Além do 9º Fórum Nacional de Alimentação
Escolar que acontece no Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças/SP, a
FENERC – Federação das Empresas de Refeições Coletivas realizadora do evento
inova e simultaneamente apresenta no mesmo espaço, a 1ª Edição do Simpósio
Nacional de Alimentação na Hotelaria Hospitalar Infanto/Juvenil.
Em
ambos os eventos o foco é a melhoria da qualidade da alimentação e nutrição
dirigidas a população infantil e juvenil, tanto de escolas públicas, privadas e
do segmento hospitalar.
A 9º edição do Fórum trás o tema Alimentação
Infantil, Novas Perspectivas: Alimentação Escolar e Gastronomia na Hotelaria
Hospitalar Infantil-Juvenil.
As empresas fornecedoras do setor buscam
cada vez mais inovações, novas tecnologias que melhorem seus processos
produtivos, desenvolvendo alimentos com baixo teor de sódio, gordura e açúcar e
apresentando opções para um mercado que cresce ano a ano, mas que demanda
mudanças de paradigmas, foco em qualidade de vida e saúde preventiva por meio
de uma alimentação mais adequada, com visas a reverter um quadro preocupante, a
da obesidade infantil no Brasil.
Alguns exemplos:
Vale Mais Alimentos
A Vale Mais Alimentos empresa localizada em
Itariri no Vale do Ribeira, SP região que concentra a maior produção de banana
no Brasil participa pela 4ª vez consecutiva no Fórum. Desenvolveu a biomassa de
banana verde e hoje disponibiliza o produto ao mercado varejista, à indústria
de alimentos e ao o setor de alimentação escolar. Seu principal composto
bioativo é o amidoresistente.
Com vasta literatura científica, os estudos
apontam os benefícios do nutriente para diminuição de peso, de índices
glicêmicos e aumento do bom colesterol. Para indústria funciona como emulsificante,
espessante e pode substituir um percentual significativo da farinha de trigo,
além se ser rica em potássio, sais minerais e diversas vitaminas e não contém
glúten, beneficiando também pessoas intolerantes ao nutriente. Detalhes: www.valemaisalimentos.com.br
La Pianezza
Criada há 2 anos a empresa levará pastas e
molhos com biomassa de banana verde. Criou uma linha exclusiva com 5 sabores de
pastas e 3 de molhos de tomate, com perfil gourmet e ricos em fibras
proporcionadas pela biomassa, que podem ser utilizados, por exemplo, como opção
à manteiga e margarina, para canapés ou lanche saudável.
As pastas vem em embalagem de exclusiva e
premiada com 145g, nos sabores castanha de caju, nozes, alcachofra, tomate com
jalapeno e sardela, todas com biomassa de banana verde e azeite extra virgem.
Já os molhos são apresentados nos sabores:
tradicional, manjericão e apimentado, com excelente consistência, tomate pelado
picado em embalagem com 320g, todos ricos em fibras e com perfil gourmet.
Detalhes: www.lapianezza.com.br
Vindobona
A Empresa desenvolveu sucos de frutas com
biomassa de banana verde em embalagem e participará da mostra com expectativa
de abrir mercado no segmento escolar e do food service para o produto, de
acordo com o diretor da e empresa Horst Ricardo Dotti. Detalhes: (11)
5522-3666/ (11) 7874-5029
Nutrienda - Indústria Alimentícia
Atua em vários segmentos da indústria,
entre eles a de alimentos. Deverá apresentar aos participantes do Fórum dentro
da 1ª Mostra de Produtos com biomassa de banana verde, mini panetones,
bisnaguinhas, pão de hot dog, cookies e mini bolos. Saiba Mais: www.utrienda.com.br
Cascone
Localizada na Praia Grande, litoral Sul de
São Paulo, a Cascone está no mercado desde 1993. Produz uma extensa linha de
produtos voltados para o segmento de sorvetes, oferecendo cascinhas
convencionais, diet e light, no segmento de biscoitos amantegados e a linha de
biscoitos funcionais.
Na mostra os visitantes poderão degustar os
biscoitos funcionais da Cascone. São biscoitos elaborados com
biomassa de banana verde com recheios de goiaba, os tradicionais biscoitos
goiabinha. Detalhes: www.cascone.com.br
Linha Bio Bel Cook- almôndegas e
quibe com biomassa de banana
A empresa localizada na Zona Leste da capital paulista
desenvolveu a Linha Bio Bel Cook. Inicialmente a empresa criou almôndegas e
quibes confeccionados com biomassa de banana verde, que já estão disponíveis
para o segmento de alimentação escolar e food service.
São produtos ricos em fibras, com menores
teores de gorduras saturadas, de sódio, mais fibras e mais carboidrato
complexo. Detalhes: www.belcook.com.br
Deverão ainda participar da Mostra as empresas Vegetal Alimentos e Sagafari,
que desempenham importante função na cadeia produtiva, promovendo a
distribuição dos produtos no mercado, pois são os Distribuidores.
Vegetal Alimentos, Sagafari e Risotolândia/ Risa School
Cardápios
para todos os paladares educam crianças para uma alimentação saudável.
Parceira constante do Fórum de Alimentação
A paranaense Risotolândia atua no Paraná com alimentação escolar nos municípios
de Araucária, Curitiba, Paranaguá e São José dos Pinhais com um total de 233.500
refeições por dia em 575 unidades escolares.
Em Santa Catarina no município de Blumenau
com 55.000 refeições por dia em 94 unidades escolares. Para as escolas
estaduais de Santa Catarina a empresa está presente em 67 municípios,
totalizando 239 unidades escolares e 90.000 refeições por dia. Além dos
contratos públicos, atendemos também algumas escolas particulares no estado do
Paraná com a marca Risa School.
A empresa cresceu em 2012 em torno de 10% e
tem a mesma expectativa de crescimento para 2013. Saiba Mais: www.risarefeicoes.com.br www.sisotolandia.com.br
SOCOM
A Socom Alimentos, no mercado há mais de 20
anos é uma empresa especializada em soluções para o segmento institucional. Tem
como missão a aproximação entre o ser humano e os alimentos saudáveis. Sua
atividade principal é a comercialização e distribuição de gêneros alimentícios
destinados a programas sociais, institucionais, especificamente Alimentação
Escolar Pública e Privada.
Atende também hospitais e restaurantes
coletivos. Trabalhando com uma linha de excelentes produtos para uma
alimentação saudável e equilibrada, a Socom conta com a colaboração de
nutricionistas, assistentes de vendas e administrativos com o objetivo de
oferecer qualidade e praticidade em produtos e serviços.
Entre os produtos que a empresa
comercializa e distribui estão produtos como: massas, bebidas lácteas,
sobremesas, biscoitos doces e salgados, granolas, alimentos integrais e mono
porções.
A Socom tem como parceiros empresas detentoras de marcas
tradicionais no mercado como: Parati, Mosmann Alimentos, Renata, Feinkost e
Prativita. “De acordo com a Nutricionista da empresa Fernanda Yumi, além dos
formulados que são produtos de fácil preparo, saborosos e acima de tudo
mantendo as mesmas qualidades de um produtoin natura, e ainda com a
possibilidade de serem reformulado da maneira que desejar.
Regiões de abrangência: Grande São Paulo, cidades e municípios próximos, até
200 Km da capital. Saiba mais: www.socom.com.br / contato@socom.com.br
Nova Aliança
Com mais de 80 anos de história a
Cooperativa Nova Aliança localizada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul
participa pela primeira vez do Fórum Nacional de Alimentação Escolar trazendo
com exclusividade um produto orgânico em embalagem direcionada ao mercado
institucional.
A Cooperativa foi fundada em 1929 por
pequenos agricultores e ao longo de sua trajetória de mais de 80 anos, sempre
se caracterizou pela disposição de servir cada vez melhor os diversos públicos.
“Procuramos esclarecer principalmente
a nossa essência, o que representamos enquanto alternativa de inserção social,
distribuição de renda e contribuição efetiva para o fortalecimento do pequeno
agricultor que em última análise é o grande responsável pela manutenção do
abastecimento de alimentos no mundo todo, destaca o Gerente de Marketing da
Nova Aliança Paulo Mognon.”
A Nova Aliança preparou especialmente para
o lançamento no Fórum o
Suco de Uva Orgânico – na embalagem Bag in Box 3L. Esta embalagem já
consolidada mundialmente é mais leve que o vidro e dispõem de torneira dosadora
acoplada o que torna o serviço prático e seguro. Saiba mais: www.novaalianca.coop.br e saiba mais sobre a Nova Aliança. Tel.: (54)
4009.4255
Iotti - A Griffe da Carrne
Localizada em Jundiaí, interior de São
Paulo a Iotti Griffe da Carne é uma empresa com tradição familiar com mais de
100 anos atuando no mercado de carnes bovinas, suínas, aves, pescados e
embutidos no segmento de varejo.
Aos poucos se especializou em produtos
termoprocessados com o objetivo de atender outros mercados, como os programas
de alimentação escolar, restaurantes de coletividades e comerciais, entre
outros setores institucionais. Hoje o mercado de alimentação escolar representa
85% de seu negócio, a quase totalidade e outros 15% distribuídos para os demais
segmentos.
Durante o Fórum a Iotti destacará além das
proteínas de origem animal, bovina aves, suína peixes e embutidos, os cortes de
frango/bovino/suíno com congelamento (IQF-individually
quick frozen), almôndegas
de peixe e empanados de peixe com legumes. Detalhes: iotti.griffe@terra.com.br/Telefone:
(11) 4526-2064
MDF - Minerva Dawn Farms
A MDF é uma indústria de produtos
alimentícios à base de carne, dentro do conceito “ready to eat” – produtos prontos para consumo.
As atividades da MDF são focadas para a
indústria de ingredientes e de proteínas processadas, voltada exclusivamente
para o mercado de food services (refeições fora do lar) e indústrias, tanto no
mercado interno como externo. É um novo conceito de empresa, que utiliza
tecnologia e equipamentos de última geração, possibilitando grande
flexibilidade de processos e especificações.
A Minerva Dawn Farms é uma empresa
brasileira com know how, tecnologia e experiência para criar, desenvolver e
produzir produtos à base de carnes cozidas, assadas e grelhadas de aves, suínos
e bovinos usando variadas tecnologias de processo. Saiba Mais: www.mdfbr.com.br
Hidrodomi do Brasil
A Hidrodomi do Brasil é uma indústria de
domissaneantes que nasceu com o compromisso de proporcionar melhorias à
qualidade de vida das pessoas por meio da segurança alimentar. Com sua família
de produtos à base de cloro orgânico (dicloro e tricloro), que trazem o nome
CLIM, a empresa atua nos mercados de tratamento de água para consumo humano e
animal e uso industrial.
No Fórum o destaque da Hidrodomi será o
cloro em tabletes devido à sua praticidade, eficácia e facilidade de manuseio
por parte dos operadores e manipuladores, oferecendo maior segurança alimentar.
De acordo com a nutricionista, o produto
não gera THM (trihalometano) substância cancerígena, a dosagem é segura e
precisa, diminuindo o desperdício, oferecendo maior praticidade na manipulação,
é apresentado em tamanhos diferentes de tabletes, atendendo todo o tipo de
demanda. Saiba mais: www.hidrodomi.com Tel.
(16)3289-8420 Fonte: http://www.brandpress.com.br/empresas/23605.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2U1HgqVba
PARA ENFRENTAR UMA TRAIÇÃO
A traição
nos violenta. É capaz de destruir relacionamentos e a confiança necessária para
criar intimidade. No caso de crianças, os efeitos podem perdurar por toda vida.
Crianças traídas podem se transformar em adultos incapazes de confiar ou que
confiam cegamente em pessoas que acabarão por traí-las. A chamada “cegueira à
traição”, explicada no livro Traição, da editora Elsevier, acontece quando não
vemos ou não conseguimos ver o que está bem diante de nós.
Um
exemplo é a história de Julie Stone, que viu o marido beijando outra mulher em
um bar e acreditou na desculpa de que ele “nunca a havia visto”. A advogada
tinha inúmeros motivos para desconfiar do marido, pois ele viajava muito a
trabalho e sempre que voltava depois de uma temporada, preferia encontrar os
amigos em um bar a ir para a casa. Certa vez, Julie o flagrou com outra mulher
na cama do casal e assim, meses mais tarde, pediu o divórcio. Entretanto, as
razões para isso foram tanto pela infidelidade quanto pela forma agressiva que
ele passou a trata-la.
Segundo
Pamela Birrel e Jennifer Freyd, autoras do livro, a informação de que o marido
era infiel estava ali o tempo todo. Quando, mais tarde, Julie rememorou o
incidente do bar, por fim enxergou o que não conseguiu ver naquela época.
