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quarta-feira, 2 de novembro de 2011

RESGATE DA HERANÇA JUDAICO-ALEMÃ


Em seus novos países, eles fundaram cooperativas agrícolas e jornais, ergueram assentamentos e sinagogas, hospitais, escolas e bancos. E trabalharam também como atores, músicos, cientistas, tendo enfrentado, também nos países para os quais migravam, um antissemitismo incipiente.
A historiadora Elke Kotowski, lembra que essas pessoas não levavam de seus países de origemapenas uma mala com pertences pessoais. "Eles levaram da Alemanha também suas tradições: suas habilidades artesanais, indumentárias e receitas", relata Kotowski. Essas tradições foram mantidas pelas famílias e passadas de geração a geração.
Muitas vezes, seus descendentes nem sabem dizer exatamente de onde vêm determinados costumes, aponta a historiadora que se propõe pesquisar o que restou dessas "culturas migradas" e de que forma os judeus se conectavam à cultura de seus novos países. Come este fim, ela coordena um amplo projeto do Centro Moses Mendelssohn, em Potsdam, voltado para a pesquisa da herança cultural judaico-alemã em todo o mundo. 
Mas ainda há mais coisas a serem descobertas. Nos sótãos, porões, caixas e armários desses migrantes escondem-se até hoje verdadeiros tesouros, diz a historiadora. Os acervos, fotos, cartas e diários dos imigrantes precisam ser avaliados para que se possa registrar como era, de fato, a vida dos judeus antes e depois da migração. "Seria simplesmente uma pena se essas coisas fossem todas parar na lata de lixo", comenta Kotowski.
Neste processo de registro, surgem ocasionalmente também alguns dados curiosos. "Alemães da região da Suábia, por exemplo, migraram para um kibutz israelense. Consta que eles cuidavam notoriamente bem de suas casas e quintais, mantendo-os muito limpos, tendo levado diversos tipos de vassouras de seu povoado de origem". A quais, segundo consta, ainda se encontram nesse kibutz, décadas mais tarde.
O projeto de pesquisa pretende evitar que a herança cultura judaico-alemã dispersa por todo o mundo seja esquecida. Para que isso não ocorra, os pesquisadores tentam avaliar e arquivar o material encontrado, diz Kotowski. As próprias biografias individuais são uma fonte preciosa.
"Pesquisamos em todo o mundo", afirma a pesquisadora. Para isso, os historiadores do projeto sediado em Potsdam estabeleceram contatos com as embaixadas alemãs em 60 países, que repassam nomes, indicações de iniciativas e meios de chegar até os imigrantes judeus de então.
Além disso, estão envolvidas no projeto outras instituições, de pequeno e grande porte, como museus, casas da história, associações culturais, empresas de mídia e universidades. "Tenho certeza de que vamos encontrar alguma coisa em todos os lugares", acredita Kotowski. O foco da pesquisa é amplo. Julius Schoeps, diretor do Centro Moses Mendelssohn, diz que o projeto não está somente centrado na emigração judaica durante o período nazista, mas em todos os movimentos migratórios dos judeus de língua alemã desde o século 18.
O projeto deverá ser desenvolvido, a princípio, durante dois anos, com financiamento do Ministério alemão da Cultura e da Mídia. Em fins de outubro, realiza-se em Berlim uma conferência internacional sobre o assunto, que deverá reunir especialistas da Alemanha, EUA, Israel, América Latina e Áustria.
A meta é estabelecer um intercâmbio entre os estudiosos acerca da literatura judaico-alemã, tradições musicais, cultura da memória; assim como sobre o papel dos empresários judeus emigrados, e questões ligadas à identidade e à postura dos judeus frente à própria imagem.
Através dessa conferência, os responsáveis pelo projeto querem projetar seu trabalho e divulgar suas ideias perante especialistas de todo o mundo – inclusive de países como Polônia, Ucrânia e Rússia, onde as pesquisas sobre a herança cultural judaica nem mesmo começaram. (Cornelia Rabitz (sv) no dw.world.de, com revisão de Augusto Valente)


UMAS & OUTRAS
Número de assinantes de TV por assinatura cresceu - O número de assinantes de TV por assinatura do país cresceu 21,7% de janeiro a setembro, com 2,1 milhões de novos assinantes. No mês de setembro foram registrados 258,5 mil novos assinantes, o que representa uma evolução de 2,2% em relação a agosto.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o total de domicílios atendidos com o serviço no país chegou a 11,9 milhões. Considerando o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 3,3 pessoas, os serviços de TV por assinatura alcançaram mais de 39,2 milhões de brasileiros.
Os serviços prestados via satélite cresceram 3,6% em setembro e já representam 52,7% do mercado. A TV por assinatura via cabo cresceu 0,8% e representa 45,1% do total. As prestadoras de serviço via micro-ondas perderam 2,3% da base de assinantes e detêm 2,1% do mercado.
De acordo com estimativa da Anatel, em setembro desre ano, os serviços de TV por assinatura estavam presentes em 19,8 de cada 100 domicílios no país. A Região Sudeste apresentou densidade de 29% de domicílios com TV por assinatura.

. Mídias sociais devem faturar US$ 10,3 bilhões – As mídias socias faturarão US$ 10,3 bilhões em 2011 de acordo com um estudo da consultoria Gartner divulgado nesta quinta-feira (27). Deste montante, mais de 50% serão provenientes da propaganda, que responderá por US$ 5,5 bilhões da receita total anual. A previsão do estudo é que, em 2012, o valor total de faturamento das mídias sociais chegue a US$ 14,9 bilhões, sendo que US$ 8,2 bilhões virão da propaganda.

Para realizar a pesquisa, a Gartner classificou mídia social os sites com conteúdo “criado, consumido, promovido, distribuído, descoberto ou compartilhado com objetivo de estar relacionado com comunidades e atividades sociais”.
(PropMark, Com informações do G1)

. Intercom divulga calendário dos Congressos Regionais de 2012 - Os preparativos para os Congressos Regionais de Ciências da Comunicação da Intercom 2012 já estão em andamento. As comissões das cinco regiões brasileiras estão trabalhando ativamente para receber os encontros, com definição de logomarca, desenvolvimento de sites e busca de patrocínio.
No Sudeste, o evento acontece na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais, entre 28 a 30 de junho; no Sul, na Universidade de Chapecó (Unochapecó), em Santa Catarina, entre 31 de maio a 1º de junho; no Centro-Oeste, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre 7 a 9 de junho; no Norte, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 17 a 19 de maio; e no Nordeste, na Faculdade Boa Viagem (FBV), em Recife, entre 14 a 16 de junho. Detalhes:  www.intercom.org.br.
Comentário de leitor –“ A Verdade deixou um novo comentário sobre a postagem POLÍTICA E MARKETING DIGITAL":
ELES TENTARAM IMPEDIR VOCÊ DE CONHECER A VERDADE RETIRANDO O SITE DO AR!
Mas você ainda pode ler o livro mais polêmico e revelador dos últimos tempos!
= O POMO DE OURO =

Sinopse: Henrique foi instruído nos mistérios da Maçonaria desde criança e tornou-se um bom Mestre Maçom. Entretanto, por ocasião dos atentados ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, Henrique descobriu coisas tão perturbadoras que fizeram ele se afastar da Maçonaria e isolar-se do mundo, até que sua amiga Eva Cristina foi procurá-lo para ajudá-la a decifrar um código que o pai dela havia deixado numa carta antes de falecer em suas explorações arqueológicas. A partir daí, Henrique se vê obrigado a usar de seus conhecimentos secretos da Maçonaria para ajudar Eva a encontrar e devolver a quem de direito um objeto do qual depende o futuro da humanidade: o pomo de ouro.

Com uma narrativa dinâmica e envolvente para uma trama repleta de mistério, aventura e reviravoltas, o leitor é apresentado a uma série de contradições envolvendo os atentados de 11 de setembro, se torna conhecedor das mentiras da Igreja Católica e dos mais finos mistérios da Maçonaria, além da interpretação contundente de um conjunto de profecias que parece estar se concretizando a todo o momento em nosso tempo.

Realidade? Ficção? O Pomo de Ouro é a leitura mais intrigante, misteriosa e polêmica dos últimos tempos. Um livro único e imperdível!

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