Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

FALTAM CEM MIL PROFESSORES

Leia também: Artes Gráficas . Caça Talentos . Vacinação . Realidade e Ficção . Etc
EU OUVI NA QUEIJARIA
“Ih, rapaz!  A coisa está feia na Vale. O governo meteu o dedo lá e exigiu a demissão de Roger Agnelli. Um grupo de diretores não gostou, porque a empresa vai muito bem, obrigado, e a ingerência política irá prejudicá-la.  Ele ameaça pedir demissão conjunta, caso a intenção do governo se concretize.”
“Estão certos. PT e PMDB estão de olho na boquinha.”
FRASE DA SEMANA
“Há necessidade de que haja uma mudança cultural, que os homens comecem a assumir mais as esferas da tarefa doméstica, o cuidado dos filhos, dos idosos, ou mesmo atividades como lavar louça.” (Teresa Sacchet, cientista política, à Revista Propaganda).
Filhos e idosos, tudo bem. Mas desse negócio de lavar louça estou fora.   
SEMANA DE ARTES GRÁFICAS
Sorocaba terá pela quinta vez a Semana de Artes Gráficas (SAG). O evento acontece de 28 de março a 1º de abril no Grand Hotel Royal (Rua Dr. Álvaro Soares, 451, Centro). A iniciativa conta com seminários e palestras sobre gestão, produção e vendas na área gráfica.
A SAG é uma das mais bem sucedidas iniciativas criadas pelo setor gráfico. Este ano foi estendida para diversos estados brasileiros, graças à parceria que a Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) fez com o Sebrae Nacional.
O evento conta ainda com a experiência técnica da ABG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e apoio do Sindigraf São Paulo. Detalhes;  www.abtg.org.br,  pelo telefone 11 2797 6700 ou pelo  sag@abtg.org.br.
Se eu fosse diretor de arte ou produtor gráfico daria um pulinho lá, porque se tem uma área onde peças publicitárias são de péssima qualidade, é essa.

E TEM MAIS
Diretores de arte, produtores e gestores poderão, também, aproveitar mais esta oportunidade: o curso Gestão de catálogo e conteúdo para livros digitais, oferecido pela Escola do Livro, da CBL (Câmara Brasileira do Livro), acontecerá  dia 6 de abril, das 9:30 às 13:30. A iniciativa tem como objetivo evidenciar o processo de criação de catálogos de livros digitais, bem como uma visão global sobre o assunto.
Plataformas, formatos e DRM (Digital Rights Management) fazem parte do conteúdo do curso, que conta ainda com a apresentação de cases na área. Também serão apresentados  aspectos do gerenciamento de conteúdo. As aulas do curso serão ministradas por Ednei Procópio, que é editor e sócio-fundador da Giz Editorial.
Procópio atua há 10 anos no mercado de livros digitais. É ainda autor da obra O livro na era digital e coordenador Geral do Cadastro Nacional de Livros, desenvolvido pela CBL. Mais informações do curso podem ser obtidas pelo e-mail escoladolivro@cbl.org.br ou pelo telefone 11 3069 1300.
CAÇA TALENTOSTalentos de todo o Brasil começaram a ser recrutados nesta semana para o programa Temporada de moda Capricho, que está em sua terceira edição. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril através do site www.temporadademoda.com.br.
ANOTE AÍ
De 25 de abril a 13 de maio acontecerá a Campanha de Vacinação Contra Gripe. Crianças e gestantes devem participar.
BEBIDA VERSUS ALIMENTOS
Pesquisa do IBGE mostra que o brasileiro consumiu entre 2008 e 2009, em média, mais refrigerante do que pão francês. Mais cerveja do que macarrão.
PREÇOS
O DVD Batman, o Cavalheiro das Trevas, custa, nos Estados Unidos, US$ 24. No Brasil, o equivalente a US$ 85,50.
A FICÇÃO VAI  SE TORNANDO REALIDADE
Outro dia li, em algum lugar, que já estão ponto em funcionamento máquinas que conversam com máquinas.   Outro dia, noticiaram que conseguiram produzir esperma em laboratório.
E a Revista Isto É de 16 de março noticiou:
“A amígdala cerebral e o córtex pré-frontal são regiões do cérebro pré-frontal são regiões reguladoras de emoções como culpa, remorso e medo de punição.”
Dois pesquisadores americanos estão revolucionando a comunidade científica ao afirmarem que, estudando essas duas importantes áreas, é possível identificar em crianças de 3 anos se elas apresentam riscos de se tornarem criminosas.”
“Segundo os cientistas Adrian Raine, da Universidade da Pensilvânia, e Natalie Fontaine , da universidade de Indiana, o cérebro de psicopatas  (desde um homicida até um político corrupto) exige amígdalas 20% menores do que as do cérebro de um não criminoso.”
Lembrei-me dos contos que o cientista Isaac Asimov escreveu na segunda metade do século passado.    
CADÊ OS CURSOS DE COMUNICAÇÃO?
Neste 2001`comemora-se o centenário de Marshall  McLuhan. Excelente oportunidade para estudar a obra e o pensamento dele. Mas até agora parece que ninguém de mexeu.
ENCOLHEU!
A figura do Obama ficou menor depois que ele visitou o Brasil.
VEXAME A VISTA
Deu no Valor Econômico de sexta-feira  passada:
“O Brasil está despreparado, do ponto de vista tecnológico, para abrigar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. A avaliação foi feita ontem por executivos do setor, que enxergam nessa lacuna oportunidades para fazer investimentos.”
(...) “Conforme projeções do (Empresa de Pesquisa) IDC, o Brasil terá 41 milhões de conexões de banda larga e 1,1 milhão de assinantes da quarta geração da telefonia móvel (4G) que ainda não foi licitada, na época  do mundial de futebol.”   
LIVROS
1.                 O  novo Brasil, de Albert Fislow (Editora Saint Paul), explica mudanças ocorridas no Brasil nos últimos 25 anos. Ele é professor da Universidade Columbia.
2.                 A vida imortal de Henrieta Lacks (Companhia das Letras) resgata imagem da mulher que transformou a biomedicina.
3.                 Fernando Pessoa: uma (quase) Biografia (Editora Record), do pernambucano José Paulo Cavalcanti, resultado de uma pesquisa de oito anos, e a primeira sobre o poeta português escrita por um brasileiro .
FALTAM PROFESSORES
Deu no Estadão de sábado passado:
“O Brasil precisa incluir 2 milhões de crianças de 4 e 5 anos na escola e, para isso, o número de docentes tem de crescer quase 40% em todo o país, afirma estudo do Inep; dados, no entanto, mostram que escolas de magistério estão perdendo alunos. Universalização da pré-escola  esbarra na falta de mais de 100 mil professores.”
TEATRO GROTESCO
Começou quarta-feira passada em S. Paulo, e vai até o fim de abril, o 2º. Festival N.Ex.T. de Teatro Grotesco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário