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segunda-feira, 11 de julho de 2011

CAPES ANUNCIA 34 PROJETOS


Leia também: Kotler e os 4 Ps . Radio-X do Marketing Promocional

PHOCUS, POR ONDE TUDO COMEÇA

Quem inventou os 4 Ps – PRODUCT, PROMOTION, PLACE e PRICE – ao contrário do que muitos imaginam, foi JEROME McCARTHY, e não PHILIP KOTLER. Sua contribuição às práticas do marketing data do ano de 1960, e se encontra no livro BASIC MARKETING. A MANAGERIAL APPROACH”.

O burocrático, preguiçoso e entendiante PHILIP KOTLER, 51 anos depois, continua se restringindo aos 4 Ps, como se nada mais tivesse acontecido no mundo, na vida, nas empresas, no MARKETING. A matriz de trabalho do MADIAMUNDOMARKETING, hoje adotada em milhares de empresas em todo o mundo, e nas melhores Faculdades de Administração de diferentes países, coleciona 12 Ps. E o primeiro dos Ps, o mais importante de todos, por onde tudo começa e se origina, PHOCUS. Exatamente como escrito na mitologia grega, celebrando o filho do rei ÉACO e PSÂMATE, batizado de PHOCUS, pela obstinada determinação de seu pai, infinitas vezes suportada por PSÂTAME, até finalmente sucumbir, de ter um filho.

Ter PHOCUS é a virtude principal de todos os empreendedores, muito especialmente num mundo que a cada dia que passa multiplicam-se as especializações a partir de preferências cada vez mais específicas dos consumidores. Pré-condição básica, essencial e definitiva para se almejar o sucesso. E 99,9% das empresas bem sucedidas do mundo apresentam essa característica.

Mas, volta e meia, muitas pessoas perguntam aos nossos consultores, como explicar-se empresários bem sucedidos como ALBERTO SARAIVA do HABIB´S, ou, RICHARD BRANSON da VIRGIN? A resposta mais cômoda e fácil seria a de dizer que TODA REGRA TEM EXCEÇÃO, e os dois fazem parte da EXCEÇÃO, dos 00,1%. Mas, os que nos perguntam merecem todo o apreço, carinho e consideração, e uma resposta mais séria e verdadeira.

Algumas pessoas, poucas, tem a capacidade de trabalhar com um PHOCUS mais aberto, ou totalmente aberto. ALBERTO SARAIVA começou seu negócio circunstancialmente. Nascido em Portugal, veio para o Brasil com menos de um ano de idade. Foi criado no Paraná, e mudou-se para São Paulo para cursar medicina. Seu pai possuía uma pequena padaria no Brás, São Paulo, e num assalto foi assassinado. E o Dr. ALBERTO virou Dr. HABIB´S, descobriu sua vocação e capacidade de alimentar pessoas com qualidade e preço baixo, e desde então, ainda que preservando num de seus negócios a denominação que remete a culinária árabe, HABIB´S, vende no mesmo espaço sanduíches, sorvete, pastéis, pizza, e, mais recentemente, bolinho de bacalhau.

Assim, a explicação é que de um PHOCUS original voltado para atender pessoas que buscavam comida árabe, acabou descobrindo a ciência e a arte de alimentar pessoas com qualidade e preço, e passou a oferecer a essas pessoas, mais que comida árabe, o melhor lugar para se comer diferentes tipos de alimentação, com qualidade e preço acessível. Seu PHOCUS evoluiu, se alargou, concentrou-se em pessoas que buscam qualidade, variedade e preço, e hoje, com total merecimento, é O CAMPEÃO no negócio de alimentação rápida.

Já BRANSON, péssimo aluno, gago, tímido, fugiu da escola aos 16 anos. Talvez por todas essas dificuldades iniciais, acabou se apaixonando pela marca que lhe deu seu primeiro sucesso, VIRGIN, e desde então pratica uma temeridade. Usa a mesma marca para todos os seus negócios – mais de 300 empresas. De companhia de aviação, a cartão de crédito, agência de viagens, aluguel de carros, música, refrigerantes, drinques, emissoras de rádio, bancos. Como BRANSON explica seu sucesso e seu PHOCUS? “Começo uma empresa quando encontro algo que me interessa”. O PHOCUS de BRANSON é, portanto, se divertir.

Se você não passou pelo que ALBERTO SARAIVA e RICHARD BRANSON passaram, se você não tem essa capacidade única desses dois gênios de conviverem com sensibilidade e consistência a PHOCUS tão amplos e abrangentes, enquadre-se nos 99,9% dos negócios de sucesso. Mantenha, cada vez mais, um PHOCUS mais restrito e específico. Quanto mais, melhor. ( FRANCISCO MADIA, para o MADIAMUNDOMARKETING).

CAPES ANUNCIA 34 PROJETOS

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o resultado do Programa Capes/DAAD/CNPq, fruto da cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Capes selecionou 34 projetos, em diferentes áreas do conhecimento, como genética humana e musicologia. As propostas receberão bolsas para realização de doutorado pleno, sanduíche e duplo na Alemanha. Detqlhes pelo (61) 2022-6669.
 RAIO X DO SETOR PROMOCIONAL
A Associação de Marketing Promocional divulgou os resultados da Pesquisa Ampro-Ibope 2011. O levantamento, feito pelo Ibope Solution e coordenado pelo vice-presidente executivo da Ampro, Auli De Vitto, consultou executivos de 85 empresas que contratam serviços de marketing promocional, no sudeste, sul, nordeste e centro-oeste.
55%  das empresas entrevistadas pertencem ao segmento industrial, sendo 21% de alimentos e bebidas e os demais divididos entre entretenimento; farmacêutica; cosméticos e perfumaria; papel, celulose e derivados; química; construção; automobilística e outras. As outras  45%, atuam em serviços:  12% no comércio varejista. Os demais, foram  divididos entre instituições financeiras, internet, transportes, serviços médicos, serviços públicos, instituições de ensino, telecom, entre outros. A maior parte está na região Sudeste (79%).
O estudo revelou crescimento no planejamento das ações – 82% responderam que há um planejamento prévio para ações de marketing promocional,  9% a mais que o observado em 2009. As respostas mostraram  tendência de crescimento para  68% das verbas das empresas, com média de 16% de aumento dos recursos destinados a ações promocionais.
61% dos executivos demonstraram que estão satisfeitos ou muito satisfeitos com as agências de promo com as quais costumam trabalhar. Para 41% dos entrevistados, as campanhas promocionais têm sido mais criativas que as de propaganda, um crescimento de 9% em relação às respostas da última pesquisa Ampro-Ibope.
Para 53% das companhias, a divisão de verba também está pesando mais para o lado da promoção, com crescimento de 7% em comparação aos resultados para a mesma questão observados em 2009.
Uma das informações novas trazidas pela terceira edição da pesquisa Ampro-Ibope foi a intenção das empresas em investir em ações mais sustentáveis, sendo que 83% delas pretendem destinar mais recursos para a sustentabilidade em todas ou algumas ações promocionais nos próximos meses. "Este dado traz uma excelente oportunidade para as agências. Aquelas que se diferenciarem e souberem mostrar o caminho para ações mais sustentáveis, vão se destacar", ressalta Guilherme Prado.
Em virtude do crescimento observado na economia do Nordeste, outra novidade da pesquisa foi ter buscado a percepção das empresas com relação às ações promocionais naquela região. Para 76% dos entrevistados, as ações de marketing promocional tendem a ser mais implementadas por agências locais, o que evidencia um cenário propício para investimentos no setor, localmente.
Os resultados demonstraram ainda o crescimento nos investimentos das empresas em mídias sociais e destacam a importância desses canais para as ações promocionais: 73% das empresas consultadas já investem em divulgação em redes sociais e, dentre elas, 82% pretendem aumentar em média 42% o investimento.
Foi observado ainda que, dos 27% que não investem nesse tipo de divulgação, 57% pretende investir em canais como o Orkut, Facebook, Twitter, entre outros.
O aumento no poder de consumo da Classe C tem levado as empresas a investirem em ações e produtos voltados para esse público. Além disso, na percepção dos executivos entrevistados (68%), esse nicho da população já pode  ser atingido também com recursos do marketing digital e entendem que vale a pena investir em ações com esta finalidade. Os dados mostraram ainda que para 55% das empresas consultadas a promoção é o melhor instrumento para atingir as classes C, D e E.
Das várias ações de marketing promocional listadas na pesquisa, as respostas mostraram um crescimento de 48% da preferência para as ações que envolvem marketing digital nos próximos anos. Foram 78% contra 30% em 2009.
Na sequência, predominam as ações no ponto de venda, com preferência de 59% das empresas (crescimento de 3% em relação à última edição da pesquisa); atividades de marketing de incentivo, com 49% (crescimento de 3%); eventos, com 47% (crescimento de 14%) e promoções com distribuição de brindes, também com 47% (crescimento de 28%). (Fontes: Ana Luiza Panazzolo, Camila Barini, Fernanda Pereira | Equipe CBS Comunicação| Portal da Propaganda)

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