Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ACOSTUME-SE, É SÓ O FUTURIO QUE CHEGOU


 Certamente, grande parte dos diretores ou gerentes de empresas possuem medidas de desempenho para vendas: quanto foi vendido na semana, no mês passado, no último trimestre. Mas poucos conseguem saber quanto não foi vendido no período por falta de melhores condições técnicas ou financeiras.  

 

Ou quais vendas poderiam ser fechadas caso o vendedor tivesse mais informações sobre o produto, cliente e seu histórico comercial. Se pudesse tomar decisões como oferecer desconto ou consultar um banco de dados sobre algum detalhe ou funcionalidade do produto diante do cliente potencial.

 

Pense  o quanto seria desgastante dizer ao mesmo cliente que irá “enviar as informações assim que ele chegar ao escritório”, ou “mandar o link do vídeo de um produto para ver depois" ou "deixe-me verificar o preço e amanhã eu respondo" quando poderia fazer tudo isso em tempo real.

 

Uma das formas para aumentar a produtividade dos negócios - que representa um grande desafio a todas empresas - é fazer com que a força de vendas tenha maior eficácia e agilidade nos contatos com o cliente. Como agravante, o uso pessoal da tecnologia evolui mais rápido do que no mundo dos negócios. Consequentemente, é o usuário que exige imediatismo e novas soluções no acesso à informação, um  fenômeno conhecido como "consumerização de TI".

 

Entre as alternativas já existentes para aumentar vendas destaca-se a nova ferramenta, denominada Sales Navigation Tiles, que tira partido das tecnologias móveis, computação em nuvem e redes sociais, desenvolvida para rodar os principais sistemas operacionais móveis (iOS, Android) ou HTML5.

 

 Permite, portanto, o uso de qualquer dispositivo - celulares e tablets móvel -, compatível com os modelos  mais utilizados e tecnologias atuais, sem que a empresa precise investir em novos softwares e hardwares. Consegue, assim,  colocar nas mãos da força de vendas uma arma mais poderosa para melhorar a experiência de compra do usuário  e fornecer a flexibilidade essencial para a negociação em um contextos de informação dinâmica.

 

Utiliza os materiais armazenados nos sistemas de gerenciamento de conteúdo, para acessar manuais, vídeos de produtos, atualizações de informações do cliente e as informações fornecidas pelo CRM,  para gerar o histórico do cliente, detalhes do produto, créditos, etc. A ferramenta integra as soluções de programação, compliance e capacitação. Permite que o dispositivo móvel funcione como uma ferramenta de treinamento e de controle sobre o conteúdo visualizado e os resultados das avaliações feitas pelo usuário.

 

Mais: considera a interação entre os usuários (vendedores), painel de instrumentos, e comunicações unificadas, de forma a poder integrar comunicação IP, serviços de mensagens instantâneas, intranet ou rede social colaborativa interna que a empresa usa normalmente, acessível diretamente a partir do dispositivo móvel, para alavancar as capacidades de voz, vídeo e mensagens específicas para esses dispositivos.

 

A funcionalidade de geolocalização, em áreas da saúde (LifeSciences/ Healthcare), por exemplo, é empregada para rastrear as pessoas, insumos ou equipes críticas envolvidas em uma cirurgia (como o instrumental que acompanha uma prótese em ortopedia). Isto permite a atualização em tempo real dos dispositivos móveis pessoais dos profissionais diante de um possível reagendamento da cirurgia devido à falta de algum insumo crítico.

 

Os cancelamentos ou adiamentos de cirurgias - em decorrência da falta de algum recurso crítico – são normais neste segmento. Desta forma, é possível antecipar, evitar o traslado de profissionais e reduzir a incerteza do paciente.

 

O uso da câmera serve para a leitura de códigos de barra do produto. Isto é muito útil para o controle e monitoramento de mercadorias em consignação. Por exemplo, no caso de um produto farmacêutico com data de validade próxima de expiração, o vendedor pode decidir quais retirar da prateleira ou estimular  a venda  para uso imediato.

 

Também é útil para informar o vendedor sobre quais  produtos estão com estoques elevados ou reduzidos e, assim, determinar a melhor política de preços. A câmara pode também ser utilizada para aplicações de realidade aumentada para mostrar, por exemplo, a utilização de um produto visualmente mais atraente ao consumidor.

 

A ferramenta pode funcionar como um canal de comunicação com os clientes e comunidades. Por exemplo, os médicos oncologistas podem discutir, consultar e falar sobre sua experiência com o produto. 

 

Acostumem-se, é só o futuro que chegou às empresas. (Artigo encaminhado ao Adnews por Ariel Capone, vice-presidente do Grupo ASSA).

FACEBBOK QUER MAIS 5,4 BILHÕES DE PESSOAS NA INTERNET


Praticamente metade da população mundial com acesso à internet já possui a sua conta no Facebook, grande parte disso se deve a proliferação dos acessos via mobile. Com o acordo estabelecido com algumas operadoras, mesmo quem não tem internet em seu plano pós-pago ou crédito em seu pré-pago, pode acessar a rede social sem custos, como é no Brasil o caso de usuários das operadoras TIM, Claro e Oi.

Mas a empresa de Mark Zuckerberg quer mais. O Facebook lançou na noite de terça-feira (20) uma iniciativa que pode para levar internet aos dois terços da população mundial. Isso por que a rede social estabeleceu alianças com as fabricantes Samsung e Nokia (eletroeletrônicos), Ericsson (equipamentos de telecomunicação), Qualcomm e Media Tek (semicondutores) e do navegador Opera.

O objetivo, segundo a companhia de Zuckerberg, é levar internet aos 5,4 bilhões de pessoas sem internet no mundo. Entre as iniciativas para que isso se torne possível, estão o desenvolvimento de smartphones e planos mais baratos e ferramentas que reduzam a quantidade de dados para usar navegar e usar aplicativos. (Redação Adnews)

A INTERNET E A DESCOBERTA DE PRODUTOS E MARCAS

 
Embora o desenvolvimento tecnológico seja menor, quando comparada com a de outros mercados, a internet na América Latina surge como principal mídia para a percepção de novos produtos, marcas e empresas, aponta levantamento divulgado pelo eMarketer. Comparando os três principais mercados da região (Brasil, Argentina e México), a web lidera a preferência em todos os países, com margens de 80%, 68% e 72%, respectivamente. A publicidade via televisão elenca o segundo posto, com 68%, 75% e 75%; seguido pelas redes sociais, 57%, 45% e 43%; recomendação de amigos e familiares, 50%, 61% e 56%; e anúncios em revistas, 40%, 46% e 53%.
De acordo com Rodrigo Prates, diretor de Owned/Shared Media da Today, primeira agência pós-digital de comunicação no País, a dianteira da internet sobre as outras mídias ocorre pela importância conquistada dela nos últimos tempos e sua democratização, onde qualquer um pode se expressar de maneira mais fácil, que, por exemplo, a televisão. “A tevê ainda tem uma enorme importância para o mercado brasileiro, mas o uso da web para propagar novas ideias, conceitos, marcas e afins ganha força, e o consumidor consegue se identificar com maior facilidade neste meio”, acredita Prates.
Posicionada como primeira agência pós-digital no Brasil, a Today nasceu a partir da antiga ADBAT/TESLA, com a proposta de derrubar barreiras entre as mídias, e brigar de verdade por projetos integrados. Comandada por Adilson Batista, tem em seu portfólio Rossi Residencial, Mercedes-Benz, Johnson&Johnson, Grupo CCR, smart, STB, NET e Promon.

 

BANCA OFERECE JORNAL IMPRESSO NA HORA


A Meganews, banca de jornais e revistas instalada em Estocolmo, na Suécia, é a primeira do mundo que conta com um sistema de impressão instantânea, que ajuda a reduzir o desperdício de papel.

Parecido com as gráficas, o mecanismo digital permite que os clientes escolham suas publicações, paguem o preço estabelecido, e, em dois minutos, levem as impressões para casa.

A medida também dá um fim ao encalhe de jornais e revistas que sobram nas bancas e precisam ser devolvidos à editora, eliminando um sério prejuízo para o mercado editorial.

Outra vantagem é que o Meganews dispensa transporte, reduzindo também as emissões de carbono. “É necessário reduzir os gastos causados por apenas uma cópia. Boa parte dos custos para as editoras estão relacionados à distribuição destes materiais”, diz Stefan Melesko, especialista do Media Economics.

Depois de serem compiladas em formato digital pelas editoras, as publicações são enviadas ao Meganews, que reproduz os elementos gráficos com qualidade parecida à das impressoras digitais convencionais. O sistema também permite que o material seja atualizado ou alterado pela editora.

A banca foi recentemente inaugurada na capital sueca, seguindo o modeloon demand, em que cada cliente imprime somente a publicação que precisa ter em mãos. São oferecidas as principais publicações internacionais, e o pagamento é feito por meio de cartões de crédito ou débito. (Promoview)

MAIS UMA ENXUGA A OPERAÇÃO: AGORA É A BAND


Seguindo o exemplo de grandes corporações do mercado de comunicação, que estão reestruturando as suas operações para enxugar custos, agora é a vez da Band iniciar o seu processo de redução de gastos.

De acordo com a coluna Outro Canal, escrita pela jornalista Keila Jimenez, a emissora pode encerrar o mês com um corte total de 350 funcionários, informação ainda não confirmada oficialmente pelo canal.

Ainda segundo a coluna, a reestruturação surge a partir da análise de uma empresa de consultoria, que apontou quais seriam os caminhos para melhorar a saúde financeira dos cofres da emissora. (Redação Adnews)

PUBLICIDADE TEM VÁRIAS NOVIDADES

O presidente da Abap, Orlando Marques, anunciou durante reunião nacional em Brasília, que a entidade criou dois novos comitês. Um deles é o Tributário, que vai orientar as agências sobre como lidar com a cobrança de impostos sobre serviços de terceiros contratados por elas, uma vez que isso só deve ser feito sobre suas receitas.

O outro é o comitê Digital, que vai colaborar com as empresas na convergência digital. Tema também apresentado pelo consultor jurídico da associação, Paulo Gomes de Oliveira Filho, versou sobre a participação de crianças em campanhas publicitárias.

De acordo com ele, "a partir de agora, há necessidade de se obter alvará jurídico para isso", embora a presença de menores em comerciais não configure trabalho ou prestação de serviços.

Gomes falou também sobre a portaria do Ministério da Fazenda, que proíbe concursos culturais que não tenham exatamente esse escopo. "Não pode haver nenhuma intenção publicitária embutida", sintetizou.


No encontro foi feita, por Dominique Vancraeynest, global head of business development, a apresentação da GFK, uma das líderes mundiais em pesquisa que está chegando ao Brasil.

Fundada em 1934, na Alemanha, com atuação em mais de 100 países e 12 mil colaboradores, a empresa atua, principalmente, nos mercados automotivo, bens de consumo, energia, moda, serviços financeiros, saúde, mídia & entretenimento, serviços especializados, públicos, varejo, tecnologia, turismo e logística.

Seus estudos procuram analisar o comportamento do consumidor para entender o que motiva a mudança em seus padrões de consumo, preferência por canais de mídia e gasto. Dentre as pesquisas realizadas estão oportunidade do mercado e tendências emergentes da mídia; desempenho e valor da marca; mediação de audiência; tracking de vendas; testes de trailer e eficácia publicitária; experiência, satisfação e lealdade do consumido r.


Depois de um almoço com presença de agências, veículos e anunciantes do mercado brasiliense, o presidente da associação Orlando Marques fez o lançamento do Prêmio Aliança de Fidelidade dos Anunciantes a suas Agências, a ser entregue dia 29 de outubro.


O encontro incluiu ainda apresentação, por Clóvis Speroni, diretor regional Nordeste da entidade, da campanha para a Semana Nacional de Execução Trabalhista, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, criada pela agência Staff, por solicitação da Abap. A semana, de 26 e 30 de agosto, tem como objetivo desafogar os Tribunais de Justiça do País e a campanha congrega apoio e patrocínio da entidade.


Mais destaques do encontro foram o lançamento do projeto Comunicar e crescer, voltado para pequenos e médios empresários com o objetivo de mostrar a eles a importância da publicidade para o desenvolvimento de seus negócios.

Quem falou sobre o assunto é o diretor de cursos e seminários da entidade, Stalimir Vieira. Os seminários serão apresentados em todas as capitais brasileiras e cidades geoeconomicamente importantes a partir do final de setembro. A primeira delas é Recife. Serão três eventos até dezembro e outros 10 de março a dezembro de 2014.


Os seminários – que começaram em 2004 – já foram realizados em 61 cidades brasileiras e também nas capitais de Moçambique, Angola e Cabo Verde, e reuniram, em média, cerca de 300 pessoas em cada um dos 176 eventos.

O projeto também envolveu a criação de duas cartilhas, que somaram 100 mil downloads. De acordo com Stalimir, a quarta edição do Comunicar e Crescer pretende continuar o processo de orientação dos novos empreendedores para utilizar o marketing e a publicidade na construção de marcas e, desta forma, ativar os mercados, fomentar esta cultura nas novas empresas.


Graziela Di Giorgi, diretora Brasil do Grupo Consultores, instituto de pesquisa especializado na indú stria da comunicação, apresentou o estudo, realizado com 323 anunciantes. O levantamento mostra os critérios levados em consideração na hora de contratar uma agência, a questão da remuneração nas concorrências, cuja normatização vem sendo estudada pela Abap.

Para desenvolver a pesquisa, o Grupo Consultores escolheu os maiores anunciantes brasileiros, de acordo com ranking do Ibope Monitor.
Dentre os principais resultados, Di Giorgi destaca que "criatividade e capacidade estratégica são os critérios determinantes para a seleção de uma agência de publicidade".

De acordo com ela, 74% dos anunciantes utilizam a concorrência como modelo de escolha. O estudo mostra ainda que 83% dos anunciantes informaram estar satisfeitos com suas agências e apenas 9% declararam a intenção de mudar, o que já pode ter ocorrido, uma vez que a pesquisa foi realizada no ano passado.

Outra boa notícia para o setor, revelada no levantamento, é que a duração do relacionamento de agências e anunciante s vêm crescendo ao longo dos anos. ( FonteS: Beth Guaraldo | Voice Comunicação | Portal da Propaganda)

QUESTÕES QUE O DIRETOR COMERCIAL DO SBT RESPONDE

Nessa semana o SBT completou 32 anos de atividade no mercado brasileiro. Trata-se de uma data histórica da emissora que tem em seu DNA todo o carisma de seu dono, Silvio Santos, que além de empresário, continua ao longo dos anos exercendo seu expediente de apresentador em seu programa dominical.

Mas não apenas de Silvio vive o Sistema Brasileiro de Televisão. Além da data comemorativa, o momento parece ser bom, já que o SBT tem rememorado algumas novelas infantis com sucesso e boa audiência, e também estabelecido uma proximidade muito interessante com a internet, com algumas tentativas acertadas de convergência entre as mídias e ações nas redes sociais.

Para conhecer um pouco mais sobre estes novos caminhos e as novidades pela frente, o Adnews bateu um papo rápido com Glen Valente, diretor comercial da emissora. Confira:

Em qual posicionamento estratégico o SBT está focado e quais são os seus diferenciais competitivos?

Tudo que fazemos no SBT hoje é guiado por três pilares: família, diversão e informação. Apostamos na consistência de toda a nossa grade de programação, que tem sido muito acertada e envolve um trabalho de todas as áreas da emissora – comercial, marketing, programação, de rede e artística.

Tivemos bons avanços e resultados no jornalismo, na nossa linha de shows, e claro, da nossa área de teledramaturgia, com Carrossel, que também nos rendeu ótimos frutos na área de licenciamento, e agora com a novela Chiquititas, que trilha caminho semelhante. Somos a emissora de TV aberta mais querida pelo público no Facebook (líder em número de fãs e engajamento), o que é um reflexo direto e espontâneo do trabalho que temos desempenhado na emissora. Além disso, estamos sempre abertos a inovar junto com o cliente e valorizamos a boa propaganda.

Com esse novo universo totalmente multiplataforma, quais são os caminhos publicitários que o SBT trabalha para os seus anunciantes e como a emissora enxerga essa convergência da televisão com as plataformas digitais?

Estamos totalmente alinhados a esse cenário. Acredito que são mídias complementares e as pesquisas mostram isso. A maioria das pessoas assiste à TV acessando a internet. A Nielsen, inclusive, acaba de divulgar um estudo mostrando como os comentários no Twitter afetam positivamente a audiência da TV.

O SBT observa todos esses movimentos e está firmando as melhores parcerias para potencializar seus resultados. Inclusive, acabamos de fechar um acordo inédito com o Youtube, para um quadro do Programa da Eliana. Hoje quase todo o nosso conteúdo que vai para internet é comercializado. Nossos vídeos sempre ganham destaque no Youtube. Como exemplo, cito a pegadinha da “Menina Fantasma”, que ganhou o Prêmio youPix, como o viral de 2012. Vamos continuar acompanhando as novidades em todos os sentidos, sempre fortalecendo o nosso modelo de negócio.

Como está o SBT neste momento e quais são as principais novidades pela frente?

Retomamos a vice-liderança de audiência com consistência e com conteúdo de qualidade, atingimos cerca de 184 milhões de telespectadores, em 55 milhões de lares brasileiros em 2013. Vamos continuar a surpreender o público e o mercado com novidades, como as que já lançamos este ano. (Renato Rogenski, no Adnews) 

MARKETING B2C X MARKETING B2B


Para se aproximar do público-alvo as empresas estão cada vez mais dependentes das mídias sociais.

Seja um público comprador (mercado B2B) ou consumidor (mercado B2C).

Recente pesquisa da Eloqua mostra que o segmento de empresas B2B (empresas que vendem para outras empresas) utilizam uma diversidade maior de mídias sociais se comparada ao segmento B2C (empresas que vendem direto para o consumidor final)

Este gráfico mostra a origem do tráfego que chega no site de grandes empresas, por segmento.

Enquanto o segmento B2C depende do Facebook para levar tráfego para o site, no segmento B2B  a diversidade de mídias é maior – quase o dobro.

Olhando os dados acima é intrigante analisar o mercado brasileiro.

Se as empresas B2B precisam usar o máximo de mídias disponíveis, por que o baixo investimento em marketing digital?

Não tenho números que mostram a diferença de investimento por parte das empresas nos dois segmentos. Mas acompanho o mercado e tenho observado alguns pontos que seguem:

- Falta especialização de empresas prestadoras de serviços de marketing voltados para o mercado B2B. Veja o número de agências de comunicação que trabalham com empresas de bens de consumo, agora tente achar uma que seja especializada em B2B. Difícil, hein?

- Digite no Google “Marketing B2B”. As respostas são tão escassas que na primeira página já aparecem links em inglês.

- As agências de publicidade que pertencem ao mercado B2B, e que são especialistas em marketing, mal fazem uso do marketing digital. Exemplo: quantas agências ou consultorias que você conhece disponibilizam conteúdo técnico / educativo nas redes sociais? O conteúdo das páginas das agências no facebook, por exemplo, são 90% curado, 10% conteúdo próprio (quando muito).

- Nos seminários / conferências sobre Marketing Digital no Brasil menos de 10% dos palestrantes são provenientes do mercado B2B.

Poderia dar mais alguns exemplo de como as empresas B2B, brasileiras, estão perdendo oportunidades de negócio por fazerem pouco uso do marketing na web.

A venda B2B geralmente é consultiva – os empresários e gestores imaginam que o marketing é feito pela área comercial, pessoalmente.

Isso, contudo, é um tremendo erro.

Segundo a CEB, 60% da jornada de compra no mercado B2B é realizada antes do primeiro contato com o representante de vendas. Ou seja, ao falar com a área comercial da sua empresa o comprador já andou metade do caminho.

Desta forma podemos afirmar que a chance de iniciar uma conversa comercial diminui consideravelmente caso sua empresa não esteja bem posicionada na web.

Porque o comprador, assim como o consumidor, acessa a web todos os dias para tirar dúvidas e aumentar seu conhecimento profissional. É neste momento que começa o relacionamento comercial entre duas empresas no mercado B2B.

Exceção feita para as Start Ups de tecnologia, o mercado B2B brasileiro ainda engatinha na web.

Esta é uma  boa oportunidade para aqueles que ingressarem neste mercado com conhecimento de Digital / Social. O segmento B2B vai precisar de gente especializada. (Por Henrique Donnabella, Consultor de Marketing de Relacionamento Digital e sócio fundador da consultoria Make it Loyal. Publicado originalmente no Make it Loyal, NO Adnews).

10 DICAS PARA VOCÊ USAR NO INSTAGRAM


1)                A primeira coisa antes de iniciar as dicas é entender que cada rede social tem sua função e suas pessoas. Não siga todo mundo que você já segue no Twitter e no Facebook. Senão vai virar mais do mesmo. Procure seguir quem publica fotos que vão ao encontro de seus interesses e gostos.



2) Nada de postar de 5 em 5 minutos. Na internet isto se chama floodar a timeline, ou seja, inundar de conteúdo. Use com moderação, tá?


3) Quer postar uma foto antiga? Que tal avisar e contar um pouco sobre aquele momento? Quem está deslizando pela timeline acha que tudo está acontecendo em tempo real.


4) O Instagram não é uma rede social de fome! Postar aquela foto do bolo lindo de aniversário, aquele prato exótico que você está comendo em sua viagem internacional até vai. Mas tem gente que não tem bom senso e publica tudo o que come. Do pão murcho ao miojo. Do arroz com ovo ao prato feito. Me ajuda, né Brasil? Comida no Instagram só se fugir do tradicional ou se tiver linda de viver! Se você não é um cozinheiro e aprontou na cozinha, relaxa, compartilha no Instagram que vai ser bacana demais ver o seu esforço.


5) Previsão do tempo é coisa de Jornal ou de aplicativo que já vem instalado no smartphone, ou seja, todo mundo que tem smarpthone também tem. Então deixe o seu lado Rosana Jatobá de lado. No início foi legal, mas já passou. As coisas na internet são bem instantâneas e cansam rápido. Foto com previsão de tempo já era!


6) Hashtag no Instagram? Sim, é possível buscar assuntos no Instagram por hashtag, mas pega leve. Umas 8 hashtags são suficientes. Tem gente que põe 20…40. Pra quê? Fica meia hora digitando aquele monte de hashtags.


7) Você pode adorar seguir a pessoa x, e curtir 90% das fotos dela. Mas isto não quer dizer que a pessoa seja obrigada a lhe retribuir e seguir você também. Se as relações podem ser de mão única, respeite. É brega demais pedir….fulano me segue? É a mesma coisa de pedir pra alguém gostar de você. Quem curte gosta e pronto.


8) Pelo amor de Deus não salve foto da internet ou de outro Instagram e poste na rede como se fosse sua. É o fim da internet! Seja original e compartilhe com o mundo o seu olhar. Se copiou, dê crédito ao autor.


9) A câmera frontal do smartphone é uma ideia legal demais. Dá até pra ver se o cabelo está bom, se a gravata está no lugar, porém, não ache que o Instagram é o seu espelho social. Tem gente que tira foto com biquinho, mandando beijinho, mostrando a bochechinha rosada, a espinha interna. Use a câmera frontal com bom senso, ainda mais se for postar a foto no Instagram.


10) E aquelas regras de não postar foto caído bêbado, com a mesa cheia de dinheiro porque acabou de receber aquela indenização, e com poses inadequadas para menores de 18 anos continuam. As fotos estão na internet e as coisas na internet não são escritas a lápis. Por mais que você delete, já está salva em algum lugar. Tome cuidado! Depois o seu nome poderá ser jogado no Google e sua reputação  ser questionada.
(Fonte: Guia Publicidade http://www.guiapublicidade.com.br


3 MINUTOS PARA UMA IDEIA INOVADORA


A Falling Walls Foundation, com o apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), promove, no dia 9 de setembro, o evento Falling Walls Lab 2013, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

O encontro pretende reunir estudantes, pesquisadores, profissionais e empreendedores que tenham ideias inovadoras e consigam, em 3 minutos, fazer a apresentação do projeto. O objetivo é mostrar, de forma dinâmica, ideias de qualquer disciplina relevantes para a sociedade mundial.

Os projetos serão julgados por um júri formado por diretores executivos e acadêmicos, que considerarão o grau de inovação da ideia, o potencial impacto na sociedade e a performance do apresentador.

O autor da melhor ideia representará o Brasil na final global do Falling Walls em Berlim, competindo com outros 99 participantes de diversos países, e será convidado a assistir às apresentações de pesquisas de cientistas renomados na Falling Walls Lab Conference, com todas as despesas pagas pela empresa de consultoria A. T. Kearney.

O evento faz parte das programações do projeto Alemanha+Brasil 2013-2014. Com o lema “Quando ideias se encontram”, o projeto quer mostrar como a parceria entre o Brasil e a Alemanha pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica.

“O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo decidiu apoiar esta iniciativa da Falling Walls Foundation no Brasil, pois pesquisadores brasileiros têm igualmente condições de quebrar muros da ciência e inovação", disse Marcio Weichert, coordenador do DWIH-SP.

A etapa São Paulo recebe inscrições de projetos até 26 de agosto pelo site http://falling-walls.com/lab. 
 

30 MILHÕES DE INTERNAUTAS MULTI-TELAS

A rápida adoção de smartphones e tablets no Brasil está cada vez mais redefinindo o comportamento do consumidor e inaugurando o que pode ser chamado de o novo contexto multi-telas. Uma pesquisa inédita encomendada à Ipsos pelo Google Brasil revela que hoje mais de 30 milhões de usuários consomem mídia em três diferentes telas no País - quase o dobro quando comparado à França (19M) ou Reino Unido (16M).

Essa tendência está trazendo uma nova configuração no consumo de mídia e também um caminho de compra ainda mais complexo: com quase 7 em cada 10 usuários brasileiros usando TV e smartphones ao mesmo tempo, assistir TV não é mais uma atividade que demanda atenção exclusiva.

Dimensão do fenômeno:

o   63 milhões de brasileiros usam pelo menos duas telas diariamente (TV + computador);

o   30 milhões de brasileiros usam três telas  (TV + computador + smartphone);

o   A penetração de smartphones cresceu 86% em relação a 2012, chegando a 26%;  enquanto a adoção de tablets cresceu 300%.

Transformações na mídia:

o   A maior parte da exposição à mídia é por meio de telas (69%), sendo o computador o que tem a maior média semanal (26 horas), seguido da televisão (19 horas) e smartphones (13h)

o   O deslocamento entre as telas pode ser simultâneo ou sequencial. O comportamento do brasileiro é mais simultâneo, sendo a TV a tela consumida de forma mais simultânea:

§  metade da população online (52%) assiste TV e acessa a internet ao mesmo tempo;

§  68% dos muti-telas assistem TV e interagem com smartphone simultaneamente.

Impacto no consumo:

o   27% dos usuários multi-telas já fazem compra online no Brasil;

o   Mais de 30% deste grupo usa mais de um dispositivo para concluir a compra.

Segundo Maria Helena Marinho, diretora de pesquisas do Google para América Latina, "em vez de ter sessões online, estamos entrando em uma era de conectividade constante, a qualquer hora, em qualquer lugar". Isto também significa transformações nos negócios: "Para marcas e empresas, isto significa uma necessidade de estar presente de maneira consistente e adequada, em todas as telas, para garantir ao usuário uma experiência prazerosa e coerente", completa.  

A pesquisa encomendada à Ipsos ouviu 1.300 pessoas, entre maio e junho deste ano. (Redação Adnews)

OPORTUNIDADE


Abertas, até 27 de agosto, as inscrições para o concurso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que busca preencher uma vaga de um professor doutor para a Faculdade de Tecnologia nas disciplinas de Estatística e Cálculo II.

A vaga é para atuar em regime de turno parcial (RTP), com salário de R$ 1.592,14; porém, a preferência é que o docente atue em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), com remuneração de R$ 9.185,10. Aos aposentados, a oportunidade é restrita ao RTP.

O processo de seleção envolve prova de títulos, de arguição, específica e didática. Na prova de títulos, que possui peso maior, será analisado o memorial escrito pelo candidato.

A prova de arguição será baseada na matéria do programa da disciplina ou conjunto de disciplinas em concurso e/ou sobre o memorial apresentado na inscrição.

Já a prova específica consistirá na realização de uma prova escrita dissertativa. O candidato terá 60 minutos para consultar livros e periódicos, após a leitura das questões. Terminado o prazo, o candidato poderá consultar as anotações e deverá respeitar o prazo máximo de quatro horas para redigir as respostas.

Na prova didática, o candidato será avaliado pelo desenvolvimento do assunto sorteado. A matéria será sorteada com 24 horas de antecedência e o candidato terá de 50 a 60 minutos para expor o conteúdo.

As inscrições deverão ser feitas na assistência técnica da Faculdade de Tecnologia, que fica na Rua Paschoal Marmo, 1888, em Limeira, interior de São Paulo. Detalhes: www.sg.unicamp.br/dca/concursos/abertos/concursos-para-professor-doutor/faculdade-de-tecnologia 
 

NET-ATIVISMO E OPINIÃO PÚBLICA


O Consulado Geral da França em São Paulo, em parceria com a Fundação Cásper Líbero, realiza, no dia 29 de agosto, uma palestra com a pesquisadora Marta Severo, do polo de pesquisa francês Geriico (http://geriico.recherche.univ-lille3.fr/), e com o professor Massimo di Felice, do Centro de Pesquisa Atopos (http://www.atopos.usp.br), da Universidade de São Paulo (USP).

Com Felice, Severo lidera projetos sobre a participação política on-line e o impacto das novas tecnologias na formação da opinião pública.

Titular de uma cátedra francesa no Estado de São Paulo, Severo exporá casos concretos e buscará respostas às questões sobre a influência das redes digitais na defesa de uma causa ou da valorização de ideias.

A palestra ocorrerá na Faculdade Cásper Líbero, que fica na Avenida Paulista, 900, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail elisabeth.chouraki@diplomatie.gouv.fr.Detalhes: http://saopaulo.ambafrance-br.org/Marta-Severo-e-Massimo-di-Felice. 
 

AS EMISSORAS DE TV ABERTA COM MAIS SEGUIDORES NO TWITTER

A Rede Globo de televisão alcançou em agosto cinco milhões de seguidores no Twitter e agora lidera, com folga, o ranking das emissoras abertas no Twitter.

Na segunda posição, aparece a TV Record, seguida pelo SBT, TV Cultura, Rede TV, Band e Gazeta, respectivamente.

Curiosamente, as Organizações Globo, responsável pela TV Globo, possui uma das políticas de redes sociais mais controversas entre os gigantes da mídia brasileira. Produtos como o jornal O Globo e o Globoesporte.com tiraram seus links do Facebook, a maior rede social do mundo.

Já no Twitter, tanto a emissora como os produtos das Organizações Globo supracitados continuam postando os links de notícias e atrações.

Os números de seguidores: 1 - TV GLOBO @rede_globo - 5.028.806;2 - TV RECORD @tvrecord - 1.447.613;  3 – SBT @SBTonline - 1.301.967; 4 - TV CULTURA @tvcultura - 395.041; 5 - REDETV! @PortalRedeTV - 137.886; 6 – BAND @tv_band - 70.308; 7 - TV GAZETA @tvgazetaoficial - 3.178 (Redação Adnews)

SUSTENTABILIDADE, CIDADANIA, LIVROS, EVENTOS
(Pesquisa de Flávia Goldemberg  para Promoview)

 


. FREI CANECA RECEBE A PESCA TRADE SHOW - Pesca Trade Show, que acontece entre os dias 28 e 30/08, é a única a reunir todos os principais fabricantes e importadores do segmento presentes em nosso País. Em sua sétima edição, a feira já está consolidada entre os profissionais do mercado, e por isso é visita obrigatória para quem atua ou pretende entrar no ramo.


Após seis edições, a Pesca Trade Show integra o calendário mundial de grandes feiras de pesca, junto com a Icast, Osaka Fishing Show, Efttex e China Fish.

Só na Pesca Trade Show o pescador pode ver em território nacional os lançamentos das líderes mundiais Shimano, Daiwa, Penn, Okuma, Power Pro, Strike Pro, Plano, Humminbird, entre outras. Grandes empresas nacionais como Moro-Deconto, NS Iscas Artificiais, Zagaia, Emifran, Balyhoo, WD40 também estão entre os expositores já confirmados para a edição 2013.

Este ano, o evento acontece no mesmo local de outras edições, porém com uma área 50% maior em relação ao ano passado. O Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo, passou por uma reforma no último ano e está ainda melhor para receber os mais de cinco mil visitantes esperados. Vale lembrar que a feira é exclusiva para negócios.

De um lado estão os fabricantes, importadores e representantes do turismo, e, de outro, os lojistas e profissionais do segmento. Com isso, grandes negociações são fechadas e o pescador recebe produtos de primeira qualidade com preço atrativo.

. PRIMEIRA EDIÇÃO DA FORMAR SERÁ REALIZADA EM SÃO PAULO - Entre os dias 17 e 19/ de outubro, a cidade de São Paulo vai sediar a ForMar 2013 –Feira da Revenda e da Marcenaria,evento inédito no Brasil que reúne profissionais e empresas especializadas na elaboração de móveis sob medida, no Centro de Exposições Imigrantes.


A ForMar, apesar de ser realizada pela primeira no País, nasce com uma bagagem de cinco edições, já que uma versão ocorreu como evento paralelo da tradicional ForMóbile – Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis.

 

 Segundo a diretora de marketing da BTS,  Araceli Silveira, o mercado já vem oferecendo uma demanda para um evento específico voltado para os móveis sob medida há algum tempo. “A ForMar já nasce com a experiência de ter vivido dentro da ForMóbile e certa da demanda que precisará oferecer ao seu público para ser um grande sucesso”, explica.

Dentre as atrações aos visitantes da ForMar, destacam-se a Marcenaria Modelo e asPalestras ForMar. A Marcenaria Modelo trata-se de uma marcenaria real e em funcionamento dentro da feira, onde os visitantes poderão ver, na prática, conceitos de produção moveleira.

 

Toda a apresentação e condução da Marcenaria Modelo será de responsabilidade doSenai e o mobiliário produzido será doado à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) de São Paulo (SP). As Palestras ForMar são focadas em conteúdo técnico e gerencial, envolvendo técnicos e produção, marceneiros profissionais, empresários e consultores dos ramos de gestão e administração.

 

“Estes eventos são exatamente o que esperam os visitantes da ForMar. Eles foram pensados e desenvolvidos de acordo com a demanda que sentimos durante a realização das edições anteriores da ForMóbile”, comenta o gerente da ForMar, Tatiano Segalin. A ForMar 2013 reunirá 150 expositores em 11 mil m² e espera um público de 20 mil profissionais durante os três dias da feira.

 

A feira ForMar é uma realização da BTS e conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Painéis (Abipa), do Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo (Sindimov), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), do Sindicato da Indústria de Móveis do ABC (SimABC) e da Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis (Affemaq).

. BL LANÇA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE 2014 - A Câmara Brasileira do Livro (CBL) está a todo vapor na organização da 23° Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que irá acontecer de 22 a 31/08 de 2014, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O lançamento para expositores acontecerá no mês que vem (setembro).


Para agilizar as tarefas, foi formada uma comissão para cuidar do evento, composta por cinco grupos de trabalho, com participação expressiva de editores que já está trabalhando firmemente nos vários assuntos da Bienal.

Entre as novidades, está a realização do quinto Congresso Internacional CBL do Livro Digital, cuja quarta edição aconteceu em junho deste ano, em São Paulo.

A 22° Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada de 09 a 19/08 de 2012, foi um sucesso de público. Cerca de 800 mil pessoas visitaram o evento, que também contou com 346 expositores nacionais (22% a mais do que a edição anterior) e 134% expositores internacionais (110% maior que a Bienal de 2010). Os investimentos chegaram a R$ 32 milhões.

. ONG TETO USA INSTAGRAM DE FAMOSOS PARA MOSTRAR A POBREZA - ONG Teto, que atua em 19 países da América Latina há mais de 15 anos construindo moradias de emergência para famílias que vivem em situação precária, realiza uma ação na rede social Instagram para dar visibilidade aos problemas de comunidades carentes brasileiras que ninguém vê.

 

A iniciativa, criada pela Young & Rubicam e intitulada Invisigram, começou nos perfis do ator Edson Celulari e de seu filho Enzo e vai continuar nas próximas semanas com celebridades como  Bruno Gagliasso


As contas nas redes sociais serão emprestadas por 24h a moradores de uma comunidade carente. O objetivo é que os milhares de seguidores desses famosos entrem em contato com a extrema pobreza e os problemas enfrentados em diversas regiões.

. RIO 2016 DEFINE PLANO DE GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 apresentou na segunda-feira (19/08), oPlano de Gestão da Sustentabilidade dos Jogos Rio 2016, elaborado com os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) para estabelecer os fundamentos da integração de princípios, ações e projetos relativos à sustentabilidadeno planejamento e operação doseventos.

O lançamento foi marcado pela assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que prevê, entre outras atividades, uma avaliação do plano e a mediação do diálogo entre o Rio 2016 e a sociedade civil sobre sustentabilidade.

 

Também foi revelada a submarca Abraça Rio 2016, que será utilizada em todas as comunicações dos Jogos relacionadas ao Programa de Sustentabilidade e será a forma com a qual a organização abraçará programas e projetos alinhados com os princípios do plano. O nome escolhido busca motivar o engajamento das pessoas, convidando-as a fazer parte da transformação promovida pelo evento esportivo.

 

“O esporte pode e deve desempenhar um papel de liderança na promoção de um mundo mais sustentável. Desde a Conferência Rio 1992, a preocupação do Movimento Olímpico com as questões ambientais é crescente. Em 1996, uma modificação na Carta Olímpica reconheceu o meio ambiente como terceiro pilar do Olimpismo e, em 1999, o COI produziu a Agenda 21 do Movimento Olímpico, que define políticas associadas ao esporte”, destacou o presidente do Rio 2016, (Carlos Arthur Nuzman).

. SUSTENTABILIDADE É TEMA DA FEIRA DO BALACOBACO - Promover diversão e sustentabilidadesão os principais objetivos de uma feira organizada pela comunidade do bairro do Souza, em Monteiro Lobato (SP). Chamado de “Feira do Balacobaco”, oevento, que é realizado uma vez por mês, valoriza produtos naturais ou feitos pelos moradores.

Nas barracas, o público encontra verduras que acabaram de sair da horta. A culinária conta com mel e pastéis fritos na hora. O artesanato também está presente, e, em uma das bancas, com roupas infantis feitas de algodão orgânico. A maior parte dos expositores mora no bairro, mas quem é de fora também pode participar.

“A gente sempre teve os movimentos em que todo mundo dá a mão e faz (organiza). Não tem revenda, mas a feira é aberta”, afirma Adriana Mudat, uma das organizadoras.

 

O artesão Diogo Yas expôs a cerâmica que ele mesmo produz, inspirado na cultura japonesa. “Agora eu estou seguindo essa linha geométrica na cerâmica. A gente faz as queimas e tudo”, explica o artesão.

 

Na feira, cada um colabora com seu talento. O marceneiro Jarbas Noronha, tem uma marcenaria no bairro e fez uma pista de skate para as crianças. “Nós já estamos requisitando faz muito tempo uma rampa aqui no bairro. Fizemo-la quase toda de material reaproveitado” disse. A pista montada no local também deve estar presente nas próximas edições.

 

Na programação cultural, a feira conta com apresentações artísticas de moçambique e forró, agradando os turistas. “Para a gente que trabalha com arte, esse lugar traz muita ideia para elaborar cenas e fazer trabalhos sociais”, afirmou a atriz Mirian Dias.

 

O ator Rômulo Peres saiu de São Paulo (SP) para passar o final de semana na comunidade. “Em São Paulo só tem prédio e a gente vem para cá curtir um pouco e ver essa paisagem maravilhosa que temos nesse Brasil todo”.

 

PETROBRAS PATROCINARá PROJETOS SOCIAIS PELO PAÍS

Estão abertas as inscrições para a seleção pública Integração Petrobras Comunidades 2013, que destinará R$ 48 milhões, no período de dois anos, a projetos sociais realizados na área de influência da Petrobras em mais de 200 municípios brasileiros.

Serão realizadas ações no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Brasília, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Goiás, Pará, Roraima e Acre.

Deste total de recursos, R$ 21 milhões serão destinados para o Nordeste, R$ 12 milhões para as regiões Norte, Centro-Oeste e Minas Gerais, e R$ 15 milhões para o Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Poderão se inscrever projetos de até R$ 300 mil, que promovam a garantia dos direitos da criança e do adolescente, a geração de renda e oportunidade de trabalho, e a educação para qualificação profissional.

ENCONTRO DA CIDADANIA PROMOVE SUSTENTABILIDADE SOCIAL - Fundação Lia Maria Aguiarpromove de 09 a 13 de outubro, no Market Plaza Convention Center – Campos do Jordão em Vila Capivari, mais umEncontro da Cidadania com palestrantes reconhecidos nacionalmente e que vão tratar de temas atuais e inovadores. Toda a renda do evento será revertida para os projetos sociais da Fundação.

O encontro tem como objetivo levar informação relevante e de qualidade para a população de Campos do Jordão e Vale do Paraíba com palestras que agregam conhecimento e propõem experiências transformadoras que podem ser aplicadas no dia a dia de jovens e adultos, estudantes universitários, educadores, empresários, profissionais liberais e interessados nos temas das palestras.

O encontro contará com os palestrantes Maurício de Sousa, Marcio Atalla, Bia Kawasaki, Aron Belinky e Marcelo Tas, que neste ano abordarão temas ligados à inovação e educação, saúde e qualidade de vida, autoestimab v, meio ambiente, cidadania e comunicação.

Para mediar os debates, a atração contará com a participação da apresentadora do Programa “Falando Nisso”, da TV Band Vale, Solange Moraes.

 

. HOTPOPCORN DEBATE SOBRE MARKETING E COMUNICAÇÃO EM SP - A quarta edição do HotPopCorn, que acontece no dia 17 de setembro em São Paulo (SP), vai reunir profissionais de agências e executivos das maiores empresas anunciantes do País para discutir temas polêmicos ligados ao marketing e à comunicação.


Para este ano, o tema escolhido foi “A outra verdade inconveniente – Um alerta para o mercado da comunicação”. E, para acompanhar a proposta do debate, o espaço do evento será pouco convencional: o HotPopCorn será realizado na Sala Bradesco Prime no Cinemark do Shopping Cidade Jardim.

O objetivo deste ano será discutir de que maneira agências e clientes, que desenvolvem relações criativas e comerciais, podem construir uma parceria mais saudável e sustentável em suas negociações.

“Com a liderança de procurement nos processos de contratação de agências, um novo modus operandi foi estabelecido, criando uma realidade que vem sendo testada, mas que precisa ser ajustada. Este processo de maturação é normal mas precisamos acelerá-lo.

 

Outra questão que merece toda a atenção, é ligada ao que as agências produzem de melhor, a criatividade”, comenta Marcelo Lenhard, CEO da agência Hands, responsável pela idealização e realização do HotPopCorn.

O debate contará com dois painéis.

 

O primeiro deles vai discutir a sustentabilidade do negócio da comunicação e terá a participação de Flávia Molina, diretora de Marketing da Nokia Latam; Paula Nader, diretora de Branding e Marketing do Santander; Rodrigo Leão, sócio da Casa Darvin; Gal Barradas, CEO da F.biz; Maurício Magalhães, CEO da Tudo; e Gláucia Benvenutto, head de Procurement da Diageo.

Já o segundo painel vai tratar da sustentabilidade da criatividade na comunicação e terá como debatedores Andréa Bó, diretora de Marketing da Johnson&Johnson; Alexandre Waclaslowisk, diretor de Marketing da Diageo Latam; Enricco Benetti, sócio VP da Hands; Hugo Rodrigues, CEO da Publicis; Rachel Denstone, coordenadora de Procurement de Mídia e Marketing da BRF; e Grazilela Di Giorgi, diretora Brasil Grupo Consultores.

As inscrições para o evento são gratuitas e os interessados poderão se listar por meio dosite até o dia 13/09. É importante lembrar que os ingressos são limitados e os participantes deverão aguardar a confirmação da inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário