E mais: Governos e verbas de propaganda . A mulher e o fumo . 100 anos de Jânio Quadros
28 CORRENDO ATRÁS DE 150 MILHÕES
28 agências de propaganda participam da Concorrência nº 002/2011 da SECOM – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - destinada a contratação de empresas para prestação de serviços de publicidade, que irão administrar uma verba de R$ 150 milhões de reais. Serão escolhidas apenas três agências.
Parece muito dinheiro. Mas não é, se compararmos com a verba de 105 milhões em licitação destinada pelo governo catarinense para o mesmo fim.
Por outro lado, lembre-se de que na “era Lula” foi criada uma Diretoria de Comunicação Integrada. Significa que todos os órgãos ligados ao Governo têm de falar a mesma linguagem adotada pelo Secom. De posse dessa informação fica fácil imaginar a comunicação do Banco do Brasil, da Caixa, da Petrobrás, dos Correios etc multiplicando a mensagem oficial.
Quer mais¿
Também a partir da “era Lula” o governo passou a distribuir parte da verba de comunicação entre os pequenos veículos. Simultaneamente começou a oferecer, gratuitamente, uma coluna assinada pelo(a) presidente. Você aí, dono de um pequeno jornal ou de uma pequena rádio teria coragem de recusar essa troca¿MAIS RISCO PARA MULHERES FUMANTES
Nova má notícia para os fumantes, especialmente mulheres. O aumento no risco de desenvolver doenças coronarianas por causa do hábito de fumar é 25% maior para mulheres do que para homens.
A afirmação é de um estudo publicado na revista The Lancet, por Rachel Huxley, da Universidade de Minnesota, e Mark Woodward, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que pode ser lido no www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60781-2/abstract.
50 ANOS DE JÂNIO QUADROS
A Revista Veja, vai recontar a história de Jânio Quadros. A edição, que circula no dia 20, trará reportagem especial sobre a renúncia do ex-presidente da República, ocorrida há 50 anos – em 25 de agosto de 1961 –, apenas sete meses depois de ter assumido o cargo.
A versão para iPad será gratuita e apresentará um passeio multimídia pelos anos 60. Por três meses, a equipe de Veja garimpou biografias de Jânio, jornais e revistas da época e livros de história, além de fazer entrevistas com especialistas e uma intensa pesquisa iconográfica em acervos de fotos do País.
A partir dessa busca, foi possível reunir o máximo de informações para explicar os acontecimentos que levaram Jânio à renúncia e mostrar o impacto político e econômico do ocorrido. O produto jornalístico que surge deste trabalho é um verdad eiro passeio multimídia pelo governo “vassourinha”, símbolo adotado por Jânio para demonstrar a “limpeza” que pretendia fazer no Brasil. O especial é complementado pelo visual convidativo, que estimula o leitor a ingressar nessa viagem e conhecer cada detalhe da história, com apenas um toque. Os leitores poderão baixar o conteúdo gratuito da edição a partir das 8:00 de sábado (horário de Brasília) na App Store. Para ter acesso a esta edição, basta que o usuário tenha em seu iPad o aplicativo gratuito de Veja. (Fontes: Leandro Machado, CDN Comunicação Corporativa e Portal da Propaganda)
USO CORPORATIVO DAS MÍDIAS SOCIAIS
(Por Elizangela Grigolett, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, empresa de soluções em inteligência de mercado. www.miti.com.br). - Apesar de mais da metade dos brasileiros utilizarem as redes sociais online e canais como Facebook, Orkut e Twitter já estarem estabelecidos no Brasil, ainda há muitas empresas que hesitam em participar oficialmente desta movimentação, perdendo, assim, a oportunidade de estabelecer relações relevantes com seu público-alvo.
No ambiente online os consumidores podem opinar sobre suas escolhas, trocando informações e impressões que não se restringem mais a barreiras geográficas ou sociais, aumentando a visibilidade das empresas no dia a dia do consumidor. Por consequência desta percepção, os investimentos em marketing digital aumentaram e para se destacar mais do que nunca é preciso inovar.
Quando falamos sobre redes sociais, o ponto mais importante é justamente a compreensão de que elas são ambientes de relacionamento. Esse é o grande objetivo do mundo corporativo participar desta movimentação. Para tanto, manter os perfis atualizados, utilizar uma linguagem direta, retornar aos questionamentos e planejar ações para contornar insatisfações ou objeções são itens indispensáveis para que essas ações sejam de fato produtivas. Estar presente apenas para manter um canal social sem uma atuação planejada e sem fornecer conteúdo relevante para o público-alvo, dificilmente conquistará o consumidor.
Para fundamentar a atuação nas mídias sociais, alguns pontos devem ser avaliados e planejados pelas corporações:
- Quais os canais adequados para cada negócio.
- Quais as características de cada um deles para adequação de linguagem.
- Quais os objetivos a serem atingidos com esta atuação.
- Como a concorrência já está atuando.
- O que o consumidor espera ouvir da marca nas mídias sociais.
O monitoramento constante e a avaliação da repercussão dessas ações permitem basear toda esta atuação e direcionar os próximos passos para a formação de uma imagem sólida junto ao público-alvo. Desta forma, as vulnerabilidades podem ser identificadas e efetivamente transformadas em oportunidades, viabilizando o processo de fidelização da rede de consumidores e fortalecendo a imagem de transparência das instituições.
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