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terça-feira, 27 de setembro de 2011

AGORA VOCÊ PODE SABER COM QUEM FALA

E ainda: Redes Sociais . E-Commerce . O Consuidor sustentável

ÍNDICE PARA REDES SOCIAIS

A Espalhe Marketing de Guerrilha apresentou a Index Social, ferramenta para medir a audiência das marcas nas principais redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube) e o engajamento dos "fãs" com as propostas de interação. Ainda com versão em beta, o índice será lançado oficialmente no mercado no intervalo de um mês.
O desenvolvimento da ferramenta surgiu da necessidade de um modelo de mensuração adequado para as ações nas redes. Segundo o sócio-diretor Gustavo Fortes, a agência já apresentou os retornos para ações de marcas como Ambev e Kraft Foods com dados da plataforma, que começou a ser trabalhada em abril deste ano.
A ferramenta faz uso do mesmo formato empregado nos índices das bolsas de valores, que analisam as carteiras mais valorizadas, as famosas "blue chips", uma "carteira imaginária" que movimenta 80% da audiência. Em abril, por exemplo, 30 marcas concentravam este percentual. Nos dados de setembro, são 60 marcas, apontando para uma desconcentração da audiência. O número de marcas analisadas também era bem menor: de 177 subiu para 309 e um universo de fãs de 22 milhões.
Segundo a Espalhe, o índice atua com pesos diferentes para cada rede social. O mais forte é o Facebook, seguido do Twitter e YouTube. "No Youtube, as empresas não incentivam a assinatura do canal. Olham apenas o número de views", explica Wagner Martins, também sócio-diretor da agência.
Para Fortes, o grande atrativo da nova ferramenta é mostrar o comportamento de cada marca e pode compará-lo com outras. "Todo mundo está crescendo. A diferença é a performance. E a plataforma permite analisar isso", disse. A Index Social permite diversas comparações, desde concorrentes diretos, ou de patrocínio, como as marcas que estarão com ações no Rock in Rio, além da comparação com as marcas que líderam o ranking e da possibilidade de ver o chamado "crescimento real" frente aos demais players.
Acessada no www.indexsocial.com.br, a plataforma terá serviços gratuitos, como a visualização do ranking, e também os pacotes "profissional" e "corporativo". Os preços serão definidos de acordo com a demanda de cada cliente. (Marcos Bonfim, no PropMark)

E-COMMERCE FATURA R$ 8,4 BILHÕES

A cada dia cresce o número pessoas que aderem às compras online. Mais de quatro milhões de internautas fizeram a primeira compra pela internet no primeiro semestre deste ano, totalizando 27,4 milhões e-consumidores. O E-bit estima que o varejo eletrônico deva faturar em torno de R$18,7 bilhões até o final do ano. A expectativa para 2011 é de 26% de crescimento em todo o mundo.
Neste início de ano, foram realizados 25 milhões de pedidos em seis meses em toda rede de e-commerce do País, o que gerou a rentabilidade de R$ 8,4 bilhões. Esse número equivale ao faturamento de todo o ano de 2008. E ainda espera-se que mais 54 milhões de pedidos sejam feitos. O índice de 86,54% de satisfação dos clientes com o comércio virtual faz com que a cada dia novas pessoas façam a primeira compra por uma loja virtual e se tornem e-consumidores assíduos.
Um dos pioneiros em e-commerce no país e com mais de oito mil itens na sua loja virtual, a Eletrônica Santana registrou crescimento de 105% no primeiro semestre deste ano se comparado ao mesmo período de 2010. Rubens Branchini Martins, diretor comercial, diz que seus consumidores gastaram a média de R$235, e os produtos mais vendidossão dos setores de informática, telefonia, segurança e automotivo. Até dezembro de 2012 Martins espera alcançar 220% em crescimento de vendas.

UM CONSUMIDOR MAIS SUSTENTÁVEL

Pesquisa global realizada pela Tetra Pak aponta que os consumidores estão mais conscientes e tomando atitudes para preservar o meio ambiente. O relatório, que comparou o comportamento das pessoas entre 2005 e 2011, mostra mudança positiva principalmente no Brasil, na China, na França, na Alemanha e nos Estados Unidos.
O estudo destaca que quase 70% dos consumidores pesquisaram “questões verdes” nos últimos 12 meses, aumento considerável em relação aos 40% registrados em 2005. O percentual de consumidores que descartam suas embalagens e resíduos para a reciclagem também aumentou, saltando de 70% em 2007 para 90% em 2011.
Realizada com mais de 6.600 consumidores e 200 formadores de opinião em 10 países, a pesquisa aponta que a preferência por embalagens recicláveis tem crescido e já representa 88% do total. Cerca de 77% também afirmaram que compraram determinados produtos e não outros, porque a embalagem era melhor para o ambiente.
O levantamento também analisou o comportamento dos fabricantes de alimentos e varejistas. Neste público, cerca de 83% dos entrevistados indicaram que consideram o impacto ambiental na escolha de soluções de embalagens, seguindo a tendência dos consumidores.
Como o interesse por sustentabilidade está aumentando, cerca de 60% dos entrevistados afirmam entender termos ambientais complexos como "pegada de carbono", por exemplo. De acordo com Dennis Jönsson, presidente e CEO da Tetra Pak, mais da metade dos consumidores buscam por produtos que forneçam informações sobre o impacto ambiental e afirmam que a falta de dados e selos era um problema em seu comportamento de compra. “Estes resultados ressaltam a necessidade dos fabricantes de alimentos, varejistas e empresas de embalagens oferecerem produtos mais ecológicos e que permitam aos consumidores fazer escolhas conscientes e sustentáveis", afirma Dennis.
A pesquisa também mostra que os consumidores querem fazer escolhas mais “verdes”, sem comprometer o custo e qualidade. A maioria dos entrevistados, cerca de 78%, disseram que estariam dispostos ou extremamente dispostos a comprar alimentos ou bebidas em embalagens "verdes" se fossem o mesmo preço que os tradicionais.
Além disso, cerca de 74% dos consumidores disseram que estariam dispostos ou extremamente dispostos a comprar produtos "verdes" se a qualidade fosse a mesma que os tradicionais. Já cerca de 28% dos consumidores afirma que vão comprar produtos em embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente, mesmo que custem mais. (Portal da Propaganda)

INAUGURADO O CINEMA 4D

A Kinder, marca do grupo italiano Ferrero, exibirá, até 16 de outubro, em uma estrutura no formato de um ovo gigante instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo, o filme Laboratório do Kinderino, em 4D, tecnologia que simula efeitos especiais, como sensações reais de vento, água e cheiro de chocolate, sincronizados com o que está acontecendo na tela.

AUDIENCE BUILDER, PARA IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO EM TEMPO REAL

A empresa global de marketing interativo ExactTarget anunciou uma nova aplicação de segmentação de dados Audience Builder, oferecendo aos profissionais de marketing uma poderosa solução para consolidar, analisar e tomar decisões sobre os dados dos clientes em tempo real.
Desenvolvido sob a aplicação ExactTarget Interactive Marketing Hub, o Audience Builder provê uma interface intuitiva que habilita os profissionais de marketing a consolidarem e segmentarem dados de qualquer fonte para criar listas de públicos-alvo para campanhas por meio de e-mail marketing, mobile marketing, social media e web.

O Audience Buider permite:
. Segmentação Ilimitada: Criação de listas de públicos-alvo baseadas em atributos e realização de dimensionamentos diversos usando os dados armazenados no ExactTarget Interactive Marketing Hubou em qualquer sistema integrado, como Salesforce, Microsoft Dynamics CRM, SAP, Omniture, ATG, Webtrends e outras soluções de mais de 60 parceiros.
. Identificação do Público-alvo: Criação em tempo real de segmentações diversas com a utilização de milhões de registros, sem ter que esperar por relatórios ou apoio da área de TI.
. Ações Multi-Canal: Permite ação imediata junto aos públicos-alvo através do canal de comunicação online preferido pelo consumidor utilizando o ExactTarget Interactive Marketing Hub.

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