Há seis anos, eu não hesitei em fundar uma
companhia que fosse diferente no estilo de gestão. Com uma grande ideia e
pessoas próximas que apoiaram e acreditaram que poderia dar tudo certo,
fundamos uma empresa de tecnologia com a gestão voltada ao bem estar e
satisfação dos colaboradores.
Na época, esse estilo de gestão, muito bem
difundido em companhias norte-americanas, era algo bem inicial no Brasil. Eu
sempre me perguntei o porquê de algo que funcionava tão bem em outros países
não ter o mesmo incentivo no mercado brasileiro. Sempre quis saber qual a
grande dificuldade por aqui. Depois de um tempo pesquisando e analisando fatos
sobre o assunto, notei que um dos empecilhos era a própria cultura corporativa
do brasileiro.
No Brasil, as companhias partem do pré-suposto que
os funcionários são meros empregados, que são pagos mensalmente e possuem a
obrigação de trabalharem bem e felizes, com o pouco que é oferecido. Já nos
Estados Unidos, as empresas, principalmente as mais novas (criadas na última
década) já nascem com um espírito de união e comprometimento diferentes. O
capital humano é muito mais valorizado do que no Brasil. As pessoas são
estimuladas a serem criativas, comprometidas e a se sentirem bem no ambiente do
trabalho. Os empregadores sabem que essas são as verdadeiras características
que um colaborador precisa ter ressaltadas e que, com certeza, fazem toda a
diferença no dia a dia de trabalho.
Se analisarmos as empresas de internet do Vale do
Silício enxergamos alguns pontos em comum: são companhias novas, fundadas há
poucos anos, com o perfil de colaboradores jovens (uma média de idade de 25 a
30 anos), que apresentaram um crescimento acelerado e contínuo e uma gestão
voltada ao bem-estar dos funcionários. Estas companhias apresentam
características que vão desde horários flexíveis até ambiente físico que
estimula o lazer e a descontração.
Há diversos exemplos de empresas bem sucedidas que
apostaram nesse tipo de gestão. Nos EUA, podemos citar como exemplos o Google e
a SalesForce. No Brasil, a Locaweb foi uma das primeiras a apresentar práticas
diferenciadas e a se destacar no mercado pela atuação e na gestão.
Essas foram uma das minhas inspirações no início de
carreira, quando queria ser presidente de uma companhia diferente. Hoje, após
seis anos de fundação da Acesso Digital figuramos o segundo lugar no ranking
das melhores empresas para se trabalhar de TI e Telecom do Brasil, perdendo
apenas pela “musa” inspiradora Google.
Minha história e a trajetória da Acesso Digital é
um exemplo de que não é preciso ter grandes investimentos para diferenciar no
mercado e propor benefícios de qualidade de vida para os colaboradores. A minha
aposta para o crescimento da companhia sempre foi e será o valor do capital humano.
Pessoas estimuladas, motivadas e impactadas são os maiores diferenciais que uma
empresa pode contar, além de garantir o crescimento em um mercado cada vez mais
competitivo. As pessoas são o verdadeiro motor da companhia. Se as pessoas
crescem, a empresa crescerá consequentemente. (Diego Torres Martins, presidente
da Acesso Digital, NO Adnews)
EMPRESAS DE BLUMENAU NO MELHORES E MAIORES
Quatro empresas associadas ao Sintex - Hering, Cremer, Karsten e Teka -
integram a edição 2013 do anuário Melhores e Maiores da Revista Exame. A Hering
ocupa a terceira posição entre as maiores do ramo têxtil no país; a Cremer
aparece como a segunda maior empresa blumenauense na lista e a Karsten ocupa a
21ª posição entre as maiores empresas têxteis do país. Já a Teka é a quarta
empresa de Blumenau a aparecer na classificação. O ranking das mil melhores e
maiores empresas do Brasil é divulgado anualmente pela revista Exame.
CADÊ O CONSUNIDOR QUE ESTAVA AQUI?
Percebi esta semana que sou muito
velho.
Sou do tempo em que consumidor
era alvo, target.
Sou do tempo de definições
demográficas do consumidor (homem, 25-35 anos, classes A-B, morador de Porto
Alegre e região, estas bobagens).
Sou do tempo em que se falava em
atingir o consumidor com uma mensagem de “posicionamento”, com USPs (Unique
Selling Propositions) e quetais.
Sou velho, mas tão velho, que
storytelling parecia ser coisa dos irmãos Grimm.
Sou velho, mas tão velho que leio
livros, jornais e revistas e, pasmem, compro CDs.
Sou velho, mas tão, tão velho que
sou do tempo em que agências de propaganda faziam... propaganda, ora vejam só.
Sou velho a ponto de imaginar que
as massas iam para as ruas mobilizadas por partidos políticos que eram
legítimos representantes de uma ideologia teoricamente formulada e embasada,
que se mobilizavam para defender uma causa ou para protestar contra uma
situação clara e objetiva, tomavam as cidades gritando frases icônicas e
entoando cantos uníssonos a buscar a mudança de algo concreto e visível.
A perplexidade dos governantes
dos movimentos que tomaram conta do país na última semana é tamanha que chega a
ser ridícula.
Quem está protestando? Contra o
quê? Quem os representa? Quem os lidera? Como se mobilizam? Onde querem chegar?
Com quem sento para negociar (eventualmente, corromper)? Quando vão parar?
Desafiados, os representantes da
velha forma de pensar a política, com as mãos sujas de conchavos e de nojenta
corrupção, isolados num poder teatral totalmente distante do desejo e da vida
real da população, esforçam-se para entender o que houve com aquele mundinho
tradicional, onde a população era manietada e conduzida por alguns ditos
poderosos de postura imperial e litúrgica.
Assim, nestes dias de protestos
organizados (sic!) pelas redes sociais, a eles nada mais resta que seu
eloquente silêncio de perplexidade e estupefação.
E de medo. E de pavor. E de
desespero. E de insegurança.
(Acabou-se o que era doce).
Desafiados, estamos nós também,
ditos homens de marketing e comunicação que nos deparamos com uma nova
realidade na qual os consumidores - sem pedir licença e sem avisar - já passam
mais tempo na frente do seu gadget on-line (computador já era, também) do que
na frente da televisão.
Facebook, Instagram, Apps,
Twitter, Youtube, etc., etc., etc., são universos multiformes de troca de
mensagens e conteúdo totalmente criados, gerenciados e organizados pelo
consumidor para o consumidor.
São volumes de informação e
conhecimento descomunais, despejados na web a cada minuto, obedecendo a um
critério anárquico que transferiu o poder de curadoria ao consumidor.
Até agora, tudo estava bem e
parecia que continuaria assim, mais eis que tudo ruiu.
Se você tinha alguma dúvida sobre
o poder de arregimentação e força que esta nova forma de se comunicar tem, a
atual onda de protestos, sem falar na recente varredura das ditaduras no
Oriente-Médio – totalmente organizadas pelas redes sociais – é hoje a prova
mais inconteste de que representam uma nova ótica de se fazer as coisas.
Até pouco tempo, a mídia
tradicional insuflava as massas (lembre que o governador Brizola, ainda na
década de 60, impediu que uma nova forma de governar o país fosse instituída
usando uma cadeia de rádio para mobilizar a resistência e garantir a
“Legalidade”)
Hoje, as massas se organizam a
despeito da mídia tradicional, censurada e/ou temerosa de assumir posições
políticas fortes.
Pense nisto, por fim:
Se os consumidores viraram o país
de cabeça para baixo, se confrontaram a arquipoderosa FIFA, e praticamente
acabaram com a visão idílica da midiática e milionária Copa das Confederações,
se derrubaram governos ditatoriais violentos e assassinos há muitas décadas no
poder, imagine o que eles juntos podem fazer com marcas como a sua.
Não os provoque, portanto. (Luciano Vignoli, no Adonline)
AGÊNCIAS
DESAGRADAM CEOS
A reputação e a percepção do trabalho das agências de publicidade não
estão nos seus melhores dias de sua relação com o mais alto escalão de
executivos dos anunciantes. Uma pesquisa realizada globalmente pelo Warc
indicou que os CEOs de muitas das principais empresas do mundo acreditam que
seus parceiros se preocupam muito mais com a criatividade que com os resultados
para seus negócios.
O instituto de pesquisa entrevistou
mais de 1.200 executivos nos postos centrais de comando ao redor do globo.
Entre as descobertas está que 78% deles acham que suas agências não se
dedicaram o suficiente para auxiliar o departamento de marketing a entregar os
resultados esperados aos líderes das empresas.
Além disso, 76% consideram que os
profissionais da comunicação falam muito sobre a “criatividade como fator de
salvação”, enquanto não estão preparados para provar ou quantificar sua
efetividade. Eles ainda acreditam que as agências são, frequentemente,
oportunistas ao indicar que a falta de êxito de certas ações ou campanhas está
relacionadas a elementos alheios ao trabalho delas, como força de venda, canal,
preços ou até mesmo o produto em si.
A relação de confiança também parece
abalada entre CEOs e agências. Entre os entrevistados, 72% afirmam ter
descoberto, depois do início da relação, que seus parceiros não eram tão bem
orientados quanto eles esperavam, adotando muitas vezes metodologias erradas e
utilizando informações questionáveis. A questão financeira é outro fator que
incomoda os presidentes de grandes empresas: 70% deles criticam o comportamento
das agências ao indicar que a verba é insuficiente ou o pagamento é lento a
ponto de torná-las incapaz de entregar os resultados esperados.
Como conclusão, o estudo da Warc
indica, entretanto, que o panorama pode mudar. Para isso, o modelo mais
indicado pelos respondentes da pesquisa para a relação entre agências e
anunciantes é o de pagamento por resultado – apontado como ideal por nada menos
que 89% dos CEOs participantes, que veem a medida como forma de “forçar” os
parceiros a se concentrarem exatamente naquilo que os executivos esperam. (Propmark)
SEMINÁRIO SOBRE GOOGLE ADWORDS
Na contramão da economia mundial, onde nos
deparamos com crises e recessões nos principais países do mundo, o mercado de
publicidade online vem se destacando nesse cenário econômico. Está situação
mundial parece ser uma realidade muito distante do meio publicitário, ainda
mais, se tratando da área digital.
Segundo pesquisas da Interactive Advertising
Bureau (IAB Brasil) a área digital, especificamente a publicidade online é o
segundo maior meio de participação do mercado publicitário, atrás somente da
televisão. De acordo com o Instituto a publicidade ultrapassou os jornais
atingindo 32% de crescimento. Os grandes anunciantes de internet movimentaram
R$ 4,5 bi em 2012 e a expectativa para este ano é que o investimento no setor
cresça os mesmos 32%, chegando a R$ 6 bi. A publicidade digital é percebida
pelos brasileiros como menos incômodas (32%), mais criativas e informativas do
que mostradas na TV. Também cresceu a fatia dos consumidores que
pesquisam produtos na internet antes de comprarem nas lojas físicas (75%).
“De olhos nestes números os empresários estão
buscando profissionais cada vez mais qualificados. É preciso que as pessoas se
qualifiquem para não perder as oportunidades. Nenhuma empresa vai contratar
profissionais que não dominem as ferramentas de publicidade do Google para
tornar as empresas mais visíveis e competitivas, afirma o diretor executivo da
Goobec Brasil (www.goobec.com.br), empresa especializada na aplicação de
treinamentos das ferramentas de publicidade do Google no Brasil, João Dalla.
Com mais de cinco mil alunos já atendidos desde
a sua fundação, a Goobec qualifica publicitários, gerentes de marketing,
empresários e estudantes preparando-os para impulsionar o crescimento de seus
negócios na web e alcançar o programa de certificação Google. A empresa é
considerada a mais especializada no Brasil na aplicação de treinamentos das
ferramentas de publicidade do Google.
Para apresentar estes e outros diferencias do
mercado, a Goobec Brasil realizará em maio, uma série de seminários gratuitos
sobre a importância da certificação e da boa utilização das ferramentas do
Google para impulsionar negócios na área de marketing digital. Belo Horizonte
será a próxima cidade a receber o seminário gratuito da Goobec.
Goobec na Estrada - Seminário Gratuito Google
Adwords
Data: 30 de julho – terça-feira
Horário: das 19h às 21h
Endereço: Av. Augusto de Lima, 527 - Centro
Informações e inscrições: www.goobec.com.br -
(11) 2369-6226 / (11) 2361-9948 - brasil@goobec.com.br
"NEM
SEMPRE PROGRAMAS MAIS POPULARES GERAM MAIS ENGAJAMENTO”
Durante um mês, o Ibope Media
analisou intensamente a relação entre as audiências de programas das cinco
maiores emissoras de TV aberta no país e as comparou com o número de tweets
para cada uma dessas atrações, trabalhando diretamente o conceito de Viral
Index (VI), que aponta: nem sempre os programas mais populares são os que geram
mais engajamento.
O período de estudo é curto diante
das muitas variáveis que o universo online propõe diariamente, e deve se
estender indeterminadamente, segundo Juliana Sawaia, gerente de learning &
insights do instituto.
O aspecto foi o mais discutido
durante evento organizado pela empresa em parceria com a Qual Canal, que se
dedica ao monitoramento de posts no Twitter.
“As questões nunca terminam.
Como determinar o potencial de aumento de audiência de um programa com base nos
comentários que ele origina? Qual o peso real destes posts, se a audiência da
TV ainda é tão alta e o número de smartphones, por exemplo, ainda é baixo no
país? Como atuar de maneira mais eficaz na rede, considerando-se que a
participação do internauta pode fortalecer ou prejudicar a imagem de uma
empresa?”
“Não temos respostas definitivas, mas
uma coisa é certa: o número de participação do público em redes como o Twitter
aumenta rápido. Se 28 mil comentários a respeito de um programa que atinge 20
milhões de pessoas parece pouco, é preciso lembrar que, em seis meses, esse
total pode se quadruplicar. Este é um universo novo, portanto alvo de estudo e,
também, de aprendizado. Tentar passar imune a essa movimentação é um erro”,
afirmou Anderson Fér, sócio-fundador da Qual Canal.
Para Flávio , também sócio da
empresa, a principal conclusão, quando se analisa o comportamento do consumidor
nas redes sociais, é a nítida mudança de hábitos culturais. Ele concorda com
Fér ao tratar de números.
“Testemunhei o surgimento da internet
e os comentários alarmistas de que a TV iria acabar. A TV não apenas continua
aí, como segue vendendo ano a ano nas lojas, incorporando ferramentas
tecnológicas do online e criando com ele um universo único de diálogo. Enquanto
discutimos isso, o próprio assunto pode tornar-se velho, mas ainda há muito a
se entender sobre as atitudes deste novo internauta”.
Durante o encontro, Matt Drinkwater, diretor de vendas do Twitter no
Brasil, declarou que a empresa tem se dedicado a educar e informar anunciantes,
agências e demais companhias do país sobre como obter maior retorno do
consumidor tendo a rede social como ferramenta de estratégia.
“Para o internauta, o Twitter é a menor distância entre ele e seus
interesses. Cerca de 95% das conversas sobre TV acontecem ali; 50% dos usuários
acessam a rede enquanto assistem televisão. O Brasil está na lista dos países
cujo público mais compartilha informações e posts na internet. Quanto mais uma
empresa conhecer a respeito desse cenário, mais chances tem de se sair bem e
passar por essa fase de adaptações com sucesso”, afirmou o executivo.
Este mês, o Brasil superou, pela primeira vez, a marca de 100 milhões de
internautas. De acordo com o Ibope Media, o aumento da população online, agora
composta por 102,3 milhões, foi de 9% ante os 94,2 milhões contabilizados no
terceiro trimestre de 2012. O resultado considera crianças e adolescentes entre
dois e 15 anos que acessam a web em seus domicílios e maiores de 16 anos que se
conectam à rede em qualquer ambiente (casa, trabalho, escola ou lan house). (Propmark)
FESTIVAIS DE INVERNO
. EM CURITIBA
Começou no
primeiro dia de julho e está agitando a capital paranaense com variedade de
gastronomia, cultura e entretenimento em diversas regiões da cidade. O Festival
de Inverno, idealizado pelo CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention &
Visitors Bureau em parceira com o Instituto Municipal de Turismo - Prefeitura
Municipal de Turismo, envolve descontos e promoções temáticas da estação em
bares, restaurantes, hotéis, lojas, alem da diversidade em sua programação para
diferentes faixas etárias e gostos em museus, teatros e ainda outros eventos
relacionados, que movimentam ainda mais a economia de toda região
metropolitana.
“Estamos muito
motivados, pois uma mobilização em tempo recorde já vem rendendo bons
resultados. Na primeira semana de evento tempo já temos 38.819 acessos ao
site www.curtacuritibaoanointeiro.com.br e
mais de 403 vouchers de descontos impressos através do portal. Nas redes
sociais também conseguimos números significantes, somente na primeira semana já
alcançamos mais de 600 fãs e o mês ainda segue com muitas atrações”, afirma
Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB.
A ideia surgiu
da necessidade de potencializar o inverno como alta estação para o destino
turístico. O Festival conta com o apoio da Abrasel, Sebrae, IPCC e Fundação
Cultural de Curitiba.
Confira mais
atrações de julho:
Exposição
Multiolhares
Quando: até 07
de agosto.
O que: composta
de 13 obras independentes de artistas nacionais e internacionais que oferecem
uma seleção de filmes da cinematografia mundial independente e ultrapassam os
limites da tela convencional.
Quanto: a
partir de R$ 3.
Horários: Terça
a domingo, das 10h às 18h.
Local: MON -
Museu Oscar Niemayer - Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico
Exposição
- A Magia De Escher
Quando: até 21
de julho
O que: são 85
obras, entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles, incluindo todos os
trabalhos mais conhecidos do artista.
Horários: Terça
e quarta, das 10h às 18h – último acesso até 17h30; quinta a domingo, das 10h
às 20h – último acesso até 19h30
Preços: R$ 6 e
R$ 3 (meia-entrada). 1º domingo do mês: grátis
Local: Museu
Oscar Niemayer - Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico
Exposição
Lugar Incomum
Quando: até 14
de julho de 2013
O que: trabalhos
de Erica Kaminishi, Julia Ishida e Sandra Hiromoto.
Quanto: entrada
é gratuita.
Horários: Terça
a sexta, das 10 às 19h; sábado e domingo, das 10 às 16h
Local: Museu de
Arte Contemporânea - Rua Desembargador Westphalen, 16, Centro
Espaço
São João - Rua 24 horas
Quando: até 31
de julho
O "Espaço
São João", criado na Rua 24 Horas, conta com barracas de comidas típicas,
como pinhão, quentão, canjica, pamonha, milho cozido, curau, bolo de milho e
outros doces e quitutes.
Quanto: entrada
gratuita. . R$5 (quentão, pamonha e canjica) e R$3,50 (pinhão e bolo de milho)
Quando:
diariamente, das 10h às 22h.
Onde: Rua 24
Horas (Interliga a Rua Visconde de Nacar e a Visconde do Rio Branco – Centro)
. Na Serra da Canastra
Aconteceu no último fim de semana, na Praça Matriz, em
São Roque de Minas/MG, o 3º Festival de Inverno da Serra da Canastra. Nesta
sexta, um grupo de Folia de Reis da cidade abre a programação do evento,
seguido pelo cantador Luiz Salgado que se apresenta com seu grupo Expresso
Caipira e contará com a participação especial dos participantes da Oficina de
Vivências Artísticas, oferecida às crianças da cidade pelo festival. No sábado,
sobe ao palco o cantor Renato Teixeira que relembrará grandes sucessos de sua
carreira.
Durante a programação, o público também poderá conferir produtos da região,
como: artesanato e o conhecido queijo canastra, na tenda expositora montada ao
lado da igreja na Praça Matriz.
O 3º Festival de Inverno da Serra da Canastra é realizado pelo Moinho Cultural
e conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de São Roque de Minas,
apoio da Sicoob Saromcredi e Associação Comercial e Empresarial de São Roque de
Minas, apoio de mídia da TV Integração e incentivo da Lei Estadual de Incentivo
à Cultura de Minas Gerais.
UM BLOG PARA QUEM PROCIRA EMPREGO
Em uma atitude totalmente empreendedora, a
recém-formada no curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos
do Centro Universitário Moura Lacerda, Beatriz Soares, criou o blog oportunidadesemribeiraopreto.blogspot.com. A
ferramenta promete ajudar muitos profissionais que estão em busca de um
emprego. Criada em 19 de dezembro de 2012, conta com mais de 60 mil acessos
mensais e o reconhecimento de várias organizações.
Segundo a estudante, a
ideia surgiu a partir da busca em veículos de comunicação. “Quando estava
desempregada, procurava muito em jornais e nas redes sociais. Na ocasião, a
maioria das vagas não eram da minha área ou interesse, então resolvi tomar
outro rumo e passei a divulgar oportunidades para todos os campos de trabalho.
Sempre tive vontade de fazer ação social e, hoje, de alguma forma, me realizo,
e sem sair de casa. As empresas começaram a ter conhecimento do blog e a
encaminhar vagas para mim, assim não deixo de publicar um só dia”, comenta
Beatriz. Por meio de vários contatos, a jovem, constantemente, se atualiza
sobre pessoas que foram beneficiadas. Ela também divulga vagas para programas
de estágio, Primeiro Emprego, Jovem Aprendiz e deficientes físicos.
A ex-aluna afirma que
tamanho sucesso também é mérito de quem a ajudou. “Agradeço muito aos
professores do Moura Lacerda, Valdinei Aguiar - que me ofereceu um curso
gratuito de Práticas Trabalhistas para Departamento Pessoal, à Marcela Soares
Pacheco - que me acompanhou desde o início, inclusive na decisão, me deu
sugestões de como buscar as empresas e de como manter os currículos que recebo
e à professora Maria Helena Alves de Faria - que me indicou todos os prós e
contras do mercado de empregos. Sem contar os familiares e parceiros, que
também foram fundamentais”, conclui.
Para conhecer acesse www.oportunidadesemribeirao.blogspot.com.
Contato oportunidadesemrp@gmail.com. Para outras
notícias voltadas para o mundo empreendedor visite www.mouralacerda.edu.br
CONECTADA A AMAZÔNIA EQUATORIANA
As autoridades
da Corporação Nacional de Telecomunicações do Equador (CNT EP) entregaram o
sistema de telefonia sem fio via satélite, que permite aumentar 3.000 linhas
fixas na Amazônia Equatoriana. Mais de 12.000 residentes dos setores rurais da
província de Sucumbíos, que trabalham na agricultura, na pecuária e no turismo,
vão se beneficiar dos serviços.
Em uma
cerimônia, César Regalado, gerente geral da CNT EP, Guillermo Dahik, Country
Manager do Equador e outras autoridades da província, fizeram a doação de um
centro de informática totalmente equipado para o Colégio Abya Yala, que conta
com mais de 200 estudantes das nacionalidades indígenas Kichwa, Shuar, Secoya,
Siona e Cofán.
A rede sem fio,
implementada pela Desca, que, assim como a Medidata,
faz parte do Grupo Amper, multinacional espanhola integradora de
soluções setoriais e tecnologia de comunicações, permitirá às comunidades
amazônicas menos favorecidas terem acesso à Internet, por meio do serviço
telefônico fixo sem fio.
Segundo César
Regalado, a entidade aumentou 40 vezes a sua capacidade em relação a 2007, que
era de 1 Gbps; e a cobertura em setores rurais com a tecnologia CDMA 450 chega
a 3.500 famílias nas 24 províncias do País. Destacou também que, neste ano, o
projeto de tecnologia sem fio chegará a 2.238 famílias rurai, o que irá
favorecer 124.551 usuários e 28.366 famílias poderão contar com acesso à
Internet.
“Esse ato foi
uma amostra do compromisso que a empresa tem para apoiar a democratização do
conhecimento, que é um dos pilares fundamentais da nossa política de
Responsabilidade Social Corporativa", diz Guillermo Dahik, Country Manager
do Equador.
A diretoria, os
estudantes e pais dos alunos do colégio Abya Yala, entregaram um reconhecimento
à CNT e à Desca pelo serviço de internet gratuito concedido para a instituição.
BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO DO E-MAIL MARKETING COM AS REDES SOCIAIS
A rede social mais
importante do mundo, o Facebook, atingiu recentemente a marca de um bilhão de
usuários, dentre os quais 54 milhões são brasileiros. Esse é um exemplo da
crescente aderência de público às redes sociais, que se tornaram aliadas
estratégicas das empresas na divulgação de suas marcas e produtos.
Para potencializar esse
trabalho de divulgação, a integração das redes sociais com uma poderosa
ferramenta, o e-mail marketing, tem ganhado cada vez mais força.
Considerando esse contexto,
a Virtual Target preparou algumas dicas de como se comunicar com o cliente por
meio desse canal e potencializar os resultados das campanhas unindo as duas
ferramentas.
Compartilhamento
Ao preparar a peça de e-mail marketing que será disparada para o mailing da empresa, adicione ícones e botões com links que permitam ao usuário compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Ao replicar o conteúdo, o consumidor amplia a visualização da campanha para pessoas conectadas a ele e à empresa.
Ao preparar a peça de e-mail marketing que será disparada para o mailing da empresa, adicione ícones e botões com links que permitam ao usuário compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Ao replicar o conteúdo, o consumidor amplia a visualização da campanha para pessoas conectadas a ele e à empresa.
Conteúdo
Prepare um material com o conteúdo resumido do e-mail marketing, com linguagem adequada para a rede social, e publique na página da marca. Com um material segmentado de acordo com o perfil do público seguidor da empresa, a campanha tem maior potencial de se tornar um viral na rede.
Prepare um material com o conteúdo resumido do e-mail marketing, com linguagem adequada para a rede social, e publique na página da marca. Com um material segmentado de acordo com o perfil do público seguidor da empresa, a campanha tem maior potencial de se tornar um viral na rede.
Atenção para as métricas
Estabeleça um planejamento para analisar a interação de usuários nas redes sociais. Ao identificar como a marca está sendo tratada pelos consumidores, a empresa consegue cruzar esse resultado com os obtidos nas campanhas de e-mail marketing e, assim, potencializar as ações.
Estabeleça um planejamento para analisar a interação de usuários nas redes sociais. Ao identificar como a marca está sendo tratada pelos consumidores, a empresa consegue cruzar esse resultado com os obtidos nas campanhas de e-mail marketing e, assim, potencializar as ações.
Leve seus fãs para sua
lista de e-mail
As páginas das marcas, muitas vezes, têm fãs que não são consumidores ativos e, portanto, não recebem as campanhas de e-mail marketing. Crie uma publicação e convide seus seguidores a se cadastrarem para receber as peças e as ofertas.
As páginas das marcas, muitas vezes, têm fãs que não são consumidores ativos e, portanto, não recebem as campanhas de e-mail marketing. Crie uma publicação e convide seus seguidores a se cadastrarem para receber as peças e as ofertas.
(Virtual
Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam
diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação
e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Detalhes: www.virtualtarget.com.br).
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM MUSEOLOGIA
De 2 a 5 de setembro,
acontecerá em São Paulo o I Simpósio
Internacional de Pesquisa em Museologia. O evento será realizado pelo Programa
de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo
(PPGMUS/USP) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio
do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao
Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).
Com a proposta de divulgar
a produção acadêmica da área, estabelecer diferentes níveis de interlocução com
as políticas públicas voltadas à proposição e ao gerenciamento de museus, e com
a formação profissional, o Simpósio será realizado na Pinacoteca do Estado de
São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa e na Secretaria de Estado da Cultura,
nos dias 2, 3 e 4/8, das 9h às 19h, e dia 5/8, das 9h às 13h.
Além de apresentar os
trabalhos acadêmicos, a programação inclui dois cursos de Extensão
Universitária gratuitos: “Los Problemas Actuales de La Arquitetura de Museos”,
com o especialista espanhol Juan Carlos Rico e “Sociomuseologia”, com o
português Mario Moutinho.
Os interessados em
apresentar seus projetos devem inscrever-se e enviar uma sinopse do trabalho
até o dia 15 de julho. Para conferir a programação completa e
inscrever-se, acesse http://prpg.usp.br/museus.cpg/eventos/mostrar/4207.
A ARQUITETURA SOB O OLHAR DO USUÁRIO
“Realizar as expectativas dos futuros
usuários e dos arquitetos quando um projeto é concebido” Essa é a metodologia
proposta pelo arquiteto holandês Dr Theo van der Voordt, da Universidade
Delf, que vem ao Brasil no próximo dia 15 de julho, a convite do Simpósio
Brasileiro de Qualidade do Projeto, na UNICAMP, da Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da Univerdade de São Paulo (FAUUSP) e Oficina de Textos, que lançará
o livro de mesmo tema no Brasil.
O palestrante falará sobre o tema
, mostrando que o processo começa pelo levantamento das necessidades dos
usuários, segue pela qualidade arquitetônica e só termina com a avaliação do
desempenho dos edifícios após a construção e ocupação.
Voordt analisará exemplos
internacionais e brasileiros, mostrando diferentes concepções da relação entre
forma e função. Avaliando tantos projetos apenas concebidos como
empreendimentos empresariais, moradias e hospitais em operação, propõe-se a
adotar a perspectiva do usuário nas diferentes fases de um empreendimento, com
os respectivos indicadores: testar um projeto, apurar a qualidade e compreender
o efeito ambiental sobre a saúde e o bem-estar. Inova ao propor métodos de
medição de desempenho e qualidade.
Na palestra, o autor pretende mostrar
alguns fatores intervenientes. A luz natural, em lugar da iluminação artificial
em hospitais, auxilia na recuperação da anestesia e melhora a condição física
do paciente, ajudando ainda na absorção de vitaminas e sais minerais. Já nas
empresas, o tipo de luz escolhida aumenta a produtividade e pode colaborar no
bem-estar do trabalhador.
O edifício Commerzbank, em Frankfurt,
Alemanha, do arquiteto Norman Foster, é conhecido por ser um projeto
sustentável na escala de arranha-céus com consciência energética. Em andares
diferentes, jardins de inverno permitem que grande quantidade de luz penetre
nas salas, além de proporcionar uma vista agradável aos funcionários.
Esses jardins têm diversas funções que
contribuem para o bem-estar dos usuários. Um exemplo brasileiro de
funcionalidade, são as novas estações de metrô de São Paulo, como a Alto do
Ipiranga e Butantã, que, apesar de exigências técnicas rígidas, exibem uma
estética e expressão de personalidade própria. O exemplo é comentado no livro
de Voordt por Sheila Orstein, professora da FAUUSP e atual diretora do
Museu Paulista da USP.
Após a palestra gratuita e aberta
a profissionais da área, Voordt apresentará o seu livro
“Arquitetura sob o Olhar do Usuário” , que escreveu em parceria com o psicólogo
social Herman van Wegen, que também leciona na Universidade Tecnológica de
Delft.
Sobre Theo van der
Voordt: Doutor em Segurança no Ambiente Construído e Professor-Associado
do Departamento de Mercado Imobiliário e Promoção Habitacional da Faculdade de
Arquitetura da Universidade Tecnológica de Delft (Países Baixos), onde ministra
o curso Corporate and Public Real Estate Management (Administração Imobiliária
Pública e Corporativa).
Entre os temas de
suas pesquisas incluem-se novas formas de trabalhar; indicadores de desempenho
no ambiente de trabalho; valorização por meio do mercado imobiliário e
instalações e serviços conectados; transformação como forma de lidar com
edifícios de escritórios com elevados índices de vacância; e estratégias para
imóveis voltados a serviços de saúde.
Suas pesquisas
procuram desenvolver e testar teorias sobre a valorização por meio de imóveis
para melhorar nossa compreensão sobre estratégias imobiliárias bem-sucedidas e
desenvolver orientações e ferramentas práticas para auxiliar no levantamento de
dados e em processos de tomada de decisões.
O trabalho em escritórios é
conduzido por meio de uma cooperação estreita com o Center for People and
Buildings, em Delft, um pólo de pesquisa especializado na relação entre as
pessoas, processos e ambientes de trabalho. Ele é autor e coautor de
diversos artigos acadêmicos e livros, incluindo Costs and Benefits of
Innovative Workplace Design (2003); Ways to Study architectural, urban and
technical design (2002); Transformation and re-use of vacant office buildings
(2005), The Added Value of Facilities Management – Concepts, Findings and
Perspectives (2012) e Accommodation management: from strategy till management
of buildings-in-use (2012).
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