Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OS SENTIMENTOS DOS IDOSOS

GRUPOS DE PESQUISA JÁ PODEM PUBLICAR EM E-BOOK
A liberação do uso da plataforma aconteceu durante o Congresso Nacional, em Recife. Os coordenadores têm autonomia pare decidir com os Grupos se usam ou não o E-book, permanecendo a opção do impresso. “Cada um decide seu destino. Pode-se fazer nos dois. Acho interessante nos dois meios”, avalia Morais.
PRÊMIO DE DESIGN
Estarão abertas até sexta-feira , as inscrições para o Prêmio de Design ABP, iniciativa da  Associação Brasileira de Propaganda  em parceria com a Associação Objeto Brasil. A premiação, que tem como objetivo destacar os mais notáveis trabalhos de design realizados por empresas e profissionais atuantes no Brasil, faz parte do Festival Brasileiro de Publicidade, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.  Detalhes no  site do evento.
FECHADO PACOTE DE FUTEBOL PARA 2012
A Rede Globo confirmou os seis patrocinadores nacionais para seu pacote de futebol 2012. São eles: Ambev, Coca-Cola, Itaú, Vivo, Volswagen e Johnson & Johnson, que entra no lugar das Casas Bahia. O valor de cada cota para o ano que vem teve aumento de 30% sobre 2011, chegando R$ 174 milhões. Por valor de tabela, a emissora teria arrecadado, no total, R$ 1,044 bilhão.

INERCOM  VAI  DEBATER  FUTEBOL
O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2012, em setembro, na Universidade de Fortaleza, debaterá o tema Esportes na idade mídia: diversão, educação, informação. O site do evento já está no ar: www.unifor.br/intercom2012.
PRÊMIO PARA ESTUDANTES DE JORNALISMO
O Instituto Vladimir Herzog estará com inscrições abertas até dia 30  para o 3º Prêmio Jovem de Jornalismo Fernando Pacheco Jordão, destinado a estudantes de graduação. Detalhes: www.vladimirherzog.org
LIVROS
 . Coleção Beltraniana - O primeiro livro da Coleção Beltraniana, projeto da Intercom de reedição de toda a obra do pesquisador Luiz Beltrão, será publicado ainda neste ano, segundo o diretor editorial da entidade Osvando José de Morais. Em dois volumes, Morais apresentará “Comunicação e Problemas”, revista que circulou entre 1965 e 1969.
. Viés da Comunicação, de Harold A. Innis, - A Coleção Clássicos da Comunicação Social, da Editora Vozes, lança em 2011 o livro Viés da Comunicação, uma obra de referência do pensamento canadense escrita por Harold A. Innis, um de seus mais destacados intelectuais.
. O que seria de Brasília¿ - (Texto de Elton Alisson) - No lugar de esplanadas, superquadras e eixos monumentais, a paisagem de Brasília poderia ser composta hoje por um aglomerado de chácaras que produziriam os bens necessários para a subsistência de sua população. Ou a capital federal do Brasil seria ultramoderna, abrigando seus moradores em torres da altura da Torre Eiffel.
Essas e outras “Brasílias”, que poderiam ter se tornado realidade se o arquiteto e urbanista Lúcio Costa (1902-1998) não tivesse participado e se sagrado vencedor do concurso do plano piloto de Brasília, em 1956, são descritas no livro (Im)possíveis Brasílias: os projetos apresentados no concurso do plano piloto da nova capital federal.
. Apoio ao Aquífero Guarani   O IPT e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo lançaram o livro Subsídios ao Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental da área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani no Estado de São Paulo. O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é um dos mais importantes reservatórios de água doce do planeta e é compartilhado entre quatro países do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, estende-se por oito estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
IDOSOS:  FELIZES,  APESAR DAS ADVERSIDADES
Na capital paulista , 74% dos idosos (a partir dos 60 anos)  assumem responsabilidade sobre as despesas da casa, sejam aposentados  ou não. Apenas 26% não colaboram financeiramente.
29% moram em família e são provedores únicos (12%) ou  compartilham  pelo menos metade das despesas da casa com os demais familiares (17%).
Esses dados fazem parte de um abrangente estudo da Quest Inteligência de Mercado.  Ao todo, foram ouvidos 300 idosos entre 60 e 92 anos, na Capital paulista, onde a empresa está sediada. Não participaram os idosos sem mobilidade. A íntegra da pesquisa pode ser baixada em: http://www.slideshare.net/Questmkt/idoso-ativo-feliz.
Segundo o levantamento, 93% dos idosos são independentes financeiramente e sua principal fonte de renda é a aposentadoria. No  entanto, 24% ainda trabalham, mas esse percentual é formado por  aqueles que são ou não aposentados. A boa surpresa é verificar que 76% dos idosos se sentem felizes, enquanto 19% relatam felicidade relativa e apenas 5% são infelizes, afirma Luís César Périssé, coordenador da  pesquisa.

De acordo com ele, chama a atenção o fato de que esse estado de felicidade não tem motivação clara, pois independe de classe social,  nível de escolaridade, gênero ou mesmo de idade maior ou menos dentro  do grupo. Dos 300 idosos ouvidos, 47% se dizem felizes e gozam de boa saúde,  enquanto 26% também são felizes mas consideram não ter boa saúde.

O perfil dos idosos paulistas ouvidos revela ainda que 53% são casados, 28% estão viúvos, 15% se encontram separados, e apenas 4%  estão solteiros. Quanto à moradia, 46% vivem com a família, 39%, a  dois, com companheiro, companheira ou algum parente e 15% moram  sozinhos.

Engana-se quem pensa que os idosos preferem apenas ficar em casa  fazendo crochê, jogando dominó ou mesmo cuidando dos netos. Além  dessas atividades, uma parcela considerável deles, ou 20% do universo  pesquisado, afirma que sempre costuma usar a Internet.

Esses navegam, em média, 58 horas por mês, um pouco abaixo da 
média do brasileiro, que é de 66 horas, segundo o Ibope. Isso ocorre porque 14% deles acessam a web todos os dias. Em contrapartida, esse público não se interessa tanto pelas redes sociais quanto os mais jovens. Somente 13% mantêm perfil e interagem no Facebook ou no Orkut.

Usam a Internet não apenas para ler o noticiário, e para  interagir nas redes sociais e se informar sobre produtos e serviços antes de adquiri-los. A pesquisa mediu ainda o nível de conscientização sobre os cuidados  com a saúde, realização de atividades físicas e de lazer (dentro e  fora de casa), grau de sociabilidade, vaidade (uso de cosméticos),  hábitos e comportamento de compra. Para se ter uma ideia, 74% consomem medicamentos de uso contínuo e 39%  tomam vitaminas regularmente; 65% praticam alguma atividade física,  sendo 58% os que gostam de caminhar.

Outros dados mostram que os idosos são muito vaidosos.  Cosméticos tradicionalmente usados pelas mulheres estão sendo  gradualmente adotados pelos homens idosos: 31% deles usam creme hidratante, 26% utilizam produto de beleza para o corpo e 25% para o  rosto e 15% se protegem com protetor solar. Somente 4% disseram usar  tintura para o cabelo contra 58% das mulheres pesquisadas.

Do universo de idosos participantes da pesquisa, 51% são mulheres e  49%, homens; 51% do total pertencem às classes A e B, 42% à C e 7% às  classes D e E. Com relação à escolaridade, 57% têm até a 4ª série, 20%  fizeram o ensino médio, 12% completaram o ensino superior, enquanto  11% pararam no ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário