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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A CONSAGRAÇÃO DAS VENDAS DIRETAS

Da década passada para hoje deveríamos adotar uma nova denominação no tocante às possibilidades do PLACE – vendas e entrega de produtos e serviços.


Ainda a mais forte e tradicional de todas, a que se faz através de terceiros que não possuem nenhuma relação maior com a marca, como, por exemplo, a venda de bebidas, alimentos e demais produtos através dos supermercados – VENDA INDIRETA; a DIRETA, sistema adotado pela AVON, NATURA, HERMES, e mais recentemente por outras empresas tradicionais que só consideravam a VENDA INDIRETA, como é o caso da NESTLÉ, utilizando revendedores dos produtos da marca em casas e escritórios. E mais recentemente, com o advento do comércio eletrônico, a prática adotada por muitas empresas de venderem diretamente a seus clientes e em seus portais, a VENDA DIRETÍSSIMA.


Aqui vamos nos ater às VENDAS DIRETAS. Que batem todos os recordes neste ano de 2011 no Brasil desde suas primeiras iniciativas, no século passado. Contabilizados os números com uma dose mínima de previsão, a associação do setor, a ABEVD – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas – registra um crescimento de 17,2% em relação a 2009 e já descontada a inflação do período. Se há 10 anos o faturamento das VENDAS DIRETAS bateu nos R$ 6,9 bilhões, em 2010 esse número foi quase multiplicado por 3, R$26 bilhões, e fecha 2011 muito próximo dos R$ 30 bilhões. Na virada do milênio, 2000, 1,16 milhões de brasileiros trabalhavam com VENDAS DIRETAS, e agora, em 2011 esse número aproxima-se dos 3 milhões. E a ABEVD que possuía naquela ocasião 18 empresas associadas, hoje registra 48. Ou seja, os números são superlativos e exuberantes. Considerando-se o que já acontece em nosso país em termos de VENDAS DIRETÍSSIMAS – comércio eletrônico – pode se afirmar que o PLACE passa por uma vigorosa e consistente revolução.


Outros fatos que fazem de 2011 um ano mais que especial para as VENDAS DIRETAS, são: 1 – Para a grande mestre das VENDAS DIRETAS, que de certa forma ensinou essa ciência e arte para todo o mundo, a AVON, o Brasil é hoje o mercado número 1, ultrapassando inclusive o país onde nasceu, os Estados Unidos. Para outra empresa emblemática do setor, a AMWAY, o Brasil é o país do mundo onde suas vendas mais crescem. Outra legenda do setor, a TUPPERWARE concentra suas principais apostas em nosso país. E a NATURA consolida sua liderança e seu presidente, ALESSANDRO CARLUCCI acaba de ser eleito presidente da associação mundial do setor, a WFDSA, Associação Global das Vendas Diretas.


Em entrevista a VALOR a respeito de sua atuação à frente da WFDSA, ALESSANDRO CARLUCCI traçou os 4 principais objetivos de sua gestão: 1 – Promover a ética na indústria; 2 – Aumentar o alinhamento e a integração entre todas as empresas do setor; 3 – Melhorar os processos de governança e estrutura entre a Associação Global e as Associações Regionais; e, 4 – Fortalecer a imagem das VENDAS DIRETAS.


Em tempo: neste momento, e dentre as maiores empresas de produtos de consumo em nosso país, 10 possuem projetos em etapa final de decisão sobre seus ingressos nas VENDAS DIRETAS. (MadiaMundoMarketing)

Ideias sob demanda - Os desafios da gestão da inovação e da propriedade intelectual foram o tema da palestra ministrada por Elza Fernandes de Araújo, coordenadora da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), no Seminário Inova São Paulo, no Auditório da FAPESP, em São Paulo.


Criada em julho de 2003, a RMPI conta com 31 membros – 27 entidades de ciência, tecnologia e inovação e quatro instituições afiliadas –, sendo a coordenação compartilhada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde está a sede da rede, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Segundo Araújo, professora da UFV e assessora adjunta de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o foco da RMPI é promover o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo, protegendo o conhecimento e capacitando recursos humanos.


“Isso por meio da inovação científica e tecnológica, sendo os principais atores o setor empresarial, os consumidores, as agências de fomento, as universidades, as instituições de pesquisa e, principalmente, o capital intelectual”, disse.


“Todo o capital intelectual de uma instituição de pesquisa ou de uma empresa reúne ideias. Temos de compartilhar essas ideias e trabalhá-las sob demanda – internamente ou em parcerias. No entanto, o maior desafio da rede é elaborar projetos que gerem conhecimento novo. Por isso, a gestão da inovação e da propriedade intelectual é fundamental”, disse.


Araújo lembrou também que, além de difundir e implementar a política de propriedade intelectual, de transferência de tecnologia e de inovação, o papel da rede de propriedade intelectual em Minas Gerais é atuar como agente facilitador entre as instituições de pesquisa e as empresas.


“Quando falamos em interação com a empresa, o trabalho em rede permite a obtenção de bons instrumentos de pesquisa para a prestação de serviços, consultorias, compartilhamento da permissão de uso, transferência de tecnologia, serviços que os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da RMPI oferecem no âmbito das empresas”, afirmou.


Os NITs, de acordo com a coordenadora, atuam nas instituições membros, cuja responsabilidade é gerir sua política de propriedade intelectual e inovação, atendendo às demandas institucionais relacionadas a esse contexto.


Como resultado dos esforços empenhados pela rede mineira, Araújo ressaltou a agilidade na submissão de processos, totalizando 632 depósitos de patentes nacionais e 121 internacionais. Desde a criação da rede, em 2003, considerando todos os membros, foram solicitados 148 pedidos de marca, sendo concedidos 79.


Outros pontos destacados pela atuação em RMPI foram a formação de multiplicadores relacionados ao tema – a partir do fornecimento de cursos e palestras sobre gestão da inovação – e a facilidade da implementação de programas, serviços e projetos na área de propriedade intelectual. (Texto de Mônica Pileggi, distribuído pelaa Agência FAPESP


Regulamento do PAPI - A FAPESP publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 29 de novembro , a Portaria PR Nº10/2011, que institui o regulamento do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI) da FAPESP.


O Programa, destinado a pesquisadores e instituições sede de projetos financiados pela FAPESP, foi ampliado e passa a ter três modalidades de apoio: individual, institucional e capacitação. Detalhes www.fapesp.br/papi


Bolsa Universidade abre inscrições – Instituições de ensino superior particulares interessadas em firmar convênio com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para participar do projeto Bolsa Universidade em 2012 podem se inscrever até o dia 19. Detalhes: escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Subpages/Noticias/2011/Novembro/3.html


São Paulo: Novos Percursos e Atores, Sociedade, Cultura e Política – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e a Editora 34 lançarão, amanhã, o livro São Paulo: Novos Percursos e Atores, Sociedade, Cultura e Política. Detalhes: www.centrodametropole.org.br ou (11) 3091-4801.


OS NOVOS DINOSSAUROS - Todas – eu disse TODAS – as grandes empresas da sociedade industrial, em algum momento terão que se destruir e reconstruir. Libertarem-se do velho, inútil e ineficaz modelo, e adotar, para salvarem-se, uma nova moldura. Na EXAME desta quinzena a emblemática lição da KODAK. Definhando. De um lucro de US$1,4 bi em 2000 para um prejuízo de US$400 milhões em 2011. Foi quem inventou, em 1975, a câmera digital. Aprisionada ao modelo, cochilou, e quando decidiu ingressar no novo território, estava tomado pelos novos, pequenos e mais ágeis concorrentes, conforme ensinou DARWIN. Neste momento, anuncia que vende os anéis para não perder os dedos. Negocia suas preciosas e últimas patentes com a MICROSOFT e com a APPLE. E pensar que um dia, fotografia era sinônimo de KODAK; ou vice-versa. ( Madia, no blog dele)

Pós-doutorado em química analítica com Bolsa da FAPESP – O Projeto Temático Avaliação da ocorrência, toxicidade/genotoxidade e processos para degradação de corantes em efluentes e águas superficiais, apoiado pela FAPESP, está com processo de seleção aberto para uma vaga de pós-doutorado no Departamento de Química Analítica da Unesp) em Araraquara. Detalhes: www.fapesp.br/bolsas/pd.

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