“É
quase certo que ela sabia das traições do marido, ainda que não se permitisse
saber. A cegueira à traição requer tal complexidade que alguém pode permanecer
numa condição de dualidade, ao mesmo tempo ciente e não ciente de algo
importante”, explicam as autoras.
Por
causa de histórias como essas que elas listaram algumas dicas para a cura dessa
chamada cegueira.
Primeiro
é importante ter bons hábitos de sono. Você precisa ter uma noite de sono
tranquila e sem interrupções para poder curar a mente. Procure deitar somente
quando estiver com sono e acorde mais ou menos no mesmo horário todo dia.
Desenvolva
rotinas de sono, de modo a dar ao corpo indicativos de que está na hora de
desacelerar e dormir. Por exemplo, ouvir música relaxante, ler algo
reconfortante, tomar um chá descafeinado ou fazer exercícios de relaxamento.
Segundo,
você precisa fazer atividade física. Faça qualquer uma, contando que mexa o
corpo. Terceiro, procure ter uma alimentação saudável. Isso significa comer
alimentos naturais. A maioria das pessoas se sente com mais saúde e energia se
evita comidas com muito sal, gorduras trans, gorduras saturadas, colesterol e
açúcar. Devemos estar atentos ao nosso corpo e as mensagens que ele nos passa
Assim como
corpo saudável, os relacionamentos saudáveis também são importantes para a
cura. Em termos simples, é uma boa ideia se manter afastado de pessoas que lhe
pareçam tóxicas, passar mais tempo com pessoas que lhe pareçam confiáveis e
procurar relacionamentos que o ajudem a se valorizar.
Relacionamentos
sem os quais você sente que “não pode viver” ou nos quais você se sente
psicológica, financeira ou fisicamente dependente de alguém têm grande
potencial de cegueira. A dependência nos relacionamentos não é necessariamente
ruim. Na verdade, somos todos dependentes em certa medida.
A
interdependência é saudável. Algumas vezes, porém, a dependência extrema
pode ser tóxica e aumenta a probabilidade de traição e de cegueira. É bom se
perguntar se você está confortável com seu nível de dependência em um relacionamento
específico.
É importante
falarmos sobre o assunto somente quando nos sentirmos seguros para isso. O
ideal é encontrar uma pessoa que escute sem nos julgar e que dê apoio. Também é
bom contar nossa história mesmo que de maneira particular, como em um diário.
As palavras, faladas ou escritas, constituem poderosa ferramenta para comunicar
uma história de traição, mas não é a única forma.
A cura
da traição e da cegueira é uma tarefa árdua. Não é um processo simples de
contar e saber. Primeiro, a pessoa deve ter vivenciado um processo chamado
“cegueira alternante à traição”. Isso acontece quando temos ciência da traição
em um momento, mas depois descobrimos que falamos, agimos ou sentimos como se
não estivéssemos cientes de que houve traição no relacionamento.
A remoção da
cegueira à traição não ocorre de uma hora para a outra, de modo definitivo. O
mais provável é que a consciência total do fato leve um tempo para se
manifestar, e que você alterne estados de cegueira com momentos de visão.
Durante esse tempo, você precisará de um sistema de apoio, talvez até de ajuda
profissional (principalmente quando a traição acontece em um relacionamento de
muito tempo) para conseguir suportar a dor de encarar a realidade – “fui
traído”, apesar dos bons momentos -, ao contrário do que a cegueira o fazia
acreditar. Fonte: http://www.brandpress.com.br/empresas/23589.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2U1LseuOP
A VALORIZAÇÃO DE TALENTOS INTERNOS
Valorizar
o colaborador é uma forma de reconhecer o trabalho profissional dos
funcionários de uma empresa. Implantação de ações dentro das empresas para
valorizar esse colaborador tem sido cada vez mais usadas.
Segundo
a gestora de RH da Inthegra Talentos Humanos, Vianei Altafin, a receita da
competitividade deve estar relacionada às estratégias de motivação e isso
inclui o reconhecimento. “Quando os funcionários são incentivados a participar
de projetos e mostrar resultados, também precisam ser motivados com prêmios ou
qualquer tipo de valorização. As pessoas esperam e precisam ser reconhecidas,
receber elogios e feedbacks”, disse.
Na
agencia de publicidade Fórmula P, esse reconhecimento é feito por meio de uma
premiação, o Prêmio Talento P, que está em seu 4º ano. Nesta ação os melhores
trabalhos, aprovados e veiculados pelos clientes, são votados, mensalmente,
pela própria equipe de criação.
