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sexta-feira, 25 de março de 2011

A EDUCAÇÃO EM CHEQUE

Leia também: Concurso de Cartum . Física do Cotidiano . Protesto do Empresário . Etc

EU OUVI NA QUEIJARIA

“O caso dos fichas sujas mostrou que a Justiça brasileira é cega.”
“E surda.”

CONCURSO LUSO-BRASILEIRO DE CARTUM UNIVERSITÁRIO

A Intercom e o Museu Nacional da Imprensa, de Portugal, lançam o I Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário, que visa fortalecer as relações universitárias entre Brasil, Portugal e demais países de língua portuguesa, através da linguagem universal do humor.
O Concurso não terá tema definido e é dirigido a alunos de graduação e pós graduação que poderão apresentar trabalhos nas categorias charge, caricatura, tiras em quadrinhos e cartum, propriamente dito.
Faça download da ficha de inscrição.
As inscrições até 15 de maio.
Detalhes: rmdcosta@uol.com.br

ENCONTROS DEBATEM FÍSICA DO COTIDIANO

O Programa Geron, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da PUCRS (Prac), está recebendo inscrições para os Encontros de Física para o Cotidiano, voltados a pessoas com 60 anos ou mais. A ideia das aulas, ministradas pelo professor da Faculdade de Física (Fafis) Antônio Dias Nunes, é incentivar o grupo a conhecer os fenômenos físicos que os cercam em suas tarefas básicas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da Faculdade, no prédio 10 do Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre). Informações (51) 3320-3535.

EVENTOS PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO

Entre 25 e 27 de maio a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sediará dois eventos que terão como tema central a Educação. O Grupo de Pesquisa Financiamento da Educação Básica, vinculado ao Departamento de Educação (DEd), organiza o I Simpósio de Políticas Públicas de Educação e o IV Seminário de Financiamento da Educação.
As inscrições para apresentação de trabalhos e participação já estão abertas e podem ser efetuadas pela Internet, em www.ufscar.br/simppolufscar.
Os interessados em apresentar trabalhos no Simpósio devem se inscrever até o dia 30 de março. As sessões de comunicação oral recebem inscrições até 15 de abril e os interessados em participar do evento, sem apresentação de trabalho, podem se inscrever até 20 de maio. atividades pode ser consultado em www.ufscar.br/simppolufscar Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8365.

ESTUDOS COMPARADOS

Abertas as inscrições para o XII Congresso da ABRALIC (associação brasileira de estudos comparados), que acontecerá entre 18 e 22 de julho em Curitiba. Nesse evento acontecerá um seminário temático sobre Cinema e Trânsito. Detalhes: http://www.abralic.org.br/ e http://www.abralic.org.br/informativo/2011/64

O GRITO DO EMPRESÁRIO

Silvino Geremia, empresário em São Leopoldo, Estado do Rio Grande do Sul, fez este desabafo na Revista Exame:
"Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoasque tocam e fazem este país: investir em Educação é contra a lei.
Vocês não acreditam?
Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa.
Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá.
Só dá para ser competitivo se eu tiver pessoas qualificadas trabalhando comigo.
Com essa preocupação criei, em 1988, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico.
Este ano, um fiscal do INSS visitou a nossa empresa e entendeu que Educação é Salário Indireto.
Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino freqüentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS.
Tenho que pagar 26 mil reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários?
Eu honestamente acho que não.
Por isso recorri à Justiça.
Não é pelo valor em si , é porque acho essa tributação um atentado.
Estou revoltado.
Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado 1000 vezes.
O Estado brasileiro está completamente falido.
Mais da metade das crianças que iniciam a 1ª série não conclui o ciclo básico.
A Constituição diz que educação é direito do cidadão e um dever do Estado.
E quem é o Estado?
Somos todos nós.
Se a União não tem recursos e eu tenho, acho que devo pagar a escola dos meus funcionários.
Tudo bem, não estou cobrando nada do Estado.
Mas também não aceito que o Estado me penalize por fazer o que ele não faz.
Se essa moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão recuar.
Não temos mais tempo a perder.
As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a realidade devem ser revogadas.
A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos.
Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em paz.
E vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a Previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registro algum.
Eu Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo.
Somente consequi completar o 1º grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica.
Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de Engenharia Mecânica por falta de tempo.
Eu precisava fazer minha empresa crescer.
Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar.
Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo.
A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão chegando à Universidade.
O fiscal do INSS acredita que estou sujeito a ações judiciais.
Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe.
Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na Justiça.
Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer...
E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade.
O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja Filosofia, que não teria qualquer aproveitamento prático na nossa Empresa Geremia.
No mínimo, ele trabalhará mais feliz.
Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-Benz.
Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280 empregados.
Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado Duas Mercedes.
Teria mandado dinheiro para fora do País e não estaria me incomodando com essas leis absurdas.
Mas infelizmente não consigo fazer isso.
Eu sou um teimoso.
No momento em que o modelo de Estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta.
Quem vai fazer no seu lugar?
Até agora, tem sido a iniciativa privada.
Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o mesmo tratamento que a Geremia recebeu da Previdência por fazer o que é dever do Estado.
As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar seus programas educacionais.
Com esse alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus funcionários.
Não é o meu objetivo.
Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais crises, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso: as pessoas.
Eu sou mesmo teimoso!... Não tem jeito..
Silvino Geremia.

BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD), financiado pela FAPESP e CNPq, abriu inscrições para bolsas de pós-doutorado nas áreas de Genética Molecular, Pesquisas Clínicas em Psiquiatria da Infância e Adolescência, Informática Médica e Bioestatística.
Detalhes: inpd.org.br/files/2011/03/pós-doc-INPD-1.pdf inct.inpd@gmail.com

NEGOCIAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS

O programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais prorrogou até o dia 31 o prazo para as inscrições no curso de Especialização em Negociações Econômicas Internacionais. As aulas terão início no dia 5 de abril. Detalhes: www.santiagodantassp.locaweb.com.br

A IMPORTÂNCIA DAS CHUVAS DE VERÃO

O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental realizarão dia 30, em São Paulo, o workshop Chuvas de verão: Importância da Geologia na prevenção de desastres naturais. Mais informações: www.igc.usp.br

REUNIÃO ANUAL DA SBQ

Com o tema a Química para um mundo melhor, a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizará sua 34ª reunião anual entre os dias 23 e 26 de maio, em Florianópolis.
Detalhes: www.sbq.org.br

YOUTUBE NO UNIVERSO CORPORATIVO

Apesar de o YouTube ser o maior canal de compartilhamento de vídeos em formato digital da internet, muitos ainda não sabem como tirar proveito dele dentro do universo corporativo.
Diante de um volume de aproximadamente 24 horas de vídeos postados a cada minuto, o melhor caminho para se destacar dentro do portal é através da criação de um canal oficial das empresas, de forma a ajudar o consumidor a identificar os vídeos efetivamente institucionais.
Grandes empresas e instituições estão utilizando a plataforma como um meio inovador de comunicação. Beto Carreiro World, Greenpeace e Ambev fazem uma comunicação mais convencional, utilizando o canal como uma extensão dos veículos de tradicionais. Já a Brastemp, Santander e até mesmo a campanha das Olimpíadas Rio 2016 utilizam as ferramentas digitais para maximizar o impacto em seus planos de mídia, de maneira inovadora e conceitual.
Há aproximadamente quatro anos presente na rede, o canal do Beto Carreiro World possui 81 vídeos, totalizando 1.288.279 visualizações, sendo que o mais acessado possui 154.442 exibições. “Essa repercussão acaba sendo disseminada em outras redes sociais, aumentando a visibilidade das marcas junto ao consumidor”, observa Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência. O Beto Carreiro, por exemplo, conta com um número de 13.488 seguidores no Twitter (@betocarrero).
Desde maio de 2006 o Greenpeace utiliza o YouTube para difundir seu conteúdo. O canal conta com um número expressivo de 216 vídeos, que nem sempre são produzidos pela organização, portanto grande parte deste montante é contribuição dos próprios colaboradores. O vídeo mais acessado do canal tem 306.394 exibições, sendo que o número de exibições acessadas diretamente no canal é de 83.972. O total de visualizações de todos os materiais enviados é de 1.980.107. No Twitter (@greenpeacebr) a organização conta com um número de 210.246 seguidores.
A Brastemp está presente no YouTube desde maio de 2009. Recentemente a empresa emplacou um filme de sucesso, denominado “O dia em que um sorriso parou São Paulo”. O vídeo foi rapidamente disseminado na rede e obteve um número de 2.010.568 exibições e ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Online no Croquette Awards 2010. O número total de exibições dos 13 vídeos dos materiais enviados pela Brastemp é de 2.626.667 e as exibições que foram vistas direto no canal da empresa chegam a 8.117. No Twitter (@brastemp) a empresa conta com 3.213 seguidores.
Desde novembro de 2009, o Santander adotou uma política de relacionamento muito forte pela internet, no qual a empresa veicula campanhas com foco nas redes sociais ampliando seu relacionamento com os clientes. Com a presença marcante do apresentador Marcelo Tas em suas campanhas on-line, o canal da empresa conseguiu atingir um número de 273.660 visualizações. O número total de exibições do material enviado é de 367.726. No Twitter (@Santander_br) a empresa conta com 22.946 seguidores e segue 23.775 usuários.
“De uma forma ou de outra as empresas precisam visualizar a melhor maneira de usufruir deste canal. A atenção deve ser voltada para a unidade de linguagem, que deve estar de acordo com as estratégias comunicacionais da empresa também em outros canais”, conclui Elizangela Grigoletti.
A MITI é uma empresa de soluções em inteligência de mercado que possui uma completa rede de monitoramento, através de plataformas de rádio e TV – Só Clipping, mídias sociais - postX e mídias online, segmento no qual é líder nacional com a plataforma Clipping Express.
Através de sua base tecnológica, atua com a apuração, cruzamento e análise de dados para o desenvolvimento de estudos e pesquisas, gerando informações estratégicas que auxiliam as empresas na tomada de decisões institucionais e competitivas.

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