Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

OS BANCOS NÃO LIGAM

Leia também: O Mundo . Artes . Bolsa . América Latina . Ensino Superior . Etc
PARA COMEÇAR A ENTENDER
Se você quiser entender melhor o que está acontecendo no mundo, comece a ler os livros do professor Osvaldo Della Giustina. Está tudo lá.
POLÍTICAS PARA AS ARTES
 De 8 a 10 de novembro a Fundação Nacional de Artes (Funarte) promoverá a primeira edição do Encontro de Políticas para as Artes, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.O evento objetivo é promover um diálogo qualificado em torno das políticas empreendidas para as artes no país, além de abrir espaço para a divulgação de trabalhos teóricos e práticos no campo das ações políticas, reflexões históricas e teóricas sobre as políticas culturais brasileiras. Detalhes: www.funarte.gov.br/encontro
 PD COM BOLSA EM LITERATURA
 O Projeto Temático A circulação transatlântica dos impressos e a globalização da cultura no século XIX, apoiado pela FAPESP, tem uma vaga para pós-doutoramento com Bolsa da Fundação. Detalhe: www.fapesp.br/oportunidades/259.
FACES DA AMÉRICA LATINA
 Com o objetivo central de tornar públicos os estudos realizados por pesquisadores de diversas áreas sobre temas latino-americanos, o Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina realiza desde 2010 um programa de seminários que terão seu conteúdo sistematicamente registrado em livros. O  projeto, vinculado à Cátedra Unesco Memorial da América Latina, lançou três novos títulos: O impacto do microcrédito para a mulher latino-americana, Viagem à América Indígena: do Eldorado à cidade contemporânea e Aids na rota da esperança.: Detalhes: www.memorial.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 3823-4780.
ATRÁS DE UMA NOVA REALIDADE SOCIAL
 A Brazil Foundation promove, até 10 de novembro, sua Seleção Anual de Projetos.O objetivo é apoiar programas que contribuam para transformar a realidade social do Brasil. Detalhes: http://brazilfoundation.org/portugues/o-que-fazemos/projeto2011.php
100 MILHÕES DE USUÁRIOS ATIVOS!
O Twitter chegou à marca de 100 milhões de usuários ativos. . Ao menos metade desses usuários acessam a ferramenta diariamente.  30% do usuários ativos acessaram o Twitter diariamente no começo do ano. Agora, são 50%.  O número de tweets diários chegou a uma média de 250 milhões.
GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR
O projeto de lei (PLS 518/2009) de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que visa transferir a gestão do ensino superior público do Ministério da Educação para o Ministério da Ciência e
Tecnologia foi aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e informática (CCT). Com isso, o Ministério da Educação passará a cuidar apenas dos
assuntos relativos aos ensinos fundamental e médio, transformando-se no Ministério da Educação de Base. A matéria ainda será examinada pelas Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e, em decisão
terminativa , pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ao justificar o projeto, Cristovam Buarque destacou que a educação básica encontra-se relegada a um segundo plano na estrutura
organizacional do governo federal. Segundo ele, o ensino superior atrai mais atenção e recursos do ministério, em razão da melhor capacidade de organização e articulação política, bem como da
proximidade do meio acadêmico com as esferas de decisão em nível federal.
A argumentação de Cristovam foi apoiada pelo relator da matéria na CCT, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Apesar de a gestão da educação básica estar sob a responsabilidade direta de estados e municípios, observou Ferraço, o governo federal tem o dever constitucional de redistribuir e suplementar recursos e assistência técnica para garantir igualdade de oportunidade educacional de qualidade aos
brasileiros. - Numericamente muito inferior, em termos de número de instituições, docentes e alunos, as universidades, por sua capacidade de articulação política e organização sistêmica, são capazes de mobilizar recursos e aliados mais facilmente do que as milhares de instituições de educação básica espalhadas pelo país - ressaltou Ferraço.
Cristovam afirmou que o Ministério de Ciência e Tecnologia é favorável ao projeto. Com a mudança, observou o senador, o Ministério da Educação intensificará a atenção na educação de base.

APLICATIVO DA MAN LATIN  NO FACEBOOK
Está no ar, na página da MAN Latin America no Facebook, o aplicativo WebSobMedida, que permite aos usuários enviarem facilmente arquivos de até 1 GB.  Na Fan Page, a ferramenta exibe caminhões de tamanhos diferentes de acordo com a dimensão do arquivo que o usuário quer enviar, da mesma forma que a MAN Latin America faz caminhões sob medida para o negócio de seus clientes. No aplicativo, enquanto é feito o upload, é possível ver a caçamba do caminhão se enchendo. Concluído o envio, a URL do aplicativo é gerada e pode ser compartilhada por Facebook, Twitter ou e-mail.
                 OS BANCOS AINDA NÃO ESTÃO NEM AÍ
O mundo do FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM não mora mais aqui. É melhor que não falem nada do que falem mal. Há 50 anos era engraçado ouvir ARACY DE ALMEIDA responder à imprensa com essa frase; ATAULFO ALVES, dizer, em sua música, “fale mal, mas fale de mim/ não faz mal quero mesmo assim / você faz cartaz para mim / o despeito seu me põe no apogeu…” referindo-se aos seus desencontros amorosos. Mas empresa que se preze, instituição que se respeite, só quer ser mencionada, citada, referida, de forma positiva. Se não consegue, reza pelo silêncio. Mas ser execrada pública e diariamente é tudo o que uma empresa não deseja, sonha e quer nos dias correntes.
E é o que acontece com a instituição BANCOS, e com os BANCOS, de forma geral. Quem fotografou esses maldizeres foi a empresa de consultoria BAIN & COMPANY, mediante levantamento com 1.000 clientes das instituições financeiras, durante um semestre. Uma única pergunta, “você recomenda seu banco a um parente ou amigo, numa escala de zero a dez?” Na tabulação dos resultados, os clientes que deram nota 9 e 10 a seus bancos inserem-se no grupo de PROMOTORES; os que conferiram 7 e 8 em PASSIVOS; e os que atribuíram de 6 para baixo, DETRATORES. E o índice que traduz a performance de imagem dos bancos, foi batizado de NPS (equivalente a quantidade líquida de PROMOTORES).
Considerando sua experiência em outros países, a BAIN esperava um resultado consistentemente melhor das instituições brasileiras. Assustou-se com o que comprovou. Enquanto nos Estados Unidos os bancos líderes de mercado exibem um NPS de 70 a 80 pontos, no Brasil a média apresentada é de arrepiar; negativa! MENOS 8! Assim, FEBRABAN e todos os seus associados terão que trabalhar à exaustão em todos os próximos anos, para gradativamente conseguirem reduzir o número substancial de seus DETRATORES, fazendo-os migrar depois de alguns anos para os PASSIVOS, e finalmente adensar, quem sabe depois de décadas de trabalho de qualidade, o grupo dos PROMOTORES.
Mas, quando se olha para essas instituições, não é exatamente esse comportamento que se observa. A sensação é que convivem, de forma descontraída e debochada, com seue detratores – quase todos os seus clientes. A sensação é que idolatram ARACY DE ALMEIDA. Não como admirável intérprete da música popular brasileira. Mas pela resposta que a notabilizou, FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM.
BANCOS, essa história não vai terminar bem; não continuem brincando e rindo de seus clientes no ambiente digital como sempre fizeram no analógico. (Madia, no blog dele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário