Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2013

BARRIGA ONLINE


 

Gripado, o ex-vereador de Porto Alegre Nelcir Tessaro pretendia esticar o sono na manhã de 29 de abril para melhorar das dores no corpo. Ainda na cama, em casa, ouviu a notícia de que havia sido preso pela Polícia Federal por envolvimento em um esquema de venda de licenças ambientais. Como poderia, se sequer havia posto o pé na rua?

Tessaro foi preso pela imprensa, mais ninguém – em um desses enganos que todo jornalista tenta não cometer, mas nem sempre consegue evitar. O problema afeta a credibilidade profissional, agride fontes e audiência e parece assombrar cada vez mais o jornalismo online, onde o “furo” é definido por minutos e a pressa flerta com o erro.

No caso do ex-vereador gaúcho, o erro partiu de Zero Hora. A editora de Política Rosane Oliveira o relacionou entre os presos ao postar em seu blog, no início daquela manhã, uma lista com os primeiros capturados pela polícia. Dali, a informação foi replicada em sites e rádios do mesmo grupo do jornal e tornou-se “verdade” para o público, mesmo que por pouco tempo.

 

Correção no ambiente digital

 

Rosane percebeu o equívoco menos de uma hora depois. Ficou “gelada”, como diria depois, e tentou corrigi-lo. Às 8h48 ela informava, no mesmo blog, que Tessaro não havia sido preso na operação Concutare, que levou para trás das grades 18 pessoas, entre elas os secretários municipal e estadual de Meio Ambiente, motivo pelo qual pediu desculpas públicas, o que é incomum no mercado.

 

Mais tarde, ao vivo, na Rádio Gaúcha, ela voltou a se desculpar ao entrevistar o ex-vereador dizendo que, “uma fonte confiável, que também se enganou”, havia passado a informação. A entrevista foi plantada só para o político dizer a todos os amigos e eleitores que estava em casa, não na cadeia. Tessaro foi um gentleman. Limitou-se a dizer que tudo não passou de um engano, sem fazer condenações.

 

O erro foi tão desconfortável no Rio Grande do Sul que, dias depois, ao palestrar para estudantes da Unisinos, Rosane voltou a falar no assunto e se desculpar. “Não me consola saber que, dos quatro (citados como presos no início da manhã) eu estava certa em três e errada em um.”

Jornalista nenhum está livre de erro, apesar de, pelo seu “dever ser”, ter compromisso com a verdade, a precisão e a exatidão. Corrigir o erro, no entanto, não é mérito. É obrigação. O problema é que isso, contrariando a iniciativa de ZH, talvez seja incomum no ambiente digital. Quem garante que uma notícia errada em blog ou site não seja atualizada, no sentido de reparada sem comunicação do erro, em vez de corrigida?

 

“Os bastidores da notícia”

 

Para clarear a questão, vejamos o caso do jornalismo impresso. O erro estampado em uma página de jornal é concreto. Não pode ser apagado instantes após a impressão. Resta corrigi-lo no dia seguinte. Na internet pode não ser assim. Uma notícia com erro de informação pode ser “atualizada”, em vez de corrigida. Nesse cenário, a consciência do profissional e o compromisso com a verdade são testados com mais frequência.

O caso de Zero Hora é só mais um entre tantos outros, e muitos estudiosos se debruçam sobre esta relação conflituosa entre valores clássicos do jornalismo na apuração da notícia, como a precisão, e a pressa às vezes comprometedora do online. Silvia Moretzsohn é um exemplo.

 

Em Jornalismoem tempo real: o fetiche da velocidade (2002), ela diz que há certa irracionalidade na aceleração do tempo e no conceito de atualidade jornalística, já que, aparentemente, “o chegar antes parece mais importante que a qualidade”. A autora chama de fetiche a aparente necessidade do chegar na frente ante dizer a verdade.

 

No fatídico 29 de abril, Zero Hora aproveitou o agito da operação Concutare para gravar um vídeo e marcar com um “veja os bastidores da notícia” o aniversário de 49 anos do jornal, que atinge 8 milhões de visitas/mês na internet e 184 mil exemplares/dia, segundo o Instituto Verificador de Circulação.

 

decisões editoriais

 

Na gravação de seis minutos aparecem jornalistas desde o início da manhã envolvidos na cobertura. Há o depoimento de editores de homepage, de repórteres e de fotógrafos. Rosane de Oliveira também aparece andando apressadamente pela redação, fazendo postagens em seu blog e dizendo que, em casos como aquele, a notícia “vai se publicando aos pedaços”, não de forma consolidada.

 

Um ponto curioso está no fim do vídeo. Dois jornalistas conversam diante de um telão que mostra os conteúdos mais acessados naquele momento. Em gráficos nervosos, atualizados em tempo real, o programa indica o que o público está lendo mais no site. Dito de outra forma, mostra o que está vendendo mais e dá munição para a equipe corrigir rumos da cobertura. Uma editora avalia a situação: “Olha só, a notícia principal já começou... Já está estável, quase caindo, e está subindo a matéria de interpretação.”

Pela continuação do diálogo nota-se que o gráfico determina decisões editoriais, como “matar” uma matéria que esteja com audiência fraca e turbinar textos que estejam em ascendente. E tudo isso para ontem, como não poderia deixar de ser. O desafio ali, como em outros jornais online país afora diante do caos ou do dia comum, é fazer isso sem errar, mantendo os compromissos éticos e, sobretudo, deixando os inocentes curarem a gripe em paz. (Artigo de Jeferson Bertolini, publicado no Observatório de Imprensa e no AdNews)

O TURISMO E O MARKETING

 

 (Texto de Arthur Guitarrar, Gerente de Marketing e Novos Negócios da ZipCode, empresa especializada em prover informações para diversos segmentos do mercado) - A Copa das Confederações, entre os dias 15 e 30 de junho, deve trazer ao país milhares de turistas, num ensaio para a Copa de 2014. Pensando nas diversas possibilidades que se abrem para o turismo brasileiro nesta década, o Ministério do Turismo desenvolveu o Plano Aquarela 2020, com estudos sobre o mercado e um conjunto de ações previstas para o período, com foco especial para os grandes eventos internacionais que o Brasil sediará, especialmente os esportivos – Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016.

No entanto, o turismo foi uma das áreas mais afetadas pela Internet. Uma pesquisa encomendada pela Amadeus – empresa de sistemas para o mercado de turismo -, realizada em seis diferentes mercados (Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Índia, Rússia e Brasil), mostra os comportamentos dos viajantes online e os novos desafios para as agências de turismo, que precisam desenvolver estratégias específicas para esse cenário se quiserem sobreviver no mundo digital.

Entre vários indicadores, o relatório aponta que o viajante brasileiro que programa sua própria viagem é cada vez mais comum, especialmente por conta das possibilidades de consulta que a Internet proporciona. Porém, ao contrário dos outros países pesquisados, os brasileiros pesquisam em mais de uma fonte para decidir sobre o destino, especialmente os blogs de viajantes, onde podem encontrar as impressões de quem já experimentou determinado serviço ou produto turístico.

Nada menos que 53% dos viajantes fazem consultas online para programar suas viagens, seja lazer ou negócios. No fundo, o que o relatório aponta é que hoje os consumidores estão mais precavidos, consultam e pesquisam empresas e consumidores, especialmente nas redes sociais, antes de tomar uma decisão.

Pensando nas novas qualificações que o mercado exige do mercado de turismo, a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), em parceria com o Sebrae, lançou uma cartilha  dedicada aos agentes de viagem, que recomenda ações de marketing direcionadas como uma forma de quebrar os paradigmas do setor e oferecer novos produtos e serviços.

O relacionamento com o consumidor deve ser pautado pela transparência. Isso significa não só aumentar os esforços para agradar o cliente como, principalmente, eliminar as letrinhas miúdas que muitas vezes acompanham as promoções. Empresas que adotam essa postura, frequentemente, conseguem identificar oportunidades onde antes só existiam reclamações.

A atualização e direcionamento do mailing das agências de turismo é crucial na prospecção e faz toda a diferença no posicionamento da empresa. Uma campanha com foco no produto X para um público que não se identifica com ele é um desperdício de tempo e dinheiro, além de comprometer a imagem da agência, porque pode irritar o consumidor e passar uma imagem de inadequação da empresa.

Vale lembrar que este é um setor fortemente calcado em sensações, experiências. Imagine, por exemplo, um jovem, universitário, recebendo uma campanha de uma excursão voltada ao público da terceira idade, ou vice-versa, e pense na impressão que essa agência vai causar em quem recebe a mensagem. Por isso, as principais questões que devem estar na pauta de um planejamento eficiente de marketing são segmentação, direcionamento e bom senso no uso das ferramentas de prospecção.

O turismo é a bola da vez nesta década, e o mercado deve profissionalizar-se cada vez mais para atender à crescente demanda. As metas devem ser traçadas passo a passo, e agora é hora de programar as ações para o período de férias, que já está aí.  Sua empresa está pronta?


PERFORMANCE ATLÉTICA E ACUPUNTURA

 

Uma nova pesquisa divulgada na última semana revelou que a acupuntura estimula a liberação de substâncias bioquímicas que aliviam a fadiga atlética devido a exercícios intensivos de resistência. Além disso, os pesquisadores descobriram que a acupuntura aplicada em pontos específicos de acupuntura aumenta a atividade antioxidante e diminui os índices de estresse oxidativo.

 Durante este estudo, randomizado e controlado, os atletas de resistência receberam eletroacupuntura nas pernas uma vez ao dia, durante 15 dias, por um período de 30 minutos. Os resultados medidos mostram que a eletroacupuntura tem efeitos benéficos sobre a saúde humana, intervindo no processo de metabolismo de radicais livres em atletas.

Resultados apontados pela pesquisa

Os pesquisadores encontraram aumentos significativos na superóxido dismutase (SOD) e diminuições significativas no malondialdeído (MDA) sanguineo, nos atletas submetidos a prática de acupuntura. Superóxido dismutase é uma enzima que têm efeitos antioxidantes importantes e que protege as células contra a toxicidade, exercendo potentes respostas anti-inflamatórias no organismo. Além disso, a acupuntura aumentou com sucesso este importante agente bioquímico, na corrente sanguínea dos atletas.

“A acupuntura também mostrou níveis mais baixos de malondialdeído, um composto orgânico que é um marcador para o stress oxidativo”, comenta o coordenador do Programa de Pós-graduação do IBMTC – Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio De Luna, fisioterapeuta e acupunturista há 29 anos.

“O malondialdeído (MDA) está associado a patologias inflamatórias e degenerativas como as doenças relacionadas com a idade, e do aparelho neuromuscular e locomotor. Os pesquisadores concluíram que a eletroacupuntura diminui os índices de MDA e aumenta a superóxido dismutase (SOD) em atletas submetidos a exercícios intensivos de resistência, o que pode contribuir aliviar a fadiga atlético e melhorar a performance física”, completa Dr. Luna.

 Pesquisa brasileira comprovou efeitos

Luna, em 1999, publicou um estudo pioneiro no mundo, na Revista francesa Meridiens, cujos resultados apontavam para o fato de que a Acupuntura diminuía os radicais livres e com isso ela apresentava um potencial real como terapia antioxidante.

 Em 2005, de novo pioneiramente, Luna, publicou na revista Fitness & Performance sua pesquisa sob o efeito da Acupuntura na performance de atletas de velocidade no Rio de Janeiro, realizado no estádio Célio de Barros, fruto de sua Tese de Mestrado.

Ele encontrou resultados animadores que mostraram que a Acupuntura melhora a força, a potência, a resistência anaeróbia e a velocidade. Tais resultados tem direta e imediata aplicação em atletas de todas as modalidades, inclusive de futebol, como também para doentes que apresentem perda de força muscular como idosos e pacientes portadores de sequelas ou doenças neurológicas como AVC, esclerose múltipla, ELA (esclerose lateral amiotrófica) etc.

Atualmente Luna se dedica ao estudo dos efeitos cognitivos da Acupuntura na melhora da performance intelectual.

 Referências: Liu, J. Y., e L. M. Liu. "[Influência da eletroacupuntura sobre o metabolismo dos radicais livres em atletas submetidos a exercícios de resistência intensivo]." Zhen ci yan jiu = pesquisa Acupuntura / [Zhongguo yi xue ke xue yuan Yi Xue Qing bao yan jiu suo bian ji] 38, não. 1 (2013): 48-51.


 

COMO VIVER COM 24 HORAS POR DIA

 

(Texto de Scher Soares, CEO do Grupo Triunfo e Consultor Empresarial www.scher.com.br twitter: @ScherSoares) - Como estão os seus projetos ? Quais são as coisas que você precisa fazer para que seus passos tornem-se cada vez mais largos em direção aos seus objetivos ? Quais são os itens e coisas que você afirma para os outros e para si mesmo, irá começar a fazer assim que tiver mais tempo ?

Não é verdade que muitos de nós passam a vida inteira afirmando para todos e para si mesmo “Vou fazer isso e aquilo assim que tiver um pouco mais de tempo”.

Atente para o seguinte fato : Nunca teremos mais tempo, todos sempre tivemos e sempre teremos todo o tempo que existe. Não é incrível e até um pouco frustrante perceber agora, que a sua vida tem sido reflexo do que você tem feito com o seu tempo?

Calma, não se apresse, é importante que você entenda melhor este acontecimento extraordinário que é o suprimento de tempo antes de sair por aí “ perdendo tempo “, afinal, eu diria que aquele que mata o tempo não é na verdade um assassino e sim um suicida louco e inconsequente.

Vejamos esta questão desde o seu princípio; o tempo é a matéria prima inexplicável de tudo. Um acontecimento fantástico que ocorre para todos os seres humanos de forma impecavelmente idêntica no momento do despertar. Como que por um milagre, você se levanta e estão lá, suas vinte e quatro horas a sua disposição, esperando para serem utilizadas das formas mais produtivas possíveis.


Perceba, é seu, ninguém poderá tirá-lo de você, nem tampouco o que você recebe é mais ou menos tempo do que o de qualquer outra pessoa. É o que se poderia chamar de melhor exemplo de democracia que existe. É o elemento sublime que faz iguais os ricos e os desafortunados, os influentes e os indigentes. Nem mesmo o maior dos gênios ou o mais rico e influente cidadão terá direito a um minuto sequer de tempo extra que não as mesmas vinte e quatro horas concedidas a todo mundo.

Este é o fenômeno da vida, a única coisa que nos pertence de fato e com o qual você pode definir o caminho da sua jornada neste mundo.

Mas, como perceber em que nível você se encontra em termos de utilização apropriada do tempo ?

É importante que primeiro você se dê conta de quanto do seu tempo é empregado produtivamente, e quanto do seu tempo é perdido em meio às atividades diárias.


Faça o seguinte laboratório : desenvolva um pequeno diário semelhante àqueles utilizados pelas garotas nos tempos de colégio. Neste diário, defina o espaço de cinco dias como o período de observação do seu uso do tempo. Fracione estes cinco dias em vinte e quatro horas e novamente fracione estas vinte e quatro horas em intervalos de dez minutos.

Assim, você terá uma escala completa do seu dia dividida em intervalos de dez minutos. De posse desta escala, inicie suas anotações imediatas de todas as suas atividades diárias desde o despertar. Anote por exemplo, quanto tempo se passou entre o acordar e o levantar da cama, o tempo do banho, e principalmente anote o ocorrido entre os intervalos das principais atividades. Deste modo, não será surpresa se perceber assustado e até envergonhado com o número de horas desperdiçadas por semana fazendo pouco ou quase nada.

Este desperdício de tempo, normalmente é consequência da falta de planejamento. Pessoas que não planejam corretamente suas atividades, vivem “correndo contra o tempo “ e posso afirmar sobremaneira, que toda vez que você correr contra o tempo, apostarei no tempo, pois como já dizia Cazuza “ – o tempo não pára “.

Afirmativamente o nosso sucesso depende da utilização de nosso tempo e aqui vai uma pergunta para você leitor : você tem planos para daqui a três, cinco, dez, quinze anos ? planos escritos, concisos, estruturados e detalhados ? Será equívoco da minha parte crer que agora você deve estar pensando... “não tive tempo para fazer isso”..? Que paradoxo não ? A coisa mais importante do mundo, a sua vida e você não teve tempo de planejar, de criar seu próprio destino aproveitando-se das condições de livre arbítrio que é concedida a todos aqueles que decidem fazer uso adequado do próprio tempo.

O tempo é a única coisa que possuímos e o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso é o que você faz com o seu tempo. Transforme as horas ociosas do seu dia em horas produtivas, durante o banho matinal, planeje o seu dia, nos minutos que antecedem o café da manhã, aproveite para ler ou refletir sobre aspectos da sua própria vida, como saúde, carreira,família, etc..; se você utiliza ônibus ou metrô, deixe de ser um mero espectador da vida, passe a ser agente, sirva-se de um lápis e papel e anote suas idéias, faça projetos, crie alternativas.

Pare de ter pensamentos prontos e comece a pensar. Saia do quadrado no qual habitam a rotina, o igual e o tédio. Liste a cada dia todas as atividades que necessitam ser feitas, considere-as por ordem de prioridade e somente passe à próxima após o término da anterior.

Elimine da sua vida o adiamento e a procrastinação com um método muito simples, o primeiro passo; não se assuste diante das tarefas que tem a cumprir, evitá-las parece ser o mecanismo de auto ilusão mais confortável, porém a tarefa não se resolverá por si só; ao invés disso, comece, inicie, dê o primeiro passo; certamente se perceberá tão envolvido que logo estará por terminar definitivamente aquela tarefa e poderá confiante dirigir-se a próxima.

O homem sem objetivos e propósito desperdiça o tempo pela ausência de conhecimento sobre seus próprios motivos, já o homem de sucesso, este planeja e gerencia seu tempo, de modo a aplicá-lo de forma útil, fazendo-o render de forma espetacular e assim parecer ter mais tempo do que os outros.

Vamos, o que está esperando ? comece a fazer já o que precisa fazer.

Fonte: http://www.brandpress.com.br/empresas/23757.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2UD9XCyuS

O FIM DO BOZO

O palhaço Bozo, um dos ícones dos anos 80, voltou às telas dos televisores brasileiros em fevereiro deste ano. Entretanto, a aposta do SBT de ressuscitar um de seus êxitos históricos não deu certo e a audiência não supriu as expectativas. Conforme informações da colunista Keila Jimenez, da Folha de S. Paulo, a equipe do programa já foi praticamente toda desmontada na emissora de Silvio Santos.

Os personagens Vovó Mafalda, Papai Papudo e Salci Fufú, além do próprio Bozo, ainda irão aparecer nos programas infantis da emissora.

 

O SBT tem histórico de reutilizar suas grandes atrações. Além das novelas mexicanas repetidas a exaustão, a emissora também regravou Carrossel e irá lançar, em breve, a nova versão de Chiquititas. Entretanto, o caso de Bozo prova que a estratégia nem sempre é a melhor escolha. (Redação Adnews)

 

QUEM GOSTA DE CONGESTIONAMENTO¿

 

(Texto de Célio Pezza, escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Nova Terra - Recomeço.  Saiba mais no www.celiopezza.com / Blog: http://celiopezza.com/wordpress/) - A presidente da Petrobrás, Sra. Maria das Graças Foster, em entrevista recente ao jornal gaúcho Zero Hora, disse “acho lindo um engarrafamento, pois o meu negócio é vender combustível”. Mais adiante completou “acho lindo carro na rua, estou faturando”.

 

Esse é o pensamento da mulher que está no comando de uma das maiores empresas do mundo no rentável mundo do petróleo. Aliás, por falar em rentabilidade, a Petrobrás apresentou um péssimo resultado em 2012 com o pior lucro dos últimos cinqüenta anos, uma queda na produção e aumento do endividamento. 

 

Em fevereiro de 2013, o deputado federal Raul Henry (PMDB) declarou na Tribuna da Câmara Federal, que uma das causas desse desastre é o aparelhamento político da empresa, que resultou em muitas mazelas, inclusive na realização de negócios suspeitos.

 

Em carta aos acionistas, a presidente Graça Foster falou sobre alguns motivos da queda de 36% nos lucros, como o aumento de importações, a desvalorização cambial e um aumento de despesas extraordinárias. 

 

Por falar em despesas extraordinárias, a empresa tem um caso interessante, que agora o Ministério Público Federal decidiu investigar. É o antigo caso da compra de uma empresa belga sediada no Texas, EUA.

 

A história é a seguinte: Em 2005 a empresa belga Astra Oil comprou uma refinaria norte-americana, chamada Pasadena Refining System, por US$45 milhões. No ano seguinte, os belgas venderam 50% da empresa para a Petrobrás, por US$ 360 milhões. 

 

Continuando a história, em 2008, viram que a refinaria não servia para refinar o petróleo brasileiro, considerado pesado e precisava de grandes investimentos. Neste momento os sócios se desentenderam e a Petrobrás se dispôs a comprar a outra metade da empresa.  

 

Devido a cláusulas contratuais, os belgas exigiram que a Petrobrás comprasse a outra metade por módicos US$ 700 milhões. Na época, Dilma Roussef, então presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, acusou o absurdo da operação e se recusou a pagar. O assunto foi parar na justiça norte-americana e a Petrobrás teve que pagar em 2012 a importância de US$ 839 milhões.

 

Resumindo o caso: uma refinaria que custou aos belgas US$ 45 milhões, foi parar nas mãos da Petrobrás por quase US$1,2 bilhão. Para piorar, a refinaria não serve para o petróleo brasileiro. Este foi um dos milagres da gestão de Sergio Gabrielli na presidência da Petrobrás. 

 

Dilma trocou o presidente, mas a Petrobrás ficou com a conta. Dá para começar a entender o que são despesas extraordinárias? É uma pena que uma empresa como a Petrobrás, que possui uma das melhores tecnologias do mundo, que é um verdadeiro celeiro de engenheiros e técnicos brilhantes, um verdadeiro orgulho nacional, esteja nas mãos de políticos que exercem uma administração partidária, contra os interesses reais da empresa e do país.

 

Quando você estiver preso em um congestionamento monstruoso, comum nas grandes cidades, aproveite para pensar um pouco e procurar entender o que acontece no Brasil.


 

ORKUT GANHA DO TWITER NO BRASIL

O Facebook manteve a liderança entre as redes sociais mais visitadas em abril no Brasil, de acordo com dados da Hitwise, ferramenta líder global de inteligência em marketing digital da Serasa Experian. No período, a rede social teve 66,54% de participação de visitas, alta de 21,97 ponto percentuais em relação ao mês de abril de 2012.

Em abril de 2013, o YouTube aparece em segundo lugar na preferência do usuário de Internet, com 18,48% de participação de visitas, com alta de 0,27 ponto percentual no ano contra ano. Já o Orkut, em terceiro lugar, tem 2,20% de participação de visitas, registrando perda de 19,09 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Em quarto lugar no ranking de abril de 2013 ficou o Ask.fm (2,10%), Yahoo! Respostas Brasil (1,80%), Twitter (1,75%), Badoo (1,05%), Bate-papo UOL (0,84%), Google + (0,78%) e Windows Live Home (0,57%).

O tempo médio de visitas ao Facebook foi de 28 minutos e 52 segundos em abril de 2013, enquanto no YouTube, os usuários gastaram 22 minutos e 33 segundos na navegação em média.(AdNews)

A INVEJA NA EMPRESA


 


A inveja é um sentimento universal que existe desde a criação do homem. É tão prejudicial que está listado entre os sete pecados capitais, quando o invejoso chega a cobiçar bênçãos alheias. Essa emoção pode estar camuflada ou escancarada no dia a dia.


 


Na ficção ou realidade, pessoas que cultivam esse sentimento querendo tirar vantagens a qualquer custo podem até se sair bem vez por outra, mas acabam se prejudicando por mobilizar sentimentos destrutivos.  


O dicionário Aurélio conceitua a inveja como desgosto, pesar pelo bem ou felicidade de outrem, desejo violento de possuir o bem alheio, objeto de inveja. Esse sentimento destrutivo está por todo lado, em todas as esferas da vida, até mesmo no campo de trabalho. 

Uma pesquisa realizada pelas Universidades de Valência (Espanha), Groningen (Holanda) e Palermo (Argentina) apontou que as mulheres sofrem mais com a competição sexual do que os homens. No que tange as habilidades sociais, a inveja profissional atinge ambos os sexos, sem distinção.

A gestora de RH da Inthegra Talentos Humanos, Vianei Altafin explica que a inveja é um sentimento que norteia o ser humano e desperta-se devido à alta competitividade entre os colegas, no entanto, essa competitividade deve ser sadia.

 “A insegurança é um dos fatores que desencadeia a inveja no ambiente de trabalho e este faz de tudo para puxar o tapete daquele que sobressai a ele. O invejoso começa com fofocas e intrigas. Ele faz de tudo para prejudicar o próximo, faz o clima do ambiente corporativo ficar pesado e as pessoas desmotivadas”, esclarece Vianei.

A inveja pode ser desenvolvida para o lado positivo. Vianei diz ainda que admirar as pessoas que se sobressaem e aprender com elas é uma característica plausível. “Ao invés de ficar reclamando e invejando o colega, o correto é buscar aprimorar, superar as dificuldades e buscar se autoconhecer.

Agora, se você é o perseguido e vulnerável, ignore e foque no seu trabalho, fazendo disto uma motivação para melhorar suas habilidades. Não deixe que o invejoso tire sua alegria e energia produtiva”, acrescenta.

Diante de um quadro realístico, a gestora dá algumas recomendações válidas: “Evite compartilhar falar sobre a vida íntima, bem como sobre os projetos de vida. Como acabam ficando mais expostas, o invejado, sofre mais com a situação e em silêncio.”

“Uma das qualidades que diferencia o invejoso daquele que busca cultivar bons atributos é que os invejosos são mais resistentes para ouvir as sugestões dos colegas e apresentam resultados aquém do esperado”, diz Vianei.

Ela ainda alerta que se o líder perceber que alguns funcionários estão desmotivados, com baixa produtividade, mais calados, deve procurar entender os motivos.

“Se perceber que existe esse problema, não dá para fazer vista grossa. O invejoso prejudica o clima de trabalho e mexe com o sentimento das pessoas, por isso, o líder precisa ficar atento e buscar corrigir a postura corrosiva dentro da equipe. O bom líder é aquele que intermedia os conflitos e trabalha para um clima positivo. Para evitar despertar esse tipo de sentimento, a empresa precisa estabelecer regras claras para atingir metas”, conclui Vianei Altafin. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário