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terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONGRESSO DE MÚSICA POPULAR

A Seção Latino-Americana da IASPM e a Universidade Nacional de Córdoba anunciaram o X Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, Seção Latino-Americana, que se realizará entre os dias 18 e 22 de abril de 2012 em Córdoba, Argentina. Desde a constituição da Internacional Association for the Study of Popular Music no ano de 1981, a interdisciplinaridade foi instituída como uma das características distintivas dos estudos da música popular.



Tal noção de interdisciplinaridade emerge como uma necessidade metodológica na constituição do objeto de estudo. As perspectivas dominantes até então, que compartimentalizavam a abordagem do fenômeno da música popular, descartavam as interações entre texto e contexto do fenômeno que diziam estudar. Ao mesmo tempo, em outras áreas de estudo – como a linguística – a interdisciplinaridade se impunha como o camino a seguir.


Trinta anos depois, parece necessário colocar questões como:


- A interdisciplinaridade é indispensável/inerente ao mesmo objeto de estudo? Neste sentido, é qualitativa ou quantitativamente diferente da música erudita, objeto tradicional da musicologia histórica?


- Até que ponto é possível ao estudioso da música popular abarcar as outras disciplinas (literárias, filosóficas, sociológicas, antropológicas etc.) sem reduzi-las a esquemas simplificadores? Que limites tem (se é que existem) um analfabeto musical (no sentido literal: incapaz de ler ou escrever música) para estudar este objeto?


- É suficiente adotar/adaptar teorias e metodologias de outros campos para estudar de maneira interdisciplinar a música popular? Ou, ao contrario, é possível algum tipo de teorização específica sobre nosso objeto de estudo?


- Já que o principal (único?) objetivo do estudo interdisciplinar da música é o esclarecimento da mediação entre o sonoro e o sociocultural, é a interdisciplinaridade o caminho único/privilegiado para investigá-la? Que conquistas podemos valorizar neste sentido?


- Como se aplica a problemática anterior às especificidades da América Latina e de suas diversas regiões e realidades?


A reflexão sobre estes e outros problemas afins pode manifestar-se tanto por meio de trabalhos teóricos como mediante estudos pontuais de fenômenos delimitados que os iluminem. Estes temas serão debatidos no Congresso.


Florianópolis e o mar – Em mãos o DIÁRIO CATARINENSE de um domingo de outubro de 2011. Em REPORTAGEM ESPECIAL ÂNGELA BASTOS retrata o ESTREITAMENTO DAS PRAIAS. E, explica, “Menos espaço para curtir um sol na beira da praia. Além do trânsito, segurança e infraestrutura, o estreitamento da faixa de areia, visível hoje em muitas praias da ilha, é um problema difícil de resolver. Em muitos casos, o fenômeno acontece naturalmente, mas, em outros, a ação do homem acelera o problema e pode acabar com um dos maiores atrativos de FLORIANÓPOLIS para os turistas que visitam SC…”.


No ano passado tirei uma semana e fui com a KATINHA, minha mulher, para ARRAIAL D´AJUDA. Na pousada em que ficamos, pé na areia, a proprietária nos contou que em 10 anos perdeu mais de 8 metros de praia e conta os anos em que o mar vai entrar e varrer tudo para baixo…


Raios solares, degelo, homens, não importa, ou importa, talvez agora seja tarde demais para tentarmos reverter essa situação, e ainda a decorrência por alguns anos, talvez décadas, de tudo o que já “plantamos”. Mas, se criarmos juízo e assumirmos nossa responsabilidade já, quem sabe, atenuemos o nosso legado de irresponsabilidade e destruição. E o marketing do turismo de um litoral extenso, vigoroso e deslumbrante e de toda a grande cadeia de players e valores envolvidos, naufraga, e também vai para o fundo do mar.


Na matéria alguns depoimentos. JURERÊ – “Várias vezes a praia amanhece sem a faixa de areia, não dá para caminhar. Os turistas, alguns que já conhecem a região, ficam chocados ao chegar e não poder desfrutar da praia que tanto custou para conseguirem retornar”… PONTA DAS CANAS – “o pescador VALDENI OLIVEIRA afirma que a faixa de areia diminuiu mais da metade: com as construções desenfreadas em nossas praias, fica difícil persistir, mas não vamos abandonar o barco”… SANTINHO – dono de restaurante: “Cada ressaca é uma surpresa. Nem sempre dá para prever a ação do mar. Antes das últimas chuvas as águas tomaram toda a praia e invadiram o restaurante… uma lanchonete da BARRA DA LAGOA teve a frente totalmente destruída pela ação do mar”… INGLESES – empresário: “Quando não havia casas e prédios a praia era imensa… se o homem enche de terra o espaço do mar, é claro que, naturalmente, as águas encontram um novo local para alagar”…


Estudo em curso, realizado pelos alunos do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar, e em fase de conclusão, revela: “a artificialização do ambiente natural foi muito violenta; as ações do homem são a principal causa das erosões… Em FLORIANÓPOLIS, o que pode ser feito é a conservação. Em alguns pontos, a artificialização é irreversível.” (MML – FRANCISCO MADIA, especial para o MADIAMUNDOMARKETING)


Busca Descontos prepara novo “Black Friday” – O varejo online brasileiro se prepara para a segunda edição do “Black Friday” do e-commerce no país, que irá oferecer descontos de até 70% para os consumidores durante 24 horas no próximo dia 25. Inspirado no evento de mesmo nome nos Estados Unidos, quando as lojas fazem megapromoções, no Brasil o “Black Friday” online é organizado pelo Busca Descontos, que firmou parceria com os principais portais do e-commerce brasileiro – entre eles Walmart, Deo, Compra Fácil, Ponto Frio, Submarino, Americanas e Ricardo Eletro. Na última edição, foram gerados R$ 5 milhões em vendas em um único dia. (PropMark)


Butantan seleciona profissionais - Entre 1º e 9 de dezembro, o Instituto Butantan estará com inscrições abertas ao interessados em participar do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP). A seleção será aberta a profissionais formados entre 2009 e 2011 nos cursos de biologia, biomedicina, bioquímica, biotecnologia, ciências sociais, enfermagem, engenharia química, farmácia, história, medicina veterinária, museologia, pedagogia, psicologia, química e zootecnia. Detalhes: www.butantan.gov.br, neuap@butantan.gov.br ou (11) 3726-7222 ramal 2222


Seminário Bioenergia: Desafios e Oportunidades de Negócios - O Centro Nacional de Referência em Biomassa da USP realizará, dia 24, o 3º Seminário Bioenergia: Desafios e Oportunidades de Negócios. Detalhes: cenbio.iee.usp.br


Workshop on Infrared Technology – O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores (DISSE) realizará, entre 5 e 9 de dezembro, o Workshop on Infrared Technology, no Rio de Janeiro. Detalhes: irtworkshop.disse.org.br


Design e inovação, estratégicos para a indústria - A aliança entre design e inovação para ampliar a competitividade da indústria foi a tônica de seminário promovido pela Federação das Indústrias e a SC Design. "Temos que ampliar a competitividade da indústria catarinense e não será com redução de custos que vamos conseguir isso, mas sim com investimentos em novas ideias. Temos a condição de iniciar um novo ciclo para a indústria por meio do design e da inovação", afirmou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Corte, na abertura do evento.


"O design é o atalho da inovação", declarou o presidente da Seragini Brand Innovation, Lincoln Seragini. Ele explicou que o design é o fator decisivo de escolha na hora da compra. "Muitos setores potenciais do Brasil têm no design o seu denominador comum e talvez a ferramenta mais importante, como os segmentos automobilístico, têxtil e do mobiliário. Por isso ele é estratégico para o crescimento do país", destacou.






Na avaliação do especialista, o Brasil não tem dinheiro nem vocação para investir em pesquisa pura. "Um dos caminhos para o Brasil é investir no design. Gerar ideias não custa dinheiro, o que precisa é a gestão da inovação, é saber o que fazer com essas ideias", disse.


"Estamos entrando na era da inovação e essa necessidade de inovar se apoia na abundância de produtos que temos no mercado, na concorrência com a China e na substituição da mão de obra pela automação. As empresas precisam inovar, porque essa é a saída. Quem não tiver, vai perder espaço.”


A importância da inovação e de uma gestão voltada para a inovação foi destacada pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), Natalino Uggioni, durante o seminário. "Assim como tivemos um movimento exitoso por parte das empresas em busca de padrões de qualidade no início da década de 90, estamos vivendo um momento onde a inovação está na pauta das discussões", afirmou Uggioni. O superintendente da entidade do Sistema FIESC enfatizou ainda que quem não investir em inovação se tornará prisioneiro. "A inovação é o ciclo de vida das empresas. Sem isso, elas irão declinar", concluiu.









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