Pesquisar este blog

domingo, 30 de junho de 2013

O VINHO, A CERVEJA E A SAÚDE


Estudo publicado pela revista científica Alcohol and Alcoholism e divulgado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no País sobre o tema, aponta evidências de potenciais efeitos cardioprotetores do uso moderado de vinho e cerveja.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCVs) são responsáveis por cerca de 17 milhões de mortes por ano, um terço do total de mortes no mundo. Entre os principais fatores de risco para essas doenças, destacam-se o tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, anormalidades nos níveis de colesterol e obesidade. Já em relação ao consumo de álcool, pesquisas científicas mostram que essa substância pode trazer tanto malefícios como benefícios para o sistema cardiovascular.

 O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por exemplo, está fortemente associado a prejuízos para a saúde como um todo. No entanto, evidências epidemiológicas consistentes apontam uma associação inversa entre uso moderado* e risco de desenvolvimento de DCVs. Esse fato é representado pela chamada “curva em J”, em que a taxa de risco cardiovascular é crescente conforme o aumento gradual da ingestão de álcool, porém, é menor em indivíduos que fazem consumo de pequenas quantidades em comparação aos abstêmios.

Vale ressaltar que parte das pesquisas anteriores associou, principalmente, os efeitos do vinho para a saúde aos componentes preexistentes em sua composição, em especial os polifenóis, que são substâncias naturais com potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Inclusive, um recente estudo** publicado na revista New England Journal of Medicine aponta evidências sobre os efeitos benéficos da dieta do mediterrâneo para o sistema cardiovascular, considerando o vinho consumido durante as refeições como um potencial componente da dieta.

A partir de estudos prévios, pesquisadores espanhóis buscaram atualizar o conhecimento acerca dos possíveis benefícios cardiovasculares do uso moderado de álcool, levando em consideração os diferentes tipos de bebidas alcoólicas – as que contêm polifenóis, como o vinho e a cerveja, ou não – por meio de uma revisão sistemática de estudos clínicos com humanos e meta-análises, publicados entre os anos de 2000 e 2012.

Com isso, verificaram a associação entre o uso moderado de álcool e os potenciais mecanismos pelos quais o álcool e/ou polifenóis poderiam exercer efeitos cardioprotetores, como a diminuição do estresse oxidativo, processos inflamatórios, aterosclerose, melhora no perfil lipídico (aumento dos níveis de HDL, o “colesterol bom”), metabolismo de glicose (aumento de sensibilidade à insulina), função endotelial, pressão arterial, sistema fibrinolítico e trombose.

De maneira geral, os pesquisadores esclarecem que os polifenóis e o etanol possuem efeitos protetores em diferentes áreas e, apesar de não parecerem atuar sinergicamente, a soma dos efeitos de ambos é maior do que os efeitos do álcool por si só. Portanto, especialmente o vinho tinto, que apresenta altos níveis de polifenóis, e posteriormente a cerveja apresentam mais benefícios cardiovasculares que as bebidas destiladas, tanto para indivíduos saudáveis como em pacientes com doença cardiovascular diagnosticada.

Embora o consumo em níveis leves a moderados aparentemente tenha efeito cardioprotetor, observa-se uma relação dose-efeito quanto ao uso de álcool e outras doenças, como alguns tipos de câncer e cirrose, cujos riscos de desenvolvimento aumentam proporcionalmente de acordo com a quantidade de álcool ingerida.

Os autores enfatizam que o álcool, em qualquer quantidade, é contraindicado para gestantes, crianças, pessoas em uso de medicamentos cujos efeitos podem ser alterados pelo uso simultâneo de bebidas alcoólicas, entre outros. Além disso, ressaltam a necessidade de novos estudos clínicos em longo prazo para esclarecer quais outros possíveis mecanismos estão envolvidos nos efeitos cardioprotetores.

A Dra. Karen Paraschin, médica cardiologista e conselheira científica do CISA, ressalta que alguns efeitos benéficos do consumo de álcool, e mais especificamente do vinho, estão sendo comprovados. “Considero importante a lembrança de que nós, especialistas em geral, não indicamos o consumo de álcool na prevenção primária. Apenas permitimos ao paciente que já tem esse hábito, em situações pontuais, manter o costume, devido aos outros riscos envolvidos”, diz Karen.

* O uso moderado é um conceito difícil de ser estabelecido, na medida em que países e instituições de pesquisa consideram diferentes quantidades de álcool para uma dose-padrão. Neste estudo, os pesquisadores enfatizam que, apesar destas distinções, a definição de uso moderado preconizada pelo National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) parece ser a mais utilizada, que corresponde ao consumo de 4 doses de álcool em um único dia para homens e 3 para mulheres, e no máximo 14 doses por semana para homens e 7 para mulheres. Neste caso, uma dose contém aproximadamente 14 g de álcool puro e corresponde a uma lata de cerveja ou chopp (330 ml), uma taça de vinho (125 ml) e uma dose de destilado (40 ml).

** Estruch R, Ros E, Salas-Salvadó J et al. Primary prevention of cardiovascular disease with a Mediterranean diet. N Engl J Med. 2013, 4;368(14):1279-90.

 Título do estudo: Effects of Wine, Alcohol and Polyphenols on Cardiovascular Disease Risk Factors: Evidences from Human Studies.

Autores: Gemma Chiva-Blanch, Sara Arranz, Rosa M. Lamuela-Raventos and Ramon Estruch. (Fonte: Alcohol and Alcoholism, 2013).

 Sobre o CISA

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental criada em 2004 e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) desde 2005, foi fundado pelo psiquiatra e especialista em dependência química Dr. Arthur Guerra de Andrade e consolidou-se como a maior fonte de informações no País sobre o binômio saúde e álcool. Por meio de seu website (www.cisa.org.br), disponibiliza um banco de dados direcionado à população geral, estudantes, profissionais de saúde, pesquisadores e empresas, que tem como base publicações científicas reconhecidas no cenário nacional e internacional, dados oficiais (governamentais) e informações de qualidade publicadas em jornais e revistas destinados ao público geral sobre o álcool e suas relações com o corpo, a mente e a sociedade.

O CISA acredita na importância do rigor ético e na transparência de suas ações no que diz respeito à obtenção e divulgação de conhecimento atualizado e imparcial na área de saúde e álcool, e prontifica-se a colaborar com políticas públicas que abordem o tema de forma eficaz. Também está comprometido com o avanço do conhecimento nessa área e encoraja a adoção de medidas para prevenir o uso nocivo de álcool e suas consequências, por meio de parcerias e elaboração de materiais educativos e de prevenção.

Detalhes: www.cisa.org.br ou http://www.facebook.com/pages/CISA e no Twitter @CISA_oficial.

É POSSÍVEL ENCONTRAR PASSAGENS AÉREAES MAIS BARATAS

Com as férias de julho se aproximando, chega a hora de planejar a viagem, e o desafio é conseguir descansar bastante, sem gastar muito dinheiro. Para diminuir os gastos da viagem, as agências aconselham comprar as passagens aereas com antecedência e para encontrar um bom preço é preciso um pouco de pesquisa.

As duas primeiras dicas para atingir esse objetivo é visitar muitos sites de companhias aéreas ou de agencias como o Decolar.com, onde existem diversas promoções e os preços podem ser bem mais baixos do que o de uma agência de viagem física, por exemplo. Outro detalhe que facilita a busca por passagens aereas em promoção é o horário do vôo. Os que saem entre as 10h e as 16h são menos procurados, e os que saem as terças, quartas e sábados também. Programe-se para viajar nesses dias. Lembre-se também que pesquisas feitas nos sites entre meia-noite e 5 horas da manhã, podem apresentar preços mais baixos das passagens.

A antecedência é outro fator que influencia o preço. Quanto antes a passagem for adquirida, menor será o valor cobrado. O ideal é fazer a aquisição da passagem com pelo menos três meses de antecedência, pois os preços aumentam à medida que a data do vôo se aproxima. Procure ter datas flexíveis tanto na ida quanto na volta da viagem, pois um dia pode fazer bastante diferença na tarifa.

O LED E AS IMPRESSORAS MULTIFUNCIONAIS


 


É muito comum ouvirmos no mercado pessoas dizerem que necessitam de uma impressora a Laser para seu escritório ou residência, porém o que muitos não sabem é que o nome verdadeiro da tecnologia existente em impressoras e multifuncionais, que utilizam como pigmento de impressão o toner, é tecnologia Eletrofotográfica, que tem entre seus componentes cilindro, toner, fonte de luz e a fusora, unidade que possui dois rolos que aquecem e são responsáveis por fixar o toner no papel por meio de calor e pressão.

O que as pessoas também não sabem é que a fonte de luz é a peça fundamental para que a imagem impressa tenha uma boa resolução e, hoje em dia, as fabricantes de impressoras e multifuncionais utilizam duas tecnologias como fonte de luz: a tecnologia Laser, como a maioria das pessoas “costuma dizer”, e a tecnologia LED, que vem a cada dia mostrando ser um sistema confiável e com diversos benefícios.

Comparando as duas tecnologias (LED e Laser) podemos sinalizar algumas vantagens em relação ao tamanho do equipamento, devido a tecnologia LED ser mais simples, composta apenas por um pente com vários micro LEDS em uma barra do comprimento do cilindro, que fica fixa acima do mesmo a uma distância aproximada de um centímetro.

Tudo isso auxilia o tamanho do hardware, porque para a acomodação do pente no equipamento não é necessário um grande espaço. Esse benefício faz com que alguns fabricantes consigam produzir equipamentos até 50% menores em relação às máquinas com tecnologia a Laser, que necessitam de espaço para acomodar um complexo sistema de espelhos que refletem o laser até chegar ao cilindro.

Importante ressaltar que uma outra vantagem do LED em relação à tecnologia Laser é a robustez do equipamento, pois a manutenção é mais simples e a fonte de luz LED tem durabilidade elevada. Na tecnologia Laser a manutenção é trabalhosa, pois existem várias partes móveis (espelhos) para ajustar e realizar manutenções preventivas (limpeza).

Explico todo esse processo, pois a tecnologia LED vem ganhando espaço em vários segmentos de impressão, principalmente em mercados que necessitam de impressão colorida. E, muitas empresas, não têm ideia de como isso funciona. Devido à fonte de luz LED ser independente, onde os micros LEDs podem ascender em intensidades diferentes, este benefício proporciona uma impressão mais rica de detalhes e graduação de tons das cores. Isso ocorre, pelo fato do pente de LEDs ficar fixo proporcionando estabilidade em relação ao registro de cores e principalmente, em trabalhos de impressão que possuem várias cópias do mesmo documento.

As empresas que trabalham com equipamentos coloridos, geralmente, precisam utilizar gramaturas (papéis) de diversos tipos e tamanhos. E, as máquinas com tecnologia LED auxiliam, também, essa necessidade, pois permitem que os equipamentos sejam produzidos com o sistema de movimento do papel em reta (sistema plano gráfico), diminuindo sensivelmente o nível de atolamento de folhas, além de permitir que a gramaturas e tipos seja utilizada em diferentes tamanhos de mídias.

Diante disso, tenho mais certeza de que a tecnologia LED veio para ficar, e que trará muitos benefícios para as empresas, oferecendo uma impressão com muito mais qualidade, gerando uma redução no orçamento e, ainda, proporcionando um sistema ecologicamente correto. (Texto de  Vitor Takenaka, consultor de Produtos da OKI)

GESTÃO, O PROBLEMA DAS ENTIDADES HOSPITALARES

A busca de especialização na área da gestão de saúde pode ser um passaporte importante para o crescimento no mercado de trabalho. Fatores como a expansão dos serviços privados de saúde no país e a busca crescente por eficiência na área, tanto em hospitais quanto nos laboratórios e convênios, apontam para a necessidade de qualificação profissional específica.

 

Outro fator que colabora para esta necessidade é adesão de tecnologias no setor, que cresce 11% ao ano e promete gerar mais de 35 mil novas vagas de emprego em todo o mundo até 2018, segundo dados do Estudo da Scientia Advisors (empresa de consultoria científica especializada em avaliação tecnológica), e da University of California.

Conforme relatou o presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin, ao site SaúdeWeb, o grande problema da saúde brasileira está nas estruturas, na imaturidade e desorganização da gestão hospitalar.

 “As organizações nacionais e a gestão hospitalar ainda são muito incipientes. As instituições são pouco organizadas, com um desperdício muito grande e, muitas vezes, sem foco na qualidade e na assistência”. Balestrin acredita que a chave para eficiência da gestão hospitalar está na elevação da qualidade assistencial e atualmente, como coordenador de um projeto junto aos associados da própria Associação, tem como principal objetivo reverter este cenário.

De acordo com a conselheira do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) Isabela Regina Fornari Müller, é justamente por conta da imaturidade na gestão que a procura pela qualificação se mostra cada dia mais necessária para que as entidades hospitalares possam ser administradas de forma a oferecer à população serviços de saúde cada vez melhores.

 “A área de saúde tem especificidades bastante importantes e por isso exige um preparo especial daqueles que pretendem atuar em hospitais, clínicas e outros serviços. Os responsáveis por esses empreendimentos perceberam isso e estão em busca de pessoal cada vez mais especializado."

Para atender às demandas de qualificação profissional para esse tipo de gestão, a Fundação dos Administradores de Santa Catarina (FUNDASC) formatou um curso especial, o MBA em Gestão Hospitalar, que é oferecido em Florianópolis e Criciúma. O curso busca adaptar os conhecimentos necessários à gestão ao ambiente de saúde. Desde 2001, o curso formou doze turmas, totalizando mais de 300 profissionais de diferentes áreas.

Uma prova da importância dessas iniciativas para formação de profissionais com visão de gestão em saúde também vem de entidades ligadas à área.

Em entrevista recente, o Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), Henrique Salvador, disse que os processos de acreditação e a maior regulamentação do setor estão impulsionando os estabelecimentos em busca da melhoria constante da gestão. Isso sem falar que a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estuda em programa de monitoramento da qualidade dos hospitais que terá impacto sobre os valores pagos por procedimentos realizados.

“O administrador na área de saúde vive sob constante pressão. Ele precisa buscar a excelência, mas jamais pode esquecer que atua em um segmento no qual estão em jogo constantemente o bem-estar e, em casos extremos, até a sobrevivência do cliente, cenário que exige um profissional habilitado e preparado”, finaliza a conselheira Isabela. (Texto de Giselle Andrade).

NOVO GRAVADOR DE DIÁLOGO PRESENCIAL

A VoxAge, desenvolvedora e fornecedora brasileira de soluções multicanais de relacionamento com o cliente lança a solução VOS Log Face to Face - Gravador de Diálogo Presencial. Disponível para comercialização, a ferramenta foi desenvolvida para gravar os diálogos em atendimentos presenciais, garantindo segurança na comunicação entre a empresa e o cliente.

O Gravador de Diálogo Presencial é indicado para companhias de todos os segmentos, como: bancos, seguradoras, instituições de cobrança, empresas de leasing, empresas de crédito imobiliário, corretora de valores, cooperativas, empresas de previdência, varejo, educação, saúde, entre outras. A solução grava os diálogos ocorridos nos atendimentos presenciais, conforme a necessidade ou demanda detectada pela empresa, a fim de obter o registro da comunicação entre a pessoa que atende e o cliente final.

A ferramenta permite que as gravações realizadas sejam arquivadas no servidor da empresa e resgatadas posteriormente por meio de pesquisas: por data, assunto, localidade, código do cliente, pelo nome do atendente, etc.

A solução também conta com a funcionalidade Word Spotting, que emite alertas em tempo real, caso alguma palavra, previamente cadastrada no sistema, seja mencionada no diálogo, facilitando o monitoramento, controle de qualidade e gestão do atendimento presencial da empresa. É possível sofisticar essa análise implementando o Speech Analytics.

Por exemplo, é esperado que um gerente ofereça um seguro ou aplicação com determinado valor ou taxa e, automaticamente, a ferramenta verifica nos arquivos de gravações se o que foi oferecido está dentro dos parâmetros estabelecidos, por meio das palavras mencionadas nos diálogos. Pode-se chegar ao ponto de se analisar, dentro de todas as interações, se o gerente ofereceu ou não um determinado produto que seja de interesse da instituição.

O VOS Log Face to Face ainda permite a integração da ferramenta com os sistemas de gestão utilizados pela empresa, como CRM, ERP, sistemas legados, etc.

CORINTHIANISMO, A NOVA JOGADA DE MARKETING DO TIMÃO

 

Corinthians lançará, no próximo dia 03/07, uma coleção composta por roupas e acessórios religiosos que abordam o clube e que será chamada de “Corinthianismo”. A coleção apresentará produtos que misturam desde símbolos religiosos dos mais diversos, até mesmo orações, imagens de fé, estética gótica.

Além de produtos de moda, também serão lançadas canecas, chaveiros e outros produtos personalizados com o tema, e, posteriormente, um livro abordando o assunto.

O evento será realizado na Mega Loja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge, e contará com as presenças do atacante Zizao e da modelo Ana Paula Minerato, que desfilarão na apresentação dos novos produtos. (Fontes: Máquina do Esporte.e Promoview)

 

APRESENTADO O CATECISMO EM  VERSÃO ÁUDIOVISUAL

( Jill Carnà, no Zenit.org) - Foi apresentado em uma conferência de imprensa, na sala Marconi da Rádio Vaticana, em Roma, o projeto do Catecismo da Igreja Católica em vídeo. Intervieram o Arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Giuseppe Costa SDB, diretor da Editora Vaticana e o diretor do vídeo, Gjon Kolndrekaj. O encontro foi moderado pelo vaticanista da Rai, Fabio Zavattaro. Os participantes explicaram o projeto e comentaram, entre outras coisas, sobre a importância do trabalho no contexto do Ano da Fé.

A ideia básica de Don Giuseppe Costa e Gjon Kolndrekaj, o video do Catecismo da Igreja Católica, é uma obra cinematográfica multimídia e poliglota, produzido pela Crossin Media Group em parceria com a Editora Vaticana.

O projeto ensina e explica a complexa, abrangente e desafiadora doutrina da Igreja Católica, com linguagem e símbolos da sociedade contemporânea. Don Costa disse que se trata de um projeto para "relançar o Catecismo da Igreja Católica, tal como é.”

O "Catecismo da Igreja Católica" será publicado nos cinco continentes da Terra, mesmo em países com uma pequena fração de crentes, onde há apenas duas ou três paróquias.

Em seu discurso, o diretor Gjon Kolndrekaj comparou a beleza da fé e da Igreja Católica com o da Capela Sistina. Porque a beleza e a força da capela são acessíveis às pessoas, a Igreja Católica também deve ser aberta. Esse projeto serve para expressar essa força e essa beleza. Mostra a vida e a paixão de Cristo, em ambientes modernos e com comentários originais.

Isso acontece também através do testemunho de celebridades. Pessoas de fama internacional, de diferentes âmbitos, como cultura, ciência, arte, cinema, música, esportes, economia e finanças. Participaram do projeto também muitas pessoas comuns, gente que não para de crer e viver a fé em suas vidas.

A publicação será em quatro volumes (A profissão de fé; A celebração do mistério cristão; A vida em Cristo; A oração cristã). Estas são formadas por episódios do Catecismo da Igreja Católica e alguns pontos do Compêndio. Tanto o Catecismo da Igreja Católica como o Compêndio são divididos em 70 episódios, uma parte com duração de 35-45 minutos e outra de 7-10 minutos. A contribuição do Compêndio é apresentada através dos depoimentos dos personagens.

Monsenhor Fisichella descreveu o vídeo como uma "ferramenta valiosa para evidenciar o patrimônio da doutrina, da cultura e da espiritualidade produzida pela Igreja em dois mil anos”. Assim, entendemos também, para aqueles que acreditam, o subtítulo do vídeo.

Durante a conferência de imprensa foi apresentado um spot com palavras originais da Bíblia e imagens atuais do papa Francisco. Este trabalho vai levar a fé até as pessoas. Descreve a existência da cultura e da fé tanto no mundo de hoje como nos séculos passados. Monsenhor Fisichella concluiu destacando que a Igreja Católica é uma comunidade viva em todas as partes do mundo, e isso é demonstrado claramente no Catecismo da Igreja Católica em vídeo.

LIVROS

. Maze Runner – Ordem de Extermínio – chega às livrarias brasileiras


- A V&R Editoras lança, neste mês, a obra Maze Runner – Ordem de Extermínio. De autoria de James Dashner, o livro narra a origem da surpreendente e ousada trilogia Maze Runner, best-seller do New York Times, sucesso internacional em vários idiomas, cujos direitos de filmagem já foram adquiridos pela Twentieth Century Fox, com a estreia do filme prevista para fevereiro de 2014.

O esperado último volume da saga  Maze Runner – Ordem de Extermínio – chega para matar a curiosidade dos fãs, ansiosos por descobrirem a origem dos surpreendentes e terríveis acontecimentos que levaram à quase destruição da humanidade e os segredos sombrios que envolvem os personagens da trama, um grupo de adolescentes.

Após superarem os perigos mortais de um labirinto e de se depararem com monstros terríveis em Correr e Morrer (primeiro volume), os jovens enfrentam os desafios de um mundo atingindo por um terrível vírus (o Fulgor), que se espalhou pela Terra, transformando os seres humanos em horríveis criaturas em Prova de Fogo (segundo volume).

 Em Cura Mortal, terceiro volume, eles se veem em meio a um plano maquiavélico e frente a frente com mais um enigma sobre o destino da humanidade.

Na narrativa eletrizante de Maze Runner – Ordem de Extermínio, marca registrada de James Dashner , o leitor encontrará a resposta para os acontecimentos apocalípticos que levaram a humanidade à beira da extinção; como surgiu o vírus mutante Fulgor; e de como a necessidade de preservação fez com que alguns planejassem soluções drásticas como a criação do C.R.U.E.L.

Mais uma vez a ordem é correr e o leitor trilhará com os personagens uma busca frenética e alucinante pela sobrevivência, em que cada minuto e cada ação são elementos fundamentais para encontrar e salvar os poucos seres humanos que restam na Terra.

. O universo de Fernando pessoa em quadrinhos - Chega este mês às livrarias de todo o país o álbum Eu, Fernando Pessoa, lançamento da Editora Peirópolis, que integra a coleção “Clássicos em HQ”. Escrita e roteirizada por Susana Ventura, a partir de textos históricos – cartas e obituários dos jornais de época -, a obra recebeu leitura visual do genial ilustrador gaúcho Eloar Guazzelli.


Eu, Fernando Pessoa analisa de forma profunda os heterônimos criados pelo poeta e escritor português. O enredo se desenrola a partir de uma carta na qual Pessoa explica ao amigo Adolfo Casais Monteiro o nascimento e vida de seus principais heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, e do semi-heterônimo Bernardo Soares.

A múltipla personalidade de Pessoa inspirou Guazzelli a desenhar em diferentes estilos. “Sempre gostei de mudar o traço, mas a trajetória do poeta me deu segurança para brincar ainda mais”, revela. Guazzelli destaca a parceria com Susana Ventura, fundamental para traduzir em imagens o amplo universo de Pessoa. “Ela me deu a base, o alicerce e assim ficou mais fácil pensar no desenvolvimento estético da história”, destaca o quadrinista, que teve cinco meses para concluir o trabalho.

 Este é o segundo livro do ilustrador sobre o escritor português. Em 2012 lançou Fernando Pessoa e outros Pessoas. A satisfação com o resultado dos livros encorajou o autor a transportar as imagens que garimpou nesses dois trabalhos para sua outra profissão: a de diretor de curta-metragem. Guazzelli está adaptando para a tela uma releitura silenciosa e sintética de Eu, Fernando Pessoa. “Conviver com essa personalidade multipartida, essa verdadeira multidão gerada a partir de um indivíduo e sua explosão criativa em diversas frentes foi o que me cativou em definitivo”, confessa.

O entusiasmo pela obra do poeta gerou um novo projeto, um curta-metragem de animação na forma de um poema visual retratando o dia em que Fernando Pessoa virou imortal. Para tanto Guazzelli invocou seu "heterônimo" que trabalha com animação a mais de vinte e cinco anos. A animação pode ser ativada por QR Code impresso na contracapa do livro.

RELAÇÃO COM O POETA

Trabalhar em cima da obra do poeta, segundo Guazzelli, foi ao mesmo tempo uma honra e um desafio. “Eu aceitei fazer o álbum com grande entusiasmo, mas com a plena consciência da enorme responsabilidade que tinha pela frente. Afinal, eu desenharia sobre um texto maravilhoso de um verdadeiro ícone da nossa vida cultural!”, revela, eufórico, acrescentando que leu muito sobre a vida do poeta e que a admiração e o respeito nortearam os estudos. “Eu sentia que a figura de Pessoa pairava sobre mim”.

DESAFIOS

Para atender o prazo estipulado, Guazzelli dividiu o trabalho em três etapas: básica (pesquisa visual e leitura do roteiro de HQ), esboço das páginas e arte-final (incluindo traço, cor e aplicação de balões e texto). Ele conta que foram necessários muitos ajustes, não só para adequar as ilustrações ao número de páginas, mas também para não deixar o texto muito pesado. “Tivemos um cuidado extremo para não violar a integridade da obra e, ao mesmo tempo, para não sermos redundantes, com transcrições demasiadamente literais”, detalha.

Transpor para os quadrinhos o legado de um dos maiores nomes da literatura exigiu de Guazzelli um exercício intenso de autocontrole, equilibrado por alguns vôos mais intuitivos. “Foi uma verdadeira gangorra para não cair nas armadilhas criadas pelo desejo de traduzir em imagens a riqueza poética de Pessoa’, conclui.

A Coleção “Clássicos em HQ”, da Editora Peirópolis, inclui também versões para quadrinhos das obras: Dom Quixote (Cervantes por Caco Galhardo); Os Lusíadas (Camões por Fido Nesti); O Corvo (Poe por Luciano Irrthum); Demônios (Aluísio Azevedo por Eloar Guazzelli); Conto de Escola (Machado por Silvino); Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente por Laudo Ferreira), A Divina Comédia (Dante por Piero e Giuseppe Bagnariol) e Frankenstein (Mary Shelley por Taisa Borges).

 . Anatomia Funcional dos Vertebrados -  A Cengage Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, lança o livro Anatomia Funcional dos Vertebrados: Uma perspectiva evolutiva, tradução da 3ª edição da publicação norte-americana. Escrito por Karel F. Liem, William E. Bemis, Warren F. Walker Jr. e Lance Grande, a obra tem como objetivo auxiliar universitários na compreensão da forma e a função dos vertebrados, assim como seu modo de vida em mais de 500 milhões de anos de evolução.

Com 560 páginas, disponível também na versão e-book, o livro desenvolve assuntos relacionados à anatomia comparada oferecendo aos estudantes informações sobre como a ecologia é organizada de maneira coerente. Além disso, dados como mudanças morfológicas, funções de outras partes do corpo, estilo de vida do animal e o meio em que ele vive também são abordados na publicação.
Com metodologia rica em ilustrações, o livro é dividido em três temas de estudo: conhecimentos básicos para o estudo da anatomia dos vertebrados, proteção, sustentação e movimento, além de integração. Para complementar e proporcionar mais dinamismo ao aprendizado, a publicação também conta com material de apoio em tópicos, disponível para download no interior do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário