Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CONTRA A PUBLICIDADE INFANTIL

E ainda: Bill Bernbach . Prêmios . Eventos . Redes Slocikaiks e Consumo

AS SÁBIAS PALAVRAS DE BILL BERNBACH

Se estivesse vivo, Bill Bernbach, o homem que influenciou a mudança da  cara da publicidade no mundo, teria completado 100 anos sábado passado.Aqui em Santa Catarina Emílio Cerri, um dos caras que mais conhecem marketing e comunicação neste país, publicou, no site dele (www.comgurus.com.br) excelente matéria sobre o pai da criatividade publicitária. Extraí de lá as frases que ele pronunciou e que Emílio coletou:
“Você não consegue persuadir um pessoa pelo intelecto, só pelas paixões.”
“Regra é aquilo que o artista quebra; o memorável nunca vem de uma fórmula”
“A mágica está no produto”
“Ninguém conta a qualidade de comerciais seus que vão ao ar. Eles lembram-se apenas da impressão que você deixa”.
“A publicidade não cria uma vantagem de produto. Ela apenas a expressa”
“Posso colocar em uma página a foto de um homem chorando, e será apenas a foto de um homem chorando. Ou então, posso colocá-lo de uma maneira que o fará querer chorar. A diferença é a vocação artística intangível da qual o mercado desconfia”.
“Eu alertei você sobre a crença de que a publicidade é uma ciência”
“Nosso trabalho é vender o produto dos nossos clientes. E não a nós mesmos. Nosso trabalho é matar o talento que nos faz brilhar mais do que o produto. Nosso trabalho é simplificar para dilacerar o que não tem a ver, extirpar as ervas daninhas que estão asfixiando a mensagem do produto”
“Nosso trabalho é dar vida a fatos mortos”
“Uma grande campanha fará um produto ruim falhar mais rápido. Ela fará mais pessoas saberem que o produto é ruim”
“Adapte suas técnicas a uma ideia, e não sua ideia a suas técnicas”
“Há poucas coisas tão destrutivas quanto uma ideia incorreta expressa de maneira persuasiva”.
“A criatividade é uma forma de arte esotérica e obscura? Não na sua vida. Ela é a coisa mais prática que um homem de negócios pode usar”.
“Não há quase nada que não tenha a capacidade de nos chatear”
“O boca a boca é a melhor mídia de todas”
“Uma ideia pode se tornar trevas ou mágica dependendo do talento que se enfrenta com ela”.
“Os grandes erros são cometidos quando sentimos que estamos fora de qualquer questionamento”
“Os gigantes de verdade sempre foram poetas, homens que saltaram dos fatos para o reino da imaginação e das ideias”
“O propósito da publicidade é vender. É por isso que o cliente paga, e se esse objetivo não permear cada ideia que você tem, cada palavra que você escreve e cada foto que você tira, então você é uma farsa e precisa sair desse mercado”.
EVENTOS
. CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA  - A  Unesp  realizará, de 25 a 27 de outubro, o 6º Congresso de Extensão Universitária. Detalhes: www.proex-unesp.com.br/6congresso
.  DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS ÀS MEGALÓPOLIS LATINO-AMERICANAS  - O seminário Desafios Socioambientais às Megalópoles Latino-Americanas: Os Casos de São Paulo e da Cidade do México, será realizado no IEA da USP quinta-feira que vem com transmissão ao vivo pelo www.iea.usp.br/aovivo  Detalhes: www.iea.usp.br e: ineshita@usp.br .
PRÊMIOS
PREMIO JOVENS ARQUITETOS  - Abertas até 23 de agosto as inscrições para o 10º Prêmio Jovens Arquitetos, realizado pelo  Instituto de Arquitetos do Brasil. Detalhes: www.iabsp.org.br/concurso.asp?ID=143
PREMIO HENRI NESTLÉ -  A terceira edição do Prêmio Henri Nestlé estará com inscrições abertas até 31 de janeiro. Serão destinados R$ 42 mil aos ganhadores, além de notebooks e viagem à Suíça para visitar o Nestlé Research Center. Temas: Nutrição em Saúde Pública, Ciência e Tecnologia de Alimentos”e Nutrição Clínica. Detalhes: www.nestle.com.br/phn
PIAUÍ ESGOTA E É REIMPRESSO
 Com a repercussão da demissão do ministro Nelson Jobim, e a publicação de seu perfil, A Revista Piauí esgotou em quatro dias e teve de ser reimpressa.  A revista  precisou de mais 15.000 exemplares para atender os leitores  da Grande São Paulo, do Grande Rio e da região de Brasília.
SUVINIL PATROCINA ONDE ESTÁ A FELICIDADE?
A Suvinil, é uma das patrocinadoras do filme Onde está a felicidade?, dirigido por Carlos Alberto Riccelli:  doou 913 litros de tintas e mais de 288 bisnagas de colorantes.
O AR, OS MACHUCADINHOS
 Band Aid procura reforçar o conceito de que os machucados que aparecem com as brincadeiras e fazem parte de uma infância saudável e inesquecível. A campanha usa os personagens Bolhinha, Cortinho, Feridinha, Raladinho e Galinho – machucados comuns e conhecidos. Os vídeos podem ser vistos no  Discovery Kids  e no  www.discoverykidsbrasil.com/machucadinhos.
SUJINHO ESTÁ DE VOLTA. COM OUTRA CARA.
Há algumas dezenas de anos ficou famoso o personagem Sujinho, que pedia  que cada cidadão cuidasse da limpeza. Agora, a idéia ganha amplitude mundial, com o objetivo de diminuir a quantidade de lixo produzida no mundo. É o Limpa Brasil Let’s Do It!, iniciativa da Atitude Brasil, da Unesco e do programa Let’s Do It! World.
Consta de campanha composta por comerciais, spots, anúncios, mídia online e ações pontuais a serem implementadas neste semestre . Participam  Chico Buarque, Milton Nascimento, Marília Pêra e Tião Santos,
O Let’s Do It! é um projeto internacional já adotado por mais de 20 países. Até 26 de setembro, o Limpa Brasil Let’s Do It! realizará mutirões de limpeza com a participação da população em sete cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Brasília, Campinas e São Paulo. A expectativa é de que 350 mil pessoas participem da ação. (com a colaboração do PropMark)
ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE
 O Centro de História da Arte e Arqueologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp realizará, de 19 a 23 de setembro, o 7º Encontro de História da Arte. www.unicamp.br/chaa/eha/index.htm
E AGORA¿
Estão dizendo que a bola da Copa já tem nome. Chama-se Jaburlamos.
REDES SOCIAIS E CONSUMO
Pesquisa encomendada pela Unisys à IDC sobre o fenômeno da Consumerização de TI no Brasil - uso das chamadas tecnologias de consumo (dispositivos móveis e redes sociais) no ambiente corporativo – aponta que as empresas e os funcionários estão em desacordo quanto às formas como as redes sociais são utilizadas na comunicação das empresas.
 Foram ouvidos 306 iWorkers (funcionários que utilizam as tecnologias da informação como parte de seu dia a dia)  e 101 executivos de TI de diversas organizações localizadas nas principais cidades do Brasil.
Para 51% dos trabalhadores brasileiros entrevistados as mídias sociais são utilizadas na comunicação da empresa com os clientes, enquanto em apenas 28% das organizações ela é realizada. Para 48% dos funcionários as redes sociais são um canal para a comunicação entre eles e seus empregadores. Apenas 12% consideram que essa prática esteja em uso. Outro dado curioso é que 24% dos iWorkers consideram as mídias sociais como forma de manter contato com os fornecedores, mas somente 6% das corporações entendem ser esta uma prática em seu ambiente.
Por outro lado, 29% das empresas admitem usar as mídias sociais para recrutar funcionários. A afirmação é compatível com os 25% dos trabalhadores que responderam da mesma maneira.

NOVO PROJETO CONTRA A PUBLICIDADE INFANTIL

Em discussão na Câmara Federal mais um dos muitos projetos de lei que discutem a publicidade infantil. Desta vez, o autor é o deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ), que sugere, de maneira definitiva, a proibição da veiculação pela televisão de publicidade destinada ao público infantil entre 7h e 22h. Segundo o deputado, o projeto tem como principal objetivo regulamentar o setor, como já acontece em outros países, como Suécia, Grécia, Austrália e Portugal.

No Brasil, afirma, embora haja um sistema de autorregulamentação publicitária, que prevê limites à propaganda infantil, o mercado ainda não está maduro para que possamos abrir mão de uma legislação mais restritiva.
(Texto de Andréa Valerio, postado no PropMark)


Nenhum comentário:

Postar um comentário