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sábado, 3 de dezembro de 2011

ISO 2021 E OSPROFISSIONAIS DE EVENTOS

Representantes de 9 países dos cinco continentes estiveram presentes em um encontro sobre sustentabilidade na gestão de eventos, o Sustainable Event Management System, analisaram propostas que farão parte do texto final da norma ISO 20121. A AMPRO - Associação de Marketing Promocional prevê uma norma global para a indústria dos eventos.


A coordenação desse trabalho está a cargo da ABNT Brasil e da British Standards Institute do Reino Unido. A finalidade da ISO 20121 é oferecer soluções para implementar um sistema de gestão e administrar os problemas do desenvolvimento sustentável em relação à organização de eventos.


A norma pretende integrar todas as empresas do segmento de eventos de forma global e proporá mudanças em todas as etapas do evento, desde a concepção até a entrega.


A previsão para regulamentação da ISO 20121 é junho de 2012 e, como toda ISO, a sua aplicação será opcional. A norma funciona como uma orientação. Cabe às empresas analisarem as questões mais importantes à sua realidade e decidir com esse olhar da sustentabilidade quais pontos precisam ser mudados.


A certificação ISO 20121 será uma consequência dessa mudança de atitude, e poderá ser atestada de três maneiras: a empresa poderá ela mesma se auto declarar em conformidade com a norma prontificar dizendo que seus eventos são sustentáveis, uma segunda parte pode atestar a conformidade ou ainda uma auditoria externa independente poderá constatar o fato, mediante análise de suas ações.


O Coordenador da Comissão de Estudos Especiais ABNT/CEE 142 - Gestão da Sustentabilidade em Eventos, Daniel Freitas, ressalta que as empresas brasileiras costumam praticar a sustentabilidade em seus eventos, porém sem regras. “Diversas empresas já praticavam ações de sustentabilidade em seus eventos, fosse de aspecto ambiental através de coleta seletiva e correta destinação dos resíduos, ou mesmo de aspecto social, com ações voltadas para instituições de caráter social. Porém, essas ações foram e ainda são, na sua maioria, realizadas de uma forma muito pouco metodológica, salvo algumas raras exceções”, diz Freitas, que também é diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Eventos.


Pessimistas e Otimistas - A cada nova crise – e as crises não acabam nunca, ou, quando uma se exaure outra se manifesta – formam-se cordões de pessimistas e otimistas pelos editoriais das mídias. Os otimistas sempre prevalecerão. Por quê? No final eu digo.


Na crise de 2011, em decorrência do esfacelamento da comunidade europeia, das sequelas da crise de 2008 nos EUA, da permanente ameaça de um dia a CHINA derrapar, e tudo e muito mais, otimistas e pessimistas se digladiam. Os pessimistas empunham a bandeira de que o mundo flutua que o chão não existe, e que o abismo é inevitável. E as razões para o “fim do mundo” são as que acabei de elencar. A CHINA não conseguirá mais manter o YUAN desvalorizado e suas reservas cambiais não crescem mais; a falta de competitividade dos “PIGIS – Portugal, Irlanda, Grécia, Itália e Espanha –“ é insuperável mesmo no médio prazo; e os incentivos fiscais concedidos pelo governo americano para atenuar a crise em algum momento terão que ser pagos.


Já os otimistas leem as mesmas notícias e fatos sobre uma outra ótica e dentro do “o que dá para rir, também dá para chorar e vice-versa”. Sobre os escombros e aprendizados da comunidade europeia começa a nascer num segundo ato uma COMUNIDADE pra valer desprovida de todas as concessões e benesses que inviabilizaram a primeira tentativa; depois de quase uma década de crises e aprendizados os Estados Unidos reiteram seu comando da economia mundial e se aliviam do peso insuportável das ocupações pacifistas em diferentes territórios; de alguma forma o mundo aprendeu a conviver com uma CHINA que atropela as regras e os bons modos diante da necessidade de prover um mínimo de expectativas e esperanças para o 1 bilhão de chineses marginalizados, e por aí adiante.


Em princípio, um pouco mais, um pouco menos, as duas linhas de raciocínio se sustentam. E assim, e em tese, e no final, ou no meio tempo, tanto poderiam prevalecer os pessimistas como os otimistas. Mas, prevalecerão os otimistas. Pela simples razão que a maioria das pessoas torce, acredita e sempre procura enxergar o melhor. E assim continuaremos a ser. Se assim não fosse, não teríamos sobrevivido como espécie na natureza, acreditando que o abismo não tem fim, que os males não tem cura, e que a esperança e os sonhos não passam de quimeras.


Em frente para um futuro, que, mais que promissor, será melhor em todos os sentidos. Vamos nessa? ( FRANCISCO MADIA, especial para o MADIAMUNDOMARKETING)

País tem mais de 300 milhões de acessos em telefonia e internet – O Brasil registrou em outubro 302,5 milhões de acessos ativos em serviços de telecomunicações, que incluem telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura.Segundo balanço da Telebrasil, o crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado foi 17% e o número representa 15,8 acessos para cada grupo de dez pessoas.


A telefonia móvel é o segmento que concentra o maior número de usuários, com 231,6 milhões de celulares habilitados. O crescimento do setor desde outubro de 2010 foi de 19%. A telefonia fixa fechou o mês de outubro com 42,7 milhões de acessos, registrando crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2010.


O número de acessos fixos e móveis em banda larga chegou a 53,9 milhões em outubro, o que representa um crescimento de mais de 68% nos últimos 12 meses. O número de acessos em banda larga móvel, incluindomodens e celulares de terceira geração (3G), cresceu 101,1% nos últimos 12 meses, chegando a 37,6 milhões. As redes fixas cresceram 22,4% desde outubro de 2010. A TV por assinatura alcançou 11,9 milhões de assinantes, com um crescimento de 27% nos últimos 12 meses. (Portal EconomiaSC)


Inaugurado, em site, o Conceito de Leilão Coletivo - Estreou no e-commerce brasileiro o UHUBID, site de leilão de centavos que promete trazer ao mercado uma nova proposta, e de ofertar produtos tecnológicos e desejados por um preço acessível. O UHUBID trabalha com o conceito de Leilão Coletivo, onde o consumidor amplia sua capacidade de ganhar e permite que seus amigos também ganhem em função de suas indicações. Endereço: www.uhubid.com.br


Faltam x dias - Você já deve ter parado para pensar ou contar quantos dias faltam para algum feriado ou alguma época comemorativa, como o Natal. Isso, às vezes é ruim, pois queremos fazer planejamentos para comprar presentes e organizar nossa agenda.


Pensando nisso, o criador Edwin Wachs, gerente de tecnologia da empresa S9 // Branding + Marketing, desenvolveu um site especializado somente com essa função. “Um dia cheguei aqui no escritório e pensei em publicar na minha página do Facebook quantos dias faltavam para chegar o Natal, aí tive a ideia de fazer um site apenas para passar isso a todos”, conta.


O site possui compartilhamento com o Facebook, onde todos os comentários são enviados automaticamente em sua página para que seus amigos possam ver. Essa é uma inovação que ainda não foi criada e que promete um resultado bastante relevante no mundo digital. Para quem gostou desta ideia, entre e confira a página do site no http://www.faltamxdias.com.br/. Aproveite e faça seu pedido de Natal ao papai Noel.


FLORIANÓPOLIS RECEBE A EXPOSIÇÃO LEMBRANDO FOSSARI. Até dia 31 os frequentadores do Espaço Cultural da Megastore da Livrarias Catarinense poderão apreciar o trabalho de Luiz Schmidt, que expõe as telas da mostra Lembrando Fossari.


A atração, reúne o melhor do trabalho do artista plástico Manézinho, especialista na técnica de nankin sobre papel. As dez telas que compõem a exposição têm como inspiração as obras de Domingos Fossari, desenhista que entre o final do século XIX até a metade do século XX realizou diversas obras em bico de pena, tendo Florianópolis como tema. “As reproduções que estou expondo foram inspiradas em desenhos do livro Florianópolis de Ontem, de autoria do Fossari”, afirma o expositor. Schmidt teve sua formação baseada na leitura de livros técnicos, apreciação de obras de outros artistas plásticas e, principalmente, pelo constante treinamento.


Entre as suas principais exposições, destacam-se as participações em mostras coletivas, realizadas na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB Florianópolis, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB SC e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Anteriormente, Luiz Schmidt também realizou duas exposições individuais na Megastore da Livrarias Catarinense, em Florianópolis. (Fontes: Grayce Rodrigues
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