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domingo, 4 de dezembro de 2011

AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO

CRISE



Produtores de comerciais, agências de publicidade e anunciantes estão em uma briga feia. Tudo porque a Concine baixou a MP 545, que aumenta em 138% taxa de importação de filmes publicitários. Isto é: produziu e veiculou lá fora, quer veicular no Brasil lá fora, anunciante tem de pagar uma taxa de R$ 200.000. Aí, a coisa explodiu: os anunciantes – e boa parte deles dos grandes anunciantes é multinacional - ameaçam entrar na Justiça, porque não concordam ; as produtores, felizes mas preocupadas, acusam as agências – quase todas as maiores, hoje, também são multinacionais - de covardes, porque evitam tomar partido.


Mas esse caso vem lá de trás. Começou com os produtores exigindo um por fora (ou der você preferir, uma bola) das produtoras. Continuou quando as agências chamaram esse pf, que ganhou o nome de bv, pra elas. Aí, os clientes, percebendo a mureta, exigiram participar diretamente das negociações. E entregaram a missão à área de compras, que não conhecendo as sutilezas de uma produção – portanto, de um orçamento – avacalhou tudo. Resultado: confusão geral.


Em uma paródia daquele antigo provérbio: quando tem muito pão, todo mundo tem razão.


A MÁGICA DO CONSUMO ACONTECE NO PDV


Tim Greenhalgh entrou no palco para a última manhã do terceiro dia de Eurobest com três palavras na ponta da língua: Generous, Dream e Play - ou generosidade, habilidade de sonhar e habilidade de brincar.


Designer por formação e paixão, Tim é Diretor Criativo da FITCH, e defendeu arduamente a importância de sabermos brincar quando trabalhamos com criatividade, afinal, os produtos que compramos não são apenas produtos, mas sonhos ou mesmo esperança por algo novo.


Este discurso também esteve em linha com o que Sérgio Valente, da DM9DDB, trouxe para o palco na injeção de otimismo bem brasileiro para a atual “crise” europeia. Sua mensagem, como brasileiro e, portanto, PhD em crises, como costumamos referir por aqui, foi de que estes momentos, assim como os de estabilidade, geram reações diferentes, porém podem ter resultados similares.


A crise gera medo e o medo pode gerar inércia. Mas a estabilidade gera conforto e também pode levar à inércia. A criatividade neste contexto tem uma função quase social, de dar a informação e o estimulo necessários para que a engrenagem do consumo não pare de funcionar. E, com isso, as pessoas continuem sonhando, construindo ideias inovadoras e tendo esperança no futuro.


Saindo do campo da emoção para o da razão, voltamos à palestra da FITCH, que equalizou de forma brilhante os dois extremos. Assim como nós, defensores das ações promocionais e de ativação tão presentes nas agendas de festivais, ele se disse feliz de ver o Design tão conectado com a publicidade e a criatividade de forma geral. E tudo o que apresentou em sua palestra teve relação direta com o dia-a-dia promo e com a conclusão da palestra do Google de ontem: a mágica para o consumo acontece no PDV.


Nosso principal número de ontem foi o volume de ativações de Androids, que certamente vão mudar a relação das pessoas com o consumo. E hoje o número interessante é com relação ao espaço disponível das lojas: entre 2003 e 2011, o espaço interno médio aumentou de 40m2 para 130m2. Em outras palavras, o estímulo das compras on-line, parece estar aumentando o impacto nas compras off-line. E mais crescimento vem pela frente: o e-commerce global deve passar da marca de 680 bilhões em 2011 para 930 bilhões em 2013.


Essa nova realidade muda o comportamento e o nome dos “consumidores”, os quais são cunhados “Trysumers”, termo utilizado pela primeira vez em 2008 no relatório Mintel. Try significa experimentar, então falamos aqui de uma etapa que se desenvolve cada vez mais entre o desejo, ou estímulo, e o consumo – ponto exato de localização das ações de marketing promocional.


Os novos consumidores, ou trysumers, são mais predispostos a comprar algo se forem oferecidos um sample do produto em questão. Novidade nenhuma para quem sempre acreditou nas ações de experiência. O desafio, agora, é levar isso um nível – ou vários – acima, usando e abusando da criatividade e dos meios digitais, online e offline disponível.(Promoview)

DATAS COMEMORATIVAS DE DEZEMBRO


01 • Dia Internacional da Luta contra a AIDS
01 • Dia do Imigrante
01 • Dia do Numismata
02 • Dia Nacional das Relações Públicas
02 • Dia da Astronomia
02 • Dia Nacional do Samba
02 . Dia Pan-americano da Saúde
03 . Dia do Deficiente Físico
04 • Dia Mundial da Propaganda
04 . Dia do Orientador Educacional
04 . Dia do Pedicuro
08 • Dia Mundial da Imaculada Conceição
08 • Dia da Família
08 • Dia da Justiça
09 • Dia do Fonoaudiólogo
09 • Dia do Alcoólico Recuperado
10 • Declaração Universal Direitos dos Humanos
10 . Dia Internacional dos Povos Indígenas
11 • Dia do Arquiteto
11 • Dia do Engenheiro
13 • Dia Nacional do Cego
13 • Dia do Marinheiro
13 . Dia de Santa Luzia
13 . Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia
13 . Dia do Ótico
18 . Dia do Museólogo
20 • Dia do Mecânico
21 • Dia do Atleta
23 • Dia do Vizinho
24 • Dia do Órfão
25 • Natal
26 • Dia da Lembrança
28 • Dia do Salva-vidas
31 • Dia de São Silvestre
31 • Réveillon (fonte: Promoview)

GLOBO LANÇA NO SITE DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO TELESPECTADOR UMA NOVA ÁREA - O objetivo é atender aos telespectadores que têm dúvidas ou curiosidades científicas sobre o mundo moderno. Algumas questões serão selecionadas e podem se tornar tema do programa Globo Ciência em 2012. Para participar, os curiosos devem acessar o site http://falecomaredeglobo.globo.com, preencher o cadastro com seus dados pessoais, escolher a opção Quero Saber! do programa Globo Ciência e responder à pergunta: “Você tem uma dúvida ou uma curiosidade científica sobre o mundo de hoje?”. A resposta pode ir ao ar na tela da Globo no ano que vem.

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