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quinta-feira, 4 de julho de 2013

HÁ MAIS DE UMA DÉCADA A POLÍTICA PASSA PELA INTERNET – E QUASE NINGUÉM VIU.


 

(Texro de Luiz Alberto Ferla é CEO da Knowtec, Talk, KeepingUp e DDBR – grupo de empresas de soluções digitais e Líder Empresarial 2012 (Fórum de Líderes). A ocorrência de protestos de grandes proporções, em diversas cidades de um país de dimensões continentais, não é exatamente um fenômeno novo, nascido da internet. A história recente do Brasil oferece dois bons exemplos de manifestações grandiosas: o movimento das “Diretas Já” e a campanha peloimpeachment do presidente Fernando Collor.

O que distancia estes dois exemplos do que se viu nas ruas do país nas últimas semanas é a forma como eles foram organizados: sem o auxílio de líderes ou agremiações políticas consagradas; sem nem mesmo permitir que se identificasse, com clareza, liderança alguma.

Se, antes, os partidos então de oposição – notadamente o PT - foram os grandes articuladores das passeatas pelo impeachment de Collor, agora amargaram uma posição tão marginal que seus militantes chegaram a ser expulsos de algumas manifestações.

Quem acompanha de perto as redes sociais pode ter se surpreendido com a proporção do fenômeno offline. Mas certamente não se surpreendeu com o estilo e a forma. A variedade de pautas e reivindicações que tomou as ruas do país reproduz, quase fielmente, as timelines das grandes redes sociais – em especial, o Facebook e o Twitter. E, como acontece nelas, houve espaço para a expressão de muitas causas – ainda que somente algumas tenham conquistado a adesão do senso comum.

Os movimentos que agora presenciamos escolhem suas lideranças ao sabor do momento. A maioria delas tem duração efêmera, a depender da ocasião. É uma nova forma de relação com o poder, herdada da internet, onde perfis de usuários podem ser lançados, de uma hora para outra, do anonimato à fama – e, depois, novamente ao ostracismo.

No que diz respeito à organização a internet é mesmo a grande protagonista: sumiram os panfletos, as chamadas de rádio e televisão, e os carros de som. Entraram em cena os tweets, as páginas de eventos do Facebook, os e-mails, e as mensagens de WhatsApp e SMS. Tudo instantaneamente, proporcionando uma estrutura de comunicação, simples e gratuita, capaz de levar, em poucas horas, milhares de pessoas a ocupar as ruas das principais cidades do país.

Outra vez: quem acompanha de perto as redes sociais não se surpreendeu com tamanha capacidade de mobilização. Mas se é verdade que há mais de uma década nenhum movimento político passa longe da internet, também é verdade que só agora alguns se deram conta disso.

Muitos magos do marketing político televisivo, por exemplo, foram pegos de surpresa por uma onda à qual sempre deram pouco crédito. Todavia, não se pode condená-los de forma implacável porque, na verdade, ninguém pode ver com clareza aquilo que insiste em ignorar, em fazer de conta que não existe.

O que aconteceu, e talvez não tenha sido percebido pela maioria dos marqueteiros políticos, foi que na última década a televisão aberta veio, paulatinamente, perdendo sua força – tanto para a internet quanto para a TV a cabo. Aliás, a internet já é a mídia líder para o público de até 25 anos.

Então, inicialmente ignorada pelo marketing político e, mais adiante, tratada como um apêndice desconectado do corpo discursivo das campanhas – quando não um mero replicador deste – a internet acaba de mostrar ao Brasil toda a sua força política.

Uma força de incontestável protagonismo e independência, aparentemente caótica, mas passível de interpretação para quem tem intimidade com ela. Uma força que, a despeito da conjuntura, será imprescindível na política e no processo eleitoral de 2014.

AS PROPOSTAS DE EMENDAS CONSTITUCIONAIS

 (Artigo escrito pela advogada do escritório Fernando Quércia Advogados Associados, Roberta Raphaelli Pioli). As recentes manifestações ocorridas no Brasil, que eclodiram com a questão do transporte público e foram incorporando diversas outras reivindicações trouxeram à tona o assunto das PECs (propostas de emendas constitucionais), como, por exemplo, a PEC 33 e PEC 37, sendo que a última foi rejeitada pela Câmara dos Deputados em 25 de junho de 2013, nitidamente devido à pressão popular.Nesse contexto, importante se faz conhecer todo o procedimento das emendas constitucionais, desde a elaboração da proposta até a efetiva aprovação e alteração constitucional.

