CADÊ A ÉTICA?
Há cerca de dois anos, preocupado com o número de queixas da violação dos códigos de ética na área da publicidade, o SinaproSC criou um Conselho de Ética. De lá para cá, as queixas oficiais cessaram. Os casos de violação continuam acontecendo, mas as agências já não se queixam mais com a mesma ênfase. Em pouco mais de dois anos, o Conselho de Ética julgou apenas três casos. Coisass de SDantas Catrina, você deve estar pensando.
Ledo engano.
Semana passada a reunião do Conselho de Ética do Semp deixou os conselheiros espantados com o número de violações das normas da entidade, ocorridas em todo o país.
O EXAGERO DE CANNES
Ano passado, logo após o Festival de Cannes, critiquei o inconcebível número de leões – mais de 900 – distribuídos no Festival de Cannes. Afirmei que isso desmoralizava o Festival, transformado eu foi em um, balcão de negócios..
Mas, quando você faz pum em S. Paulo o Brasil todo sente o cheiro. Em Florianópolis, para o Brasil cheirar, você precisa ter uma diarréia. Então, ninguém me deu bola.
Este ano, o fato se repetiu. Só o Brasil trouxe mais de 670 leões, e finalmente publicitários e profissionais de marketing que lá estiveram manifestam sua decepção. E alertaram os responsáveis pelo evento pelo perigo que ele estava correndo.
O EXEMPLO DE GRAMADO
Nos próximos dias começa o Festival de Gramado. Tomara que ele não siga o (mau) exemplo.
CINEMA EM DEBATE
Segunda-feira que vem, debate sobre o filme O Desespero de Veronika Voss, de Rainer W. Fassbinder. O ideia é conversar sobre a reinvenção do melodrama na narrativa e na mise-en-scène. A atividade acontecerá na próxima segunda, dia 22, às 19 horas, no auditório do bloco C da Unisul Pedra Branca. Você está convidado.
CONCURSO
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA) abriram inscrições para o Concurso Nacional de Imagem do XXIV Congresso Panamericano de Arquitetos, que O premiará imagens que farão parte das três etapas de comunicação do XXIV CPA. O Congresso acontecerá em novembro de 2012 em Maceió. Inscrições pelo www.xxivcpa.com.br/concursoimagem.
A DESPEDIDA
Meio & Mensagem publicou, semana passada, entrevista de Márcio Moreira, vice-presidente mundial da McCan, que está se aposentando. Grande perda para a agência, maior ainda para a publicidade, hoje tão carente de gente como ele.
O VALOR DOS SHOPPINGS
De vez em quando me chamam de maluco, devido a certas convicções que manifesto. É o caso dos shoppings, cuja importância como meio de comunicação e de promoção não me canso de defender.
Para os que apostam na minha insanidade, transcrevo trecho de mastérias publicada segunda-feira passada no Estadão:
“Todos os meses, 329 milhões de pessoas passam pelos 408 shopping centers em operação no Brasil. Ou seja, são quase dois brasis.
“Foi diante desses números que Paulo Stephan, diretor operacional de mídia, e Thiago Lopes, diretor de planejamento, ambos da (Agência de Propaganda) Talent, constataram que há uma grande chance de os anunciantes conversarem com pessoas reais fora do tão aclamado mundo on-line.”
Um estudo realizado pela Agência e, batizado como Eu no Facebook, eu no Myspace e Eu no Shopping mostras isso.
“O que mais chamou a atenção foi a grande virada dos shoppings, que deixaram de ser simples centros de compras para se tornarem centros de inovação, entretenimento, tecnologia e construção de reputação de marca,” diz Stephan.”O espaço do shopping virou mídia, com enorme potencial de contato a ser explorado, que é pouco conhecido.”
“Como o shopping vem se tornando cada vez mais um espaço de convivência, com restaurantes de grife, academias de ginástica e uma infinidade de pequenos serviços, é lugar essencial para ações de marketing. Mas não qualquer ação para estimular apenas a venda física, mas para estimular o desejo.”
“Hoje em dia, as pessoas querem comprar desejo, e é nos shoppings que elas estão no ambiente da marca, estão interessadas no que as marcas oferecem. Por isso, é lá que as marcas devem ser provocadoras.”
PARA OS AMIGOS TUDO...
... PARA OS INIMIGOS, JUSTIÇA!
Os caras enfiaram a mão no dinheiro público. Ficaram milionários às nossas custas. A polícia descobriu e botou eles na cadeia.
Aí, algumas autoridades, presidenta inclusive, censuraram a polícia, porque “as algemas e as fotos atingiram a dignidade (!) deles.”
Sobre a nossa dignidade assaltada, eles se calam. Lembrei-me de Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol El País: “Que droga de país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?”
OS BONS E OS PÉSSIMOS
. Campanha Coca-Cola. Título de um dos anúncios:
Milhões de Pessoas
Participando da Semana
...(reprodução ilegível) ...
E ajudando a transformar
A vida de muitas famílias.
Os bons são mesmo
A maioria.
Incrível como uma empresa do porte e com a experiência publicitária da Coca-Cola consegue veicular uma campanha tão ruim. Tão ilegível.
. Campanha do Colégio Bandeirantes. Título de um dos anúncios: Aulas sobre sexo, aulas sobre drogas.
E às vezes os alunos ainda fazem shows de rock’n’roll
Brilhante. No Layout, no texto, na idéia.
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