A
fanpage da sua empresa está pronta, as imagens estão customizadas, as abas
estão desenvolvidas e os álbuns estão repletos de fotos sobre o que sua empresa
tem de melhor para mostrar. Para gerenciar todo o trabalho nas redes sociais um
funcionário ou um freelancer foi escolhido para postar conteúdos e ficar “de
olho” no que está acontecendo. Se este é o cenário atual das suas redes
sociais, é melhor repensar a forma como sua empresa lida com a presença nestas
mídias.
Estamos
aqui para falar de um quesito fundamental para quem é responsável por fazer
gestão de redes sociais: o comportamento e a postura profissional. O x da
questão não está no trabalho a ser desenvolvido pelo colaborador e nem na
capacidade do mesmo, mas no comportamento, na maturidade, na responsabilidade
com o perfil e no comprometimento com o trabalho, que exige acompanhamento
contínuo.
O
analista de mídias sociais ou social
media, como é chamado o profissional responsável pela área, não deve ser
um candidato que esteja buscando sua primeira experiência profissional ou
apenas goste de internet, por exemplo. Um bom social media precisa ter passado
por um processo de aprendizagem, onde possa ter adquirido experiência
profissional e desenvolvido habilidades com este convívio, como: postura,
iniciativa, criatividade, liderança, entusiasmo, jogo de cintura, entre
outras.
O
social media é responsável pela gestão de conteúdo da sua empresa, ou seja, por
administrar o relacionamento entre empresa e seguidores/fãs. É ele que também
irá monitorar, por meio de ferramentas, tudo o que está sendo falado sobre a
marca. Depois disso, os relatórios serão documentos importantes para definir
novas estratégias para a empresa, assim como descobrir novos mercados, produtos
e serviços, ou mesmo, a lidar com as vontades do consumidor para reverter
reclamações em soluções.
Por
isso, só por ser jovem, ter facilidade com tecnologia, possuir perfis em
diversas redes sociais e gostar do Facebook não é o bastante para ser
responsável pela página de uma empresa na internet. Diariamente recebemos erros
graves cometidos nas redes sociais, que vão da falta de atendimento ao
vocabulário inadequado, posturas antiéticas, comentários preconceituosos e até
ofensas e ameaças. A culpa é do consumidor? Exceto em casos de “troladores”,
não. Mas sim, da postura que este perfil adotou frente ao seu público.
Por
isso, a escolha do profissional ou da agência que fará a gestão das redes
sociais da sua empresa deve ser um processo cuidadoso, que envolve conhecimento
teórico, prático e técnico da equipe, domínio da atividade do cliente,
criatividade para engajar seguidores e fãs, planejamento e produção de conteúdo
relevante e diário, além e não menos importante, jogo de cintura, agilidade,
rapidez na apuração, raciocínio rápido para administrar imprevistos,
monitoramento, etc.
Quando
o responsável pelas redes sociais da sua empresa é um profissional sem preparo
ou mesmo sem postura, a reputação de uma companhia, que leva anos para ser construída,
pode ser destruída em poucos caracteres, às vezes até menos de 140. Além de ter
a imagem manchada, também pode correr o risco de virar “meme” entre os
usuários.
A
internet e a redes sociais são poderosas ferramentas para disseminar conteúdo,
se expor, trocar experiências, apresentar ideias, sugestões e, acima de tudo, e
o que poucas empresas perceberam, trocar opiniões com consumidores e clientes,
ouvi-los e fazer com que eles se tornem parte do cotidiano e das ações das
empresas.
Agora,
quem sua empresa vai incumbir de conversar direto com o cliente? (Artigo encaminhado por Talita Scotto,
sócia-diretora da Agência Contatto, especializada em produção de conteúdo
online e offline, gestão de redes sociais e assessoria de imprensa e divulgado
pelo Adnews).
OPORTUNIDADES
A CDL Uberlândia está com diversas vagas para trabalho em empresas
de Uberlândia. Os candidatos devem enviar currículo para renatam@fundacaocdl.org.br ou procurar a CDL que fica na avenida
Belo Horizonte, 1290.
Confira as oportunidades para a cidade:
1 vaga para assistente de marketing. Salário: R$ 1.000,00 +
benefício.
1 vaga para atendente em loja de conveniência. Salário: R$ 930,00
+ benefício.
1 vaga para atendente em gráfica. Salário: R$ 700,00 + benefício.
3 vagas para auxiliar administrativo. Salário: R$ 1.000,00 +
benefício.
1 vaga para auxiliar de estúdio. Salário: R$ 765,00 + 1% de
comissão + benefício.
1 vaga para auxiliar de loja. Salário: R$ 765,00 + benefício.
1 vaga para auxiliar de supermercado. Salário: R$ 1.100,00 +
benefício.
1 vaga para coordenadora de atendimento em salão de beleza.
Salário: R$ 888,00 + benefício.
1 vaga para cozinheiro chef. Salário: R$ 1.280,00 + benefício.
1 vaga para contador. Salário: R$ 2.500,00 + benefício.
1 vaga para frentista. Salário: R$ 930,00 + benefício.
2 vagas para montador de auto-center. Salário: R$ 730,00 +
comissão.
1 vaga para motoboy. Salário: R$ 900,00.
1 vaga para secretária em escola de idiomas. Salário: R$ 765,00 + benefício.
1 vaga para serralheiro. Salário: R$ 1.200,00 + benefício.
1 vaga para vendedor. Salário: R$ 765, 00 + benefício.
1 vaga para vendedor externo. Salário: R$ 1.200,00 + benefício.
2 vagas para vendedora em boutique. Salário: R$ 1.000,00 +
comissão.
1 vaga para vendedora em loja de roupa. Salário: R$ 745,00 +
comissão.
1 vaga para vendedora em loja de produtos naturais. Salário: R$
806,00 + comissão.
1 vaga para vendedora de roupas infantis. Salário: R$ 765,00 +
comissão.
1 vaga para vendedora em ótica. Salário: R$ 765,00 + 2,5% de
comissão + benefício.
1 vaga para vendedora no segmento de cama, mesa e banho. Salário:
R$ 765,00 + 3% de comissão + benefício.
1 vaga para vendedora em shopping. Salário: a combinar.
Trabalhe fora do Estado
Além das vagas para a cidade de Uberlândia, a CDL está com
oportunidades para trabalhar na Italac de Corumbaíba, em Goiás. Enviar
currículo para samantha.mundim@italac.com.br.
1 vaga para serviços gerais. Salário: R$ 700,00 + benefício.
1 vaga para analista fiscal. Salário: a combinar.
Estágio
Estudantes do Ensino Médio, interessados em ganhar experiência no
mercado de trabalho, podem enviar currículo para os emails cdlestagio01@fundacaocdl.org.br e cdlestagio02@fundacaocdl.org.br.
1 vaga de estágio para cumin. Bolsa auxílio: R$ 450,00 +
benefício.
1 vaga de estágio para operador de telemarketing. Bolsa auxílio:
R$ 400,00 + benefício.
1 vaga de estágio para atendente help desk. Bolsa auxílio: R$
450,00 + benefício.
1 vaga de estágio para recuperador de crédito. Bolsa auxílio: R$
622,00 + benefício.
1 vaga de estágio para administração e contábeis. Bolsa auxílio:
700,00 + benefício.
1 vaga de estágio para desenvolvimento web. Bolsa auxílio: R$
550,00 + benefício.
1 vaga de estágio para pedagogia. Bolsa auxílio: R$ 550,00 +
benefício.
Mais informações pelo (34) 3239-3469.
PERNAS FEMININAS VIRAM OUTDOOR NO JAPÃO
Uma agência de publicidade japonesa
resolveu testar um suporte polêmico para anunciar os produtos das empresas: o
corpo humano. A empresa WIT está usando as pernas das mulheres como se
fosse um outdoor na
cidade de Tóquio.
O novo meio já atraiu, pelo menos, três
mil mulheres, que devem ter mais de 18 anos de idade e pelo menos 20 conexões
no Facebook e Twitter, como informa um vídeo publicado pelo jornal The Guardian.
A ideia não é nova, surgiu no final do ano
passado. A agência de publicidade usa o siteAbsolut Territory para recrutar as mulheres, que são
recomendadas a vestir uma minissaia ou short, além de longas meias, para chamar atenção nas
campanhas.
Uma tatuagem temporária é fixada nas coxas
das garotas, que só recebem o pagamento (que pode chegar a US$ 128) se
mostrarem as pernas por oito horas e tirarem fotos para divulgar o anúncio nas
redes sociais. A banda de rock Green Day, por exemplo, já utilizou o novo suporte
publicitário para promover o álbum mais recente.
Mas, como
era de se esperar, o uso do corpo humano para divulgar produtos tem gerado
polêmica em outras partes do Japão. A cidade de Okinawa, por exemplo, planejava
divulgar suas ilhas como um destino de férias para estudantes da Capital
japonesa.
Em fevereiro deste ano, os planos foram
cancelados devido à chuva de críticas dos contribuintes. Os cidadãos não
queriam que os impostos financiassem esse tipo demarketing. (FonteS:
Diogo Max, da Exame e Promoview).
YOU
TUBE REALIZA SEMANA GEEK
Entre os dias 4
e 10 de agosto, o YouTube realizará sua primeira "Semana Geek". Em
parceria com o site "Nerdist", o portal de vídeos dará destaque a
mais de 100 canais dedicados à cutura geek e ainda promoverá novas séries,
programas especiais e outros.
Além disso, cada
dia da semana será destinado a um canal diferente, que por sua vez, apresentará
os destaques do dia em um vídeo.
Segundo Danielle
Tiedt, diretora de marketing do YouTube, mais da metade dos 20 canais
principais (não musicais) são sobre cultura geek. Com isso, o portal de vídeos
espera chamar a atenção dos usuários não só para os canais, mas para os
assuntos que eles tratam. (Redação
Adnews, com
informações do CanalTech).
GOVERNANÇA DA TI NA GESTÃO PÚBLICA
Como são
tomadas as decisões sobre investimentos no setor público, quem toma as decisões
e como os resultados são medidos e monitorados. Esses são alguns dos assuntos
que mais interessam aos principais líderes de governo nos níveis Municipal,
Estadual e Federal.
Esses gestores estarão reunidos com grandes empresas fornecedoras de soluções de TI no CONIP 2013 - Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública, que será realizado entre os dias 20 e 21 de agosto, em São Paulo. A discussão promete dar atenção especial a questões de planejamento, licitação e prestação de contas.
Reconhecido como um dos principais eventos na área de governo eletrônico, o Conip destaca-se por pautar a agenda de TI de todos os governos, pois privilegia a apresentação de casos reais e oferece um amplo fórum de debates com os principais atores de e-gov.
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO NA COPA DO MUNDO
Esses gestores estarão reunidos com grandes empresas fornecedoras de soluções de TI no CONIP 2013 - Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública, que será realizado entre os dias 20 e 21 de agosto, em São Paulo. A discussão promete dar atenção especial a questões de planejamento, licitação e prestação de contas.
Reconhecido como um dos principais eventos na área de governo eletrônico, o Conip destaca-se por pautar a agenda de TI de todos os governos, pois privilegia a apresentação de casos reais e oferece um amplo fórum de debates com os principais atores de e-gov.
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO NA COPA DO MUNDO
Um programa para pequenos negócios se
tornarem mais competitivos durante os megaeventos esportivos foi desenvolvido
pelo Sebrae Nacional, chamado Sebrae 2014
Com a realização de grandes eventos
esportivos no Brasil, há muitas oportunidades à vista, e os empreendedores
devem estar atentos. Para apoiar micro e pequenas empresas e empreendedores
individuais a se tornarem mais competitivos, principalmente na Copa do Mundo da
FIFA 2014, o SEBRAE Nacional desenvolveu o Programa SEBRAE 2014.
O serviço de Inteligência Competitiva para
o Programa tem por objetivo identificar, disseminar e fomentar oportunidades de
negócios para empreendedores de pequenos negócios, por meio de processos
integrados de Inteligência Competitiva (IC).
Com o auxílio da Knowtec, empresa
catarinense especializada na concepção e implementação de Sistemas de IC e de
Gestão do Conhecimento, e pioneira no Brasil em inteligência setorial, estão
sendo divulgados relatórios analíticos, com informações e orientações que
permitam aos Pequenos Negócios a viabilização das oportunidades.
O Programa SEBRAE 2014 é realizado, especialmente, nas 12
cidades-sede da Copa: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza,
Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Porém, pequenos negócios de qualquer cidade do Brasil podem ter acesso às
informações divulgadas pelo SEBRAE, no www.sebrae2014.com.br
.
O programa começou em 2010, quando as
oportunidades foram identificadas após um estudo realizado em parceria com a
Fundação Getúlio Vargas (FGV). Quase 930 opções foram levantadas nas 12
cidades-sede, assim como os requisitos que as empresas precisam para conseguir
comercializar produtos e serviços com foco nessas características.
Com base no estudo, foram priorizados 10
segmentos com mais possibilidades de geração de negócios por conta da Copa do
Mundo; são eles: turismo, economia criativa, comércio varejista, serviços,
artesanato, construção civil, madeira e móveis, tecnologia da informação e
comunicação, agronegócios e moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e
joias).
Cases à vista
A Pastelaria Bom Sabor, de Toledo (PR),
estuda novos modelos de negócio para atrair turistas durante a Copa do Mundo da
FIFA 2014. O desenvolvimento de novos produtos, o treinamento de pessoal, a
reformulação do espaço físico da loja, o aumento da eficiência nos fluxos
operacionais e a criação de filiais estão entre as principais estratégias
estudadas. Uma ação importante, já testada, é a comercialização de pastéis com
desenhos e cores que lembram bandeiras dos países que participarão do mundial.
Já o Hostel Lar Solar Gragoatá, de
Niterói (RJ), saiu na frente, investindo na estrutura do lugar, para atrair
mais hóspedes. O negócio, que era voltado apenas para hospedagem de estudantes,
tornou-se um empreendimento qualificado para turistas. A equipe recebeu
capacitação e foi contratada uma recepcionista que fala inglês, francês e
espanhol.
A proprietária Vanessa Lopes Dias conta
que planejava recuperar o investimento em dois anos, mas, com as reformas,
ganhou hóspedes inesperados, que podem diminuir esse prazo. “Outro indicador
importante é que fazemos parte dos guias internacionais de hostel e albergues.
Gostei muito da proposta de qualificação do Sebrae 2014. Já aprendi muito e
pretendo permanecer no programa”, afirma a empresária.
Em Salvador, as vendedoras de acarajé
estão aprendendo inglês, de olho na clientela estrangeira. Júlia Souza, baiana
que tem seu tabuleiro em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos
Pretos, no Centro Histórico de Salvador, está entre as participantes do curso
oferecido pelo Programa de Qualificação Profissional, parceria entre o Sebrae
na Bahia e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014.
As aulas foram elaboradas de acordo com as
reais necessidades delas, utilizando recursos multimídias e encenações de
situações cotidianas. Por estar localizada em um ponto turístico, Júlia Souza
diz que o curso foi de grande importância para torná-la capaz de entender e
responder aos turistas. “Foi difícil no início, porque nunca tinha feito um curso
de inglês. Mas tivemos uma professora que soube contornar as dificuldades da
turma”, explica. A meta do Projeto Copa 2014 na Bahia é capacitar 600
vendedores ambulantes e 210 baianas de acarajé, no período de abril a novembro.
Entenda melhor
Inteligência Competitiva nada mais é que
um processo sistemático que permite a criação de conhecimento estratégico, a
partir do planejamento, coleta, análise, síntese e disseminação de informações
estratégicas sobre concorrentes, clientes, fornecedores e do ambiente
competitivo em geral, para apoiar a tomada de decisão organizacional.
O serviço de Inteligência Competitiva para
o Programa SEBRAE 2014, desenvolvido pela Knowtec, é composto por sete
produtos; são eles:
Alertas: Texto curto
sobre novidades importantes para o setor específico, enviados por e-mail ou SMS
aos interessados cadastrados.
Clipping de notícias: Conjunto
sintetizado de notícias coletadas e enviadas sobre as oportunidades da Copa
para Pequenos Negócios, organizados pelos setores priorizados e pelas
cidades-sede.
Cases: Relatório
com resultados de monitoramento de casos de Pequenos Negócios que conseguiram
fechar contratos com grandes demandantes da Copa ou que estão se preparando
(com evidências e sucesso) para aproveitar as oportunidades da Copa.
Lista de licitações: Serviço que
identifica e disponibiliza oportunidades de licitações, compras governamentais
e contratos privados que estejam abertos para novas candidaturas.
Boletins setoriais: Boletins
editados com análises aprofundadas sobre as tendências e movimentos
significativos de cada setor contemplado no Programa Sebrae 2014.
Cenários e projeções
estratégicas: Relatórios analíticos com potencial
de mercado por setor e função em cada cidade-sede, para os períodos: pré-Copa,
durante e pós-Copa, eventualmente apontando para os jogos Olímpicos de 2016.
Respostas técnicas: Serviço de
resposta a demandas ad-hoc que podem ser solicitadas por qualquer gestor do
Programa Sebrae 2014.
No site www.segmentos.sebrae2014.com.br
, é possível acessar todos os produtos,
resultados e análises dos 10 segmentos com mais possibilidades de geração de
negócios.
Sobre a
Knowtec
Especializada na concepção e implementação
de Sistemas de Inteligência Competitiva e de Gestão do Conhecimento, há 12 anos
no mercado, a Knowtec (www.knowtec.com
) é pioneira no Brasil em inteligência
setorial apresentando sempre soluções personalizadas e inovadoras para seus
clientes, deixando-os em posição vantajosa em relação aos concorrentes. Com
sede em Florianópolis, Brasília e São Paulo, a Knowtec integra o DOT Digital
Group, atuando tanto no Brasil quanto no exterior.
COMO PREPARAR UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO
O que dizer em uma carta de apresentação?
Essa é uma dúvida bastante frequente que independe da experiência profissional
de cada um. Como algumas empresas solicitam a carta para ajudar no processo
seletivo, vale ficar atento às dicas da especialista Fabíola Lago, do
portal vagas.com.br
.
“Há
pessoas que têm muita experiência e dificuldade para selecionar o que destacar
em três parágrafos. Outras estão no início da carreira e aí, entusiasmo não
falta, mas falta experiência. É preciso equilibrar as informações que serão
incluídas nessa carta”, explica Fabíola. Veja as dicas:
Atenção
aos pré-requisitos
Leia e releia os pré-requisitos para
candidatar-se e veja como você pode atendê-los a partir da sua experiência profissional.
Não importa se você desempenhou uma das
funções há algum tempo. O importante é que você realmente reúna as competências
solicitadas em sua apresentação, que depois serão comprovadas no seu currículo.
Destaque e estruture de forma objetiva os requisitos
no início da carta. Assim você vai captar a atenção do recrutador rapidamente:
Exemplo: Prezado Senhor(a), gostaria de me
candidatar à vaga para Analista Sênior de Crédito de sua empresa. Conforme sua
especificação, atendo aos seguintes pré-requisitos: Seis anos de experiência no
segmento Habilidade para coordenar equipes Conhecimento dos softwares ERP
utilizados em sua empresa.
Demonstre interesse e
conhecimento na empresa contratante
Mostre que, além de possuir as qualidades
exigidas, você tem interesse na empresa, conhece seu posicionamento no mercado
e está motivado para conseguir o emprego.
Exemplo: Acompanho o desempenho da empresa
nos últimos anos no segmento XYZ e acredito que posso contribuir para
desenvolver estratégias no setor de crédito, uma vez que já passei por uma
experiência na empresa ZXD com desafios similares e obtive excelentes
resultados.
Indique seu conhecimento na área
apontando dados atualizados do setor, tendências e o que você pode oferecer.
Não se prolongue: mais do que quatro
parágrafos vai deixar sua carta muito longa.
Dedique-se: escreva, re-escreva,
leia em voz alta até ficar satisfeito com as prioridades que você selecionou
para essa vaga especificamente.
Tenha foco nas necessidades daquela vaga,
mesmo que você tenha outras qualidades a oferecer.
Toda a atenção com erros gramaticais e
desenvolvimento de ideias. Segundo profissionais de Recrutamento & Seleção
o mau uso da Língua Portuguesa é o principal motivo de rejeição de candidatos,
tanto em níveis operacionais quanto gerenciais.
Sobre a VAGAS
Tecnologia
A VAGAS Tecnologia foi fundada em 1999. A
companhia atua nacionalmente com foco no desenvolvimento e licenciamento
do software VAGAS E-Partner, utilizado pelas empresas na gestão de seus
processos seletivos.
A empresa também é controladora do
vagas.com.br, um dos maiores sites de carreira do Brasil e um dos poucos
portais com serviços totalmente gratuito para candidatos. O sistema VAGAS
administra em torno de 75 milhões de currículos e possui tráfego mensal médio
de 130 milhões de page views.
A VAGAS tem como clientes cerca de 2000
empresas em todo o país de médio e grande porte, incluindo 57 das 100 maiores
companhias com atuação no mercado brasileiro. Elas utilizam os softwares da
companhia para gerir seus processos de seleção e utilizam o banco de currículos
do vagas.com.br para buscar candidatos.
MOBILE JÁ É 41% DA RECEITA DO FACEBOOK
A
participação dos anúncios veiculados em plataformas móveis na receita do
Facebook continua crescendo. Esse segmento foi responsável por 41% do total do
faturamento da rede social no segundo trimestre deste ano, informa o site
AdAge.
O
aumento vem acontecendo de forma consistente desde o terceiro trimestre de
2012, quando respondia por 14% da receita. No período seguinte, saltou para 23%
e nos três primeiros meses de 2013, era de 30%, até chegar aos 41%
atuais – um crescimento de quase 30 pontos porcentuais em
menos de um ano.
É
fundamental para o Facebook que as plataformas móveis tenham uma boa
participação em sua receita, uma vez que 819 milhões das pessoas que acessam a
rede social ao menos uma vês por mês o fazem por meio de smartphones e
tablets – um aumento de 51% em relação ao ano passado. O número
representa pouco mais de 70% do total de usuários da rede.
Também
em relação ao segundo trimestre, o Facebook anunciou que sua receita cresceu
53%, passando para US$ 1,81 bilhão ante US$ 1,18 bilhão do mesmo período do ano
passado. A publicidade foi responsável por 88% dessa receita, ou US$ 1,6
bilhão – 31% a mais que em 2012. O lucro também aumentou: passou de
um prejuízo de US$ 157 milhões para valores positivos de US$ 333 milhões.
Modelo certo
Os bons
resultados da empresa também são atribuídos aos novos formatos de anúncios que
passaram a ser oferecidos – aqueles que aparecem diretamente no feed
dos usuários. Apesar de rentável, esse tipo de publicidade motivou críticas,
que foram respondidas pelo fundador da companhia, Mark Zuckerberg.
No
comunicado divulgado aos acionistas, ele rebate as alegações de que o Facebook
tornou-se muito comercial, afirmando apenas 5% dos posts vistos são anúncios e
de que não houve reação negativa em termos de satisfação dos usuários. Apesar
disso, ele indicou que a empresa continuará a analisar o comportamento do
público. "Em estudos recentes, as pessoas disseram que notaram mais
propaganda, então vamos investir para melhorar nossa qualidade", disse.
Zuckerberg
também exaltou o crescimento de usuários nas plataformas móveis. "Fizemos
um bom avanço no crescimento da nossa comunidade, no aprofundamento da
participação dos usuários e em entregar resultados financeiros fortes,
especialmente na plataforma móvel. O trabalho que fizemos para fazer do celular
a melhor experiência com o Facebook está mostrando resultados e está criando
uma base sólida para o nosso futuro", afirmou. (Propmark)
OS EIXOS DE AVALIAÇÃO DO ENEM
Série especial mostra aos candidatos como
construir argumentação e elaborar propostas
Julho de 2013 - A Universia Brasil (www.universia.com.br
), maior rede ibero americana de colaboração
universitária, tem desenvolvido ao longo dos últimos anos uma série de estudos
e dicas para os estudantes que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino
Médio) que acontece em 26 e 27 de outubro de 2013.
Essa semana, a rede ensina como o aluno pode construir a
argumentação e elaborar propostas. Estes são dois, dos cinco eixos cognitivos
que são utilizados para avaliar os candidatos que fazem a prova, entre os
quais: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações problema,
construir argumentação e elaborar propostas.
A rede Universia explica que no quarto eixo - construir uma
argumentação -, os avaliadores esperam que o candidato tenha condições de
relacionar informações representadas em diferentes formas, e conhecimentos
disponíveis em situações concretas para construção de uma argumentação
assertiva e exige coordenação de ideias a serviço de um único fim.
No caso da avaliação com questões de múltipla escolha, é
difícil construir a argumentação, no entanto, espera-se que o candidato julgue
as alternativas para encontrar a resposta certa, com atenção ao enunciado,
compreensão da situação-problema e articular o repertório para avaliar as
informações de cada alternativa.
O quinto e último eixo cognitivo a ser avaliado pelo Enem é a
elaboração de propostas que consiste em recorrer aos conhecimentos
desenvolvidos na escola para a elaboração de proposta de intervenção solidária,
respeito aos valores humanos e diversidade sociocultural.
A Universia Brasil (www.universia.com.br
) destaca que boa parte da prova tem como
base este eixo cognitivo porque o Enem é um exame de cunho social, que promove
a cidade com grande expectativa em relação a visão critica e ética do
candidato.
Para conhecer os demais eixos cognitivos do Enem, acesse http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/07/23/1038169/enem-2013-entenda-significa-construir-argumentaco.html
. Já para ter acesso a todas as inúmeras
dicas produzidas especialmente para o Enem 2013, acesse http://noticias.universia.com.br/tag/enem-2013/
MAIS FORMAS DE AUMENTAR O DESEMPENHO
DE UM PC DE JOGOS
TuneUp - empresa dedicada à fabricação de software de
otimização de PCs - revela neste último artigo suas últimas recomendações, além
dos resultados e conclusões obtidos nos testes realizados em seu laboratório,
que demonstram como aumentar ao máximo o desempenho de um PC de jogos, sejam
eles laptops de porte baixo ou médio, ultrabooks, tablets ou netbooks antigos.
10. Otimizar o Painel de Controle da NVIDIA
Todos os drivers de NVIDIA
vêm com seus próprios painéis de controle que permitem ajustar a configuração
3D. Mesmo que muitas opções possam ser configuradas diretamente durante o jogo,
algumas não estão disponíveis ou configuráveis apenas desde o driver.
Recomenda-se verificar a lista completa de opções e ajustá-las para obter um
melhor equilibrio entre o desempenho e a qualidade visual.
Para realizar esta
configuração de NVIDIA, o usuário deve clicar com o botão direito na área de
trabalho, selecionar Painel de Controle de NVIDIA e logo Configuração 3D nas
categorias da esquerda. Estes são os valores básicos que podem ser configurados
melhorando a qualidade de imagem e sem sacrificar os quadros (frames) por
segundo (FPS):
• Anti-Aliasing: A ativação da Correção Gama melhora
a qualidade da cor e a Transparência Multisampling melhora a qualidade visual,
ambas sem impacto no desempenho.
•
Máximo número de fotogramas pré-renderizados = 0, minimiza o lag do
mouse e teclado.
•
Otimização segmentada: Esta opção deve estar sempre Ativada para os
modernos processadores “multi-core”.
•
Filtragem da textura: Esta função mostra como todas as texturas
aparecerão em um jogo. Jogar com os níveis de filtro aumenta os FPS.
O usuário deve testar
as demais opções de configuração para ver os efeitos e melhorias que podem
supor nos gráficos e qualidade dos jogos.
11. Otimizar o Centro de Controle AMD/ATI
O Centro de Controle AMD/ATI
é outra fantástica maneira de aumentar o desempenho e a qualidade visual dos
jogos. Para acessá-lo o usuário deve fazer clique na área de trabalho do Windows,
selecionar "Catalyst Control Center" e logo ir até a seção
"Configuração 3D" à esquerda.
Configurando os
valores mais importantes como são: SMOOTHVISION HD: Anti-Aliasing, SMOOTHVISION
HD: Anisotropic Filtering, Catalyst A.I., Mipmap Detail Level, Wait for
Vertical Refresh, o usuário poderá conseguir o equilíbrio adequado entre
desempenho e qualidade da imagem. Não existe uma forma correta de configurar o
Centro de Controle ATI, isto depende dos jogos que se joguem e da potência da
placa gráfica ATI.
Conclusão dos testes
O que o usuário deve
esperar uma vez explorados e realizados os 11 passos para aumentar o desempenho
do PC de Jogos? Nos testes no laboratório TuneUp utilizou um PC com Core i7 a
2,8GHz de Disco SSD de 512GB e placa gráfica GeForce 650M. Após atualizar os
drivers da placa gráfica, realizar um overclock e desativar todo o carregamento
desnecessário do sistema com TuneUp Utilities 2013, estes foram os resultados
nos jogos Bioshock Infinite, Tomb Raider 2013 e Far Cry 3:
Graças aos 11 passos
descritos, juntamente com a combinação de novos drivers e a otimização de
TuneUp Utilities foi possível melhorar a velocidade destes jogos ao dobro da
que tinha antes do teste mantendo a qualidade de seus gráficos.
Com estes simples
passos é possível ter um PC perfeito para jogar. Caso queria conferir mais
dicas de TuneUp Utilities 2013, confira seu blog
Sobre TuneUp
TuneUp é líder no
fornecimento de ferramentas de softwares inteligentes que permite aos usuários
configurar seus sistemas operacionais e programas para obter um desempenho
otimizado. TuneUp Utilities protege os usuários de problemas, aumenta o
desempenho e a segurança dos seus computadores.
Esta abordagem tão
focalizada nos clientes e sua atenção detalhada na entrega de produtos e serviços
levou a AVG Technologies a adquirir TuneUp. AVG Technologies adquiriu TuneUp em
agosto de 2011, porque acredita que compartilham um objetivo comum: eliminar
algumas das dores de cabeça da vida digital e tornar o mundo digital mais fácil
de explorar e proteger, e que se possa apreciá-los de forma mais agradável.
A soma das opiniões de
mais de 150 milhões de usuários da sólida comunidade da AVG somados com os 15
anos de experiência de TuneUp garantem que, em conjunto, a AVG Technologies e
TuneUp continuem evoluindo para atender as necessidades dos clientes que se
conectam à Internet .
TuneUp Utilities está
disponível em Português, Inglês, Alemão, Francês, Espanhol, Holandês, Italiano,
Polaco, Japonês, Russo, Chinês e Coreano. Os usuários finais podem encontrar
mais informações sobre TuneUp Utilities na página web:
www.tuneup-software.com.br ou http://www.tuneup.pt
41% DOS JOVENS
INTERNAUTAS JÁ FUMARAM MACONHA
(Fontes: Ana Chaib, Nathalia Barbosa e Rose Guirro |
Ketchum | Portal da Propaganda) -Quatro em cada dez
internautas brasileiros com até 33 anos (41%) já experimentaram maconha. É o
que mostra pesquisa sobre o jovem digital brasileiro realizada pelo painel
online CONECTAí (http://br.conecta-i.com/), em parceria com o portal youPIX. Os que nunca fumaram maconha
somam 25% e os que têm o costume de fumar representam 23% dos entrevistados.
A maioria dos entrevistados (56%) consome bebida alcoólica, sendo que 67% deles bebem com os pais. Já beber e dirigir não é um costume: no último ano, 42% afirmam que nem eles, nem outro membro da família dirigiu depois de consumir bebida alcoólica, ato cometido por apenas 14% dos entrevistados.
Em relação ao comportamento sexual, a idade média para a primeira transa é 17 anos. Porém, 19% dizem que nunca transaram. Dos que já tiveram relações sexuais, 54% sempre usam camisinha, 18% nunca usam e 17% só usam quando lembram.
Novas experiências sexuais ainda não fazem parte da vida da maioria: 69% nunca ficaram com alguém do mesmo sexo. Por outro lado, 16% já beijaram e transaram com alguém do mesmo sexo, em sua maioria homens, e 14% já beijaram alguém do mesmo sexo, quesito no qual as mulheres são maioria.
Entre os medos que esse jovem tem, os cinco mais citados entre 10 analisados foram: não ser feliz na vida, medo que diminui de acordo com o avanço da idade; perder familiares e amigos; não atingir objetivos profissionais, temor que diminui quanto maior a idade; e ficar doente ou incapaz, receio que aumenta quanto mais velho é o respondente.
A pesquisa também perguntou pela autopercepção do próprio jovem: 95% assumem ser viciados em tecnologia, mesmo percentual dos que se acham consumistas; 63% são envolvidos com questões sociais e ambientais, 52% têm ideologias políticas. Mesmo assim ainda há 49% que se acham uma geração alienada.
Outras características do jovem digital brasileiro reveladas pelo CONECTAí são que 58% já marcaram encontro pessoal com alguém que conheceram na internet e, em contrapartida, 46% gostariam de ter uma cerimônia tradicional de casamento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de junho e 2 de julho, com 1.063 internautas do portal youPIX e do painel CONECTAí, com até 33 anos de idade. A participação é voluntária e, ao responder as perguntas, além de compartilhar a sua opinião, o participante acumula pontos que podem ser trocados por prêmios. Os interessados podem se inscrever no site http://conecta-i.com/painel.
CONECTA é a plataforma web do Ibope Inteligência, organização do Grupo Ibope. Seu foco está na fusão do melhor da pesquisa quantitativa e qualitativa online, tecnologia para gestão de paineis online, paneis de acesso próprios para fins de pesquisa e soluções interativas e inovadoras para campanhas de marketing digital.
A maioria dos entrevistados (56%) consome bebida alcoólica, sendo que 67% deles bebem com os pais. Já beber e dirigir não é um costume: no último ano, 42% afirmam que nem eles, nem outro membro da família dirigiu depois de consumir bebida alcoólica, ato cometido por apenas 14% dos entrevistados.
Em relação ao comportamento sexual, a idade média para a primeira transa é 17 anos. Porém, 19% dizem que nunca transaram. Dos que já tiveram relações sexuais, 54% sempre usam camisinha, 18% nunca usam e 17% só usam quando lembram.
Novas experiências sexuais ainda não fazem parte da vida da maioria: 69% nunca ficaram com alguém do mesmo sexo. Por outro lado, 16% já beijaram e transaram com alguém do mesmo sexo, em sua maioria homens, e 14% já beijaram alguém do mesmo sexo, quesito no qual as mulheres são maioria.
Entre os medos que esse jovem tem, os cinco mais citados entre 10 analisados foram: não ser feliz na vida, medo que diminui de acordo com o avanço da idade; perder familiares e amigos; não atingir objetivos profissionais, temor que diminui quanto maior a idade; e ficar doente ou incapaz, receio que aumenta quanto mais velho é o respondente.
A pesquisa também perguntou pela autopercepção do próprio jovem: 95% assumem ser viciados em tecnologia, mesmo percentual dos que se acham consumistas; 63% são envolvidos com questões sociais e ambientais, 52% têm ideologias políticas. Mesmo assim ainda há 49% que se acham uma geração alienada.
Outras características do jovem digital brasileiro reveladas pelo CONECTAí são que 58% já marcaram encontro pessoal com alguém que conheceram na internet e, em contrapartida, 46% gostariam de ter uma cerimônia tradicional de casamento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de junho e 2 de julho, com 1.063 internautas do portal youPIX e do painel CONECTAí, com até 33 anos de idade. A participação é voluntária e, ao responder as perguntas, além de compartilhar a sua opinião, o participante acumula pontos que podem ser trocados por prêmios. Os interessados podem se inscrever no site http://conecta-i.com/painel.
CONECTA é a plataforma web do Ibope Inteligência, organização do Grupo Ibope. Seu foco está na fusão do melhor da pesquisa quantitativa e qualitativa online, tecnologia para gestão de paineis online, paneis de acesso próprios para fins de pesquisa e soluções interativas e inovadoras para campanhas de marketing digital.
CHICAGO
SUN TIMES: “PERDEMOS PARA ISSO?”
O jornal Chicago Sun Times publicou, na última quarta (24), uma matéria
de capa que cutucou o Comitê Olímpico Internacional (COI). Com uma foto do
cenário de destruição em face dos protestos no Rio ocorridos na semana passada,
a manchete perguntava: "Perdemos para isso?", fazendo referência à
escolha da cidade-sede para as Olimpíadas de 2016.
Em 2009, a cidade americana também disputou pela sede, que ficou com o
Rio de Janeiro. Na matéria completa, um outro título ainda dizia: "Hora de
um arrependimento olímpico". Neil Steinberg, colunista responsável pelo
artigo, fez uma espécie de "carta' ao COI perguntando se a organização já
havia se arrependido de sua escolha.
O colunista afirma que Chicago possui seus problemas, entretanto, diz
que se tivesse sido escolhida, não haveria coquetéis molotov e nem policiais
militares jogando bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Steinberg também relembra que Chicago foi uma das cidades-sede da Copa
de 1994 e que não enfrentou problemas. “Nossa cidade sabe como fazer isso”,
diz. Por fim, termina: “Agora podemos sentar e ver o Brasil tentar administrar
os Jogos, o que pode ser mais divertido que sediá-los (...) “Vocês [COI] podiam
ter o ouro, mas se contentaram com o bronze”. (Redação Adnews, com
informações do O Globo).
LIVROS
. Autora Raquel
Lara passa para o papel o seu mundom- Raquel Marques Lara é
carioca, escritora e psicóloga. Nascida em Angra dos Reis, Rio de Janeiro,
reside até hoje na mesma cidade. Por ter uma boa imaginação, resolveu ser
escritora e passar para o papel as suas fantasias. Foi uma adolescente mais
quieta, com poucos amigos, que gostava de ficar no quarto ouvindo música e
escrever.
Mas, como todo autor nacional, Raquel enfrentou dificuldades para
publicar seu livro. Recebeu muitos “nãos” e chegou a engavetar Angel por algum
tempo. No entanto, cinco meses depois, com o incentivo de um colega de
trabalho, a autora voltou a buscar uma editora para o seu trabalho, até achar a
Dracaena
Seu primeiro livro, Angel, publicado pela editora Dracaena em
2012, foi escrito pela necessidade da autora de se refugiar em lugares bonitos,
onde pudesse esquecer os problemas. Quando percebeu sua protagonista já
estava criada, e com isso passou a acreditar que cada pessoa tinha um pouco
dela, é preciso somente estimular determinadas atitudes e comportamentos para
que a bondade reapareça em si.
Por hora a autora não participa de nenhum projeto literário, pois
o tempo é dividido entre seus atendimentos no MPRJ do CRAAI de Angra dos Reis,
do consultório de psicologia e escrever a continuação de Angel.
. Hilariante best-seller da jornalista e blogueira
americana Jenny Lawson mostra como rir das próprias desgraças Não existe vida perfeita e não
há quem não passe por momentos difíceis. Mas há uma boa maneira de enfrentar
complicações: não se levar
tão a sério. Essa, pelo menos,
é a fórmula de Jenny Lawson. Em ‘Vamos fazer de conta
que isso nunca aconteceu...
Histórias (quase) reais
de uma vida surreal’, a jornalista e blogueira americana,
com milhares de seguidores na internet, narra sua hilariante e pouco ortodoxa vida. Sucesso
nos Estados Unidos, o livroestreou como número 1 na lista de best-sellers
do ‘The New York Times’ e também
foi o vencedor do ‘Goodreads Choice Awards’
2012 na categoria “Melhor Livro de Humor”, eleito
pelos leitores.
Com ela, vamos ao Texas, sua terra natal, para conhecer comocresceu a filha de um taxidermista obsessivo, que a
fez viverexperiências bizarras, como ter sido jogada para fora de um carro em movimento
(acidentalmente ou
não, há controvérsias!), ter de inseminar
uma vaca com as própriasmãos, e lutar com uma machadinha contra um
bando deabutres que tentavam roubar o corpo do seu cachorro, que ela
tentava enterrar
no jardim.
Suas memórias passam também pela adolescência
conturbada e pelo
tortuoso casamento de 15 anos com Victor, cujas brigas chegavam até ameaças de morte, por causa de simples toalhas molhadas jogadas
no chão. Mas a relação lhe deu
uma linda filha, com a qual
vários gatos disputam sua atenção. Ela conta também passagens sobre seus problemas
com a depressão e a artritereumatoide, mas de uma
maneira muito engraçada e divertida. “Jenny Lawson escreve coisas que vão fazer você rir alto”, afirma Neil Gaiman, autor dos livros The Sandman e Coraline.
Tudo em seu cotidiano parece muito estranho e, como ela diz, “difícil de acreditar”
(por isso ela coloca fotos para
provar que é tudo verdade), mas também superengraçado.
Sua escrita é ligeira, descontraída, com alto teor de sarcasmo e ironia, muito bem dosados ao longo da narrativa.
Diversão à parte, fica a ideia do título: os momentos mais vergonhosos de nossa vida, aqueles que a
gente quer fazer
de conta que nunca aconteceram,
são os que nos definem
de verdade. Tudo o queprecisamos,
portanto, é aprender a rir da desgraça.
Sobre a
autora – Jenny Lawson é uma jornalista norte-americana,
formada pela Angelo
StateUniversity, e uma blogueira muito popular. Conhecida por
seu humor sarcástico e sua escrita irreverente,
tem milhares de seguidores e fãs e mantém o premiado blog The Bloggess, cujo subtítulo é “Como madre Teresa, só que melhor”. Ela escreva a coluna “Good Mom/Bad Mom” no jornal Houston Chronicle e também é colunista da revista SexIs.
. Protagonista de 'Minha Vida Fora de Série –
2ª temporada' enfrenta novos desafios e faz descobertas surpreendentes - Priscila Vulcano Panogopoulos está crescendo. Aos 16 anos, a
carismática e impulsiva personagem criada pela escritora Paula Pimenta vive
situações ainda mais intensas em 'Minha vida fora de série – 2ª temporada',
lançamento da Editora Gutenberg.
Mantendo a paixão pelas séries de TV em
que ainda encontra refúgio, o cotidiano da garota revela elementos que envolvem
o universo dos adolescentes brasileiros: escola, definição da carreira,
relacionamentos, família e amigos. Mais madura, Priscila agora consegue
conviver melhor com o divórcio dos pais e a lidar com a distância das amigas
paulistanas, apesar de ainda sentir falta de algumas partes de sua antiga vida.
Morando com a mãe e seus vários bichos de estimação na capital mineira, a
protagonista inicia sua caminhada em rumo ao mundo adulto, e percebe que ele é
repleto de exigências e expectativas. Enquanto conquista responsabilidades e
prestígio, ela também é cada vez mais cobrada e precisa começar a tomar
decisões relevantes sobre seu futuro. Priscila vai ter de aprender que muitas
de suas escolhas podem resultar em consequências – boas ou más – para toda a
vida.
Situado no mesmo universo ficcional da
série Fazendo meu filme, Fani e os outros personagens já
conhecidos do público também estão de volta, para matar a saudade dos leitores.
Mensagens de celular, e-mails e citações
de diversos seriados famosos de TV, como Greek, Seinfeld,Sex
and The City e Gossip Girl, dão velocidade e
intensidade a uma narrativa cativante, que mostra o dia a dia de quem já é
cobrado para definir o próprio futuro profissional, mas ainda não tem idade
suficiente para viajar a sós com o namorado.
Minha vida fora de série – 2ª temporada aprofunda-se
ainda mais no mundo juvenil, quando os conflitos servem para definição do
futuro e podem se transformar em oportunidades para a descoberta da própria
identidade. Com sensibilidade e bom humor, Paula Pimenta mergulha nas questões
que afligem toda uma geração e comprova que, apesar das dificuldades típicas da
adolescência, esta é de fato a melhor fase da vida.
. A interferência
dos brinquedos eletrônicos na vida das crianças - O redator
publicitário e escritor Carlos Castelo lança, no próximo sábado (27), ao lado
do ilustrador José Carlos Lollo, o livro Caranguejo Bom de Bola, na Livraria da
Vila, em São Paulo.
Caranguejo
Bom de Bola retrata temas que estão no centro das preocupações de pais, filhos
e educadores: como conciliar estudo, lazer e convívio num mundo em que as
brincadeiras tradicionais perdem espaço para a tecnologia e num momento em que
os pais têm cada vez menos tempo livre?
Sem simplificar
a questão e sem cair na tentação de eleger a modernidade como vilã, o livro dá,
por meio do encontro dos garotos Martim e Elvis, uma sugestão divertida de como
mais criatividade no lazer pode servir ao desenvolvimento da criança. E
reforça, também, na amizade dos dois garotos, a importância do contato com as
diferenças. (Redação
Adnews)
. Os
Estagiários do Crime - Romance
policial do jornalista Roberto Araújo narra as aventuras de jovens bonitos,
ambiciosos e sem escrúpulos que são atraídos por uma facção criminosa
O livro Os
Estagiários do Crime é um
romance policial com uma narrativa envolvente e cheia de mistérios. O terceiro
livro do jornalista e escritor Roberto Araújo mergulha no universo de jovens
estudantes de direito. Em uma trama que envolve drogas, sexo, corrupção e até
uma poderosa organização criminosa, Os
Estagiários do Crime vai
direto ao ponto, sem rodeios e sem medo de explorar o lado mais instigante e
secreto de seus personagens. O lançamento está programado para o dia 9 de
agosto (sexta-feira) na Livraria da Vila / Lorena (Al. Lorena, 1731, São Paulo
– SP), às 19h.
O enredo é baseado na história de dois jovens recém-chegados à
vida adulta e tentados por muitos vícios. Raul trabalha em um escritório ligado
a uma facção criminosa. Bia, por sua vez, tem como mentor um advogado maçom e
idealista. Alunos da mesma universidade, na vida profissional eles estarão em
lados opostos.
Os Estagiários do Crime revela a ambição de jovens sem escrúpulos
dispostos a tudo para conquistar seu espaço na vida adulta. Um livro que vai
fazer você se perguntar até onde o ser humano é capaz de chegar para satisfazer
seus desejos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário