O TechDay é um evento computacional único na região, pois absorve a colaboração de diversos profissionais de TI, professores da área da computação, empresas de destaque regional, nacional e internacional tal como alunos e ex-alunos da Unisul. São Palestras, Mini-Cursos, Mini-Palestras, Lightning Talks e Networking Profiles. Tudo isso distribuído em um cronograma de um único dia, o dia inteiro. Data: 26 de novembro
Horário | Tipo | Nome | Palestrante | |||||||||||||||||||||||||||||||||
08:45 | 09:00 | Abertura | Abertura do Evento (Importância da Inovação) | Valter Schmitz | ||||||||||||||||||||||||||||||||
09:00 | 10:00 | Palestra | Capaticity Planning (IBM) | Joao Natalino | ||||||||||||||||||||||||||||||||
10:00 | 10:45 | Mini-Palestra | SCRUM - O que pode dar errado | Fábio Godoy | ||||||||||||||||||||||||||||||||
10:00 | 10:45 | Mini-Palestra | SEO - WTF? | Rafael da Cunha | ||||||||||||||||||||||||||||||||
10:00 | 10:45 | Mini-Palestra | Coding Kata: Refatorando Aplicações Web Legadas sem medo | Thiago Ghisi | ||||||||||||||||||||||||||||||||
10:00 | 10:45 | Mini-Palestra | Por que fazer programa dá prazer? | Marcelo Cajueiro | ||||||||||||||||||||||||||||||||
10:00 | 10:45 | Mini-Palestra | Técnicas de recuperação de arquivos | Irineu Teza Nunes | ||||||||||||||||||||||||||||||||
10:45 | 11:00 | Networking | Coffee Break com Networking Profile | - | ||||||||||||||||||||||||||||||||
11:00 | 12:00 | Palestra | Servidor IBM System z (IBM) | Fernando Ferreira | ||||||||||||||||||||||||||||||||
12:00 | 13:00 | Break | Almoço | - | ||||||||||||||||||||||||||||||||
13:00 | 14:00 | Palestra | zLinux e iniciativas da IBM | Fernando Gieseler | ||||||||||||||||||||||||||||||||
14:00 | 15:00 | Lightning Talk |
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15:00 | 16:00 | Palestra | Plante uma árvore, tenha um filho, escreva um livro e contribua com software livre. | Dickson S. Guedes | ||||||||||||||||||||||||||||||||
16:00 | 16:15 | Networking | Coffee Break com Networking Profile | - | ||||||||||||||||||||||||||||||||
16:15 | 18:00 | Mini-Curso | Sistema WEB em Java utilizando as tecnologias Hibernate, JSF, Facelets e Richfaces | Rogério Napoleão Júnior | ||||||||||||||||||||||||||||||||
16:15 | 18:00 | Mini-Curso | Iniciando com Zend Framework | Diego Machado da Rosa | ||||||||||||||||||||||||||||||||
16:15 | 18:00 | Mini-Curso | Android: por onde começar? | André Luiz Martins Ramos | ||||||||||||||||||||||||||||||||
16:15 | 18:00 | Mini-Curso | Desenvolvimento de uma app web com python, para rodar na infraestrutura do google | Lucas D´Avila | ||||||||||||||||||||||||||||||||
16:15 | 18:00 | Mini-Curso | DataSnap XE - Servidor de Aplicações com Delphi | Daniel Silva dos Santos | ||||||||||||||||||||||||||||||||
16:15 | 18:00 | Mini-Curso | Introdução ao firewall em Linux (Iptables) | Irineu Teza Nunes | ||||||||||||||||||||||||||||||||
16:15 | 18:00 | Mini-Curso | Desenvolvendo uma aplicação web MVC utilizando Symfony | Misael Braga de Bitencourt | ||||||||||||||||||||||||||||||||
16:15 | 18:00 | Mini-Curso | Eclipse + GWT (Google Web Toolkit) na prática | Daniel Porto Camilo |
A ética, segundo o CBPq - 21 diretrizes do CNPq:
1. O autor deve sempre dar crédito a todas as fontes que fundamentam diretamente seu trabalho.
2. Toda citação in verbis de outro autor deve ser colocada entre aspas.
3. Quando se resume um texto alheio, o autor deve procurar reproduzir o significado exato das ideias ou fatos apresentados pelo autor original, que deve ser citado.
4. Quando em dúvida se um conceito ou fato é de conhecimento comum, não se deve deixar de fazer as citações adequadas.
5. Quando se submete um manuscrito para publicação contendo informações, conclusões ou dados que já foram disseminados de forma significativa (p.ex. apresentado em conferência, divulgado na internet), o autor deve indicar claramente aos editores e leitores a existência da divulgação prévia da informação.
6. se os resultados de um estudo único complexo podem ser apresentados como um todo coesivo, não é considerado ético que eles sejam fragmentados em manuscritos individuais.
7. Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações.
8. O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito. O autor deve dar crédito também aos autores que primeiro relataram a observação ou ideia que está sendo apresentada.
9. Quando estiver descrevendo o trabalho de outros, o autor não deve confiar em resumo secundário desse trabalho, o que pode levar a uma descrição falha do trabalho citado. Sempre que possível consultar a literatura original.
10. Se um autor tiver necessidade de citar uma fonte secundária (p.ex. uma revisão) para descrever o conteúdo de uma fonte primária (p. ex. um artigo empírico de um periódico), ele deve certificar-se da sua correção e sempre indicar a fonte original da informação que está sendo relatada.
11. A inclusão intencional de referências de relevância questionável com a finalidade de manipular fatores de impacto ou aumentar a probabilidade de aceitação do manuscrito é prática eticamente inaceitável.
12. Quando for necessário utilizar informações de outra fonte, o autor deve escrever de tal modo que fique claro aos leitores quais ideias são suas e quais são oriundas das fontes consultadas.
13. O autor tem a responsabilidade ética de relatar evidências que contrariem seu ponto de vista, sempre que existirem. Ademais, as evidências usadas em apoio a suas posições devem ser metodologicamente sólidas. Quando for necessário recorrer a estudos que apresentem deficiências metodológicas, estatísticas ou outras, tais defeitos devem ser claramente apontados aos leitores.
14. O autor tem a obrigação ética de relatar todos os aspectos do estudo que possam ser importantes para a reprodutibilidade independente de sua pesquisa.
15. Qualquer alteração dos resultados iniciais obtidos, como a eliminação de discrepâncias ou o uso de métodos estatísticos alternativos, deve ser claramente descrita junto com uma justificativa racional para o emprego de tais procedimentos.
16. A inclusão de autores no manuscrito deve ser discutida antes de começar a colaboração e deve se fundamentar em orientações já estabelecidas, tais como as do International Committee of Medical Journal Editors.
17. Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito. Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam a inclusão de novos autores, que devem ser objeto de agradecimento.
18. A colaboração entre docentes e estudantes deve seguir os mesmos critérios. Os supervisores devem cuidar para que não se incluam na autoria estudantes com pequena ou nenhuma contribuição nem excluir aqueles que efetivamente participaram do trabalho. Autoria fantasma em Ciência é eticamente inaceitável.
19. Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais.
20. Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho.
21. Todo trabalho de pesquisa deve ser conduzido dentro de padrões éticos na sua execução, seja com animais ou com seres humanos. Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cnpq-diretrizes-eticas-pesquisa&id=010175111026
2. Toda citação in verbis de outro autor deve ser colocada entre aspas.
3. Quando se resume um texto alheio, o autor deve procurar reproduzir o significado exato das ideias ou fatos apresentados pelo autor original, que deve ser citado.
4. Quando em dúvida se um conceito ou fato é de conhecimento comum, não se deve deixar de fazer as citações adequadas.
5. Quando se submete um manuscrito para publicação contendo informações, conclusões ou dados que já foram disseminados de forma significativa (p.ex. apresentado em conferência, divulgado na internet), o autor deve indicar claramente aos editores e leitores a existência da divulgação prévia da informação.
6. se os resultados de um estudo único complexo podem ser apresentados como um todo coesivo, não é considerado ético que eles sejam fragmentados em manuscritos individuais.
7. Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações.
8. O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito. O autor deve dar crédito também aos autores que primeiro relataram a observação ou ideia que está sendo apresentada.
9. Quando estiver descrevendo o trabalho de outros, o autor não deve confiar em resumo secundário desse trabalho, o que pode levar a uma descrição falha do trabalho citado. Sempre que possível consultar a literatura original.
10. Se um autor tiver necessidade de citar uma fonte secundária (p.ex. uma revisão) para descrever o conteúdo de uma fonte primária (p. ex. um artigo empírico de um periódico), ele deve certificar-se da sua correção e sempre indicar a fonte original da informação que está sendo relatada.
11. A inclusão intencional de referências de relevância questionável com a finalidade de manipular fatores de impacto ou aumentar a probabilidade de aceitação do manuscrito é prática eticamente inaceitável.
12. Quando for necessário utilizar informações de outra fonte, o autor deve escrever de tal modo que fique claro aos leitores quais ideias são suas e quais são oriundas das fontes consultadas.
13. O autor tem a responsabilidade ética de relatar evidências que contrariem seu ponto de vista, sempre que existirem. Ademais, as evidências usadas em apoio a suas posições devem ser metodologicamente sólidas. Quando for necessário recorrer a estudos que apresentem deficiências metodológicas, estatísticas ou outras, tais defeitos devem ser claramente apontados aos leitores.
14. O autor tem a obrigação ética de relatar todos os aspectos do estudo que possam ser importantes para a reprodutibilidade independente de sua pesquisa.
15. Qualquer alteração dos resultados iniciais obtidos, como a eliminação de discrepâncias ou o uso de métodos estatísticos alternativos, deve ser claramente descrita junto com uma justificativa racional para o emprego de tais procedimentos.
16. A inclusão de autores no manuscrito deve ser discutida antes de começar a colaboração e deve se fundamentar em orientações já estabelecidas, tais como as do International Committee of Medical Journal Editors.
17. Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito. Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam a inclusão de novos autores, que devem ser objeto de agradecimento.
18. A colaboração entre docentes e estudantes deve seguir os mesmos critérios. Os supervisores devem cuidar para que não se incluam na autoria estudantes com pequena ou nenhuma contribuição nem excluir aqueles que efetivamente participaram do trabalho. Autoria fantasma em Ciência é eticamente inaceitável.
19. Todos os autores de um trabalho são responsáveis pela veracidade e idoneidade do trabalho, cabendo ao primeiro autor e ao autor correspondente responsabilidade integral, e aos demais autores responsabilidade pelas suas contribuições individuais.
20. Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho.
21. Todo trabalho de pesquisa deve ser conduzido dentro de padrões éticos na sua execução, seja com animais ou com seres humanos. Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cnpq-diretrizes-eticas-pesquisa&id=010175111026
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