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quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

RECADO PARA OS NOVOS CRIATIVOS

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. Cinco passos para cumprir as metas do ano

. Sua meta é específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal?


. Fórum de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade

. Empreendedorismo em comunicação e jovens empreendedores


RECADO PARA OS CRIATIVOS QUE ESTÃO CHEGANDO


 Ao meu caro colega criativo recém-chegado à profissão ou na bica disso acontecer. Sabe os homens de negócios? Isso, os caras que geram money, bufunfa.

Você gosta deles? Não? Melhor passar a gostar ou, no mínimo, passar a entendê-los. Por uma simples razão: você também é um deles. Opa. Como assim? Evidente.

A menos que você empreste seu talento para uma agência de propaganda de alma ONG (modelo de negócio que seria novo para mim) e, portanto, subsidiada, o que deveria motivar o despertar de sua cama quentinha todos os dias deveria ser: hei, eu trabalho para gerar receita.

Basicamente para duas empresas: para a minha agência e para o meu cliente, não necessariamente nessa ordem.

Receita, receita e receita. Bom para os restaurantes e as agências de propaganda na mesma proporção. Claro que demora um tempo para essa ficha cair.

Afinal de contas é mais cômodo achar que “receita” é um job para os donos da firma, o pessoal da mídia, o atendimento ou a galra desses neodepartamentos que nem consigo nominar aqui.

Não, meu amigo. Não.

Além de todos os colegas citados acima, o job de pensar a receita também é seu. Ou melhor, a responsabilidade da geração da receita também é sua.

Hoje em dia uma das palavras mais relacionadas a uma atitude contemporânea é sustentabilidade.

Você acha que a sustentabilidade das agências de propaganda vem de onde? Vamos lá, cinco segundos pra você responder.
Olhe à sua volta.

Esse monte de macs cheios de programas da última geracão, esse monte de metros quadrados que sua firma ocupa nos bairros mais valorizados da cidade. Você acha que isso é job de quem?

Então, brother mio.

Receita.

Seu talento tem que melhorar a receita do seu cliente.

Porque se você fizer isso, ele será seu cliente por mais tempo. E será um cliente melhor em menos tempo.

Colocará mais dinheiro nas suas ideias e, consequentemente, na sua agência. Isso vai tornar você um cara imprenscindível.

Não apenas porque você é talentoso. Mas porque você aplica seu talento naquilo que interessa. E o que interessa é receita.

Sem diletantismos aqui.

Por uma razão simples.

Criatividade é uma coisa.

Dá pra ser criativo numa centena de atividades humanas.
Criatividade envolvendo uma marca e a necessidade de promover resultados econômicos positivos, a isso damos o nome de propaganda.

Sabe aquela carreira que você escolheu no pré-vestibular? 

Propaganda? É isso que acabo de mencionar, numa clara provocação aos seus neurônios: criatividade a serviço da melhoria da receita de duas empresas, a sua e o seu cliente.

Corta.

Faça uma lista das cinco agências que você mais admira.

Corta.

Faça uma lista dos cinco anunciantes que você mais admira.

Tente imaginar o crescimento dessas empresas – agências e clientes – sem a criatividade que essas duas empresas colocaram na rua.

Impossível.

Portanto, se você me permite um “quote”, vai chegar uma hora na sua vida que você vai compreender claramente: não basta ser genial, tem que monetizar.

E, então, quando esse dia chegar, você vai ter entendido, com bastante simplicidade, a diferença entre propaganda e, digamos, uma feira de ciências, onde as ideias são expostas com a única finalidade de serem expostas, nada mais.

Trata-se de aplicar seu talento a serviço de um negócio, da sua perenidade e de seu crescimento.

Esteja preparado.

O jogo em que você está se metendo é muito sério.

É business, my friend.

ESTÁ NEVANDO EM COPACABANA


Até dia 23, o Quiosque da Globo, em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve e a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, vai mostrar ao público um pouco do que acontece nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia.

Em pleno verão carioca, são apresentadas as principais modalidades esportivas do evento, desconhecidas pela maioria dos brasileiros.

O espaço tematizado conta com backdrop para fotos e exposição de uniformes e equipamentos relacionados às modalidades. O público pode ainda participar de outras atividades, como kinect (simulador de ski), além de curtir o som de um DJ convidado.

O quiosque fica na Avenida Atlântica, na altura da Rua Miguel Lemos, a entrada é gratuita e a classificação livre. (Promoview)

CAIU O CONSUMO DE CERVEJA

(Texto de Marcus Herndl)

 A produção de cervejas recuou 2,6% no Brasil em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a fabricação de refrigerantes caiu 2,9%, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. Apesar da queda, os indicadores surpreenderam positivamente o mercado, já que a base de comparação de janeiro do ano passado era muito alta.


Como em 2013 o Carnaval ocorreu em fevereiro, o mês de janeiro foi o mais forte do ano em produção, com alta de 14% na comparação anual. Por isso, muitos investidores estavam preocupados com uma possível queda de dois dígitos na produção de cervejas, segundo o analista Fernando Ferreira, do Bank of America Merrill Lynch (BofA).
As bases de comparação de fevereiro e março devem ser bem mais "fáceis", já que nesses meses do ano passado houve queda de 2,6% e 13%, respectivamente, na produção de cerveja, lembrou o analista em relatório.
Ferreira afirmou que as temperaturas acima de média em janeiro e a menor incidência de chuvas ajudaram a impulsionar o volume de vendas no mês passado. A previsão do tempo indica que as temperaturas devem continuar altas pelo menos até março, o que deve dar uma boa ajuda para as vendas do setor, concluiu o analista.
Após um ano de 2013 com queda na produção de cervejas no país, especialistas do setor acreditam que há espaço para um avanço nos volumes da bebida. O ambiente para aumento de preços, no entanto, pode ter ficado um pouco mais difícil.
Para o BofA, após a inflação da cerveja ter ficado significativamente acima da média por três anos, é esperado que a líder de vendas Ambev equilibre mais a relação entre volumes e preços.
No ano passado, a inflação da cerveja medida pelo IPCA ficou em 10,1%, acima tanto do índice geral, de 5,9%, quanto do IPCA de alimentos e bebidas, de 8,5%. Em paralelo, o volume vendido do produto no Brasil recuou 2%.
Para o gestor de empresas Marcus Herndl, que já atuou em diversas áreas do empreendedorismo, este caso se iguala a diversos outros setores e que os altos índices de venda são justificáveis. “Está é a hora para os investidores usufruírem deste segmento. É o famoso ‘lugar e hora certa’”, afirma ao lembrar do comportamento do consumidor nesta época do ano.
Neste verão, período em que tradicionalmente o preço da cerveja sobe, a Ambev lançou a campanha de marketing "Verão sem aumento", com o objetivo de estimular o aumento do volume. Segundo a empresa, que tem 70% do mercado, a adesão de varejistas à iniciativa ficou acima da expectativa.
O sucesso nas vendas é visível. Em documento divulgado pela Itaipava, consta que a venda estão cerca de 10% acima do registrado no mesmo período de 2013.
“A dúvida que resta é se o setor vai apenas recuperar os volumes perdidos no ano passado ou terá fôlego para expansão”, conclui Marcus Herndl.
De modo geral, 2014 está trazendo uma injeção de ânimo aos fabricantes. Mas o setor ainda vai precisar convencer o governo a adiar, novamente, o aumento dos impostos federais sobre bebidas frias.
A definição sobre o tema sai em abril. Se os números do primeiro trimestre forem muito bons, vai ficar difícil conseguir outra postergação - a última

OS RISCOS CAUSADOS PELO DESCONHECIDO


(Texto de Eder Alvares Pereira de Souza Consultor Sênior em Segurança da Informação pela e-Safer. Profissional com aproximadamente 15 anos de experiência na área de Infraestrutura de TI e Segurança da Informação. Formado em Ciências da Computação pela FAC-FITO, pós-graduado em Segurança da Informação pelo IBTA, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestrando em Engenharia de Software no IPT/USP).
Em Dezembro de 2013 foi publicado pela NSS Labs intitulado como “The Known Unknowns“ que em tradução livre seria “O conhecido desconhecido“ e tem como objetivo apresentar a análise empírica executada pela NSS sobre o mercado de compra e venda de vulnerabilidades de segurança ainda desconhecidas, os famosos 0-Days.
No mercado de segurança da informação, o 0-Day faz referencia a uma vulnerabilidade de segurança que, apesar de descoberta por um pesquisador, ainda não foi publicada ou apresentada ao fabricate do software vulnerável.
Com isso, vulnerabilidades do tipo 0-Day representam um risco para empresas que possuem os softwares onde as vulnerabilidades foram descobertas, pois ainda não existem mecanismos de correção publicados pelos fabricantes.
O material publicado tem como objetivo apresentar uma análise empírica que durou 10 anos e analisou dois grandes programas de compra de vulnerabilidades.
Durante os últimos três anos dessa análise, ao menos 58 vulnerabilidades foram adquiridas e ficaram desconhecidas por aproximadamente 151 dias. Assim, 151 dias foi o período médio de exposição para clientes de empresas como Microsoft, Apple, Oracle, Adobe entre outras.
Ainda segundo o relatório, o mercado de compra e venda de vulnerabilidades movimentou cifras milionárias, sendo o preço médio pago de 25 milhões de dólares por 25 vulnerabilidades 0-Day por ano, com a capacidade de fornecimento de mais de 100 vulnerabilidades 0-Day por ano.
Sobre os clientes desse mercado, são apresentadas empresas que tem como serviço, o fornecimento de relatórios destinados a informar seus clientes sobre vulnerabilidades ainda não divulgas e com isso, compram essas vulnerabilidades e empresas ou agências governamentais que, com objetivos diversos, investem milhões de dólares na aquisição de vulnerabilidades 0-Day.
O relatório ainda apresenta algumas recomendações para os profissionais de segurança da informação como primeiramente conhecer e reconhecer a existência desse mercado, assumir que sua infraestrutura está ou poderá estar comprometida a qualquer momento, que a prevenção é limitada e difícil e que com isso, ações de detecção e remediação são extremamente importantes.
Outros pontos que no meu ponto de vista são muito importantes são, conhecer o comportamento da infraestrutura e sistemas, pois, por exemplo, conhecer a arquitetura dos sistemas e como os elementos importantes de comunicam pode ser a única maneira de enxergar um comportamento estranho e responder em um intervalo de tempo satisfatório.
Com esse conhecimento ainda é possível aproveitar ferramentas importantes como as dotadas de HIDS (Host-based Intrusion Detection System), que corretamente parametrizadas, podem detectar alterações no Sistema Operacional, nos Sistemas Corporativos ou até na comunicação entre os sistemas.
Essas ferramentas ainda podem, proativamente, tomar ações corretivas e gerar alertas destinados a possibilitar uma pronta resposta aos incidentes.
Mais uma vez, conhecer o funcionamento os sistemas existentes, da infraestrutura que suporta os sistemas e as formas como esses sistemas se comunicam é fundamental para a decisão sobre qual ferramenta adotar e como parametrizar a ferramenta para um melhor aproveitamento.
5 PASSOS PARA CUMPRIR AS METAS DO ANO
(Texto de MEIRY KAMIA - Palestrante, Psicóloga, Mestre em Administração de Empresas e Consultora Organizacional. Site: www.meirykamia.com).
2014 já começou e agora temos que saber como conquistar aquilo que estipulamos à nós mesmos

Muitas pessoas criam metas no início do ano, mas têm dificuldade para colocá-las em prática. Seguem cinco passos para que você alcance o sucesso no final desse ano:

1. Tenha metas motivadoras e realizáveis: ao criar suas metas, analise o quanto elas são importantes para você e não para os outros.
Por exemplo, se você estabeleceu que irá fazer um curso de inglês, pergunte-se se está fazendo isso porque gosta do idioma ou simplesmente porque está na moda. Quanto mais você gostar da meta, mais fácil será cumpri-la.

Calcular se as metas estão dentro de suas capacidades também é importante para que você não se frustre no meio do caminho. As metas devem ser desafiadoras, mas não podem ser impossíveis.

Também é importante que sejam objetivas. Por exemplo, se você precisa perder peso, defina quantos quilos e em quanto tempo.
Se deseja economizar dinheiro, defina a quantia mensal que será salva para o seu projeto. Assim fica mais fácil verificar se elas são realizáveis.

2. Comprometa-se: é preciso que você faça um acordo psicológico com você mesmo. Um ditado diz “Para todo ganho há uma perda. E para toda perda há um ganho”, isso vale para o cumprimento de suas metas.
Por exemplo, se você decidiu que iria juntar dinheiro para trocar o carro, significa que terá que abrir mão de jantares ou qualquer outra atividade que gaste o dinheiro que você deseja guardar para o carro.
Escolher conscientemente ajuda a manter a motivação em alta e a entender que a “privação” temporária é uma escolha e não um castigo.

3. Inspire-se: é preciso ter força de vontade para cumprir as metas diariamente. Um exercício simples é a da visualização. Nossa mente pensa por imagens.
Criar uma imagem do futuro desejado ajuda a nos inspirar. Por exemplo, se você deseja um carro novo, pegue uma foto do carro que deseja (modelo, cor, ano etc), quanto mais próximo da realidade melhor.
Se deseja perder peso, pegue uma foto sua no peso que deseja chegar ou de outra pessoa que lhe traga a inspiração.
Pregue essa imagem num local em que possa visualizar todos os dias. Lembre-se sempre dessas imagens, principalmente quando der vontade de desistir da dieta e, por exemplo, comer um doce bem melado, ou gastar dinheiro com o que pode ser deixado para depois.

4. Realize todos os dias: tenha o hábito de realizar ações observáveis que mostrem a você mesmo que está fazendo algo a seu favor. No caso do dinheiro, pergunte-se “onde você conseguiu economizar dinheiro?”, “quanto conseguiu economizar?” etc, no caso do regime pergunte-se “quantas calorias deixou de consumir?”, “quantas calorias a mais você conseguiu gastar nos exercícios?” etc.
O importante é que você perceba o quanto você está trabalhando a seu favor.

5. Cheque e ajuste: estipule um período, que pode ser semanal ou mensal para checar seu desempenho e ajustar metas. Imprevistos podem surgir e fazer com que você tenha que reavaliar suas metas.
Não se desespere porque ajustar metas não significa desistir dos sonhos, nem que é um fracassado. Significa ajustar-se à realidade conforme ela se apresenta.
O primeiro período mostrará se a forma como você está trabalhando está adequada ou não. Mostrará se está exagerando demais ou se é possível “apertar” um pouco mais.

É importante ter noção de que a conquista de um sonho engloba muito mais que o sonho em si. Durante o percurso de transformar o sonho em realidade, somos obrigados a superarmos nossas limitações, vencermos a preguiça e desenvolvermos a força de vontade, a determinação, a disciplina etc.

SUA META É ESPECÍFICA, MENSURÁVEL, ALCANÇÁVEL RELEVANTE E TEMPORAL?


(Texto de Yara Leal de Carvalho – Sócia e Coach da Questão de Coaching, Psicóloga com MBA Executivo em Negócios, Formação Internacional em Coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching, Practitioner em PNL e Analista de Assessment DISC.Ampla experiência em coaching executivo, de carreira seleção e desenvolvimento de pessoas. Facilitadora dos Grupos de Estudos sobre Geração Y,Tendências em Educação Corporativa e Planejamento de Carreira, da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Utilize algumas técnicas para definir as metas e alcançar seus objetivos

Para definir metas é importante primeiro você saber qual é o sentido que quer dar à sua vida, estabelecendo sua missão de vida. 

Com base na sua missão você consegue fazer escolhas que vão enriquecer sua jornada até alcançar suas metas.

A fixação de metas é um processo importante para pensar sobre seu futuro ideal e motivar-se no sentido de transformar a sua visão de futuro em realidade.

O processo de estabelecimento de metas ajuda você a chegar aonde quer chegar. As metas nos ajudam a ter clareza para vermos onde estamos indo, como poderemos chegar lá e o que faremos ao chegar lá.

Para definir metas é fundamental sabermos o que queremos e se o que queremos está em consonância com a nossa missão de vida.

Pense em todas as áreas de sua vida (família, lazer, trabalhos, estudos, espiritualidade etc.) e sobre o quanto está satisfeito com elas. Depois identifique o que gostaria de alcançar para ampliar seu grau de satisfação dentro de cada área.

Outra opção é dividir suas metas em três grupos:

Grupo do TER – ter como objetivos adquirir bens não tem nada de errado.

Grupo do SER – uma das coisas mais empolgantes é trabalhar para se tornar algo.

Grupo do FAZER – realizar coisas é um fator muito motivador.

Depois de levantar tantos objetivos está na hora de estabelecer prioridades. Procure pensar em quanto cada uma das metas vai levá-lo mais perto de sua missão de vida e o quanto vai se sentir mais satisfeito ao alcançá-las.

Outro pensamento poderoso é - Qual dessas metas vai alavancar mais satisfação em minha vida?

A partir de seus objetivos de vida surgem suas metas. A meta é um passo específico, concreto, mensurável, que vai servir como “medidor de quilometragem” rumo ao seu objetivo.

Escolhendo as metas de maior impacto, você pode se preocupar em escrevê-las de forma clara e objetiva, pois isso o ajudará a desenvolver um plano de ação para alcançá-las.

Para escrever suas metas pode ser interessante utilizar uma ferramenta para definição de metas chamada SMART:

Sua meta deve ser:
• S - Específica – Tem escopo delimitado.
• M - Mensurável – É possível medir se foi alcançada ou não.
• A - Alcançável – É possível de realizar.
• R - Relevante – É relevante para sua vida, atrelada a sua missão de vida.
• T - Temporal – Tem um período para ser realizada, tem prazo final definido.

Exemplos:

META DO TER: “Adquirir um escritório de até 70 metros quadrados onde possa ter duas salas e uma recepção, no valor máximo de R$ 600 mil acertando a compra em até 6 meses”.

META DO SER: “Ser uma pessoa mais caridosa, me candidatando como voluntária em instituição que apoie adolescentes em sua escolha de carreira, dedicando um dia da minha semana para esse fim e começando em até um mês.”

META DO FAZER: “Realizar um MBA Executivo em uma instituição de ensino de primeira linha, pleiteando reembolso de parte das despesas na empresa atual, finalizando o curso em até 3 anos.”

Atingir metas estabelecidas não é tarefa fácil, porém não estabelecer metas por medo de não atingi-las ou simplesmente por descaso é muito pior.

Todos corremos o risco de nos decepcionar, mas a diferença é que quem se empenha na definição de suas metas tem grande chance de alcançar seus objetivos.

FÓRUM DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA-Rio) promove no dia 20 de fevereiro, no Espaço Furnas Cultural, Rio de Janeiro, o III Fórum Internacional ABA Rio de Responsabilidade Socioambiental para a Sustentabilidade. 

O encontro apresentará o conceito de Sustentabilidade aplicado na construção de projetos de comunicação e marketing, sob a ótica de temas relevantes dentre os quais meio ambiente, educação, saúde e cultura. 

Além disso, o fórum debaterá aspectos relevantes do marketing e da comunicação empresarial quanto à responsabilidade socioambiental para a sustentabilidade, como fator decisivo para a melhoria da qualidade de vida e perpetuação da sociedade e dos negócios empresariais.

O evento terá como atração principal o CEO da Formula E Holdings, Alejandro Agag, que falará sobre o sucesso mundial da  Fórmula E, disputada apenas por carros elétricos. A categoria automobilística está alinhada aos preceitos da Sustentabilidade e já em 2014 terá uma prova do campeonato mundial no Rio de Janeiro. 

Laís de Figueiredo Lopes, assessora especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Valdir Cimino, presidente da Associação Viva e Deixe Viver, serão os debatedores do Painel Especial “Perspectivas na atualização do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, avanços da Lei de Cultura e a valorização do Capital Humano – Voluntariado”.

A gerente de Sustentabilidade do Grupo Boticário e também diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes, ministrará a palestra “Grupo Boticário: ações de comunicação e relacionamento que expressam a sustentabilidade”. Já a gerente de Sustentabilidade de FURNAS, Lisangela Gnocchi da Costa Reis, apresentará um case sobre a estratégia da estatal para a área.

Também participarão do fórum Fernando Malta, assessor de Relações Institucionais do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Ronaldo Barcelos, do Guerreiros da Amazônia; Eduardo Pereira Filho, Superintendente Comercial da Rede Tropical Hotéis; Paulo Messina (SDD), Vereador da Cidade do Rio de Janeiro; e Alfredo Sirkis, Deputado Federal (PSB-RJ). O evento é direcionado para gestores de marketing e comunicação de empresas privadas e públicas que investem (ou pretendem investir) em responsabilidade socioambiental para a sustentabilidade global, profissionais de Agências de Propaganda e Relações Públicas, veículos de comunicação, institutos, fundações, universidades e ONGs interessadas no tema.


PROGRAMA

9h / 9h05 – Abertura
. Sérgio Azevedo, Presidente da ABA RIO

09h05 / 9h35 – Projeto Amazon: Guerreiros da Amazônia – Case Premiado.
. Ronaldo Barcelos, Empresário, publicitário e escritor.
Moderador: Valdir Cimino, Presidente da Associação Viva e Deixe Viver.

9h35/ 10h20 - Cenários de Progressiva Escassez e o seu Impacto na Estratégia das Empresas
. Fernando Malta, Assessor de Relações Institucionais do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável).
Moderador: Valdir Cimino, Presidente da Associação Viva e Deixe Viver

10h20 / 10h45 - Intervalo

10h45/11h35 – Gestão Empresarial Sustentável I
=> Case Furnas
Estratégia de Furnas para Sustentabilidade
. Lisangela Gnocchi da Costa Reis, Gerente de sustentabilidade de FURNAS. 
11h35 / 12h30 - Case Internacional

ESPORTE SUSTENTÁVEL: Formula E - A modalidade ecologicamente correta do automobilismo mundial. 

Sucesso mundial, a  Fórmula E (Elétrica), está alinhada aos preceitos da Sustentabilidade e já em 2014 teremos uma prova mundial no Rio de Janeiro (Aterro do Flamengo). 

. Alejandro Agag, CEO da Formula E Holdings
Moderador: Valdir Cimino, Presidente da Associação Viva e Deixe Viver

 12h30 / 12h35 – Sorteio Especial: Rede Tropical de Hotéis

 12h35/ 14h – Almoço

 14h / 15h20 – Painel Especial

Perspectivas na atualização do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, avanços da Lei de Cultura e a valorização do Capital Humano – Voluntariado.

. Valdir Cimino, Presidente da Associação Viva e Deixe Viver

. Laís de Figueirêdo Lopes, Assessora Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República.

15h20 / 15h45 - Intervalo

15h45 / 17h10 – Gestão Empresarial Sustentável II
=> Grupo Boticário: ações de comunicação e relacionamento que expressam a sustentabilidade.

. Malu Nunes, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Boticário e Diretora Executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

=> Case Rede Tropical Hotéis.

. Eduardo Pereira Filho, Superintendente Comercial da Rede Tropical Hotéis.

 17h10 / 18h – Uma visão do Poder Público: Desenvolvimento Sustentável
Como estamos e o que esperar do futuro próximo.
. Paulo Messina, Vereador da Cidade do Rio de Janeiro.
. Alfredo Sirkis, Deputado Federal.
 Moderador: Valdir Cimino, Presidente da Associação Viva e Deixe Viver

 Serviço

Local: Espaço Furnas Cultural
Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo.  Rio de Janeiro/RJ
Inclusos: Coffee-break e certificado de participação.
O conteúdo das palestras, liberado pelos palestrantes, será enviado por e-mail em até 10 dias úteis após o evento.

Valor da Inscrição:

Associados da ABP, CENP, AMPRO RJ, ABAP RJ, Grupo de Mídia RJ: R$ 600,00.
Associados da ABA: R$ 500,00
Demais interessados: R$ 700,00.
Estudantes de graduação: R$ 350,00.

Informações:

11 3283-4588 | 21 2520-6976 | www.aba.com.br

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