E ainda: Impostos . Oportunidades . Eventos . Javier Mariscal . Cinema . Cerveja . Rádio
QUATRO CIDADES ARRECADARAM 56% DO IMPOSTO DE SC
Florianópolis, Itajaí, Joinville e Blumenau foram as cidades responsáveis por mais da metade dos tributos federais arrecadados em Santa Catarina em 2010. Juntas, elas geraram receitas de R$ 9,6 bilhões, 56% dos R$ 17 bilhões recolhidos..
Ano passado a arrecadação em Florianópolis foi de R$ 3,5 bilhões, um crescimento de 32% em relação a 2009. A segunda foi Itajaí, que gerou receitas de R$ 2,9 bilhões. Em seguida Joinville, com R$ 2,1 bilhões, 33% a mais do que em 2009. Na quarta posição, Blumenau, que gerou R$ 1,1 bilhão no ano passado. Dados do Ministério da FazendaTodas mantiveram suas posições em comparação a 2009. As mudanças aconteceram a partir da quinta colocação. São José (R$ 694 milhões) superou Jaraguá do Sul (R$ 678 milhões) e ocupa agora o quinto lugar em razão de um crescimento de 30%. Brusque (R$ 393,0 milhões) manteve o sétimo lugar.
Quem também subiu no ranking foi São Francisco do Sul. Em 2009, o município ocupava a décima posição. No ano passado, no entanto, arrecadação dos tributos cresceu 107 % e chegou a R$ 387 milhões, resultado suficiente para passar Criciúma (hoje a nona, com R$ 343 milhões) e Chapecó (atual 13ª, com R$ 266 milhões).
O salto mais expressivo entre as maiores cidades foi de Concórdia. Há dois anos, o município atingiu receita de R$ 111 milhões, o que representava a 18ª colocação estadual. Em 2010, este montante cresceu 171% e somou R$ 303 milhões. A melhora dos resultados garantiu a conquista de oito posições no ranking.
No total, 246 dos 293 municípios catarinenses (84%) viram a arrecadação de tributos federais subir em 2010. Já o montante recolhido pelo Estado somou R$ 17 bilhões, crescimento de 33 % diante dos R$ 13 bilhões arrecadados em 2009.
Algumas cidades apresentaram crescimento diminuto ou queda de arrecadação de tributos muito acentuados. Na maioria das vezes isso ocorre em municípios de pequeno porte e está relacionado principalmente à instalação ou transferência de uma grande empresa. É o caso de Vidal Ramos, no Vale do Itajaí.
Em 2009, a arrecadação de tributos federais no município foi de R$ 568 mil. Este valor subiu para R$ 12 milhões no ano passado - acréscimo de 2100% - graças, em grande parte, à construção de uma fábrica da Votorantim Cimentos na cidade.
Quem também contabilizou um crescimento expressivo foi Ilhota. A capital da moda íntima viu a arrecadação subir de R$ 3 milhões para R$ 41 milhões em 2010, um incremento de 1326%. A instalação de uma unidade da Descarpack - fabricante paulista de produtos hospitalares - na cidade ajudou para a ascensão. (Portal da Economia SC com informações do Noticenter
OPORTUNIDADES
. A Fabrico, empresa de Educação a distância está recrutando para a função de designer instrucional. Detalhes: norton.moreira@fabrico.com.br
. A Apoio Comunicação + Marketing está selecionando estudante de jornalismo para fazer estágio. Detalhes: apoio@apoiocomunicacao.com.br
. Estão abertas até 5 de setembro as inscrições para o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial pela Paz e pelo Desenvolvimento, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. Detalhes: http://eventos.unesco.org.br/diadaciencia/index.php?option=com_k2&view=item&id=21:concurso-de-trabalhos-escritos-e-desenhos-pelo-dia-mundial
EVENTOS
. Fórum Amazônia: Desafio Brasileiro do Século 21 - No dia 6 de setembro, a Unicamp realizará o Fórum Amazônia: Desafio BrasileirodoSéculo 21. Detalhes:foruns.bc.unicamp.br/energia/energ31.php . Simpósio Estadual de Doenças Transmitidas por Carrapatos - A Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo realizará, entre 21 e 23 de setembro, o 2º Simpósio Estadual de Doenças
transmitidas por Carrapatos. Detalhes: web.me.com/adrianopinter/simposio/Principal
JAVIER MARISCAL VEM AÍ
O designer espanhol Javier Mariscal vem ao Brasil, a convite da revista abcDesign, para uma série de workshops. O profissional é responsável pela criação do personagem Cobi, mascote das Olimpíadas de 1992, além de atuar em projetos para marcas como HP, Absolut, H&M e Magis.
O profissional, que tem como principal característica de seu trabalho a atuação multimídia, passará por Curitiba, (24 de outubro), São Paulo (26 de outubro) e Rio de Janeiro (27, 28 e 29). A vinda de Mariscal ao País faz parte do projeto “abcDesign inspira”, iniciativa da publicação voltada ao fomento da criatividade. Detalhes no site da revista.
PARA CONTROLAR SUA CERVEJA
A parsec.digital , empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos móveis, acaba de lançar mais um app para iPhone, o PedeCana. Com a novidade, o butequeiro pode manter a conta de quantas cervejas – ou doses bebeu, clicando no ícone da caneca todas as vezes que pedir mais uma. Em seguida, é possível somar a conta, incluindo os 10% do serviço, e dividi-la entre todos da mesa.
DEBATES NO CINE CLUBE CINEMA EM TRANSE
Ramayana Lira de Sousa e Alessandra Soares Brandão, professoras do PPGCL, estão promovendo o Cineclube Cinema em Transe. Os encontros ocorrerão na Unisul Tubarão dias 1º de setembro, 15 de setembro, 29 de setembro e 6 de outubro.
COMO PROSPECTAR EM TEMPOS DE GOOGLE?
(Texto de Juliana Cantanhêde, Gerente de contas estratégicas da ZipCode ) - Se eu quero um serviço, eu vou googlar, se eu quero um produto, eu vou googlar; até se eu quiser saber sobre onde passar minhas férias, eu vou googlar. Esse neologismo reafirma a era Google que influencia o comportamento de clientes que hoje preferem procurar a serem procurados.
Desta forma, como vou prospectar estes clientes? Vou ter que esperar que eles me procurem? Para responder estes questionamentos, façamos a seguinte reflexão: se uma empresa comunica-se oferecendo um produto ou um serviço que você já pensou ou está querendo, ou então desperta o seu interesse com condições atraentes voltadas para suas necessidades ou seus desejos, qual será o seu comportamento? Certamente, você vai querer aprofundar este primeiro contato.
Portanto, ter relevância e ser pertinente são requisitos primordiais para a conquista de novos clientes. Saber o que eles querem, como pensam e, principalmente, como compram, refletem ações mais direcionadas na conversão destes prospects.
Desta forma, eis que se torna imprescindível a utilização do marketing direto em suas ações, afinal, falar com quem interessa, conhecendo de antemão o perfil de seu público-alvo, além de evitar que você “mire com bala de canhão numa mosca”, permite que você alcance suas metas.
O que torna ainda mais atraente a utilização do marketing direto é que este poderoso aliado é acessível a qualquer tipo de negócio e a qualquer tamanho de empresa, desde sistemas mais simples aos mais complexos. Basta que tenha a matéria-prima que o sustenta: informação!
Para tanto, é necessário transformar dados em informações valiosas, ou seja, dados demográficos e dados transacionais só se tornarão informações valiosas se utilizados para compreender o seu público e nortear suas ações de vendas, com a abordagem certa e a oferta adequada ao perfil.
Assim, dar funcionalidade ao seu banco de dados, deixando que este seja um mero cadastro, vai lhe permitir atingir duas metas: vendas e redução de custos. Por fim, GOOGLAR também! Já que se somos pesquisados para saber o que oferecemos, por que não pesquisar para saber o que eles procuram?
PUBLICIDADE NO RÁDIO
O Comercial & Cia, que será transmitido hoje, às 21h20, na rádio BandNews FM, falará sobre o marketing digital no meio de tanta tecnologia,transformações e tendências. O entrevistado é Edmar Bulla, consultor e diretor executivo da CROMA Marketing Solutions. Participa também do programa o colunista Marcelo Tripoli com Trend Posts.
Essa notícia me enche de saudade. Lembra-me do programa Noite da Comunicação, que eu criei e apresentei na Rádio Eldorado de S. Paulo, na década de 70. O primeiro sobre o assunto apresentado pelo rádio brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário