Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

“CHEGA DE ROUBAREM NOSSAS IDEIAS!”

Meu tema de hoje é recorrente também. Mas é mais que um alerta, reclamação, denúncia ou desabafo. Hoje, ele é toque com alguma solução.

Quem tem agência ou é criativo, ainda que freela, já deve ter passado pela incômoda, decepcionante e revoltante situação de ter uma ideia, projeto, ou parte dele, roubado – até procurei uma palavra menos forte para usar, me sugeriram “apropriado”.

Portanto, se alguém fez isso sem querer, leia apropriado no lugar de roubado, ok? Mas só se foi sem querer. -, por cliente, colega e até, pasmem, outra agência.

É que virou norma, coisa corriqueira mesmo, pegar uma ideia dos outros, em parte ou na totalidade, e apresentá-la, ou executá-la, como se sua fosse. É cliente fazendo isso em concorrência para entregar a quem cobrou menos ou agência amiga que “ganhou a concorrência com ideia ruim” para produzi-la.

Cliente que pega fornecedor que não conhecia e liga direto para negociar trabalho, bypassando agência (Detalhe. Nunca teria conhecido o fornecedor, óbvio, se a agência que o chamou para o trabalho não o tivesse escolhido (melhor dizendo agenciado, essa é sua função), depois de pesquisa, criatividade, trabalho, esmero e/ou cuidado para seu evento ou ação.

E ainda tira marra com os colegas, dizendo que conhece fornecedores ótimos e baratinhos, até abrir sua própria agência para atender o cliente, onde trabalhava – coisa que, aliás, também está na moda) e mais um monte de coisas cabulosas que não caberiam no texto.

Pior mesmo são as agências que fazem isso. Ou porque seus profissionais, se é que esse nome lhes cabe, saem de outras agências e levam consigo ideias dos outros colegas que usam nas atuais como se suas fossem, ou mesmo donos de agências que pedem isso a seus funcionários, incentivam inclusive a prática, que peguem ideias de outros, para que a criação fique baratinha.

Prejudicam pessoas, o mercado e mostram total falta de ética, caráter, e, lógico, talento.

Já passei por isso, claro, com um cliente gigante do ramo de beleza, cabelos, cosméticos etc., e, mais recentemente, com uma empresa que produz impressoras, projetores eescaners, numa ação feita para uma feira em São Paulo, quando, no sufoco, nos procuraram, em cima da hora, para propor uma ação que desse visibilidade a seu

estande.

Em dois dias (dois, vejam bem.) demos duas soluções. Toparam a do robô que fez um tremendo sucesso, encheu o estande e potencializou a marca, a ponto de recebermos parabéns deles e até de concorrentes, para, em seguida, pararem de nos responder, quando nos pediram orçamento para outra feira, e procurarem o fornecedor direto. Cliente e fornecedor com atitude feia, mas vida que segue.

Estar filiado à Ampro era o único, e bom, caminho para se tentar resolver questões como essa e ainda recomendo entrar para a entidade como solução relevante, pois só uma entidade forte pode nos dispensar da necessidade de ato jurídico, por exemplo.

Mas, agora, surgiu uma opção interessante, acessível e de grande valia, o C A R E –Cadastro de Registro de Eventos e Projetos.

 

Tinha ouvido falar dele e ontem li no Promoview sobre o assunto e me aprofundei nele. Lançado recentemente num encontro, o C A R E surgiu com o intuito de oferecer ao mercado uma forma segura, prática e acessível para registro de projetos diversos, desde simples ideias até campanhas inteiras que você tenha preparado para participar de concorrências, por exemplo.

O legal do C A R E é que ele passa a ser um caminho interessante para você poder fazer pressões a fim de resguardar seus direitos junto a clientes, colegas e agências que não sejam éticos, tanto pela via do contato inicial direto para resolver sem problemas, quanto pela via jurídica, agora com um documento de registro válido.

Isso porque, quando você faz upload do seu projeto ou ideia no sistema ele gera um selo com o código relativo àquele cadastro, que pode ser anexado aos materiais apresentados nas concorrências, como um aviso de que o projeto foi previamente registrado em determinada data e horário, num servidor específico e praticamente inviolável.

O criador do Sistema, Gilberto Perussi, informa que ele será integrado à Biblioteca Nacional de Eventos e Turismo 100% digital, ainda em criação, o que tornará o C A R E muito mais efetivo

Bom, como não ganho nada, infelizmente diga-se de passagem, para fazer publicidade de ninguém, a minha intenção é que vocês tenham caminhos (canso de falar na Ampro), como eu, para resolver esse câncer do nosso mercado, aqui vai a dica.

Ah!, tem custo sim, antes que me perguntem. É algo em torno de R$ 80,00, o que me parece legal, pois, é claro, não vamos ficar colocando qualquer coisa num cadastro desses para gastar grana. O valor depende também do tempo que você quer deixar o projeto no sistema.

Eu vou testar o programa e depois digo como foi. Se for ruim, aviso vocês sem medo. Se for bom, grito alto. Mas, pelo que li e ouvi, parece ser uma grande solução de resguardo da autoralidade para agências de todo o porte e criativos que não tinham caminho.
Que pena, né? Com tanta coisa legal pra gente falar aqui, temos que tocar num assunto como esse, falta de ética, mas… fica o alerta aos ‘Mickeys’ do mercado:
Ainda vai ter queijo de qualidade, mas a geladeira tá ficando difícil de acessar e a ratoeira, poderosa, mortal e de alto custo para sair dela. (Tony Coelho, no Promoview)

FOFO USA MASCOTE E ESPALHA FOFURA

Quem não valoriza um abraço gostoso? Ainda mais do urso da marca de amaciantes Fofo. Com o objetivo de aumentar o conhecimento da marca e se aproximar cada vez de seus consumidores, a marca está trazendo para o Brasil uma ação global: o urso Fofo. O mascote estará em São Paulo e Recife distribuindo abraços perfumados, fofuras e amostras de Fofo Concentrado para seus consumidores e fãs.

Com tantos abraços, a marca desenvolveu o “Abraçômetro”, que irá calcular o número de abraços que o mascote receberá. A quantidade de abraços será convertida em milhas para que ele possa continuar sua jornada por outros países. O Fofo já percorreu países como os Estados Unidos, França, Holanda, Espanha e muitos outros.

O mascote, que é uma criança carinhosa, também fará ações sociais. Ele doará ursinhos e mini-travesseiros em formato de pelúcia - perfumados com a fragrância de Fofo -; além de pelúcias doadas pelos fãs e unidades de amaciantes em duas instituições parceiras da Fundação Abrinq: a ASA – Associação Santo Agostinho, em São Paulo no dia 13/05, e o Instituto Santo Amaro, em Recife, no dia 15/5.

Na ação “Fofo tour”, as consumidoras receberão amostras do Fofo Concentrado Tradicional, que contém microcápsulas com fragrância floral clássica e nuances frutais para que o perfume permanece por muito mais tempo nas roupas, garantindo 14 dias de perfume.

A marca Fofo foi lançada no Brasil em 1979 e adquirida pela então Gessy Lever em 1985. A partir desta aquisição, a marca foi continuamente evoluindo, com novas fórmulas, embalagens e variantes, sempre com foco no carinho e suavidade que transmite às roupas.

Uma de suas principais inovações foi o lançamento do Fofo Concentrado, em 2010, reforçando a agenda pioneira de sustentabilidade da Unilever e auxiliando no processo de migração da categoria com uma opção mais econômica para as consumidoras e com claros benefícios para o meio ambiente.

O Fofo Concentrado com cápsulas com perfume está disponível nas variantes: Tradicional, Flor de Maracujá e Margaridas, Cheirinho de Bebê e Flor de Cerejeira e Lavanda. Todas as versões em garrafa 500ml sendo que a variante Tradicional tem ainda embalagens de 2 litros e em refil de 500ml e 1litro.
M|CHECON, REFERÊNCIA MUNDIAL EM CENOGRAFIA

Quem frequenta, trabalha ou vive na órbita dos grandes eventos e ações promocionais já se acostumou a curtir cenografias monumentais e ultracriativas, seja em formato de palco, estande, corredores de entrada, quiosques ou mesmo displays de pequeno tamanho e grande inspiração no projeto e execução.
Isso porque instalações cenográficas viraram itemobrigatório em qualquer inciativa promocional, seja para o público interno ou externo das grandes corporações.

Para colocar de pé estas verdadeiras obras primas com tempo de vida contado, é necessário um trabalho especializado. Centenas de estruturas pelo Brasil desenvolvem diariamente projetos de cenografia promocional por meio de marcenaria, carpintaria e pintura seguido de logística, montagem e acabamento.

 A utilização destes ofícios básicos faz parecer simples a entrega destes jobs. Ledo engano. A complexidade na execução faz com que apenas algumas empresas se destaquem.

 E a M|Checon é uma delas. Preferida por nove entre dez das grandes agências promocionais do centro do País, segue sua trajetória  e se consolida pela entrega de projetos altamente sofisticados e complexos, com padrão mundial de qualidade.

Criada em 2005, a empresa atua hoje no Brasil, com incursões em diversos países,  tendo como base o quartel general  localizado em um galpão com mais de 16 mil m², onde são criados e produzidos os mais inusitados e diferentes projetos com toda a estrutura necessária para atender as maiores empresas e agências. promocional com atuação no Brasil e Exterior.

 “À medida que fomos crescendo, percebemos que era necessário atender uma ciclo de execução formado por etapas totalmente diferentes entre si, com altíssima exigência de foco e qualidade. Isso transformou a estrutura original em um grupo de quatro empresas: Santa LuziaLocalitáNCA e Plataforms “, declarou Marcelo Checon durante a visita do Promoview  às instalações do grupo em São Paulo.

Desta forma, todas as impressões, plotters, adesivos, banners e toda a comunicação visual são realizadas pela Santa Luzia, estrutura dotada com as mais modernas máquinas e os mais experientes profissionais, que possibilitam que a qualidade das imagens seja expressiva.

 A complementação dos cenáriosloungesespaços e estandes  produzidos pelaM|Checon recebem móveis de design sofisticado da Localitá que valorizam ainda mais o resultado final.  São banquetas, cadeiras, poltronas, bancos, pufes, sofás e mesas de todos os tipos, aparadores e acessórios que vão de luminárias a geladeiras.

 Dependendo do porte do projeto em execução o grupo conta ainda com a Plataforms, uma locadora que conta com os melhores equipamentos para trabalhos em altura ou movimentação de cargas que poderão ser usados no local de montagem.

 E o melhor de tudo é que toda esta gama de equipamentos pode ser locada, sem a necessidade de incorporação ao patrimônio de quem contrata, evitando dores de cabeça na hora de fazer balanços ou imposto de renda.

 M|Checon monta em seu headquarter tudo o que será instalado nos eventos. Nesta fase são testados materiais, iluminação e a harmonia dos móveis e acessórios definidos nos projetos. Só depois desta montagem de qualidade é que as estruturas são liberadas para saída.

 
Aí entra em cena a NCA Montagens e Transportes. Veículos preparados e pessoal altamente capacitado partem para execução sempre em busca de uma logística perfeita visando atender o cronograma na parte mais sensível e estressante da operação.

 “Normalmente o projeto tem data para ser montado mas sofre atrasos por conta de decisões que precisam ser tomadas pelo contratante. No momento que chega nas mãos da NCA já não há mais espaço para contratempos e os profissionais envolvidos tem que ser precisos nos movimentos.

 Considerando que trabalhamos em um país em que a malha rodoviária não é favorável, entre outros fatores, pode-se ter uma ideia da missão desta empresa do nosso grupo”, revela Marcelo.

 Material certificado, compensação e neutralização da emissão de gases do efeito estufa, descarte seletivo, reuso e reciclagem de materiais são apenas algumas das ações diárias do grupo, aplicadas em todas as fases de qualquer projeto desenvolvido, decorrentes de  uma ampla política de sustentabilidade.

 “Muito antes de virar costume, a responsabilidade socioambiental já permeava as atividades de todas as empresas do grupo porque sentimos que era a coisa certa a ser feita. Mais tarde isso acabou se transformando numa vantagem competitiva pois tornou-se exigência das grandes corporações que integram nossa carteira de clientes” explicou Marcelo para nossa reportagem.

 Expansão Levou o Grupo Para O Rio de Janeiro

 Recentemente, visando atender melhor as demandas do mercado carioca, aquecido pela realização dos grandes eventos no Brasil, foi criada a M|Checon Rio de Janeiro. Instalada em um galpão de 4 mil m2, possui estrutura própria, mas uma conexão necessária com a matriz.

Com essas características de organização coesa e produtiva, e com uma liderança que conduz as pessoas para os resultados buscados de forma que as desenvolva e motive, a M|Checon se tornou uma das maiores empresas do segmento.

Desta maneira, seus profissionais dão sequência à trajetória do grupo que já realizou mais de 5.200 projetos, totalizando 400 mil m2 construídos em centenas de eventos espalhados por todos os 25 Estados brasileiros além de sete países consolidando uma referência mundial importante neste setor para o Brasil.

Por isso, empresas como  Samsung, P&G, Nestlé, Chanel, Vivo Open Air, Lollapalooza, Rock in Rio, Planeta Terra, Santander, Schutz, Salão do Automóvel e São Paulo Fashion Week confiam a contam com a M.Checon para o desenvolvimento dos seus projetos. Promoview)
2º PPGEQ-UFSCar INTRERNATIONAL WORKSHOP

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGEQ/UFSCar) promove o 2º International Workshop: Advances in Industrial Biotechnology.

As palestras serão apresentadas por especialistas de renome mundial na área de biotecnologia, provenientes de oito países. Entre os palestrantes estão Johan Thevelein, da Bélgica, John M. Woodley, da Dinamarca, e Michael R. Ladisch, da Purdue University, dos Estados Unidos.

O foco do evento é a área de bioprocessos, abrangendo aplicações em diversos setores, como o de biocombustíveis, a indústria farmacêutica e a de alimentos. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. O prazo para inscrição é 15 de julho.

PARA INIBIR O PLÁGIO

Quanto vale ter um projeto ou campanha protegidos, especialmente face ao atual modelo de concorrências altamente predatório praticado pelo mercado de eventos e ações promocionais?


Quem nunca teve uma ideia copiada, ao menos parcialmente, depois de perder uma negociação, que atire a primeira pedra.

A partir de agora o mercado de live marketing ganha uma nova ferramenta para inibir plágios desleais. C A R E – Cadastro de Registro de Eventos, Projetos e Ideias, nasce sob o comando dos sócios Sergio Bianchini e Gilberto Perussi, que também é CEO do Grupo Memories.

O sistema foi lançado durante o Fórum Eventos 2013, encontro internacional das empresas, entidades e profissionais de eventos realizado em São Paulo. No painel específico sobre criatividade em eventos, Perussi teve a oportunidade de apresentar o funcionamento para uma platéia com mais de 500 profissionais.

Após a elogiada apresentação, Perussi conversou com a reportagem do Promoview.

Promoview: O que originou a criação do seu sistema para registro de ideias?

Gilberto Perussi: Tenho 28 anos no segmento de eventos presenciando as mais descaradas formas de plágio de campanhas e ideias que qualquer pessoa possa imaginar. Já tivemos caso de um projeto literalmente copiado sendo executado por outra empresa que venceu a concorrência pelo preço. Simplesmente entendemos que esse tipo de prática precisa ser freada de uma vez por todas no segmento.

 Promoview: Então vocês detectaram uma oportunidade de negócio aí?

 Gilberto Perussi: Detectamos uma oportunidade para evitar que nossos colegas passem pelos transtornos, mas especialmente pelo desgosto de ver a sua ideia usada indevidamente.
Naturalmente para avançar com este projeto é preciso reunir recursos e tempo para análise de efetividade do sistema. Por isso deve ser tratado com o dinamismo de um negócio. Mas lá no fundo, no princípio mesmo, vem o desejo de ajudar a melhorar o mercado onde atuamos e que cresce vertiginosamente.

Promoview: Isso tem valor. Um negócio desenvolvido por gente do mercado. Explique o funcionamento do C A R E.

Gilberto Perussi: O C A R E surgiu para oferecer ao mercado uma forma segura, prática e acessível para registro de projetos diversos, sejam apenas ideias ou até campanhas inteiras criadas para apresentação em concorrências. Não existe um INPI para propriedade intelectual.

Quando uma agência tem uma ideia copiada, ela não pode sequer discutir judicialmente se não houver um registro de anterioridade, ou seja, se não puder comprovar que é realmente a criadora daquele projeto ou autora da ideia.

Criamos então um sistema seguro em que o profissional pode facilmente fazer o upload da sua ideia ou projeto e manter seu conteúdo restrito pelo tempo que necessitar, com acesso exclusivo mediante senha e sem possibilidade de alteração.

Ao subir o conteúdo, o sistema gera um selo com o código relativo àquele cadastro, que pode ser anexado aos materiais apresentados nas concorrências, como um aviso de que o projeto foi previamente registrado.” em determinada data e horário.

Promoview:  Você destaca a segurança no funcionamento do C A R E. Fale um pouco mais sobre este aspecto.

 
Gilberto Perussi: Se lançássemos apenas um selo ou fornecessemos um simples laudo, ambos poderiam ser facilmente manipulados. Até mesmo um banco de dados pode ser passível de manipulação. Mas além de todos esses processos, os dados registrados no C A R E ficam gravados em um servidor exclusivamente contratado para esta finalidade. E qualquer tentativa de manipulação no servidor também fica registrada.

 
Ou seja, pensamos em todas as possibilidades para a criação de um sistema fechado, que garantisse a tranquilidade das agências. Só depois de um longo período de estudo, análises e teste do C A R E,  onde constatamos a eficiência deste protocolo de segurança, é que disponibilizamos o sistema ao mercado.

 Promoview:  E quais são os primeiros resultados deste contato do sistema com o mercado? 

 Gilberto Perussi: Bom, primeiramente este espaço que o Promoview nos oferece. Consideramos o site de vocês uma referência para os profissionais, pela seriedade que tratam o mercado de eventos na resenha diária, pela apuração que vocês fazem sobre tudo o que é publicado e pelo volume de informação disponibilizada, nunca antes visto no mercado de lie marketing brasileiro. Isso é bacana.

 
Ter um registro no portal Promoview já é um ótimo primeiro passo para nossa iniciativa. Outro aval de extrema relevância foi dado pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

 
O C A R E  será integrado à primeira Biblioteca Nacional de Eventos e Turismo 100% digital, que está sendo criada pela entidade para reunir todo o acervo das mais importantes premiações do segmento, além de conteúdos diversos nas áreas de turismo, marketing, eventos, hospitalidade, feiras e conteúdos de produção acadêmica, como teses e TCCs aprovados.

 
A chancela da Academia para o C A R E abre a possibilidade do registro de ideias e projetos de diversas naturezas, inclusive de conteúdo acadêmico, para evitar problemas como o caso recente do plágio de uma tese em doutorado que derrubou a Ministra da Educação da Alemanha, Annete Schavan, no último mês de fevereiro.

 Promoview:  E como os profissionais do mercado de criação para eventos e ações promocionais podem ter acesso ao sistema?

 Gilberto Perussi: O sistema C A R E está disponível em www.careonline.com.br 

Para cadastrar projetos ou ideias é necessário preencher um formulário on-line e fazer oupload do projeto, que pode ser gravado em arquivo PDF, JPG ou ZIP. (Promoview)


 


FIP CONCEDE DESCONTO PARA INSCRIÇÕES


 


O FIP – Festival Íbero Americano de Promociones & Eventos, a mais tradicional premiação de marketing promocional para agências especializadas das Américas, Estados Unidos, Europa e África, que chega a sua 14ª edição em 2013, confirmou que estará concedendo 15% de desconto para inscrições realizadas até 31/05.


 

Para facilitar a tarefa de inscrição por parte das agências brasileiras, a organização informou também que a apresentação de pranchas digitais, vídeos e descrição das ações poderão ser feitas até 31/08. Este movimento tem como objetivo garantir uma condição financeira especial aos participantes flexibilizando a apresenteção dos cases.

 

Os valores variam de 265 a 450 dólares americanos por inscrição, dependendo da categoria onde o case será apresentado. Há também condições especiais de valores para o caso de um número maior de inscrições por agência. Podem ser inscritos trabalhos realizados entre janeiro de 2012 e julho de 2013.

O período se justifica para aproveitar as estações de verão e inverno que se alternam nos dois hemisférios onde estão localizadas as agências participantes.

O FIP é um festival que analisa os participantes por meio de um julgamento que valoriza as melhores ideias e a execução. Os mais expressivos são premiados nas disciplinasmarketing promocional, marketing do ponto de venda, eventos, marketing direto, marketing interativo, comunicações integradas de marketing, design e publicidade não convencional totalizando 112 categorias, proporcionando um amplo e relevante reconhecimento internacional que certifica qualidade e originalidade.

 

A criteriosa seleção do júri reúne anualmente cerca de 70 profissionais de 15 países que realizam a avaliação dos trabalhos virtualmente. A assertividade da organização tem atraído mais agências a cada ano que passa.  

 

Em 2012 foram 680 trabalhos com entradas oriundas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Moçambique, Estados Unidos, Equador, México, Panamá, Perú e República Dominicana.

O festival é dividido em 13 disciplinas compostas de categorias especializadas. No total são premiadas 112 categorías que recebem estatuetas de Ouro e Prata e diplomas aos Bronzes.

A pontuação total dos participantes nas diversas categorias de cada uma das 13 disciplinas elege os Grand Prix, premiados com um troféu confeccionado em cristal.

 

Além dos Grand Prix em cada uma das 13 categorias, são premiados também os Grand Prix das regiões que integram a premiação: Mercosul, Região Andina, América do Norte, América Central, Caribe e Europa. Veja todos os prêmios clicando aqui.

A organização premia ainda categorias especiais: Melhor Acão de Marketing Promocional de Iberoamérica, Melhor Ação de Promoção em Ponto de Venda de Iberoamérica, Melhor Ação de Marketing Infantil de Iberoamérica, Melhor ação de Marketing Esportivo de Iberoamérica, Melhor Evento de Iberoamérica e Melhor Ação de Marketing Directo de Iberoamérica, Melhor Ação de Marketing Interactivo de Iberoamérica

Todo o sistema de premiação atribui pontos que qualificam os cases nos diversos níveis de premiação. A soma da pontuação total concede à agência com maior pontuação o FIP Marketing Cup.

Ao estilo do troféu da Copa Libertadores da América de Futebol, o FIP Marketing Cup exibe as placas com o nome de todas as agências vencedoras anualmente desde 1999, sendo exibido de forma itinerante por todos os países participantes.

Em 2012, pela primeira vez uma agência brasileira colocou seu nome neste troféu,

 Agenda Flexível Facilita a Participação

 A organização do FIP compreende a realidade das agências promocionaisindependentes de pequeno e médio porte que encontraram nesta premiação um excelente espaço para medir a capacidade criativa e de execução de suas equipes para demonstrar aos seus clientes a qualidade do seu trabalho em nível mundial.

 

Por este motivo estabeleceu uma agenda flexível que facilita a participação e apresentação dos cases dentro de prazos exequivieis e fáceis de serem cumpridos.

Desta forma até 31/05, as agências confirmam sua participação por meio do pagamento da taxa de inscrição com um grande desconto concedido pela organização.

Após 31/05, e até 31/08, os participantes têm um execelente prazo para organizarem as apresentações que serão submetidas aos jurados. Além disso, neste período ainda podem realizar inscrições, sem o desconto de 15% mas com redução nos valores de inscrição dentro de condições especiais por quantidade de inscrições realizadas.

Em outubro, a organização divulga o short list em todas as categorias. Com isso, os participantes podem planejar com antecedência a viagem para Buenos Aires onde é feita a revelação dos ganhadores na Noite de Gala do FIP, realizada no final do mês de novembro. (Promoview)

Nenhum comentário:

Postar um comentário