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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TV POR ASSINATURA E MÍDIAS SOCIAIS

Leia também: Curso . Revista . Livro . Varejo . Etc

REVISTA INTERCOM EM NOVA EDIÇÃO

Já está no ar a nova edição da Iniciacom – Revista Brasileira de Iniciação
Científica em Comunicação Social, editada pela Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que divulga
 trabalhos oriundos de pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação em Comunicação Social de todo o país.
A nova edição pode ser acessada pelo www.intercom.org.br. Com periodicidade semestral, a revista aceita artigos, resenhas e entrevistas, que  devem ser encaminhadas pelo e-mail iniciacom@intercom.org.br

CURSO DE ASSISTENTE DE IMPORTAÇÃO

Abordar, com exemplos reais, os temas necessários ao dia-a-dia dos executivos de comércio exterior, com enfoque prático e objetivo, visando à atualização e ao crescimento profissional é o objetivo do curso de Assistente de Importação. Promovido pelo Sintex, em parceria com a Aduaneiras, o evento será realizado no dia 28. Detalhes:  (47) 3326-9662,  (48) 3211 1400 ou cursos.sc@aduaneiras.com.br.

TV POR ASSINATURA APOSTA NAS MÍDIAS SOCIAIS

A MITI Inteligência finalizou a primeira parte do mapeamento da atuação online de 10 dos maiores canais por assinatura do Brasil. Com isso, é possível visualizar como e em quais redes sociais esses veículos têm se relacionado com seu público, que já representa 19% dos lares brasileiros. “Atingindo cerca de 30 milhões de telespectadores, os canais fechados se tornaram mídias obrigatórias para a publicidade de inúmeras categorias de produtos. A pergunta é como esses veículos estão presentes nas redes sociais e quais são as plataformas utilizadas ”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.
Nesse universo em que a participação no investimento publicitário cresceu 10% em relação ao ano passado é que a GNT investe de forma intensa na sua atuação online, a começar pelo site. Sua página na web conta com diversas seções, trazendo conteúdo noticioso focado no público feminino.  No Facebook, Twitter e Youtube, o canal marca presença oficial, tanto com uma página da GNT quanto com perfis para seus principais programas: GNT Fashion, Happy Hour, Alternativa Saúde entre outros. “A GNT inova mantendo uma rádio online, que tem página própria no Facebook, perfil no Twitter e no Orkut e canal no Youtube”, conta Elizangela.
Com programação baseada em documentários e atrações curiosas, o Discovery Channel está presente no Facebook, Twitter e Youtube, disponibilizando vídeos do canal. No Facebook, atua ainda com páginas segmentadas por públicos e assunto: Turbo, Civilization, Science, Kids – que são canais por assinatura do mesmo grupo – e Mulher, vinculado ao canal Discovey Home&Health.

O canal de notícias GloboNews tem uma página não oficial no Youtube criada por um fã, onde são disponibilizados vídeos da programação.  É no Twitter que a emissora marca presença oficial, através do perfil @canalglobonews, e mais outros sete canais voltados a diferentes assuntos: notícias nacionais e internacionais, tecnologia, entrevistas, além dos temas relacionados aos programas Almanaque, Arquivo N e Milênio.

No Twitter, o SporTV tem destaque especial. São 15 perfis segmentados, além do perfil oficial no microblog, página no Facebook e canal no Youtube. “A emissora esportiva aproveita a velocidade do Twitter para criar perfis que atendam a assuntos específicos, como os preparativos para as olimpíadas de 2012 ou o campeonato brasileiro”, observa Elizangela.

Os seriados Warner, Sony e AXN atuam de forma bastante parecida nas redes sociais: mantêm presença oficial no Twitter, Facebook e Youtube. “A Fox, que dedica parte de sua programação aos seriados, está presente apenas no microblog e na rede de relacionamentos, mas mantém uma fanpage exclusiva para o programa Os Simpsons e outra para a série Kdabra.”

Assim como a Fox, a HBO transmite seriados entre a programação de filmes e também mantém presença oficial no Twitter e Facebook. E possui ainda outras fanpages para as séries de produção própria, como Game Of Thrones e True Blood.

Já o Multishow, apresenta uma programação de entretenimento, bastante voltada para os jovens, o canal tem presença oficial no Facebook, Twitter, Orkut e Youtube. No microblog, mantêm outros seis perfis segmentados, além de mais cinco fanpages dedicadas a diferentes assuntos. “O canal conta com uma rádio na internet: a Multishow FM, que oferece as novidades musicais, revela novos estilos, toca os maiores hits e abre espaços para novos músicos e bandas nacionais. Mais uma forma de se fortalecer no segmento de entretenimento em que atua e se posicionar a frente em um mercado que cada vez mais privilegia conteúdo segmentado para públicos específicos ”, ressalta Elizangela.

TEDxYouthDay SERÁ NO RIO DE JANEIRO

Marcada a primeira edição do TEDxYouthDay, evento mundial que comemora o Dia Internacional do Jovem. Sobre o tema Brincar, aprender, construir e compartilhar  o evento procura transmitir experiências e inspirar projetos entre jovens ao redor do mundo.

O TEDxYouthDay, que será realizado em 20 de novembro na Fundação Planetário do Rio de Janeiro, segue o modelo estabelecido pelo TED, tradicional conferência sobre Tecnologia, Entretenimento e Design (www.ted.com). Sua versão jovem contará com palestras, dinâmicas e discussões sobre o mercado profissional e o cenário atual da juventude.

LIVRO

THÉO DRUMMOND LANÇA SEU 21º. LIVRO. Soneto Louco e outras poesias. É o seu 21º. Livro. O  valor arrecadado com as vendas será doado a uma instituição de caridade. A escolhida, desta vez, é o Instituto Nacional do Câncer. Soneto louco e outras poesias é editado pela Editora Caravansarai.

                 CONTRA A TIRANIA DO VAREJO

Tinha que ser uma mulher. Uma mulher forte, corajosa, bonita, verdadeira. Que à semelhança de outras mulheres decidiu deixar para trás uma brilhante e bem-sucedida carreira de executiva, e, em seu segundo tempo, empreender. Tinha que ser AMÁLIA SINA, cadeira de número 13 da ACADEMIA BRASILEIRA DE MARKETING, ex-presidente da PHILIP MORRIS BRASIL, ex-presidente da WALITA, ex-vice-presidente da PHILIPS para a América Latina, a dizer chega, a abrir a boca, e denunciar a tirania das grandes redes de varejo do país, e a quase escravidão – quem sabe pior que escravidão – de seus fornecedores. Daqui para frente a empresária do setor de beleza, AMÁLIA SINA, da SINA COSMÉTICOS, migra a comercialização de seus produtos para a venda direta. Amélia, não; AMÁLIA!

Em entrevista histórica para a revista EMBALAGEMMARCA abre o coração e o verbo apontando, de forma incisiva seu dedo em direção ao grande varejo: “Desistir não é a melhor definição. Desistir é quando você tenta, tenta e não consegue. Não foi o que aconteceu comigo. Minha marca – AMAZONUTRY – já estava presente em mais de 300 pontos de venda. Na verdade, fiz uma opção. Decidi não vender mais no varejo. Não aguentava pagar mais para vender. Os varejistas, que deveriam ser facilitadores, tornaram-se atravessadores. Hoje, os fabricantes estão reféns. A indústria patrocina o crescimento do varejo. E ninguém fala nada… existe um código de silêncio. Quem fala mal do varejo sofre represálias, retaliações…”.

- UM PREDADOR – “O varejo tornou-se um predador. Quer usar sua força para levar vantagem e achacar o fornecedor. Vira e mexe vemos notícias sobre o êxito das redes de varejo, sobre seus modelos fantásticos de negócios. Mas ninguém diz, sem rodeios, a que custo esse sucesso é obtido… Aturamos as práticas que todos mais ou menos conhecem. Enxoval de loja, por exemplo. Quando abre uma nova unidade, o varejista quer comprar sem pagar… época de inauguração de loja é um tormento. É preciso dar dinheiro e anunciar em tudo que o varejista quiser. E ele te convoca, não pergunta se você pode ou não. Passa o chapéu, mesmo… Mas a coisa que mais me entristece é quando damos ao varejista um desconto para ser repassado ao consumidor, para uma promoção, e ele não o repassa, colocando o preço que bem entender… e não paga em trinta dias, nem em sessenta; algumas grandes redes costumam pagar em 120 dias… a lógica tornou-se a seguinte: como posso comprar mais por menos e vender menos por mais…”.

AMÁLIA poderia ter ficado quieta e tocar sua vida. Se fosse AMÉLIA; mas é AMÁLIA. E assim, todos os anos, milhares de novos e pequenos produtores continuariam caindo na ilusão de crescerem, prosperarem e construírem marca pegando carona na força do grande varejo. Decidiu compartilhar seu doloroso aprendizado com todos. Decidiu abrir o jogo.

A ganância predatória e avassaladora do grande varejo tem seus dias contados. Não oferecem e jamais poderão oferecer o que o consumidor moderno, sensível e diplomado busca hoje, e que vai muito além do preço. E, em paralelo, os novos empreendedores dispõem de todas as velhas e novas alternativas de venda do ambiente analógico, e de todas as novas do ambiente digital.

Parceria?! A escravidão aproxima-se do fim. Amélia não mora mais aqui.
(MadiaMundoMarketing)

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