 A Constituição Federal de 1988 é classificada pela doutrina como uma constituição rígida, haja vista que exige uma forma solene de alteração, através de emenda constitucional, e não simplesmente por lei ordinária ou complementar, justamente em razão da supremacia constitucional.

 A figura da emenda à Constituição é prevista expressamente no artigo 60 da Carta Magna, que traz os legitimados para propositura de emendas constitucionais. Estas podem ser propostas por um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; pelo Presidente da República; ou por mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros (maioria dos membros presentes).

 O §4º do artigo 60, que traz as chamadas cláusulas pétreas, aborda algumas matérias que sequer podem ser objeto de deliberação em caso de eventual proposta de emenda constitucional. Trata-se da forma federativa de Estado, do voto direto, secreto, universal e periódico; da separação dos Poderes e dos direitos e garantias individuais.

 Há algumas diferenças no procedimento caso uma PEC chegue ou seja criada na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal, em razão de cada casa possuir seu Regimento Interno específico. O Regimento Interno do Senado não distingue admissibilidade de mérito, de forma que a PEC é analisada apenas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), enquanto na Câmara dos Deputados a admissibilidade da proposta é analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e o mérito é analisado por uma Comissão Especial.

 Considerando como exemplo uma PEC criada na Câmara dos Deputados, o primeiro passo da tramitação é enviá-la para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que dirá, analisando sua constitucionalidade, se a proposta pode ou não ser aceita. Se a CCJ decide pela inadmissibilidade da proposta, esta decisão tem caráter terminativo, e a PEC sequer é levada a plenário para votação.

 Se a PEC é aprovada pela CCJ o presidente da Câmara cria uma Comissão Especial para que seja analisado o mérito, o conteúdo, o texto da proposta. Apenas se aprovada nessaComissão Especial é que a PEC é submetida à votação no plenário da Câmara, e deverá obrigatoriamente ser aprovada por no mínimo 3/5 dos membros (308 votos favoráveis, tendo em vista que a casa conta com 513 parlamentares), em dois turnos de votação.

 Caso a proposta de emenda seja aprovada no plenário da Câmara com o quórum qualificado de 3/5, é então remetida para apreciação do Senado Federal, cuja Comissão de Constituição e Justiça elaborará parecer. Se a proposta for admitida, a aprovação também deverá ocorrer em dois turnos de votação, com intervalo de no mínimo 5 dias e voto favorável de 3/5 dos membros (49 dos 81 senadores).

 O Senado poderá aprovar integralmente a proposta, propor alterações ou ainda rejeitá-la, caso em que a proposta será arquivada e matéria rejeitada não poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

 Caso sejam propostas alterações, a PEC retornará para apreciação da Comissão Especial na Câmara dos Deputados, e todo o processo se reinicia. Se, ao invés disso, a proposta de emenda for integralmente aprovada pelo Senado Federal, a Câmara dos Deputados será comunicada e será convocada sessão do Congresso Nacional para promulgação da emenda constitucional pelo Presidente da República.

TRANSPORTE GERA PREJUÍZO DE US$ 266 BILHÕES

Uso de tecnologias já disponíveis pode gerar economia de escala e melhorar qualidade de vida nos grandes centros.

Levantamento recente da Roland Berger, uma das principais empresas de consultoria em gestão empresarial do mundo, indica que a mobilidade ligada por meio de rede inteligente, que integra diversos modais de transporte e otimiza a gestão de tráfego, deve gerar economia nas 30 maiores cidades do mundo, incluindo São Paulo (SP), além de assumir um papel importante na questão ambiental.

O estudo "2025 – A Mobilidade Conectada" mostra que o deslocamento pessoal é aspecto-chave para o sucesso e prosperidade da economia de cada país. No entanto, o crescimento da população nas 30 maiores metrópoles do mundo e a quantidade crescente de tráfego estão levando-o à paralisação e, ao mesmo tempo, gerando um ônus anual de mais de US$ 266 bilhões.

"Apesar de vivermos em um mundo que está cada vez mais em rede, a mobilidade individual permanece fragmentada. No momento mais crítico, nos falta informação sobre a melhor forma para se locomover de um determinado local a outro", explica Stephan Keese, sócio da Roland Berger Strategy Consultants.

Cerca de 180 mil pessoas se mudam para as maiores cidades do mundo a cada dia –

um grande desafio para o transporte –, por conta disso, há a necessidade de se criar facilitadores para ampliar, ainda mais, a conectividade, como dispositivos móveis, novas tecnologias de transmissão rápida de pacotes de dados (LTE, long-term evolution na sigla em Inglês, conhecida no mercado como 4G) e serviços em nuvem. A resposta de como obter controle sobre o problema do aumento de transporte de passageiros encontra-se na mobilidade em rede. Por um sistema de inteligência que liga dados e meios de transporte, as pessoas podem rapidamente usar diferentes modelos, conforme necessário, para chegar até o seu destino.

Ao falar sobre a disseminação da mobilidade inteligente, é importante notar que muitos dos seus facilitadores já estão em vigor. A primeira é a presença difundida de smartphones. Hoje, já existe mais de 1 bilhão de aparelhos no mercado em todo o mundo e os usuários podem, portanto, acessar informações em tempo real de qualquer lugar.

Há ainda outro forte facilitador da mobilidade conectada que é a predisposição a ser parte de redes sociais e compartilhar informações – um sentimento presente na maioria da população economicamente ativa, principalmente entre os mais jovens.

Especialistas estimam que, graças ao consumo neste grupo social, o número de smartphones deve duplicar nos próximos dois anos. Outro ponto importante a ser destacado é a pulverização de tecnologias-chave que tornam possível compartilhar dados rapidamente.

"A opção de armazenamento de dados na nuvem e a implementação de tecnologia LTE já são realidade. Essas soluções formam a espinha dorsal tecnológica da mobilidade do futuro", ressalta Keese.

OPORTUNIDADE

A Universia Brasil (www.universia.com.br), maior rede ibero-americana de colaboração universitária, reuniu um pacote com 5 bolsas de estudos para quem pretende estudar mestrado nos Estados Unidos. Todas as oportunidades são para o Rochester Institute of Technology (RIT), localizado na região metropolitana de Nova York.

A primeira delas é para Mestrado em Estatística Aplicada. As aulas são disponíveis tanto no campus quanto online e o estudante pode optar por cursar outras matérias eletivas.  Outra oportunidade é para Mestrado em Tecnologia e Engenharia de Telecomunicações. O programa exige 36 horas de crédito de estudo e inclui cursos básicos que introduzem conceitos e habilidades fundamentais. Cada estudante deve completar um projeto ou tese.

A terceira opção de mestrado nos Estados Unidos divulgado pela Universia Brasil é o Mestrado em Interação Humano-Computador. O curso aborda o design, a avaliação e a implantação de sistemas de computação baseados em computação interativa para o benefício do uso humano.

Há também o Mestrado em Desenvolvimento de Recursos Humanos. O programa exige do estudante o desenvolvimento de competências relacionadas aos funcionários efetivos de uma companhia, bem como práticas de desenvolvimento de talentos. O currículo combina o programa de competências sólidas com escrita e habilidades analíticas.

Por último, a rede divulga o Mestrado em Redes e Administração de Sistemas. O curso é focado em problemas de escala empresarial e suas soluções, atendendo as necessidades de companhias de médio e grande porte.

As inscrições para as cinco modalidades vão até o dia 1 de agosto. Mais informações podem ser encontradas no portal da Universia Brasil, no link http://noticias.universia.com.br/mobilidade-academica/noticia/2013/07/02/1034144/5-bolsas-estudos-mestrado-voce-precisa-ver.html.

Além dessas cinco opções de mestrado nos Estados Unidos, o portal da Universia Brasil reúne uma série de bolsas de estudos, para diversos seguimentos e países. Para conhecer mais sobre cada oportunidade, basta acessar http://noticias.universia.com.br/tag/notícias-sobre-bolsas-de-estudo/

O E-COMMERCE E A LEI DE ENTREGA AGENDADA 

( Texto de André Jacob - Contabilista, graduado em Tecnologia da Informação, empreteco, professor, palestrante, empresário e membro do Corpo Executivo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).Estamos diante de mais um entrave no e-commerce, agora com a Lei de Entrega Agendada. Aliás, não só para o e-commerce, como, também, para as lojas físicas. O que ainda poucos consumidores sabem é que esta Lei já existia no Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Em SP, a Lei Estadual 13.747/09 obriga o agendamento da entrega em três turnos.

Entretanto, além de o governo não esclarecer o que é o agendamento ao consumidor, e de que forma deve ser feito, ainda coloca a empresa como a descumpridora da Lei. O consumidor está pensando que pode agendar o horário de entrega quando, na verdade, é o turno da mesma.

Infelizmente, o governo não convidou as empresas de e-commerce para serem ouvidas, nem seus representantes, como a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm). Vale lembrar que, na Grande São Paulo, ainda existe o rodízio de veículos, mais um empecilho, principalmente para empresários PME, para solucionar estas entregas com veículos próprios.

A mais recente Lei 14.951/13, (Projeto de lei nº 682/12, da Deputada Vanessa Damo – PMDB/SP) apenas tenta se fazer cumprir uma Lei de 2009. Ou seja, aqui no Brasil, os governantes elaboram os projetos sem consultar o mercado para sua aplicabilidade ou encontrar outra solução. O mercado não corresponde, então se cria uma nova Lei para cumprir uma lei anterior. Isto é uma prova de que ainda temos que crescer, e muito, na questão cultural.

A Lei em questão prevê que as empresas tenham o seguinte procedimento: na hora da compra, o consumidor deve receber um documento informando data, turno e identificação do estabelecimento, da qual conste a razão social, o nome de fantasia, o número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ/MF), endereço e número do telefone para contato.

Existem empresas que estão tendo uma interpretação errada da Lei, achando que pode ter duas frentes de entrega, sendo uma agendada e outra não. Infelizmente, não é assim. A empresa só pode ter opções de entrega com agendamento ou formas melhores que esta.

No descumprimento desta nova lei, o PROCON tem aplicado a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que prevê, em parágrafo único. “A multa será em montante não inferior a duzentas e não superior a três milhões de vezes o valor da Unidade Fiscal de Referência, ou índice equivalente que venha a substituí-lo."

As penalidades previstas no Código do Consumidor para quem descumprir a determinação são: multa, que pode chegar até R$ 6,5 milhões, e a suspensão temporária das atividades.

Hoje, a Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp), para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013, é de R$ 19,37 (dezenove reais e trinta e sete centavos). Portanto, o mínimo de Ufesp que se pode cobrar é 200, ou seja, R$ 3.874,00 diante descumprimento da Lei, valor que pode aumentar pela reincidência.

A ABComm, vem associando empresas do setor para reunir forças, a fim de conseguir ser ouvida pelas autoridades e, assim, colaborar na elaboração de leis coerentes para o setor, empresários e consumidores.

ADOBE AMPLIA LIDERANÇA EM MARKETING DIGITAL

Aquisição possibilita o gerenciamento de diversas campanhas para oferecer a mais completa solução aos profissionais de marketing

A Adobe Systems Incorporated (Nasdaq: ADBE) anuncia a assinatura de um contrato definitivo para a aquisição da empresa privada Neolane, líder em tecnologia para gerenciamento de campanhas multicanal localizada em Paris, França, por aproximadamente US$600 milhões.

 A Neolane integra dados de marketing online e offline de todas as áreas de uma empresa  - realizando uma forte segmentação de públicos e entregando mensagens de marketing em todos os canais. A Neolane oferece a melhor plataforma da categoria para automatização e realização sofisticada de campanhas via Internet, e-mail, mídia social, centro de atendimento, mala direta e pontos de venda (POS). Para os profissionais de marketing, isso permite oferecer experiências consistentes, campanhas personalizadas e maior retorno sobre investimentos.

 “Com a aquisição da Neolane, a Adobe Marketing Cloud passa a oferecer recursos chaves para a gestão de campanhas multicanal”, disse Brad Rencher, vice-presidente sênior e gerente geral da Unidade deNegócios de Digital Marketing da Adobe. “A Adobe é uma parceira tradicional e confiável de profissionais criativos e, agora, aumentamos a nossa liderança no campo do marketing digital com a chegada da Neolane. Desde a criação da campanha até seu planejamento, execução e otimização, a tecnologia da Adobe é a plataforma para todo o processo de marketing”.

 A Neolane será a sexta solução da Adobe Marketing Cloud complementando as ofertas do Analytics, Target, Social, Experience Manager e Media Optimizer. Isso cria uma plataforma inédita para proporcionar experiências ricas e personalizadas em todos os canais e dispositivos, além de oferecer aos profissionais de marketing uma visão unificada dos consumidores. Para eles, a Adobe Marketing Cloud permite realizar campanhas que antigamente seriam incrivelmente complexas - produzindo um retorno sobre o investimento em marketing altamente mensurável.

 A aquisição da Neolane está alinhada com a estratégia da Adobe de combinar inovação orgânica e aquisições chaves, para oferecer o maior conjunto de soluções ao profissional de marketing digital. Essa aquisição complementa outras compras estratégicas de marketing digital, começando com a Omniture em 2009, e seguida pela Day Software (2010), Demdex (2011), Auditude (2011) e Efficient Frontier (2012).

 “A Neolane possui mais de 400 clientes no mundo todo, muitos que também são clientes da Adobe”, disse Stephane Dehoche, CEO e co-fundador da Neolane. “A possibilidade de combinar nossas capacidades com a Adobe Marketing Cloud deve criar um nível de visibilidade que facilita o cotidiano do profissional de marketing. A Adobe possui uma visão incrível para o futuro de marketing, e uma ligação com o processo criativo que nenhuma outra empresa tem. Estamos aqui para ajudar a ampliar sua liderança de mercado”.

 A operação, que deve ser concluída em julho, está sujeita às condições convencionais de fechamento. O possível impacto financeiro dessa transação para a Adobe não foi incluído nas metas financeiras já apresentadas pela companhia. Até a conclusão da transação, cada empresa continuará funcionando de maneira independente. Com a finalização da transação, a Adobe acredita que a compra da Neolane não deve afetar materialmente a receita e os resultados não-GAAP previstos pela empresa para o ano de 2013.  O CEO da Neolane, Stephane Dehoche, mantém sua responsabilidade pela a antiga equipe, que passa a fazer parte da unidade de negócios de Digital Marketing  da Adobe.

 Sobre a Adobe Systems Incorporated

A Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais. Para mais informações, visite www.adobe.com/br/.

COMO SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

A semana do Microempreendedor individual facilita e auxilia a formalização das atividades dos empreendedores

O Governo Federal criou uma lei que concede uma série de vantagens para o microempreendedor Individual, além de possibilitar condições especiais para os empreendedores inscritos na modalidade MEI – Microempreendedor Individual possam regularizar suas atividades e atuar de maneira legalizada, contando com benefícios e vantagens especiais, criados para que possam prosperar legalmente.

Para quem pretende aproveitar para formalizar seus negócios de maneira facilitada, pode aproveitar a Semana do Microempreendedor individual, que está acontecendo desde o dia 01 de julho em várias capitais do país ou acessar www.microempreendedorindividual.org.    

A semana do microempreendedor individual, evento promovido pelo Sebrae, pretende capacitar e orientar, através da realização de oficinas e palestras, mais de 93 mil microempreendedores individuais que poderão aproveitar essa oportunidade para promover o crescimento e a sustentabilidade dos seus negócios de maneira simples e fácil.

Na semana do microempreendedor individual os empreendedores receberão informações para aprender melhor a controlar o seu dinheiro, assim como serão orientados a planejar, comprar, vender, saberão mais sobre suas obrigações legais e obrigações fiscais, entre outras atividades que fazem parte do dia a dia do empreendedor e que agora terão a oportunidade de saber mais sobre empreendedorismo e como formalizar seu negócio de forma simples e fácil.

O Microemprendedor individual formalizado possui várias vantagens para prosperar atuando de maneira legalizada. Os benefícios concedidos para essa categoria contemplam desde: auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxilio reclusão, com a contribuição que será feita de maneira reduzida, até na contratação de funcionários com redução das despesas e concessão de créditos de forma rápida e facilitada.

Além disso, os microempreendedores individuais formalizados poderão contar a prestação de serviços de assessoria de algumas empresas especializadas, sem ter que pagar por esse serviço, da mesma forma, os empreendedores receberão consultoria do SEBRAE, cursos e planejamentos de negócios com o objetivo de ajudar e a capacitar os empreendedores, tornando-os mais aptos para manterem e desenvolverem seus negócios buscando sempre melhorar e aperfeiçoar suas capacidades.

Portanto, o evento da Semana do Microempreendedor individual é a oportunidade para agilizar a formalização dos seus negócios. A semana do Microempreendedor individual facilita e auxilia a formalização das atividades dos empreendedores

 O Governo Federal criou uma lei que concede uma série de vantagens para o microempreendedor Individual, além de possibilitar condições especiais para os empreendedores inscritos na modalidade MEI –Microempreendedor Individual possam regularizar suas atividades e atuar de maneira legalizada, contando com benefícios e vantagens especiais, criados para que possam prosperar legalmente.

Para quem pretende aproveitar para formalizar seus negócios de maneira facilitada, pode aproveitar a Semana do Microempreendedor individual, que está acontecendo desde o dia 01 de julho em várias capitais do país ou acessar www.microempreendedorindividual.org.    

A semana do microempreendedor individual, evento promovido pelo Sebrae, pretende capacitar e orientar, através da realização de oficinas e palestras, mais de 93 mil microempreendedores individuais que poderão aproveitar essa oportunidade para promover o crescimento e a sustentabilidade dos seus negócios de maneira simples e fácil.

Na semana do microempreendedor individual os empreendedores receberão informações para aprender melhor a controlar o seu dinheiro, assim como serão orientados a planejar, comprar, vender, saberão mais sobre suas obrigações legais e obrigações fiscais, entre outras atividades que fazem parte do dia a dia do empreendedor e que agora terão a oportunidade de saber mais sobre empreendedorismo e como formalizar seu negócio de forma simples e fácil.

O Microemprendedor individual formalizado possui várias vantagens para prosperar atuando de maneira legalizada. Os benefícios concedidos para essa categoria contemplam desde: auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxilio reclusão, com a contribuição que será feita de maneira reduzida, até na contratação de funcionários com redução das despesas e concessão de créditos de forma rápida e facilitada.

Além disso, os microempreendedores individuais formalizados poderão contar a prestação de serviços de assessoria de algumas empresas especializadas, sem ter que pagar por esse serviço, da mesma forma, os empreendedores receberão consultoria do SEBRAE, cursos e planejamentos de negócios com o objetivo de ajudar e a capacitar os empreendedores, tornando-os mais aptos para manterem e desenvolverem seus negócios buscando sempre melhorar e aperfeiçoar suas capacidades. Portanto, o evento da Semana do Microempreendedor individual é a oportunidade para agilizar a formalização dos seus negócios.

LIVROS

. Faces de Um Anjo terá distribuição para fora do Brasil! - O livro Faces de Um Anjo, do autor Hermes M. Lourenço é sucesso de vendas. Está indo para a terceira edição e vai ser distribuído nos países com comunidades de língua portuguesa.

Hermes lançou o livro em novembro de 2011 e conta a história de Letícia Lorn, uma renomada física que é chamada por um genial professor do Instituto de Tecnologia para encontrar respostas em uma pesquisa secreta: A possibilidade de viajar no tempo, através de  uma esfera de origem obscura, encontrada em Luxor – Vale dos Reis.

Enquanto envolve-se com a pesquisa, misteriosamente surge Samael, um psicopata que inicia uma verdadeira caça as bruxas, cometendo assassinatos brutais com traços da Santa Inquisição de forma a incriminar a brilhante pesquisadora e roubar a esfera, podendo assim interferir no espaço-tempo e até mesmo na história da humanidade.

De forma equilibrada o autor nos leva a um mundo mesclado de magia e suspense, desafiando o leitor ao exercício das deduções, fazendo-o mergulhar em uma nova realidade. Uma leitura capaz de envolver do início ao fim e conduzir a um final surpreendente e instigante. A chave é acreditar!

. Anna Göbel lança em Belo Horizonte Um + um + um + todos - Autora e ilustradora autografa no próximo domingo, 7 de julho, às 15h, no Café do Centro de Arte popular - Cemig. Haverá a performance de 'O Realejo', de Vanessa Campos, uma mescla de ilusionismo, teatro de bonecos e oráculo

 A artista plástica e ilustradora Anna Göbel é resultado de uma mistura de culturas: de família alemã, nasceu na Espanha, foi criada na Argentina e vive no Brasil desde 1995. Assim é também o conto folclórico da beterraba, que ela nem sabe em qual desses países escutou pela primeira vez. Como Anna, é um conto do mundo. Por isso, ela optou com recontá-lo para crianças sem usar palavras, apenas imagens, que dispensam qualquer barreira da língua e ilustram bem como a união faz a força. O divertido e original resultado pode ser conferido emUm + Um + Um + Todos, lançamento da Autêntica Editora.

Em seu 13º livro autoral, Anna Göbel descreve, só com ilustrações, uma história muito familiar para o público infantil: um passarinho deixa cair uma sementinha. Um homem planta a semente e rega, afofa a terra, cuida. Não sabe o que será, mas sabe que alguma coisa vai nascer dali. Quando nasce, ele continua cuidando… até que chega a hora de colher. E é então que começa o problema, resolvido de forma criativa e divertida. Em encadeamentos simples e claros, a autora desenvolve a narrativa de modo compreensível até mesmo para crianças bem pequenas. 

Nessa parlenda longa – conto em que as sequências narrativas se repetem e se sucedem com acréscimos e recorrências de alguns elementos, sempre na mesma ordem, até o fim – cada um que chega vai tentar ajudar o homem a colher o que vão conhecer apenas quando conseguirem: uma beterraba gigante. A história, contada e recontada para divertir, ajuda a desenvolver a oralidade dos pequenos leitores e os aproxima da leitura.

Outro grande mérito do livro são as belas ilustrações que, feitas à mão, recorrem ao princípio da xilogravura em cores, trabalhadas em camadas sobre transparências, e convidam o leitor a fazer sua própria narração, o que estimula a imaginação e o interesse pelos livros e pela leitura. 

 O Realejo faz uma homenagem aos antigos realejos que desfilavam pelos parques, praças e grandes feiras populares das cidades, tocando sua música e levando um papagaio ou mico para “tirar as sortes” das pessoas.

Esta performance mescla ilusionismo, teatro de bonecos e oráculo.

A relação do personagem/manipulador de bonecos com o público dá-se de forma interativa através da improvisação, da magia e poesia como linguagem teatral. 

Os pequenos papéis que revelam as sortes inspiradas nos antigos oráculos, como o I Ching e o Tarot, são escolhidos e retirados pelo boneco “PINGO” - um divertido e delicado pinguim que abre as asas, o bico e anda sobre a caixa musical.

Buscando referência aos antigos realejos, o figurino inspira-se em figuras folclóricas e a caixa musical, embora não seja típica de um realejo, traz a nostalgia e a sonoridade de nossos antepassados.

Detalhes: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

. Livro investigativo discute como é viver com antidepressivos - Numa combinação de memórias, história da ciência e reportagem, a jornalista e escritora americana Katherine Sharpe discute, em 'A cura da infelicidade - Como antidepressivos melhoram, pioram e moldam a vida de milhões de pessoas', lançamento da Editora Gutenberg, problemas que afetam a vida de milhões de pessoas como ela: a depressão e o uso de antidepressivos.

 

 Há 25 anos, quando foi lançada uma nova geração de antidepressivos, a maneira como as pessoas lidam com suas infelicidades mudou profundamente, levantando várias questões, como qual é a real necessidade de se fazer uso regular de antidepressivos, em que casos são bem-indicados, até que ponto são positivos ou como esses remédios mascaram a real personalidade de alguém.

De forma consistente e esclarecedora, ela aborda essas e outras questões que afetam particularmente quem tem menos de 25 anos, cresceu tomando o medicamento e se pergunta: qual é minha verdadeira identidade? Quem sou eu sem os remédios?

Acometida por várias crises de ansiedade aos 18 anos, a autora recebeu um diagnóstico de depressão e começou a tomar antidepressivos para controlar seus lapsos emocionais. Questionando sua personalidade e autonomia diante dos medicamentos que precisou tomar por dez anos seguidos, percebeu que suas próprias perguntas eram feitas por muitas pessoas acometidas pelo mesmo problema. Aí nasceu a ideia deste livro.

Misto de biografia e pesquisa, a obra mescla a experiência pessoal da autora com extensas e profundas pesquisas médicas e históricas e dezenas de entrevistas com médicos, especialistas e portadores da doença para ilustrar muitas respostas sobre a depressão e seus desdobramentos.

De forma inédita, Katherine define sua própria história colocando-a dentro de um contexto muito mais amplo de mudanças sociais, culturais e psiquiátricas que se relacionam diretamente com a depressão.

Reflexões sobre a formação da identidade, experiências vividas e os benefícios e prejuízos do tratamento são feitas para mostrar como o uso dos remédios molda a vida de milhões de pessoas. Com texto equilibrado e fundo otimista, a autora revela meios possíveis e saudáveis de obter uma boa saúde mental, ressaltando também a importância dos exercícios físicos para amenizar os sintomas da doença.

O embasamento rico da obra serve para pais que tenham dúvidas sobre formas de tratar seus filhos adolescentes com quadros de depressão. Por colocar relatos de pessoas que convivem com a doença todos os dias e pelo fato de a autora também ter feito uso de antidepressivos, o livro é reconfortante para quem tem a doença e também para as pessoas que todos os dias convivem com quem precisa fazer uso desses medicamentos para ter uma vida equilibrada.

Detalhes: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

. Editora Nemo lança volume que completa a Coleção Moebius - Desde 2011, a Editora Nemo vem trabalhando para trazer aos leitores brasileiros as fantásticas HQs de Moebius, pseudônimo do francês Jean Giraud, um dos maiores artistas do século XX. A primeira parte desse empreendimento se completa agora com a publicação de ‘Caos’, oitavo volume que fecha com chave de ouro a ‘Coleção Moebius’, que reúne as obras clássicas do artista, em edições de alta qualidade gráfica.

 

Um dos fundadores da revolucionária revista Métal Hurlant, Moebius transformou a estética da ficção científica, influenciando criadores de diversas linguagens artísticas em todo o mundo. Como ele próprio afirma no prefácio da obra, Caosnão trata em suas páginas de nenhum tema particular.

Neste álbum, o leitor terá a oportunidade, entre uma página e outra, de se deparar com inúmeras ilustrações, rascunhos e pequenas narrativas realizadas em diferentes fases de sua carreira, além de vários desenhos inéditos. Alguns retirados de seus cadernos particulares, outros realizados para edições publicitárias ou mesmo encomendados por amigos. Dividida em três partes, “parapsicologia”, “maravilhas do universo” e “histórias dentro de alguma coisa”, a obra tem um nome que faz jus a seu conteúdo: uma bela e caótica reunião de diversos trabalhos desse grande gênio dos quadrinhos e da ilustração.

Além de Caos, a Coleção Moebius da Editora Nemo conta com os seguintes títulos: Arzach, Absoluten Calfeutrail  & Outras Histórias, O Homem é bom?, A Garagem Hermética, As Férias do Major, O Homem do Ciguri e Crônicas Metálicas. Concluída essa fantástica coleção, os leitores poderão continuar acompanhando a obra de Moebius na nova série pela Nemo: O Mundo de Edena, que já teve seu primeiro volume lançado, Na Estrela, e tem o segundo, O Jardim de Edena, previsto para este ano.

Download da capa e das páginas iniciais do álbum Caos em alta resolução: http://migre.me/fimDx

. Livro "Medicina Intensiva: abordagem prática" será lançado hoje 


Será lançado hoje, às 10h, no Instituto Central do Hospital das Clínicas, o livro Medicina Intensiva: abordagem prática. A obra aborda os principais temas da terapia intensiva, como cardiologia intensiva e hemodinâmica, infectologia, neurointensivismo, nutrição e metabolismo, pneumologia intensiva, trauma, cirurgia, entre outros. 

  Medicina Intensiva: abordagem prática conta com a com a participação dos mais renomados profissionais da área de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e de profissionais de outras grandes instituições de saúde do Brasil. Além disso, há a colaboração de profissionais de outras especialidades médicas, que são essenciais à área de Terapia Intensiva. 

O livro está vinculado ao VIII Curso Nacional de Terapia Intensiva, que teve início em junho, mas como pode ser acompanhado on-line de qualquer computador com acesso à internet banda larga, os alunos têm direito a assistir a reprise de cada aula. As inscrições podem ser feitas pelo site:http://manoleeducacao.com.br/terapiaintensiva/.

. Escritores baianos lançam  Ao Pé do Caboclo - A tradicional Feira de Livros, da Fundação Pedro Calmon que ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês, em julho, muda a data e acontece dentro do projeto Ao Pé do Caboclo, nos dias 3, 4 e 5, das 14h30 às 19h, na Praça do Campo Grande, centro de Salvador.

Nesta edição serão lançadas na mesa da UBE/BA, no dia 5 (sexta-feira), às 15h, as seguintes obras: Livro dos Namorados, do Movimento Cultural Artpoesia, livro que celebra os 14 anos de fundação do grupo e o centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes; o "Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus 2012", livro que reúne poemas de 122 poetas do mundo inteiro, organizado pelo jornalista e escritor Valdeck Almeida e o cordel “QUEREMOS DE VOLTA O AEROPORTO 2 DE JULHO”, do poeta Antonio Barreto.

 Já no estande da Pimenta Malagueta Editora será lançado a seleta Os 7 Pecados Capitais (Gula, Preguiça, Luxúria, Avareza, Ira, Inveja e Orgulho). O livro organizado por Miriam de Sales Oliveira congrega 34 autores de diversas partes do Brasil, entre poetas, contistas, cronistas, romancistas e jornalistas e faz homenagem a Gregório de Mattos Guerra (1636-1695), o Boca de Brasa, o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período colonial. 

Os 7 Pecados Capitais foi escrito e compartilhado por novos nomes da literatura nacional e portuguesa, seu objetivo é mostrar e divulgar autores, cujo trabalho constitui uma pequena mostra do que se faz hoje, nos mais diversos gêneros literários como contos, poemas e crônicas.

 A Feira contará com a participação da Biblioteca Móvel, de editoras, distribuidores, livreiros e da União Brasileira de Escritores-UBE/BA.  Além dos lançamentos citados, na mesa da UBE, os leitores encontrarão livros dos escritores Valdeck Almeida de Jesus; Morgana Gazel; Carlos Souza Yeshua; Lucymar Soares; Marcelo de Oliveira Souza, Carlos Alberto Barreto, Varenka de Fátima, Roberto Leal, com obras da Editora Òmnira e José da Boa Morte, com livros e revistas do Movimento Cultural Artpoesia, dentre outros.

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