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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PARA ONDE CAMINHA O MUNDO¿


E ainda: Eventos . Caso Zara . Bolsa . SWU . Empreendedores
SPASA 2011 PRORROGA INSCRIÇÕES
 A São Paulo Advanced School of Astrobiology – Making Connections (SPASA 2011) prorrogou para 1º de outubro o prazo para inscrições de interessados em participar da escola no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Detalhes: www.astro.iag.usp.br/~spasa2011 e spasa2011@astro.iag.usp.br
ESCOLA DE ENERGIA NUCLEAR
 O Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) realizarão, nos dias 17 a 21 de outubro, a 1ª Escola de Energia Nuclear de Diadema. Detalhes: proex.epm.br/eventos11/eenuc/index.htm
3rd ANNUAL SUMMERSCHOOL CONCEPTS, METHODS AND METHODS AND TECHNIQUES IN POLITICAL SCIENCE
 Abertas até 10 de novembro as inscrições para a 3rd Annual Summerschool Concepts, Methods and Techniques in Political Science. Promovido pela Associação Internacional de Ciência Política (IPSA), em parceria com o Departamento de Ciência Política (DCP) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), o evento será realizado de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012, em São Paulo. Detalhes: summerschool.ipsa.org
MAIS CIENTISTAS CIENTISTA NO SWU
 O cientista israelense David Cahen, chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, e o presidente da ONG britânica SolarAid, Steve Andrews, juntam-se ao time de palestrantes do 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU, que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro na cidade paulista de Paulínia. O evento, Já tem confirmaram grandes personalidades que atuam pela sustentabilidade, como os músicos Bob Geldof e Neil Young e a Nobel da Paz Rigoberta Menchú, entre outros.
LANÇADA A REDE FOLHA DE  EMPREENDEDORES SOCIOAMBIENTAIS
A Folha de S.Paulo lançou a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, iniciativa que reunirá diferentes empreendedores para desenvolver ideias e soluções socioambientais para o País. Para participar, é preciso ser um dos finalistas dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro, promovidos pela publicação e que buscam reconhecer líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas.
PD COM BOLSA EM BIOLOGIA REDOX
 O Projeto Temático Aspectos Biológicos de Tióis: Estrutura Proteica, Defesa Antioxidante; Sinalização e Estados Redox,  oferece oportunidade para pós-doutoramento. Detalhes:  www.fapesp.br/bolsas/pd.
DOUTORAMENTO
 O Projeto Temático Aspectos Biológicos de Tióis: Estrutura Proteica, Defesa Antioxidante; Sinalização e Estados Redox, apoiado pela FAPESP, oferece oportunidade para pós-doutoramento. Detalhes: denettoluis@yahoo.com.br.
CAIXA TIRA DO AR COMERCIAL ERRADO
A Caixa Econômica Federal anunciou a suspensão da veiculação de um comercial onde o escritor Machado de Assis, que era mulato, é apresentado na peça como um antigo correntista do banco, é interpretado por um ator branco. O filme, criado pela BorghiErh/Lowe, gerou uma série de críticas nas redes sociais e culminou com um pedido oficial da Seppir-PR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República), órgão do governo federal, para retirá-lo do ar.
O comercial faz parte de uma campanha premiada no Prêmio Colunistas de Brasília, de cujo juro fiz parte. Nós não percebemos o erro.

O MUNDO CAMINHA PARA O MOBILE
Em 2001, a Apple levou mais de um ano para vender um milhão de iPods. Em 2011, um milhão de iPads foram vendidos em apenas um dia. " as plataformas móveis são peça-chave para comunicarem-se e conectarem-se com o mundo", afirma Kyle Keogh, diretor do segmento de tecnologia do Google nos Estados Unidos. Esse aumento, cresce o número dos que utilizam o celular ou o tablet para buscar informações sobre produtos, parte fundamental no processo de compra, diz Keogh.
Estudo encomendado pela companhia à TNS sobre o processo de compra de serviços de telecomunicação, mostra que a publicidade na TV é a grande responsável por gerar demanda e influenciar o consumidor. Mas a internet já é utilizada por quase um terço dos usuários no processo de decisão de compra. 46% dos usuários impactados por campanha no offline buscam informações no online imediatamente sobre o produto ofertado.

"A TV tem papel muito forte de gerar demanda. Mas as ferramentas de busca captam audiência em torno de um produto e a transforma numa ação de resultado", analisa Débora Bonazzi, gerente da vendas da companhia. Segundo Keogh, o vídeo está transformando-se numa ferramenta poderosa e deve-se integrar televisão e internet, oferecendo publicidade tradicional na primeira e conteúdo na web.
O executivo cita o caso do iPhone 5, o lançamento mais esperado do ano, sobre o qual há tantos vídeos na internet que uma pessoa levaria mais de dois anos para assistir a todos. ( Keila Guimarães no Propmark)
O JEITO ZARA DE SER
Nenhuma pessoa, com um mínimo de sensibilidade, conseguirá mais adentrar as lojas da ZARA de qualquer lugar do mundo, muito especialmente do Brasil, sem um indisfarçável e incômodo desconforto. E se entrar, nem mesmo conseguirá olhar direito para as roupas. E se olhar, e eventualmente admirar-se dos preços atraentes, imediatamente virá a sua cabeça imagem de bolivianos escravos trabalhando como prisioneiros em cubículos de terceirizados. De onde saíram essas roupas bonitinhas com preços atraentes. Bonitinhas, mas, como diria NELSON RODRIGUES, ordinárias.
Não tem desculpa. Que história é essa de “eu não sabia”? Sabiam, sim. E fingiam não ver.
Na terceira semana de agosto de 2011 uma blitz do Ministério do Trabalho encontrou 16 bolivianos – E CINCO CRIANÇAS – trabalhando de forma degradante e análoga as da escravidão, em duas oficinas da cidade de São Paulo. Trabalhavam até 16 horas por dia, não tinham registro em carteira, e ganhavam R$ 2 por peça produzida. Cubículos sem janela, abafados, malcheirosos, fiação elétrica exposta, cadeiras improvisadas. Para cumprir a quantidade de horas só restava aos “escravos” morarem onde trabalhavam. E o chuveiro e banhos só de água fria. E aí veio a ZARA, que mais que sabia de tudo porque não é tão ingênua a ponto de não desconfiar como é que seus terceirizados conseguiam cumprir preços tão aviltantes pelos serviços, disse, “Reforçaremos a supervisão do sistema de produção de todos os fornecedores no país para assegurar que casos semelhantes não ocorram”.
A ZARA foi construída em cima do tripé qualidade, preço baixo e agilidade de produção. E lojas modernas e bem localizadas nas principais ruas de comércio do mundo e shopping centers. Em pouco mais de 30 anos tornou-se um gigante em seu ramo de atuação. São mais de 1.500 lojas em 78 países. No entanto, se tinha, perdeu  o juízo pelo caminho, atropelou, passou por cima, e agora vai ter que prestar contas.
Segundo outros empresários do setor, a ZARA é o pior dos exemplos a ser seguido, ou o melhor de falta total e absoluta de AUTENTICIDADE. DANIEL PIETTE, da LOUIS VUITTON, assim se expressa sobre a ZARA, “É a rede de lojas mais inovadora e devastadora do mundo”. Já no livro ZARÁPOLIS a autora e jornalista CECÍLIA MONLLOR colheu inúmeros depoimentos de pessoas que trabalham para a empresa, “A ZARA é uma prisão… se tentarmos protestar eles dizem que o mundo está cheio de pobres e desgraçados dispostos a fazer o mesmo trabalho por menos da metade do pagamento”. No ano de 2004, portanto 7 anos antes dos lamentáveis acontecimentos no Brasil, a ONG INTERMÓN OXFAM relatava abusos nas confecções terceirizadas da ZARA em 12 países. Em PORTUGAL, segundo denúncia do jornal EXPRESSO, crianças entre 11 e 14 anos costuravam sapatos em suas casas para a ZARA…
Atrás da marca ZARA, por muitos e muitos anos, por mais que tente corrigir a perversão inaceitável contida em seu processo de facção, permanecerá o fantasma do “sonho brasileiro” dos escravos bolivianos… Muitos deles, crianças. (MadiaMundoMarketing)

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