Na página,
há canais com a agenda oficial, regras de uso e vídeos, entre outros, como a
descrição dos cinco pactos da atual gestão (responsabilidade fiscal, reforma
política, saúde de qualidade, educação e transporte público).
Nos posts,
conteúdo relacionado a programas de governo, como o projeto Brasilidade, que
estreia com o relato de uma jovem ativista em homenagem ao Dia da Consciência
Negra. Na timeline há ainda um histórico dos presidentes e principais fatos da
república.
O
lançamento segue a uma série de iniciativas da presidente a se aproximar do
eleitor, principalmente via redes sociais – o Palácio tem contas em plataformas
como YouTube, Tumblr e Flickr, entre outras.
Recentemente,
Dilma voltou a atualizar sua conta de
Twitter num diálogo com um perfil que parodia a
governante, a Dilma Bolada, gerando buzz intenso nas redes.
Novo
recurso
Nesta
semana, o Facebook também incluiu novo recurso para os usuários. Aos poucos, toda
a base de cadastrados na rede social poderá visualizar a nova barra de
bate-papo, que indica se a conexão da pessoa é feita por um computador ou por
dispositivo móvel.
Antes, a
rede social apenas exibia o ícone de um telefone celular para sinalizar o
acesso por uma conexão móvel. Agora, e possível ler as palavras “computador” ou
“celular” na cor verde, ao lado dos nomes da lista do bate-papo. (Meioi&Mensagem)
WORKSHOP SOBERE STORYTELLING
Especializada em storytelling, a
produtora La Casa de la Madre realizará dia 28, em São Paulo, o workshop
“Storythinking”. Os sócios Jorge Brivilati e André Castilho se unem a Fabiano
Onça, criador de jogos premiados, para realizar um bate-papo sobre o
storytelling na publicidade e indústria dos games. Haverá espaço ainda para
debates.
O evento é
gratuito, com vagas limitadas para 20 inscrições. Para participar, criativos de
agências ou estudantes de publicidade devem preencher um formulário e responder porquê querem participar do
evento.
COMO A NORMA
ISO\IEC PODE AJUDAR SUA EMPRESA
Na era do
conhecimento e desenvolvimento constante da tecnologia, fica cada vez mais
difícil mensurar o valor dos ativos de uma organização.
O que era
tido como referência de valor há trinta anos, como ativo imobilizado,
equipamentos, bens móveis e imóveis, está cada vez menos presente nas
organizações modernas, que conseguem desenvolver um grande valor à sua marca
mesmo sem patrimônios tangíveis.
Hoje, uma
marca bem trabalhada se valoriza espantosamente e outra negligenciada, perde
aquele valor construído em anos numa fração de segundos.
Proteger
sua empresa e seus ativos vai além de colocar um segurança rondando suas
imediações, câmeras de vigilância e um bom seguro. Precisamos estar atentos a
todos os detalhes que compõem o que chamamos de ativos de qualquer organização,
seja ela governamental, não governamental ou até mesmo do terceiro setor.
Talvez o
maior patrimônio de uma organização sejam seus ativos intangíveis, como os dados
de seus clientes, o fluxo de processo de seu serviço ou da produção de seus
produtos, informações sigilosas de clientes e funcionários, um software
diferenciado, a estratégia de marketing…
Enfim, o
valor da organização vai muito além daquilo que se pode tocar, arrisco a dizer
que os ativos intangíveis são como o oxigênio que respiramos: Não podemos
tocá-lo, mas sabemos que está lá e sem ele simplesmente deixamos de existir.
Muitas
organizações modernas tem muito mais valor intangível do que tangível. Muitas
marcas valem uma fábula e não possuem estruturas rígidas, instalações luxuosas
ou patrimônio físico relevante. Nesse caso, como proteger a integridade da
marca? Como garantir que esse patrimônio intangível possa ser notado e
reconhecido?
Responder
a essas questões sem aprofundar-se no setor de tecnologia da informação, mais
precisamente em sistemas de gestão de segurança da informação é como querer
explicar o Universo sob um simples olhar de observador. Existe muita
complexidade por trás de coisas aparentemente muito simples.
A ISO,
através de incessante trabalho de pesquisa e desenvolvimento de inúmeros
profissionais pelo mundo, compilou as melhores práticas em sistemas de gestão e
segurança da informação numa única norma.
Através
da norma ISO 27001 – Sistemas de Gestão de Tecnologia da Informação – podemos
entender melhor cada detalhe de atuação para gerir e proteger os ativos
(Tangíveis e Intangíveis) de uma organização.
Não se
pode pensar em gerir de forma eficaz qualquer processo sem aplicarmos as
recomendações descritas na presente Norma.
Organismos
de todo o mundo têm se preocupado cada vez mais com a segurança da informação e
os impactos decorrentes da violação de dados, documentos e informações
sigilosos.
A Norma
ISO/IEC 27001, Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, abrange todo o
tipo de organizações, por exemplo, empresas comerciais, agências
governamentais, organizações sem fins lucrativos, entre outras e, especifica os
requisitos para estabelecer, implementar, operar, monitorizar, rever, manter e
melhorar um sistema de gestão de segurança de informação documentado no
contexto dos riscos globais de negócio de uma organização.
Em face
da crescente demanda por segurança e sistemas de gestão, a Behaviour Brasil
apresenta-lhe uma oferta de treinamentos que permite responder às necessidades
da sua empresa ou às suas necessidades profissionais, quer seja para adquirir
novas competências, quer seja para reciclar os seus conhecimentos ou
atualizar-se em novos produtos ou áreas.
A
Behaviour Brasil apresenta-lhe a mais completa e dedicada oferta do mercado em
treinamento especializado e respectivas certificações internacionais nas
diversas metodologias e/ou melhores práticas em gestão de informação, gestão e
implementação de normas ISO e nos diversos componentes das áreas de gestão de
segurança da informação.
A oferta
da Behaviour abrange treinamento e certficação em ITIL, treinamento e
certificação PECB de implementadores e auditores nas normas ISO’s 20000, 27001,
27005, 22301, entre outras, treinamento e preparação para as mais prestigiadas
certificações da ISACA, CobIT, CISA e CISM], da (ISC)2, SSCP e CISSP, PMP e
CPA. (Por: Fábio Anjos,
especialista em Segurança da Informação.http://www.behaviour-group.com/BR/?p=5975
APLICATIVO DE CELULAR PARA CONTROLE DE PONTO DE
EMPREGADOS DOMÉSTICOS
A empresa Ética Soluções, localizada em
Uberlândia (MG) desenvolveu um aplicativo para celulares do sistema Android que
controla o ponto dos empregados domésticos. Denominado Ponto no Lar, o
aplicativo é uma solução completa para residências que possuem funcionários
domésticos e está disponível em versão gratuita.
Com o Ponto no Lar o empregador pode
cadastrar seus funcionários (desde que sejam funcionários domésticos e se
enquadrem dentro das leis específicas para este tipo de função), controlar o
horário de registro de entrada e saída, (incluindo horário de almoço ou
eventuais saídas), horas extras, falta justificada, cálculo do valor do salário
mensal e cálculo de demissões.
Além dessas funções, o aplicativo gera relatórios de pontos
e horas trabalhadas por mês em uma planilha Excel que pode ser enviada por
email, impressa e assinada pelo empregador e pelo funcionário. Essa planilha
pode ser arquivada como registro da quantidade de horas trabalhadas.
Outra vantagem do aplicativo Ponto no Lar
são os modelos de contratos trabalhistas específicos para funções domésticas,
como o modelo de contrato de trabalho e do uso de transporte coletivo.
O funcionamento do aplicativo é muito simples. Após
baixá-lo no celular, o empregador se cadastra como administrador com senha
exclusiva e tem acesso total às funções* (registro de funcionários, relatórios,
horas trabalhadas, contratos, etc).
Em seguida, ele cadastra o (s) funcionário (s): nome, data
de nascimento, registro de PIS, CPF, identidade, etc,. Cada funcionário possui
um código de acesso exclusivo que deve ser digitado toda vez que se registrar o
horário de entrada e saída.
Qualquer registro do funcionário pode ser feito somente uma
vez e assim que registra o horário é desabilitado. Ex: registrou entrada às 8h.
Caso o funcionário queira editar esse horário não é possível. Ele tem que
seguir a sequência (entrada – horário de almoço – saída). O funcionário também
não pode pular os horários (deixar de registrar o horário de almoço, por
exemplo).
Caso ocorra algum contratempo com o registro, somente o
administrador do aplicativo (no caso o empregador) pode entrar no sistema e
fazer a alteração. O administrador também consegue ter acesso à edição do banco
de horas.
O aplicativo Ponto no Lar foi desenvolvido
pela Ética Soluções por cerca de dois meses com o objetivo de atender as novas
demandas geradas pela nova regulamentação de trabalho das empregadas
domésticas.
Hoje o aplicativo está disponível na Google Play em duas
versões: Free e também a versão paga. Na versão free é possível fazer o
cadastro do administrador e do funcionário, controlar e emitir os relatórios
dos horários de ponto e também os relatórios de horas trabalhadas.
A versão paga inclui todas as funcionalidades da versão
free e ainda oferece os cálculos trabalhistas (salário, horas extras, férias,
cálculo demissional, etc).
O
aplicativo pode ser visto no https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.etica.pontonolar&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwyLDEsImJyLmNvbS5ldGljYS5wb250b25vbGFyIl0
* Cálculos trabalhistas estão incluídos na versão paga do
aplicativo
A DEMOCRACIA CORRE
PERIGO
Recentemente assistimos em São Paulo a uma
cena inimaginável anos atrás: um bando de bandidos mascarados simplesmente
tomou parte de uma rodovia estadual na zona norte da cidade e desfilou em cima
de veículos diversos, inclusive caminhões-tanque de combustível.
De quando em quando colocavam fogo em um
dos caminhões deixando a rodovia fechada alguns quilômetros enquanto os
marginais debochavam do poder público e de todos nós.
Helicópteros da polícia sobrevoavam o
local sem nada fazer, enquanto os marginais desfilavam em cima dos caminhões
sequestrados e abanavam armas para os policiais. Tudo isto devidamente filmado
e transmitido ao vivo.
O comércio fechou na zona norte e a cidade
ficou refém de bandidos. A polícia nada fez contra esses bandidos e nunca se
viu tamanha barbaridade. Não sei a quem interessa essa situação, mas dá a
nítida sensação de que o poder Público e a polícia estão deixando a situação
piorar, como se existisse um plano macabro para desestabilizar a democracia no
país.
Não é possível continuar este aumento da
criminalidade sem uma ação concreta por parte das autoridades, coisa nunca
vista ou imaginada em governos anteriores.
A bagunça correu solta até quando os
bandidos quiseram e só terminou ao amanhecer do dia seguinte. Foram presos
alguns poucos baderneiros e liberados em seguida. Ficou tudo por isso mesmo e
os bandidos ganharam mais uma batalha pela completa omissão de toda a polícia.
Se essa situação tivesse acontecido nos
EUA ou em outro país, tenho a certeza de que a polícia acabaria com essa
afronta em poucas horas, pois atirariam, não com balas de borracha, dos
helicópteros que nada fizeram a não ser barulho.
Sabem por que eliminariam esses bandidos?
Pela simples razão de que esse estado das coisas vai contra a democracia do
país e não somente faz desfeita a um governador ou prefeito.
Ele abre as portas para a instalação de
outro tipo de governo, ditatorial, onde só pode abrir a boca quem é amigo do
rei. As evidencias estão claras e não sei por quais motivos as pessoas de bem
que estão no comando do país permitem este mal aumentar. Se continuar, vai sair
do controle e a democracia corre perigo.
Pulando para outro fato marcante, vimos,
há alguns dias, outro episódio interessante. Durante a FLICA (Feira Literária
Internacional de Cachoeira), na Bahia, um grupo de manifestantes tomou conta do
recinto onde começava um debate com o sociólogo e professor da USP, Demétrio
Magnoli, e acabaram com o evento, pois não concordavam com sua posição, que é
contrária ao sistema de cotas criado pelo governo.
Este sociólogo não se considera racista,
pois é contra o Estado classificar as pessoas em função da cor, mas os
baderneiros, democraticamente, expulsaram os palestrantes.
Também foi cancelado o evento com o
filósofo Luiz Felipe Pondé, pois os organizadores não tinham condições de
garantir a integridade física dos palestrantes. Em resumo, os baderneiros só
deixavam falar quem apoiasse suas ideias.
Da mesma forma, tudo ocorreu às vistas de
todos e ficou por isso mesmo. Ao invés de expulsarem ou prenderem esses
bagunceiros, a organização do evento achou melhor cancelar o debate. O que
estes dois episódios tem em comum?
Os dois atingem as liberdades individuais
e são contra a verdadeira democracia. (Texto de Célio Pezza, escritor e autor de
diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu
mais recente A Nova Terra - Recomeço. Saiba mais em www.facebook.com/celio.pezza).
A ARTE DE ENSINAR E
FORMAR CIDADÃOS PAR O MUNDO
A educação é, sem dúvida, o principal elemento de
desenvolvimento humano e social. Mas, de nada adiantam as grandes teorias
pedagógicas, o reconhecimento da importância da educação para a construção de
uma sociedade mais justa, o investimento público em escolas e equipamentos, se
os professores não forem devidamente valorizados e qualificados para suas
atividades.
Afinal, é na sala de aula que o ensinar e o aprender se
encontram e acontecem. E não só isso. Nesse processo, entram em jogo outras
questões ligadas ao crescimento humano dos alunos: além de lidarem com a vida
intelectual de seus estudantes, os professores os ensinam a serem mais humanos.
E isso é uma arte que envolve acolher uma criança ou jovem e
acompanhar o seu desenvolvimento como ser humano. É conduzi-lo e nutri-lo.
É estimulá-lo a descobrir por si só o mundo, os outros e a si
próprio. É ajudar a conquistar a felicidade e a dignidade. É incentivá-lo para
que se torne uma pessoa comunicativa, livre, responsável, aberta, tolerante,
orgulhosa de sua herança cultural e conectada com seu tempo, com senso crítico
e moral.
O educador norte-americano William Arthur Ward aponta a
diferença entre o bom professor e o mediano: este expõe e demonstra. Aquele
explica e inspira.
Fica claro, portanto, que a tarefa do professor não é
meramente transmitir informações, mas, sobretudo, formar pessoas confiantes e
críticas, com vontade de aprender, engajadas na sociedade e compromissadas com
valores humanísticos, como respeito às diferenças, responsabilidade social,
cooperação, consciência global e solidariedade.
Por isso, cabe a todos nós, sociedade civil e poder público,
respeitarmos, admirarmos e valorizarmos nossos professores.
Isso significa que é urgente investir na formação,
remuneração e motivação de nossos docentes, para que se sintam prestigiados
socialmente.
Como explica o filósofo e educador Gabriel Perissé, “a
docência tem de se tornar uma carreira promissora, e não uma carreira
promissória... em que as promessas redundam em novas dívidas que nunca se
pagam”.
Isso pressupõe salários dignos, para que os professores
possam exercer sua profissão com dignidade. Essa deve ser nossa prioridade. Só
assim estaremos mostrando de fato às gerações mais novas o valor desse nobre
ofício e o quanto aprender é um bem valioso a todos nós. (Jean Gaspar,
mestre em Filosofia pela PUC/SP, é apresentador do programa Filosofia no Cotidiano
(TV Cantareira) e presidente da Liga do Desporto,
entidade que promove atividades físicas e desportivas como instrumento de
educação e formação da cidadania).
TENDÊNCIAS E IMPACTOS NA
SOCIEDADE E NAS EMPRESAS
Palestra magna
com o economista, escritor e cientista social Eduardo Giannetti abriu a Rodada
de Negócios do Brasil Central, em Uberlândia.
Onde estamos, onde iremos chegar e o papel das empresas na economia. Estes foram os principais temas tratados pelo economista, escritor e cientista social Eduardo Giannetti na palestra magna proferida para 500 empresários na abertura da Rodada de Negócios do Brasil Central, em Uberlândia, na noite de segunda-feira (28/10).
A capacidade que o Brasil teve de enfrentar a crise mundial dos últimos anos, com um custo relativamente baixo, foi destacada pelo economista no início da palestra.
Onde estamos, onde iremos chegar e o papel das empresas na economia. Estes foram os principais temas tratados pelo economista, escritor e cientista social Eduardo Giannetti na palestra magna proferida para 500 empresários na abertura da Rodada de Negócios do Brasil Central, em Uberlândia, na noite de segunda-feira (28/10).
A capacidade que o Brasil teve de enfrentar a crise mundial dos últimos anos, com um custo relativamente baixo, foi destacada pelo economista no início da palestra.
“O Brasil
vivia praticamente uma euforia e hoje há uma certa frustação. Entre 2010 e 2011
o país apontava para uma trajetória espetacular e desconectada do resto do
mundo. Agora vemos que esta euforia não se materializou”, afirmou Giannetti.
Segundo o economista a trajetória deste desempenho positivo começou a
fraquejar a partir de 2011, o que era de certa forma compreensível.
“O quadro começou a mudar em 2012, quando o crescimento do país não
chegou a 1%. Neste ano caminhamos para um crescimento entre 2% e 2,5%. Para o
ano que vem a expectativa é novamente de baixa. De acordo com o FMI ficará
entre 2% e 2,5%, o que deixa muito a desejar”, explicou.
Além do baixo crescimento, Giannetti citou dois outros problemas, a
inflação que esta muito próxima do teto delimitado pelo Governo, em tono de 6%,
e a deterioração das contas externas do Brasil. “Não vivemos uma situação
alarmante, não estamos à beira de um cenário catastrófico, mas em um momento
que inspira cuidados”, afirmou.
Sobre a questão dos impostos, a preocupação apresentada foi o fato do
estado gastar mais do que arrecada. “A cada R$100 que ganhamos, R$36 vão direto
para os cofres públicos. E a União, estados e municípios gastam 3% a mais do
que se arrecada. Assim 39% da renda nacional brasileira transita pelo setor
público. É uma carga muito alta”, alerta Giannetti.
Quanto ao futuro, o economista falou da importância de se discutir o
cenário atual e buscar soluções, destacando o papel das empresas neste cenário.
Segundo ele existem dois caminhos, sendo o primeiro uma combinação de dois
fatores.
“O empresário faz melhor o que outros já fazem e entrega uma combinação
de preço e qualidade, o que leva o consumidor a escolher o que ele e você faz.
Este é o caminho da eficiência, entregando o que satisfaz a preferência do
consumidor”, explicou.
O segundo caminho é a inovação. “Fazer algo que ninguém mais está
fazendo, identificando uma possibilidade e antecipando-se. Este é o caminho da
inovação, com sua criatividade. Porém, o que você faz antes dos outros em pouco
tempo estará sendo copiado”, diz o economista.
