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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A SUSTENTABILIDADE E O NATAL

O conceito de sustentabilidade é relativamente recente. Na década de 80, Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, definiu comunidade sustentável como aquela capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras. O tema tem sido palco de amplas discussões no Brasil e no mundo, entretanto, há um aspecto pouco discutido: a sustentabilidade das finanças da família. E não se trata apenas de salvaguardar empregos, mas de como ser capaz de suprir as necessidades atuais sem comprometer a capacidade de atender às necessidades futuras da família.



Nesse período que antecede às festas de final de ano, especialmente o Natal, tem início a busca desenfreada por presentes: amigo secreto do escritório, da escola, da família, lembrancinhas para os amigos, gorjeta “mais gorda” para prestadores de serviços, brinquedos novos para os filhos, troca de móveis, de computadores, de celulares, de eletrodomésticos etc. Inúmeras são as desculpas para as compras de Natal. As mesas são exageradamente fartas e muito se desperdiça nesses períodos de festas, num sinal de que a sustentabilidade não passa por aqui. As pessoas comem até quanto conseguem como se tivessem que fazer uma reserva de calorias para os demais dias da vida; bebem para esquecer as más lembranças do ano e exageram na comemoração daquele que chega como se fosse o último trago de suas vidas.


Nessa perspectiva, a família se esquece, muitas vezes, de dar um destino mais racional ao 13º salário, como a quitação de dívidas, cobertura do cheque especial e provisão de muitos valores que chegam com o novo ano (matrícula e material escolar, IPVA, IPTU, entre outros). A irracionalidade das compras torna-se comportamento-padrão ao invés de uma reflexão em família para acertar o compasso do grupo, estabelecer metas, traçar objetivos conjuntos.


Na ânsia de viver o presente, as famílias deixam de pensar no futuro e apresentam aos filhos maus exemplos de desperdício e consumo desenfreado.


Assim, que tal pensar duas vezes antes de fazer as próximas compras de Natal? Que tal reunir a família e propor um Natal sustentável, comprando apenas o realmente essencial e dando amor e carinho no lugar de presentes?

(Donatila Brasil Rocha Pinski (katerina@somaagencia.com.br) no Portal da Propaganda. Ela é jornalista, coach e sócia da Pinski Consultoria de Gestão; mestre em Gestão de Negócios pela UniSantos, pós-graduada em Comunicação e certificada como Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching; pesquisadora do tema ombudsman, autora de artigos acadêmicos e de livro institucional; coordenou projetos sociais para adolescentes em situação de vulnerabilidade e em ações de educação e prevenção ao HIV/AIDS para trabalhadores do transporte urbano de São Paulo; com larga experiência em comunicação e gestão em organizações de diferentes setores, atualmente, a executiva desenvolve atividades com foco em gestão da comunicação e coaching.)

Exposição no museu Wolfgang Weege marca os 150 anos da imigração pomerana - Até 15 de janeiro, o Museu Wolfgang Weege, localizado no Parque Malwee, sediará a exposição Pomeranos em Santa Catarina: em comemoração aos 150 anos da Imigração Pomerana em Santa Catarina.


A exposição apresenta objetos e documentos que foram adquiridos pelo historiador José Heinemann durante 30 anos. Também estão expostos 31 bonecos feitos em argila queimada da artista plástica e arte educadora Patrícia Pacheco Campos. Os bonecos possuem pintura dos trajes típicos usados pelos Pomeranos da cidade de Regenwalde na Pomerânia, que são os mesmos trajes típicos usados pelo Regenwalde Tanzgruppe (grupo folclórico alemão mantido pela empresa Malwee). Detalhes: 47.3376.0114


Neuroembromation - Em verdade, as pesquisas quantitativas – a que busca expressão numérica e consistência estatística às perguntas que se faz às pessoas de forma direta e objetiva – são bem anteriores a GEORGE HORACE GALLUP (1901/1984). Mas foi ele, e seu instituto, muito especialmente por prognosticar em 1936, após uma amostra com 5.000 eleitores americanos, que FRANKLIN DELANO ROOSEVELT derrotaria ALF LONDON nas eleições para a presidência dos Estados Unidos que deu expressão e notoriedade à metodologia.


As pesquisas qualitativas têm vários pais, mas foi ERNEST DICHTER, behaviorista, que na década de 1940 ensinou a todas as empresas do mundo, após emblemática pesquisa para o sabonete IVORY, da PROCTER, que jogavam no lixo toda a propaganda que faziam porque era entediante e meramente informativa. Não sensibilizava as pessoas. Não respondia de forma pertinente sobre as razões e motivos que levavam as pessoas se comportarem, em termos de compras, da maneira como se comportavam.


E assim caminhava a humanidade até a virada do milênio e estamos conversados. Quando GALLUP pontificou, o mundo caminhava a uma velocidade de 20 km por mês, no máximo, e existia tempo para os procedimentos que essa ferramenta demandava. Quando DICHTER decolou com a metodologia qualitativa o mundo caminhava a uma velocidade de 22 km por semana, e ainda suportava todos os procedimentos básicos que garantem confiabilidade a esse tipo de medição. Como disse certa vez GERTRUD STEIN, “não existe lá mais ali”. Esse mundo ficou para trás, as metodologias continuam sendo fantásticas, mas, e apenas, não correspondem mais ao ritmo do comportamento do ser humano, à velocidade da vida, num mundo definitivamente globalizado e em tempo real.


Agora se começa a fazer a apologia de uma nova metodologia. E Quanto mais eu leio os apologistas da “neuroqualquercoisa” falando mais eu admiro os Práticos dos Portos, JOSÉ MARTINS RIBEIRO NUNES – o ZÉ PEIXE, e os Médicos de Família. Se a velha, boa e consagrada pesquisa – tanto a quanti como a quali -, mais que comprovada e validada encontra tremenda dificuldade em sobreviver num ambiente de permanente mudança e em tempo real, agora vêm com combinações de “eletroencefalogramas e eyetracking” para prognosticar e prever o comportamento das pessoas.


Na medicina e nas pesquisas científicas, onde existe tempo mais que suficiente, tudo bem. No marketing e nos negócios, e por enquanto, bulshitagem pura.


Não despregar o olho das pessoas, monitorar 24X24 o comportamento dos clientes, e decidir levando em consideração seu comportamento – entendendo o que quer e o que não sabe que quer e quer, a partir da observação, compreensão e análise de seu comportamento, tudo isso feito num piscar de olhos por uma equipe sênior e competente, é a única maneira eficaz de sobreviver e prosperar neste ADMIRÁVEL MUNDO NOVO. Mas, como os principais players da atualidade ainda são mega corporações aprisionadas ao modelo e cultura da sociedade industrial, acabarão alimentando essas “novas” empresas e “novas” ferramentas, porque adoram investir em quinquilharias e penduricalhos – reitero, por enquanto. Neurosqualquercoisas e dinossauros corporativos se merecem: nasceram um para o outro. Ou, vice-versa, se preferirem.


Mais que nunca é o momento e a hora de confiar em quem entende de público, de pessoas. E salvo prova em contrário, o GALLUP, o DICHTER, da atualidade, em nosso país, se chama AGUINALDO SILVA, autor de novelas: “Quer conquistar o público? Conheça-o”. E como conhecê-lo? Em matéria para NEGÓCIOS, ROBSON VITURINO explica a metodologia de AGUINALDO. Na primeira etapa de seu processo criativo, AGUINALDO SILVA tem por hábito investigar in loco os universos que busca retratar… Se o objetivo é ouvir a voz do morro sobe a favela RIO DAS PEDRAS para visitar amigos. Como disse a ROBSON, “Volta e meia vou lá comer um baião de dois. Sou como o SADDAM HUSSEIN, nunca sei onde vou dormir”. (MML – FRANCISCO MADIA, especial para o MADIAMUNDOMARKETING).


Pós-doutorado em reprodução animal com Bolsa – O Laboratório de Fisiologia e Endocrinologia Molecular (LFEM) do Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, campus de Pirassununga, oferece uma vaga de pós-doutoramento para participação no Projeto Temático Assinaturas da Receptividade, na área de bioquímica da reprodução animal. Detalhes: www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.


Inovações no Diagnóstico e Tratamento de Câncer de Mama – A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizará, nos dias 2 e 3 de março de 2012, o evento intitulado Inovações no Diagnóstico e Tratamento de Câncer de Mama. Detalhes: www.proex.unifesp.br/eventos/eventos12/mama


Simpósio Brasileiro sobre Nutrição de Plantas Aplicada em Sistemas de Alta Produtividade – Entre 11 e 13 de abril de 2012, a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV-Unesp), em Jaboticabal, realizará o 3º Simpósio Brasileiro sobre Nutrição de Plantas Aplicada em Sistemas de Alta Produtividade. Detalhes: www.funep.org.br/mostrar_evento.php?idevento=217

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