Monika
de Souza, diretora executiva da agência, explica que na reunião de criação, que
acontece todo mês, os melhores trabalhos realizados por cada profissional são
inscritos internamente. “Após as inscrições é realizada uma votação em que
todos podem votar em todos, menos em si mesmos. Os profissionais de criação
mais votados ganham um certificado de reconhecimento e um prêmio simbólico como
almoço ou jantar em restaurantes, ingressos de cinema, entre outros”, conta.
Para o
diretor de criação, Júlio Meireles, essa uma forma de motivação. “Acreditamos
que através do estímulo constante, a equipe se sente motivada a buscar soluções
diferenciadas para os clientes. É uma maneira eficiente de sinalizar que
estamos sempre focados na qualidade do nosso trabalho, valorizando as melhores
ideias”, afirma Meireles.
Cada
mês um trabalho é votado, e no fim do ano, os doze trabalhos mais votados,
passam por uma votação geral em dezembro, na qual toda a agência participa.
“Nesse momento toda a equipe é envolvida para eleger o melhor trabalho do
ano. O mais votado recebe um prêmio em dinheiro para ser dividido entre os
responsáveis, incluindo todas as áreas. O Prêmio já faz parte da nossa
rotina e tem ótima aceitação da equipe. Foi uma maneira que encontramos de
reconhecer nossos talentos internos”, finaliza Monika. Fonte: http://www.brandpress.com.br/empresas/23591.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2U1Jeyhcj
BRASILEIROS COMPRAM
EM MIAMI. PARA ECONOMIZAR
Em busca de produtos
com valores acessíveis, as brasileiras das classes A e B, estão optando por
fazer suas compras nos EUA, mais precisamente em Miami e Orlando, cidades
voltadas para passeios, compras e lazer.
Passando por
celulares, notebooks, roupas e perfumes, a lista de produtos de maior valor
agregado que custam no Brasil até três vezes mais do que em qualquer outro país
emergente é extensa. Além de pesar no bolso dos brasileiros, o alto custo
tributário também é um entrave para o desenvolvimento econômico do País, já que
prejudica as cadeias de produção e faz com que muitos consumidores optem pelas
compras no exterior.
Uma boa
opção que está sendo adotada por muitas mulheres são as constantes visitas às
cidades turísticas de Miami e Orlando, EUA, pois além de encontrarem preços de
produtos bem mais baixo do que no Brasil podem desfrutar de uma viagem
maravilhosa a um dos maiores ícones do turismo mundial.
Atualmente,
os preços das passagens aéreas estão saindo mais em conta e possibilitando o
acesso das brasileiras a essas grandes cidades americanas, ao menos duas vezes
por ano. E não são apenas os produtos estrangeiros que estão em conta, os
imóveis nessas duas grandes cidades, incluindo Nova York, também estão com valores
muito mais baixos do que os imóveis à venda no Brasil.
De acordo
com Leo Ickowicz, sócio-fundador da Elite Internacional Realty, imobiliária
focada na venda de imóveis em Miami, Nova York e Orlando, “Muitos brasileiros
estão comprando imóveis nos EUA, pois estes podem sair por até um terço do
preço dos imóveis no Brasil, além das baixas taxas de financiamento”.
Ou seja,
além de poder desfrutar de passeios nas mais belas cidades americanas e
economizar (e muito) nas compras, as brasileiras podem se hospedar em seus
próprios apartamentos que, durante a baixa temporada, na maioria das vezes,
permanecem alugados tornando-se uma fonte de renda em dólar.
Fundada
em 1994 por um empreendedor brasileiro, a Elite International Realty é
especialista em compra, venda e aluguel de imóveis comerciais e residenciais
nas cidades de Orlando, Miami e Nova Iorque, ambas localizadas nos EUA. Par
facilitar o contato dos clientes com a empresa na hora de buscar um
investimento em imóvel, a imobiliária possui representantes em diversas
capitais da América Latina, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Caracas, Cidade do
México, Bogotá, Cali e Lima.
Atualmente,
a empresa conta com profissionais experientes e bem equipados para atender
clientes de alto padrão, garantindo os melhores resultados no serviço
imobiliário. Detalhes: www.eliteinternational.com Fonte: http://www.brandpress.com.br/empresas/23534.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2U1MOMJSv
ANÚNCIOS
TENTAM REINVENTAR PUBLICIDADE ONLINE
Se você trabalha
com publicidade online, sabe que um dos maiores desafios é entreter o leitor. A
partir do momento que ele entra no site em que os anúncios foram veiculados, é
preciso atraí-lo. Seja por um poup-up, banner, display, etc. Algo deve chamar sua
atenção.
E se no impresso,
os anúncios de um jornal não costumam mudar muito, no online é totalmente
diferente. Pensando nisso, o New York Times criou o Ideas Lab. É neste local
que criativos que trabalham para o periódico pensam, durante horas, em novas
maneiras de entreter o leitor e agradar os anunciantes. É no Ideas Lab que o
jornal tem colaborado na criação e desenvolvimento de propagandas para seus
anunciantes. É lá que o formato banner renasce.
"O que nós ouvimos dos clientes o tempo todo é que o The New York
Times conta histórias complicadas melhor que qualquer um", disse Todd
Haskell, vice-presidente de publicidade do jornal, ao Adweek. Segundo Haskell, é isso que os anunciantes querem com
seus produtos, simplificar.
E se a compra de mídia no mercado digital brasileiro deve alcançar a
cifra de R$ 6 bilhões em 2013, segundo o IAB Brasil, é preciso se preparar para
atender os clientes sempre da melhor forma. A inspiração pode surgir, talvez,
dos cases desenvolvidos pelo The New York Times, um dos maiores jornais do
mundo.
O Adnews visitou o site do Ideas Labs e separou cinco cases interessantes
para inspirar os criativos daqui:
1 - NYT Vira jornal russo
Para lançar a série "The Americans", do canal FX, trama que
trata de espiões russos, o site se transformou num periódico russo.
2 - Anúncio mostra a sujeira da roupa limpa
E se o mouse pudesse revelar a sujeira de sua roupa limpa? Foi o que
aconteceu nesta ação para o produto de limpeza Wisk.
3 - Anúncio múltiplo contra a Aids
A Chevron queria demonstrar sua luta contra a Aids e o New York Times
ajudou criando este anúncio múltipo com diversas opções.
4 - Jamie Foxx invade a notícia
Este anúncio, feito para promover um concurso da Canon, fazia o ator
Jamie Foxx sair da propaganda e invadir as notícias.
5 - Fugitivo na Home Page do jornal
O canal A&E queria lançar a série The Fugitive Chronicles e, para
isso, desenvolveu este anúncio em que o fugitivo foge por meio das notícias.
(Fonte: Redação Adnews)
O FUTURO E A ATIVIDADE DE VENDAS
(Por Enio Klein, gerente
geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas
disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo) - Ao falarmos no futuro das vendas, é imprescindível olharmos antes o
presente. E o presente não é muito animador, se constatarmos que os dois
instrumentos mais utilizados pelos gestores de venda para a obtenção de
resultados são a informação e a pressão.
Acredita-se que se o
vendedor for municiado diariamente das informações recentes do mercado e das
suas vendas recentes (quanto cada cliente comprou de cada produto, quanto falta
para cumprir a meta, etc), ele será pressionado o suficiente para melhorar o seu
plano de visitas e, com isso, vender mais.
Esta é uma
realidade tão presente nas empresas hoje que uma das maiores demandas de
consultoria que temos é exatamente construir ou sugerir modelos e estratégias
capazes de despejar toneladas de informações no e-mail do vendedor todos os
dias.
Esta
percepção acaba por ser respaldada por afirmativas que vemos em blogs ou redes
sociais. Uma das mais contundentes foi uma que vi há alguns dias: “a
melhor escola ou faculdade de vendas que existe, a meu ver, está no sangue.
Se você tem
isto no sangue, conseguirá lapidar ao longo do tempo o seu estilo de venda, o
seu conhecimento, a abordagem e muito estudo do produto e do mercado. Acho
também que a escola ou a faculdade está dentro de cada um de nós, vendedores,
que procuramos sempre nos aperfeiçoar”.
Este
cenário nos lembra, de certa forma, o que ocorreu no início do século passado
nos Estados Unidos, quando a atividade de vendas, tal como a conhecemos hoje,
começou a se desenvolver. Naqueles tempos, o trinômio do sucesso era:
informação, visitas e talento. A má notícia é que ainda precisamos melhorar
muito. A boa é que há recursos e ferramentas para melhorar este contexto.
Diante
disso, o primeiro movimento que vejo para o futuro é uma transformação no
comportamento das lideranças ou da gestão de vendas. Já está na hora de pensar
em trocar a pressão pelo coaching. Cabe às lideranças, mais do que qualquer
outro profissional da equipe, entender e trabalhar os riscos. Este movimento já
está começando a acontecer, mesmo que de forma tímida. Mas para que isso
ocorra, é necessário reconhecer que os métodos atuais estão obsoletos.
Desde
os tempos da NCR, ainda no fim do século dezenove, como relata Walter Friedman
em seu livro The Birth of a Salesman (2004, Harvard College), já se fala em
métodos de venda ou em vendas como ciência. John Patterson, então presidente da
NCR, de caixas registradoras, estabeleceu um método com quatro etapas:
abordagem, proposição, demonstração e fechamento.
The Primer, como foi chamado, não é diferente
dos métodos tradicionais ou estáticos de hoje, os quais se popularizaram e
foram disseminados pelas tentativas, ora bem sucedidas, ora nem tanto, de
implementação através do uso da tecnologia. Contudo, a falta desta tecnologia,
na época, não impediu Patterson de fazer com que todos a usassem.
O
objetivo do método, como sobrevive até hoje nos métodos baseados em estágios, é
o de controlar e padronizar a operação da força de vendas através de roteiros e
estágios pré-determinados que favorecem a eficiência, mas não necessariamente
ajudam a força de venda a ser mais eficaz. Esta metodologia cumpriu, contudo, o
seu papel na época, e seus resultados foram bons o suficiente na NCR para que
fosse seguido por dezenas de outras empresas.
Entretanto,
hoje ela não produz mais os mesmos resultados. Tornou-se ultrapassada, quase
rejeitada definitivamente, e novas metodologias já estão prontas para
substituí-la e promover um novo salto significativo.
Assim,
em um segundo movimento, veremos substituição dos métodos de venda estáticos,
baseados em estágios que exigem uma grande quantidade de informação e retornam
pouquíssimos benefícios ao vendedor por métodos com processos definidos,
baseados em melhores práticas e construídos em torno do computador.
Estes novos métodos, simples, fáceis de
entender, necessitam de poucas informações, porém, são suficientes para
determinar três condições que poderão definir o sucesso ou não de cada negócio:
rastreabilidade para entender, em tempo real, em que ponto se está no ciclo de
vendas; as chances de fechar o negócio em cada momento e qual o esforço
necessário para concluir a venda com sucesso, também chamado de prioridade.
Métodos como
estes não necessitam mais do que uma planilha para serem automatizados e seus
resultados são fantásticos e imediatos. São os chamados métodos dinâmicos.
O
terceiro e último movimento será o reconhecimento de que o CRM, tal como é
hoje, precisa ter seu modelo revisto tanto em termos de seus modelos de dados,
quanto de seus processos.
A automação
de vendas, mesmo relacionada ao CRM, deverá voltar ao seu lugar de origem como
disciplina independente destinada à melhoria no desempenho e nos resultados dos
negócios.
As
informações do comportamento de compra são importantes e determinantes nas
ações de marketing e para o engajamento de clientes em processos de compra.
No entanto,
as informações e o comportamento de compra durante o ciclo de vendas e obtidas
em cada interação, precisam dar a visão instantânea ao vendedor do seu
posicionamento e de suas chances. A cada processo, ganho, perdido ou cancelado,
a fotografia e a história irão fazer parte do acervo de informações do CRM,
porém, durante o ciclo de vendas, o objetivo único da automação de vendas é
ajudar a melhorar o desempenho do vendedor.
SalesWays é especializada em potencializar a
sinergia existente entre tecnologia e metodologias que apoiam as estratégias e
os processos de vendas. Seus produtos são desenhados para aumentar a capacidade
dos profissionais de venda em prever e realizar receitas com precisão.
A oferta da SalesWays, baseada na
metodologia descrita no livro “Automação de Vendas Aplicada com Precisão”,
escrito por Keith T Thompson (fundador e chairman da SalesWays); é
composta pela família de aplicativos Sales Cycle Manager e pelo programa de
capacitação em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management). Fonte: http://www.brandpress.com.br/empresas/23609.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2U1R33xbp
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