Para incentivar os empreendedores foi mostrado um número do Banco
Mundial que coloca o Brasil em 3º lugar no cenário empreendedor mundial, entre
2000 e 2010, chegando a 6 milhões e 200 mil empresas, com a criação de 316 mil novos
negócios nesta década.
O Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra no
ranking, sendo que a China não entrou nesta estatística. Outro dado fornecido
para motivar os empresários foi o fato de que enquanto há pouco tempo o índice
de mortalidade das empresas era de 50%, hoje está em 23%.
Para finalizar, Giannetti mostrou que existe no Brasil uma forte
cultura de empreendedorismo, mas que o ambiente para o empreendedor é muito
deficiente. “Nosso ambiente de negócios, no ponto de vista institucional deixa
muito a desejar.
O Banco Mundial tem um relatório que compara 185 países sobre como
gerir um negócio e o Brasil está na 130ª posição”, lembrou o economista, que
ainda destacou as dificuldades de se abrir e fechar uma empresa e as
burocracias que dificultam a vida dos empreendedores.
Eduardo Giannetti encerrou a palestra alertando sobre a necessidade de
mudança na economia brasileira. “As eleições estão se aproximando e estas
discussões são fundamentais para termos um país melhor”, finalizou.
CRUZEIRO LANÇA
CURSO ONLINE PARA TORCEDORES
A Nação Azul
tem um novo dispositivo para se aprofundar na história de seu time: o Curso do
Cruzeiro! Desde quarta-feira,
os torcedores do time celeste testam seus conhecimentos e relembrar quais
foram as equipes derrotadas pela
Raposa a partir das oitavas de final da Libertadores de 1997, ou ainda apontar qual foi o jogador
que fez o gol mais rápido da história do Brasileirão – em apenas nove segundos.
Para oferecer
à maior torcida de Minas Gerais o conteúdo oficial, simples e acessível a
torcedores que estejam em qualquer ponto do país ou fora do Brasil, a empresa
mineira Woli Consultoria e Treinamento e o Cruzeiro Esporte Clube se uniram e
desenvolveram uma plataforma totalmente online.
O Curso do
Cruzeiro a distância, tem duração de 5 horas e custa R$ 29,90. Sem
precisar sair de casa e de forma divertida, os torcedores terão acesso aos 92
anos de história do clube, curiosidades sobre técnicos e jogadores, informações
adicionais sobre os títulos conquistados, ídolos e
muito mais.
Os torcedores que
tiverem nota igual ou superior a 7 receberão em casa um certificado oficial,
assinado pelo presidente do clube. O pagamento pode ser feito em cartões
de crédito (parcelamento em até seis vezes), boleto bancário, débito bancário ou
transferência. O início das aulas é imediato. Para saber
mais, acesse: http://www.cursodocruzeiro.com.br/.
CAPACITAÇÃO DE ENGENHEIROS PARA GRANDES OBRAS
Todos
os anos, o número de engenheiros formados no Brasil fica aquém das necessidades
de mercado. Segundo dados da Federação Nacional de Engenheiros (FNE),
anualmente 42,8 mil profissionais se formam.
No entanto, o país precisa de 60 mil novos
engenheiros ao ano.
Além
do déficit de mão de obra, que obriga o país a contratar profissionais de fora,
muitos dos que atuam nesta área precisam de mais qualificação ou de atualização
profissional para atuar nas obras de infraestrutura que serão realizadas nos
próximos anos.
Tomando
frente neste cenário, a Woli Consultoria e Treinamento – empresa mineira
especializada em educação corporativa à distância – iniciou uma parceria com a
Escuela Abierta de Desarrollo em Ingeniería y Construcción (EADIC) para
oferecer no mercado brasileiro cursos online para engenheiros e técnicos em
engenharia.
A
escola espanhola, com sede em Madri, é especializada em cursos à distância na
área de engenharia e hoje já atua na formação de engenheiros em países como
Espanha, Argentina, Colômbia e Peru.
Com
os cursos, os profissionais podem se atualizar constantemente em todos os segmentos
da engenharia. São disponibilizados cursos como: Estrutura em Aço Frio; Vias de
Comunicação: Estradas; Controle de Obras; MS Project; cursos de inglês para
estradas, arquitetura, hidráulica, ferrovias ou meio ambiente; dentre outros.
A
carga horária varia de 16 a 60 horas e o preço dos cursos. As aulas online
podem ser adquiridas tanto por profissionais (individualmente) quanto por
empresas do ramo.
Os
cursos trazem uma metodologia de ensino exclusiva, interativa e totalmente
online, com conteúdos que acompanham as transformações do mercado e
vídeo-conferências com professores altamente qualificados.
“Oferecemos
uma plataforma tecnológica e de conteúdo para atender um nicho de mercado
carente por capacitação, realidade que impacta no desenvolvimento do País”, diz
Wagner Oliveira, diretor da Woli Consultoria e Treinamento.
Segundo
o diretor, o foco é nos profissionais que trabalham nas grandes obras que são
necessárias para os eventos que ocorrerão no país nos próximos anos.
Os
cursos são desenvolvidos por profissionais de engenharia, professores e
pedagogos e estão disponíveis pelo site www.eadic.com.br
Fundada
em 2002, a Woli é especializada em treinamentos corporativos à distância para
empresas que possuem filiais em diversos pontos do País ou de outros países.
A
Woli foi criada para atender a necessidade de formar profissionais para áreas
gerenciais e de recursos humanos. Até o momento, a empresa já treinou mais de
700 mil profissionais e desenvolveu mais de 600 cursos – muitos deles
produzidos de acordo com a necessidade de cada empresa, de forma a tornar o
treinamento de todos os funcionários (onde quer que estejam) padronizado e mais
eficiente.
A
empresa também trabalha com outras frentes e disponibiliza ferramentas para
gestão de pessoas, que vão do recrutamento ao desligamento de funcionários.
Entre os clientes da Woli, estão Grupo Localiza, Lojas Marabraz, Algar Telecom,
entre outros. Para mais informações, acesse: www.woli.com.br
COMUNICAÇÃO NO PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO POTENCIALIZA RESULTADOS
É comum nesta época do ano as empresas iniciarem seu
planejamento estratégico para o ano seguinte. Rever metas, ações e avaliar os
resultados fazem parte desta etapa. Mas, para que seja eficaz, o planejamento
também precisa considerar os investimentos em comunicação.
Conforme explica o diretor da Área Local, Sandro Alencar
Fernandes a comunicação, principalmente a on-line, traz resultados positivos as
empresas, seja na fomentação de uma imagem institucional ou em vendas para os
comerciários.
“Esta é uma área que não pode mais ser ignorada no
planejamento. Ações bem projetadas podem otimizar os resultados esperados pela
empresa”, destacou.
Entre as ações de maiores resultados estão os investimentos
em redes sociais e em sites de compras, os e-commerce. Sandro aponta que essas
duas áreas trazem resultados mais rápidos já que a interação com o público é
imediata.
“A resposta do cliente é rápida e isso permite uma fluidez
maior de informações através de investimentos razoavelmente baixos”.
Mas, antes de investir é necessário alinhar a comunicação
com o objetivo da empresa. Saber quais ferramentas utilizar é fundamental para
o sucesso do planejamento.
O estudo das mídias e a definição daquelas que melhor se
encaixam ao perfil da empresa é a maneira ideal de começar a planejar.
Após isto, basta definir os valores a serem investidos e
buscar uma empresa especializada para executar o plano.
“Essas ações
desempenhadas com qualidade, certamente apontarão um caminho mais próspero as
empresas. Estamos na era da informação e estar presente no mundo on-line é
fundamental,” conclui Sandro.
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