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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A ÉTICA NA COMUNICAÇÃO

E mais: Deficit de Residências . Novo Aplicativo . IMETRO . Almap BBDO . Pepsi Música . Mídias Digitais

FALTAM CASAS EM SANTA CATARINA

A estimativa faz parte do Diagnóstico Habitacional do Estado de Santa Catarina, elaborado pela Cohab/SC e apresentado pela empresa DEMACAMP no Seminário "Ações de Regularização Fundiária Urbana e de Redução de Riscos de Desastres - uma abordagem interdisciplinar", realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Do déficit de 143 mil domicílios - dados de 2007-, 26% está na região Oeste, 22% no Vale do Itajaí, 18% no Norte do Estado, 14% no Sul, 13% na Grande Florianópolis e 7% na Região Serrana. Os dados levantados no diagnóstico apontam, ainda, que 4,6% das moradias do Estado, cerca de 91 mil domicílios, estão em situação precária. Destes, 35,58% abrigam famílias com renda inferior a 3 salários mínimos.

O diagnóstico foi apresentado pela arquiteta e urbanista Margareth Matiko Uemura e pelo sociólogo Flávio Henrique Ghilardi, ambos da DEMACAMP, na palestra "Política Nacional de Habitação, Plano de Habitação e Programas e Projetos Habitacionais de Interesse Social".

Outro dado apresentado por eles diz que 43% dos prefeitos reconhecem a existência de favelas no Município. 26% disseram haver cortiços e 69% disseram haver loteamentos irregulares ou clandestinos. (Portal da EconomiaSC)

TAM ESTÁ NAS NUVENS

A TAM Linhas Aéreas lança a versão teste do aplicativo TAM Nas Nuvens para iPad, que permitirá a leitura da edição de agosto da revista TAM Nas Nuvens, já disponível para download na Apple Store.

Durante o período de desenvolvimento e evolução do aplicativo, os clientes serão convidados, por meio das redes sociais, a participar com sugestões. Futuramente, será possível acessar todas as publicações de bordo da companhia, além de assistir a vídeos. A TAM Nas Nuvens é distribuída mensal e gratuitamente em todos os vôos nacionais e internacionais da TAM e tem tiragem de 150 mil exemplares.

HOJE É DIA DO IMETRO

O Sintex promove na próxima hoje uma reunião com o Imetro - Instituto de Metrologia de Santa Catarina. Serão debatidos aspectos sobre a comercialização de linhas e fios de costura, os problemas enfrentados pelo segmento de cama, mesa e banho, as medidas de produtos, entre outros temas. Representantes da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção também têm presença confirmada.

ONLINE E OFF LINE AGORA JUNTOS

AlmapBBDO, camopeã de criatividade, nem por isso se acomodou. Agora mesmo, seguindo uma tendência mundial, está anunciando uma reestruturação em sua criação e passa a integrar o online e o off line.

Fortalecendo a ideia de integração entre on e off, já colocada em prática desde maio deste ano, os profissionais das duas especialidades passam a dividir também o mesmo espaço físico, desenvolvendo em conjunto as campanhas para todas as plataformas.

PEPSI MÚSICA 2011 E O PÚBLICO JOVEM

Com o objetivo de estimular e revelar novos talentos, o Pepsi Música – maior concurso de bandas colegiais do Brasil – chega à sua 5ª edição com um novo formato e parcerias de sucesso. Pela primeira vez o concurso receberá inscrições de todos os estados do Brasil e contará com a participação do público, via redes sociais, para eleger a banda vencedora, que gravará um CD e assinará um contrato com a gravadora Som Livre. Lucas Silveira e Rodrigo Tavares da banda Fresno foram os escolhidos para apadrinhar o Pepsi Música 2011.

Bandas escolares de todo o país poderão fazer suas inscrições entre os dias 16 de agosto e 11 de setembro, desde que 50% de seus integrantes estejam matriculados em colégios públicos ou privados e todos tenham entre 13 e 21 anos. Para participar do Pepsi Música, os candidatos deverão preencher o cadastro de inscrição e disponibilizar um link que dê acesso a um vídeo com uma música de autoria própria. O regulamento completo, bem como o cadastro para inscrições, estará disponível no http://musicabrasil2011.pepsimundo.com/ desde o dia 16.

