Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

VOLKS, No. 1, CORRENDO POR FORA

Depois de mais de 70 anos de liderança no mercado mundial de automóveis, em decorrência da genialidade de ALFRED SLOAN JR. que destruiu a GM com cabeça de produto e reconstruiu a GM com cabeça de mercado, a GM passou a coroa para a TOYOTA em 2008. E assim, e por 3 anos, a TOYOTA, com muitos percalços pelo caminho, ostentou, trêmula, a coroa – de 2008 a 2010. Agora os números projetados da JD POWER revelam: temos um novo líder, a VOLKSWAGEN. E, mais, nada garantido quanto ao tempo que permanecerá na liderança. Os tempos são outros, as empresas e os processos mais rápidos, os consumidores mais volúveis diante de tantas ofertas, a qualidade dos produtos muito próxima e o DESIGN ditando as regras e a preferência. Que o diga a até anos atrás inexpressiva e desconsiderada coreana HYUNDAI.


De verdade, as diferenças no volume de vendas já não é tão grande como foi no passado. A VOLKS chega à liderança com um volume estimado de vendas em 2011 de 7,8 milhões de unidades. Já a GM ultrapassa a TOYOTA e mantém a segunda colocação com 7,2 milhões de unidades. O terceiro lugar é da dobradinha RENAULT-NISSAN com 6,8 milhões. E a TOYOTA despenca do primeiro para o quarto lugar por uma série de erros cometidos em função da pressa em chegar à liderança; fechando os olhos a determinadas práticas e fazendo concessões injustificáveis no quesito qualidade, que tanto a glorificou: não passa dos 6,7 milhões de unidades, contra as 7,5 de 2011. E na quinta posição, continuando sua sensacional ascensão, a HYUNDAI, com 6 milhões de unidades, e já superando a FORD com 5,2 milhões.


Assim, todos os méritos para a VOLKS que se aproveitou dos escorregões da GM e da TOYOTA, de sua estratégia de investir pesadamente nos países emergentes, muito especialmente na CHINA que respondeu por 2 milhões do total de 7,8 milhões de unidades vendidas, e aos investimentos consistentes realizados no país do automóvel, ainda, os Estados Unidos, voltando a abrir uma fábrica por lá depois de uma ausência de 20 anos. E ainda a mudanças inovadoras em seus processos de fabricação conquistando importantes ganhos de escala.


Mas, e agora, e daqui para frente, na medida em que depois que inventaram a palavrinha mágica BENCHMARK a receita da VOLKS já está migrando para outras montadoras, tudo o que aqui foi comentado vale para 2011. 2012, 2013, 2014, é outro papo. Tudo pode acontecer. Desde a FORD recuperar o gigantesco terreno perdido na última década, a GM voltar com tudo e se aproximar da liderança, a TOYOTA criar juízo e retomar o comportamento que a consagrou, e até mesmo, quem sabe um tal de HYUNDAI virar a última curva na ponta e, quem sabe, cruzar o disco em primeiro lugar. Não em 2012, mas não desconsiderem essa possibilidade para 2015, 2016. (MadiaMundoMark)


NASCE O TAZIO AUTOSPORT BRASIL – O Autosport.com foi incorporado pelo Tazio.com.br. Da união dos dois, nasce o Tazio Autosport Brasil. O Autosport.com, com seus 11 milhões de pageviews/mês, sendo 400 unique visitor mensais, é o braço virtual da revista britânica Autosport, principal publicação do esporte a motor.


"O Tazio já tinha a melhor cobertura de automobilismo mundial do Brasil, mas a partir de agora passa a contar com a equipe do Autosport.com no mundo inteiro. Quem conhece automobilismo sabe: é de onde saem quase todas as informações sobre o esporte que se lê na maior parte dos outros veículos", afirma Caio Maia, Diretor Editorial da F451.


O Tazio Autosport já traz a nova identidade visual: novo logo, novo background e também novo nome do perfil no Twitter, que agora é @TazioAutosport


Cátedras para professores estrangeiros na França - O Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL), vinculado à Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, abriu edital de candidaturas para cátedras de professores estrangeiros convidados para o ano acadêmico 2012-2013. As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de dezembro. Detalhes: www.iheal.univ-paris3.fr


Chamada ESPCA recebe propostas até o dia 28 – A ESPCA é uma modalidade de fomento da FAPESP que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo. Detalhes: www.fapesp.br/6606


Programa da USP oferece bolsa de doutorado em bioinformática Detalhes: giordano@iq.usp.br


Economia Verde na Amazônia – O seminário Economia Verde na Amazônia: Desafios na Valorização da Floresta em Pé será realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo no dia 29. Detalhes: www.iea.usp.br, ineshita@usp.br e (11) 3091-1685.


Empresas precisam mudar para atender nova classe média global - Estudo realizado pala Ernst & Young indica que as empresas precisarão mudar sua direção estratégica para capitalizar novas demandas da nova classe média global, que vem crescendo rapidamente, principalmente nos mercados emergentes.


Esta mudança precisa envolver a criação de produtos e serviços totalmente novos, com o intuito de atender uma faixa populacional que será engrossada por mais 3 bilhões de pessoas até 2030.


O documento Innovating for the next three billion: The rise of the global middle class, entrevistou 547 executivos e empreendedores, inclusive com a participação em todo o mundo e entrevistas com alguns dos principais empreendedores do mundo, inclusive com participação de 13% de profissionais brasileiros.


De acordo com o sócio-lider da Ernst &Young, André Viola Ferreira, o estudo afirma que em locais onde os mercados de crescimento rápido, entre eles o Brasil, começarão a não mais dirigir sua economia para uma dependência de exportações, mas para um modelo crescente de consumo interno.


A pesquisa demonstra que o aumento do número de consumidores de renda média previsto até 2030, representará um aumento de demanda de US$ 21 trilhões para US$ 56 trilhões, e com crescente potencial econômico interno.


O estudo indica que as empresas estão começando a inovar nesses mercados. Cerca de três quartos dos entrevistados, disseram acreditar que a adoção de uma "inovação frugal", ou seja, o uso econômico de recursos para fornecer produtos acessíveis para a população de baixa renda é uma grande oportunidade.


As companhias pesquisadas com crescimento acima da média de EBITDA (lucro antes de juros, taxas, depreciação e amortização), estão mais propensas a reconhecer o tamanho desta oportunidade.


Do total, 81% dos entrevistados de companhias de alta performance disseram que a inovação frugal é uma grande oportunidade, comparado com 68% entre as empresas com menor crescimento de EBITDA que responderam o mesmo.


Para Ferreira, não é coincidência que as empresas lideres neste tipo de mercado estejam localizadas em países onde a classe média é crescente, como é o caso brasileiro. "Estas empresas estão mais bem preparadas para os desafios que o mercado apresenta como a falta de recursos e infraestrutura deficiente."


O levantamento identificou quatro capacidades necessárias para que as companhias desenvolvam este tipo de inovação para os novos três bilhões de consumidores que emergiram à classe média.


Entre estas características estão: a proximidade dos seus clientes e a disponibilidade para resolver problemas; disposição para criar produtos que responderão às necessidades dos clientes; alavancagem de recursos globais e reaplicação da inovação para os mercados, além do pensamento sobre um modelo de negócios apropriado para a base de consumo de renda mais baixa. (Portal EconomiaSC)


Chamada FAPESP-ETH Bioenergia – A FAPESP e a ETH Bioenergia prorrogaram o prazo para recebimento de propostas de pesquisa , que agora serão recebidas até 3 de fevereiro de 2012. Detalhes: www.fapesp.br/6599


Sebrae investirá em incubadoras - O Sebrae lançou edital para a seleção de incubadoras que receberão investimentos destinados à melhoria na gestão. Detalhes: http://gestaoportal.sebrae.com.br/customizado/inovacao/acoes-sebrae/incubadora-de-empresas


Oportunidades 1 - O Setor de Recrutamento e Seleção do Hospital Nossa Senhora da Conceição abre vagas para contratação imediata para os cargos de: RECEPCIONISTA PLANTONISTA, AUXILIAR COZINHA, AUXILIAR DE HIGIENIZAÇÃO, AUXILIAR DE COPA, AUXILIAR DE FARMÁCIA, AUXILIAR E/OU TÉCNICO DE ENFERMAGEM. Detalhes: 3631-7130


VAGAS DE ESTÁGIO NA SULAMÉRICA. Abertas até hoje as inscrições para o programa de estágio da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos. São 27 vagas, sendo 10 em São Paulo e 17 na cidade do Rio de Janeiro. Inscri ções no www.sulamerica.com.br – faça parte do time.


Oportunidade 2- Para estudante de COMUNICAÇÃO. Requisitos: 4ª FASE EM DIANTE. Comparecer no CIEE com RG, CPF originais e atestado de matrícula ou frequência (do semestre atual) assinado e carimbado pela instituição de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário