trendwatching.com como parte das dúzias de tendências às quais as empresas devem ficar atentas em 2012 e no Promoview.)


Brasil, um grande fornecedor de alimentos


O Brasil será um dos importantes fornecedores de alimentos nos próximos anos, junto com os Estados Unidos, Austrália e Argentina.


As projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para os próximos 40 anos mostram que a produção de grãos no País deve saltar dos atuais 159 milhões de toneladas para 299,5 milhões de toneladas. Esse aumento representa acréscimo de 140,5 milhões de toneladas de arroz, feijão, trigo, milho e soja, ou 88% de incremento.


A produção de carnes também deve apresentar forte aumento nos próximos anos. A previsão é que o país produza 52,6 milhões de toneladas em 2050. O aumento é de 98% em relação à produção de 26,5 milhões de toneladas, em 2011.


O preço da terra têm sido um dos fatores atrativos para o deslocamento da agricultura e pecuária para novas áreas, especialmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Outro ponto é que como essas novas regiões de expansão da agropecuária apresentam maiores riscos de variações climáticas, especialmente secas, a tecnologia é um fator essencial para reduzir esses impactos.


A análise dos dados agropecuários foram apresentados pelo coordenador-geral de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Garcia Gasques, na 2ª Conferência do Desenvolvimento, organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em novembro, em Brasília.


De acordo com Gasques, os resultados da produtividade total dos fatores nos últimos anos têm crescido a uma taxa de 3,6%. "Essa taxa é um das mais elevadas do mundo, superando, inclusive a taxa da produtividade nos Estados Unidos que tem sido nos últimos anos de 1,95%", destaca. A produtividade total dos fatores na agricultura considera todas as lavouras, a produção animal e o conjunto dos insumos utilizados na produção.


Os resultados desse indicador mostram que o crescimento da agropecuária no Brasil tem-se dado principalmente pela introdução de novas tecnologias, melhoramento do processo de gestão, maior qualificação da mão-de-obra, entre outros fatores. O coordenador acrescenta que o crescimento baseado na produtividade projeta para 2050 um aumento de área da ordem de 39%, o que significa passar dos atuais 46,4 milhões de hectares para 64,5 milhões de hectares. (Portal da EconomiaSC).


Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística


A exemplo dco ie a Rede Globo fez recentemente, O Grupo RBS divulgou um Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística. A publicação, de 50 páginas, traz um conjunto de orientações destinadas a servir de referência aos profissionais da área editorial da empresa, tendo como objetivo prioritário assegurar ao público seu direito à informação independente, à opinião plural, às respostas e às correções sempre que estas se fizerem necessárias.


O livro, com apresentação assinada pelo presidente executivo Jayme Sirotsky, pelo presidente Nelson Sirotsky e pelo vice-presidente executivo Eduardo Sirotsky Melzer, traz a missão e os valores do Grupo RBS, bem como indicações sobre sua linha editorial e como aplicar a ética em quesitos como produção jornalística, conduta profissional, opinião e partidos e campanhas políticas. O conteúdo completo da publicação pode ser acessado por meio do site do Grupo RBS. (PropMark)
Globosat lança aplicativo do Muu para Android


Os vídeos do Muu (www.muu.com.br), serviço que disponibiliza on demand conteúdo dos Canais Globosat, já podem ser acessados em smartphones com sistema operacional Android. O aplicativo está disponível no Android Market para download gratuito.


O aplicativo, desenvolvido pela área de Novas Mídias da Globosat, permite que o usuário assista a quase 2.000 horas de conteúdo nos dispositivos móveis e compartilhe o conteúdo nas redes sociais. Além da plataforma Android, o Muu conta também com apps para iPhone e iPad, que foram lançados em setembro e podem ser baixados na Apple Store.


O Muu é baseado no modelo de "TV everywhere", e disponibiliza conteúdos da programadora que podem ser assistidos na íntegra em computadores fixos, laptops, dispositivos móveis como iPads e iPhones e agora também em celulares e tablets com sistema operacional Android.


O serviço oferece um amplo catálogo de programas que atendem a todos os gostos. São aproximadamente 2.000 horas de conteúdos, exibidos nos canais GNT, Multishow, SporTV, Universal Channel, Canal Brasil, Rede Telecine, além de shows do Multishow HD. O serviço conta ainda com produções em alta definição como o épico "Camelot" do Globosat HD.


Atualmente, estão disponíveis mais de 120 programas, organizados em 16 temas, como aventura, bem-estar, humor, séries, documentários, esporte, gastronomia e viagem. Outros destaques são os filmes e programas sobre os bastidores do cinema e a área dedicada à música, com shows de artistas internacionais e nacionais de diversos gêneros.


Como assistir - Para acessar, é necessário criar cadastro e login com informações que permitem a identificação do assinante na base de dados da NET. Em breve, o serviço estará disponível para as demais operadoras de TV por assinatura. Detalhes: www.muu.com.br
Cinema brasileiro vai a Hollywood


A agência Puzzle anunciou a quarta edição do Hollywood Brazilian Film Festival, em Hollywood, entre os dias 06 a 10 de junho de 2012. O evento tem como objetivo mostrar o talento do cinema brasileiro ao mercado internacional, viabilizando as grandes produções e investimentos no Brasil. Reunirá profissionais de todo o mundo que se dedicam à sétima arte. Durante o grande encontro, todas as atenções estarão voltadas para as produções, talentos e perspectivas da indústria brasileira de cinema, que tem crescido muito e ganhado respeito e visibilidade no cenário internacional.


Livro e site resgatam a história da divulgação científica brasileira


A versão digital do livro Um gesto ameno para acordar o país – A ciência no Jornal do Commercio (1958-1962) já está disponível no site www.museudavida.fiocruz.br/


A obra de 74 páginas relembra a história da seção dominical de ciência do jornal carioca, criada em 1958. De sua equipe, participou o então estudante Leopoldo de Meis, hoje cientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


O livro foi organizado pelo próprio Meis, em parceria com as jornalistas Luisa Massarani e Claudia Jurberg. O time localizou a coleção quase completa do suplemento de ciência. O último exemplar encontrado foi de 12 de agosto de 1962.


Direito de Patentes e Transferência de Tecnologia como Ferramentas para o Desenvolvimento de Negócios


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com os escritórios de advocacia Finnegan e Leonardos & Licks, promove em 7 de fevereiro o simpósio Direito de Patentes e Transferência de Tecnologia como Ferramentas para o Desenvolvimento de Negócios. Mais informações: www.finnegan.com/eventregistration/

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