Na etapa eliminatória, o público vai eleger quatro bandas para a grande final, sendo também um dos responsáveis pela escolha da banda vencedora, através de votação no Facebook e buzz nos canais oficiais da Pepsi Brasil no Twitter (@pepsibr) e no YouTube (www.youtube.com/pepsidoseujeito). O processo será realizado pelos internautas da seguinte maneira:

Facebook - A votação acontecerá na página oficial da Pepsi Brasil no Facebook, www.facebook.com/PepsiBrasil, numa área específica destinada ao concurso. Cada uma das bandas terá uma foto para a escolha do público seguida de um botão “Votar”. A banda com o maior número de cliques ganhará a maior nota;

Twitter - Cada uma das bandas deverá obter uma menção (hashtag) em cada comentário. A hashtag deverá ser constituída por #podesernomedabanda. A banda que conseguir o maior número de menções da hashtag personalizada ganhará a maior nota. O uso de uma hashtag em separado não será considerado nas medições;

YouTube - A banda que tiver o maior número de avaliações positivas de seu vídeo no canal da Pepsi (http://www.youtube.com/pepsidoseujeito) terá a maior nota. O vídeo exibido será o mesmo disponibilizado pelos participantes da banda no momento da inscrição.

O resultado da votação popular será veiculado no site oficial do concurso http://musicabrasil2011.pepsimundo.com/ e na página do Facebook oficial da realizadora www.facebook.com/PepsiBrasil

O anúncio da banda vencedora acontecerá no dia 27 de novembro, em um show em São Paulo, quando as quatro finalistas abrirão o show da Fresno, no Citibank Hall.

CURSO DE ESPECIALISTA EM MÍDIAS DIGITAIS

O Centro Europeu, seguindo uma forte tendência do mercado, está lançando o curso Especialista em Mídias Digitais. Detalhes: (41) 3233-6669 ou http://www.centroeuropeu.com.br/.

CASOS DE ÉTICA

Na semana, um dos assuntos mais comentados foi a reportagem da A Liga sobre condições de trabalho degradantes, nas quais fornecedores da Zara estão envolvidos. A Zara se prontificou a comunicar que não compactua com essas condições de trabalho e, muito provavelmente, no seu contrato de fornecimento está estipulado que não devem haver tais condições.

Traço um paralelo semelhante com o que vem acontecendo nas compras de serviços de marketing.

Na semana passada mesmo, participamos de um processo de concorrência na qual a empresa contratante definia quanto queria pagar e simplesmente perguntava quem aceitava. Detalhe importante: o preço pago era abaixo do custo. Mais do que isso, não era que o custo da minha empresa era incompatível, mas simplesmente que o custo de qualquer empresa não fecharia a conta.

E isso já aconteceu outras vezes. Em todos os casos nos posicionamos mostrando que a conta não fecha. Em todos os casos, não tivemos retorno satisfatório e alguma empresa topou em fazer.

Em alguns casos em que informamos que o fornecedor provavelmente trabalharia em condições ilegais, a resposta que recebemos foi: “Nosso jurídico estabelece muito claramente no contrato que isso não pode e a empresa que fizer será punida.”. Infelizmente nos dias de hoje, apenas colocar regras no contrato não salvaguarda a reputação das empresas. Por mais que a Zara tenha estabelecido em contrato que seus fornecedores não podiam se utilizar de trabalho degradante, perante o consumidor a Zara tinha responsabilidade por verificar isso.

Ficar sentado num escritório e cercar-se de termos jurídicos não resolve mais nos dias de hoje.

É por isso que AMPRO, Associação de Marketing Promocional, e ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, desenvolveram um Guia de Seleção de Agências de Marketing Promocional. O guia indica claramente a importância de conhecer fisicamente quem você está contratando, conhecer os serviços que oferece e por aí vai.

Não há nada de errado nas empresas buscarem, ano a ano, reduzir custos. O que está errado é insistir numa redução linear, ano após ano, trocando de fornecedores a cada momento.

Incentivos são o que movem as empresas. Para o bem e para o mal. Ao estimular uma competição predatória e sem margens algumas empresas estão dizendo: “Sejam bem vindos fornecedores ilegais”. Por que os fornecedores sérios e profissionais não aceitarão tais condições.

Fácil falar, difícil fazer. Sem dúvida nenhuma a tarefa de compras não tem sido nada fácil. E é por isso que a AMPRO se coloca à disposição para ajudar os departamentos de compras a tornarem seus processos mais transparentes e profissionais (é só entrar em contato pelo diretoria@ampro.com.br). Pois comprar melhor nem sempre é comprar pelo menor custo. (Texto de Guilherme de Almeida Prado, presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e sócio diretor da Plano1, postdado no Portakl da Propaganda).

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