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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AGERAÇÃO Y E AS MUDANÇAS

Considerada distraída, a geração Y, já foi acusada de egoísta e superficial, porém, diferentemente da barulhenta geração de 70, eles vêm provocando uma revolução silenciosa.



Formada por jovens nascidos entre os anos 80 e 90 e acostumados com tecnologia e com novas estruturas familiares, estes jovens sabem o que querem. "Minha prioridade é encontrar liberdade criativa e reconhecimento", diz o estudante Andrey Lehnemann, de 22 anos.


Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) com cerca de 200 jovens, mostra que 99% deles só se mantêm envolvidos em atividades que gostam. 96% deles acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal, e 94% deles querem ser promovidos em um ano.


Interados com tecnologia e com o acesso a informação rápida, a geração Y, dá prioridade em equilibrar a vida pessoal com a carreira. Para a estudante de jornalismo Janine Costa (25) a vida fora do trabalho é mais importante.


Para acompanhar esta nova gestão de trabalho algumas empresas flexibilizaram os horários de trabalho e até mesmo as hierarquias, trabalhando em rede, priorizando a responsabilidade e a ética.


Em pesquisa publicada na revista Você RH em setembro de 2010, 97% das empresas enfrentam um apagão de talentos. Segundo o articulista Ricardo Mallet, atualmente é moda maquiar a incompetência relacional dos gestores com a alta rotatividade nas empresas.


Mallet destaca que será impossível para os líderes manter na empresa a "geração inquieta", caso os gestores não encarem a raiz do problema, que para ele é "olhar no espelho".


Para gerir esta nova geração, os gestores devem deixar de trabalhar como chefes e serem líderes. Contudo, é preciso ter redobrada atenção "Passar do ponto, poderá facilmente parecer, na percepção dos liderados, um estilo autocrático, comportamento esse abominado pela juventude."


Uma pesquisa inédita realizada no Estado, sobre o comportamento de consumo de informação da Geração Y, foi apresentada na Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij).


A pesquisa foi desenvolvida em nove empresas da região: ArcelorMittal Vega, Ciser, Docol, Embraco, Franke, Schulz, Tupy, WEG e Wetzel, com trabalhadores das empresas metalmecânicas do Norte catarinense,atuam mais de 17 mil trabalhadores entre 18 e 30 anos. Elaborada em duas etapas (quantitativa e qualitativa), o estudo proporciona uma necessária reflexão sobre os modernos relacionamentos e seus impactos no ambiente profissional. (IVANIR FRANÇA no Portal EconomiaSC)


OS PRINCIPAIS NARRADORES DO BRASIL. Comentarista do SporTV, Bob Faria, Grito de gol: as vozes da emoção na TV, pela Editora Leitura. Em 209 páginas descreve momentos marcantes da vida de vários profissionais.


Marketing na medida certa para os novos empreendimentos - Muitas empresas start ups, ou seja, começando no mercado, concentradas no planejamento do negócio acabam deixando de lado o marketing. “Mas é fundamental para quem está iniciando um empreendimento pensar em como apresentar a sua marca”, afirma a diretora da consultoria de marketing Injoy Blend, Danieli Junco.


Para ela,grande parte dos empresários vê o marketing como algo inacessível para quem está abrindo uma empresa. “É um engano. É perfeitamente possível cuidar da marca nesse estágio com soluções que cabem no bolso de quem está começando”, comenta.


Um bom exemplo é o branding. “O branding é o gerenciamento da marca e inclui a criação do nome, logotipo e slogan e materiais de apresentação como cartões de visitas, folders, entre outros. Ou seja, é a definição da identidade visual da empresa”.


Ela acrescenta que este é o primeiro passo para se comunicar com o mercado e pode nortear o futuro da marca. “É uma etapa importante e é necessário contar com um serviço profissional. Deixar a tarefa sob responsabilidade de familiares e amigos, ou de quem não é especializado, pode trazer consequências negativas, como não identificação do público-alvo ou falhas de processo como não se dar conta de que o nome ou a identidade visual já esta vinculado à outra empresa”, explica.


A diretora da Injoy Blend afirma ainda que o marketing pode ser perfeitamente ajustado às necessidades e particularidades de cada setor ou negócio. “São uma série de elementos, recursos e ferramentas, com diversas possibilidades, que podem ser adequadas à pequena, média ou grande empresa, novos empreendimentos ou não”.


Mais Livros - Lançado Horizontes do Jornalismo - Formação superior, perspectivas teóricas e novas práticas profissionais (Ed. E-Papers), organizado pelos professores Fabio Mario Iorio e João Pedro Dias Vieira, da UERJ. Disponível no site da editora, na Livraria Cultura e em versão eletrônica no http://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=2169&promo=0, e


. Lançado Comunicação, Linguagem e Inovações Midiáticas organizado pelos professores Adriano Lopes Gomes e José Zilmar Alves da Costa. Disponível para download no www.comidiaufrn.blogspot.com


Compartilhamento de negócios - A Fabulosa Ideia, especialista em relacionamentos com conteúdo, acaba de lançar novo serviço em redes sociais. A agência leva às empresas workshops personalizados onde treina os colaboradores. Detalhes: ou www.fabulosaideia.com.br.


OC Promo cadastra estudantes e profissionais para um dia na agência - Se você tem interesse em saber como funciona uma agência de marketing promocional poderá se cadastrar para uma visita via Fan Page da OC. Detalhes: http://www.facebook.com/OCPromotionsarts


Apoio para realizar pesquisas no Reino Unido – A Universidade de Nottingham, no Reino Unido, oferecerá dez auxílios visitantes para pesquisadores e professores em início de carreira. Detalhes: www.nottingham.ac.uk/internationaloffice/brazil-visiting-fellowships-scheme-2012.aspx

7º Encontro de Verão de Física do ITA – Será realizado de 13 a 17 de fevereiro de 2012, em São José dos Campos (SP). Detalhes: http://evfita.ita.br.


Rodrigo de Haro lança dois volumes de poesia - Será dia 20, às 19h30min, no Centro Cultural do Badesc, na rua Vitor Konder, Florianópolis. A caixa-presente "Poemas" traz Espelho dos Melodramas e Folias do Ornitorrinco,dois livros inéditos do poeta.


As tendências para 2012 - A agência JWT divulgou pesquisa mostrando o que terá impacto direto no comportamento dos consumidores em 2012. Resumo dos principais pontos do relatório:


1 – Novas opções para clientes que têm a questão preço como entrave no processo de compra. A incerteza econômica impulsionará as marcas a criar versões simplificadas, tamanhos menores e ofertas de produtos e servições diferenciadas.


2 – Viver um pouco. O consumidor em 2012 buscará escapar das preocupações cotidianas para exceder-se em atividades de lazer e entretenimento de vez em quando.


3 – Um ano para os empreendedores: Em meio à crise, muitos acabam encontrando novas oportunidades de independência financeira.


4 – Valor compartilhado: Mais empresas avançarão na ideia de responsabilidade social, doando valores para determinadas causas.


5 – A comida será mais verde do que nunca.


6 – Casar é opcional: As mulheres de todo o mundo estão dando outro valor à instituição do matrimônio. União livre e maternidade devem ganhar ainda mais popularidade.


7 – Reintegrar: Graças à tecnologia, o mundo desenvolvido oferece cada vez entornos mais personalizados, seletivos e excludentes.


8 – Em todas as telas, em todo o lugar: As telas de forma geral – notebooks, tablets, smartphones – estão na rotina de milhões de pessoas. Com isso, abrem-se também novas oportunidades para atrair e motivar os consumidores.


9 – Celebrando a longevidade: Muitas sociedades têm projeções altas de envelhecimento nas décadas a seguir, e os avanços da medicina assim como mudanças culturais e demográficas, permitem às pessoas ter pensamentos mais positivos sobre esta nova etapa da vida.


10 – O prazer do design e dos sentidos: A tendência de tornar certos artigos em verdadeiros fetiches de consumo deve impulsionar a criação de mais dispositivos e produtos com valor agregado no seu design.

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