Quem tem agência ou é criativo, ainda que freela, já deve
ter passado pela incômoda, decepcionante e revoltante situação de ter uma
ideia, projeto, ou parte dele, roubado – até procurei uma palavra menos forte
para usar, me sugeriram “apropriado”.
Portanto, se alguém fez isso sem
querer, leia apropriado no lugar de roubado, ok? Mas só se foi sem querer. -,
por cliente, colega e até, pasmem, outra agência.
É que virou norma, coisa corriqueira
mesmo, pegar uma ideia dos outros, em parte ou na totalidade, e apresentá-la,
ou executá-la, como se sua fosse. É cliente fazendo isso em concorrência para
entregar a quem cobrou menos ou agência amiga que “ganhou a concorrência com
ideia ruim” para produzi-la.
Cliente que pega fornecedor que não conhecia e liga direto para negociar
trabalho, bypassando agência (Detalhe. Nunca teria conhecido o
fornecedor, óbvio, se a agência que o chamou para o trabalho não o tivesse
escolhido (melhor dizendo agenciado, essa é sua função), depois de pesquisa,
criatividade, trabalho, esmero e/ou cuidado para seu evento ou ação.
E ainda tira marra com os colegas,
dizendo que conhece fornecedores ótimos e baratinhos, até abrir sua própria
agência para atender o cliente, onde trabalhava – coisa que, aliás, também está
na moda) e mais um monte de coisas cabulosas que não caberiam no texto.
Pior mesmo são as agências que fazem
isso. Ou porque seus profissionais, se é que esse nome lhes cabe, saem de
outras agências e levam consigo ideias dos outros colegas que usam nas atuais
como se suas fossem, ou mesmo donos de agências que pedem isso a seus
funcionários, incentivam inclusive a prática, que peguem ideias de outros, para
que a criação fique baratinha.
Prejudicam pessoas, o mercado e mostram
total falta de ética, caráter, e, lógico, talento.
Já passei por isso, claro, com um cliente gigante do ramo de beleza,
cabelos, cosméticos etc., e, mais recentemente, com uma empresa que produz
impressoras, projetores eescaners, numa ação feita para uma feira em São
Paulo, quando, no sufoco, nos procuraram, em cima da hora, para propor uma ação
que desse visibilidade a seu
estande.
Em dois dias (dois, vejam bem.) demos
duas soluções. Toparam a do robô que fez um tremendo sucesso, encheu o estande
e potencializou a marca, a ponto de recebermos parabéns deles e até de
concorrentes, para, em seguida, pararem de nos responder, quando nos pediram
orçamento para outra feira, e procurarem o fornecedor direto. Cliente e
fornecedor com atitude feia, mas vida que segue.
Estar filiado à Ampro era o único, e
bom, caminho para se tentar resolver questões como essa e ainda recomendo
entrar para a entidade como solução relevante, pois só uma entidade forte pode
nos dispensar da necessidade de ato jurídico, por exemplo.
Mas, agora, surgiu uma opção interessante, acessível e de grande valia,
o C A R E –Cadastro de Registro de Eventos e Projetos.
Tinha ouvido falar dele e ontem li no Promoview sobre o assunto e me aprofundei nele.
Lançado recentemente num encontro, o C A R E surgiu com o intuito de oferecer
ao mercado uma forma segura, prática e acessível para registro de projetos
diversos, desde simples ideias até campanhas inteiras que você tenha preparado
para participar de concorrências, por exemplo.
O legal do C A R E é que ele passa a
ser um caminho interessante para você poder fazer pressões a fim de resguardar
seus direitos junto a clientes, colegas e agências que não sejam éticos, tanto
pela via do contato inicial direto para resolver sem problemas, quanto pela via
jurídica, agora com um documento de registro válido.
Isso porque, quando você faz upload do
seu projeto ou ideia no sistema ele gera um selo com o código relativo àquele
cadastro, que pode ser anexado aos materiais apresentados nas concorrências,
como um aviso de que o projeto foi previamente registrado em determinada data e
horário, num servidor específico e praticamente inviolável.
O criador do Sistema, Gilberto Perussi, informa que ele
será integrado à Biblioteca Nacional de Eventos e Turismo 100% digital,
ainda em criação, o que tornará o C A R E muito mais efetivo
Bom, como não ganho nada, infelizmente
diga-se de passagem, para fazer publicidade de ninguém, a minha intenção é que
vocês tenham caminhos (canso de falar na Ampro), como eu, para resolver esse
câncer do nosso mercado, aqui vai a dica.
Ah!, tem custo sim, antes que me
perguntem. É algo em torno de R$ 80,00, o que me parece legal, pois, é claro,
não vamos ficar colocando qualquer coisa num cadastro desses para gastar grana.
O valor depende também do tempo que você quer deixar o projeto no sistema.
Eu vou testar o programa e depois digo
como foi. Se for ruim, aviso vocês sem medo. Se for bom, grito alto. Mas, pelo
que li e ouvi, parece ser uma grande solução de resguardo da autoralidade para
agências de todo o porte e criativos que não tinham caminho.
Que pena, né? Com tanta coisa legal pra
gente falar aqui, temos que tocar num assunto como esse, falta de ética, mas…
fica o alerta aos ‘Mickeys’ do mercado:Ainda vai ter queijo de qualidade, mas a geladeira tá ficando difícil de acessar e a ratoeira, poderosa, mortal e de alto custo para sair dela. (Tony Coelho, no Promoview)
FOFO USA MASCOTE E ESPALHA
FOFURA
Quem não valoriza um abraço gostoso?
Ainda mais do urso da marca de amaciantes Fofo. Com o objetivo de aumentar o
conhecimento da marca e se aproximar cada vez de seus consumidores, a marca
está trazendo para o Brasil uma ação global: o urso Fofo. O mascote estará em São
Paulo e Recife distribuindo abraços perfumados, fofuras e amostras
de Fofo Concentrado para seus consumidores e fãs.
Com tantos abraços, a marca desenvolveu
o “Abraçômetro”, que irá calcular o número de abraços que o mascote receberá. A
quantidade de abraços será convertida em milhas para que ele possa continuar
sua jornada por outros países. O Fofo já percorreu países como os Estados
Unidos, França, Holanda, Espanha e muitos outros.
O mascote, que é uma criança carinhosa,
também fará ações sociais. Ele doará ursinhos e mini-travesseiros em formato de
pelúcia - perfumados com a fragrância de Fofo -; além de pelúcias doadas pelos
fãs e unidades de amaciantes em duas instituições parceiras da Fundação Abrinq:
a ASA – Associação Santo Agostinho, em São Paulo no dia 13/05, e o Instituto
Santo Amaro, em Recife, no dia 15/5.
Na ação “Fofo tour”, as consumidoras
receberão amostras do Fofo Concentrado Tradicional, que contém microcápsulas
com fragrância floral clássica e nuances frutais para que o perfume permanece
por muito mais tempo nas roupas, garantindo 14 dias de perfume.
A marca Fofo foi lançada no Brasil em 1979 e
adquirida pela então Gessy Lever em 1985. A partir desta aquisição, a marca foi
continuamente evoluindo, com novas fórmulas, embalagens e variantes, sempre com
foco no carinho e suavidade que transmite às roupas.
Uma de suas principais inovações foi o lançamento do
Fofo Concentrado, em 2010, reforçando a agenda pioneira de sustentabilidade da
Unilever e auxiliando no processo de migração da categoria com uma opção mais
econômica para as consumidoras e com claros benefícios para o meio ambiente.
O Fofo Concentrado com cápsulas com perfume está
disponível nas variantes: Tradicional, Flor de Maracujá e Margaridas, Cheirinho
de Bebê e Flor de Cerejeira e Lavanda. Todas as versões em garrafa 500ml sendo
que a variante Tradicional tem ainda embalagens de 2 litros e em refil de 500ml
e 1litro.
M|CHECON, REFERÊNCIA MUNDIAL EM CENOGRAFIAQuem frequenta, trabalha ou vive na órbita dos grandes eventos e ações promocionais já se acostumou a curtir cenografias monumentais e ultracriativas, seja em formato de palco, estande, corredores de entrada, quiosques ou mesmo displays de pequeno tamanho e grande inspiração no projeto e execução.
Isso porque instalações cenográficas viraram itemobrigatório em qualquer inciativa promocional, seja para o público interno ou externo das grandes corporações.
Para colocar de pé estas verdadeiras obras
primas com tempo de vida contado, é necessário um trabalho especializado.
Centenas de estruturas pelo Brasil desenvolvem diariamente projetos de cenografia
promocional por meio de
marcenaria, carpintaria e pintura seguido de logística, montagem e acabamento.
Criada em 2005, a empresa atua hoje no Brasil, com incursões
em diversos países, tendo como base o quartel general
localizado em um galpão com mais de 16 mil m², onde são criados e
produzidos os mais inusitados e diferentes projetos com toda a estrutura
necessária para atender as maiores empresas e agências. promocional com atuação no Brasil e Exterior.
Desta forma, todas as impressões, plotters,
adesivos, banners e toda a comunicação
visual são realizadas pela Santa
Luzia, estrutura dotada com as
mais modernas máquinas e os mais experientes profissionais, que possibilitam
que a qualidade das imagens seja expressiva.
Com essas
características de organização coesa e produtiva, e com uma liderança que
conduz as pessoas para os resultados buscados de forma que as desenvolva e
motive, a M|Checon se tornou uma das maiores empresas do segmento.
Desta maneira, seus profissionais dão
sequência à trajetória do grupo que já realizou mais de 5.200
projetos, totalizando 400 mil m2 construídos
em centenas de eventos espalhados por todos os 25 Estados brasileiros além
de sete países consolidando uma referência mundial importante neste setor
para o Brasil.
Por isso,
empresas como Samsung, P&G, Nestlé, Chanel, Vivo Open
Air, Lollapalooza, Rock in Rio, Planeta Terra, Santander, Schutz, Salão do
Automóvel e São Paulo Fashion Week confiam a contam com a M.Checon para o
desenvolvimento dos seus projetos. Promoview)
2º
PPGEQ-UFSCar INTRERNATIONAL WORKSHOP O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (PPGEQ/UFSCar) promove o 2º International Workshop: Advances in Industrial Biotechnology.
As
palestras serão apresentadas por especialistas de renome mundial na área de
biotecnologia, provenientes de oito países. Entre os palestrantes estão Johan
Thevelein, da Bélgica, John M. Woodley, da Dinamarca, e Michael R. Ladisch, da
Purdue University, dos Estados Unidos.
O foco do
evento é a área de bioprocessos, abrangendo aplicações em diversos setores,
como o de biocombustíveis, a indústria farmacêutica e a de alimentos. A
inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. O prazo para inscrição é 15
de julho.
PARA INIBIR O PLÁGIO
Quanto vale ter um projeto ou campanha protegidos,
especialmente face ao atual modelo de concorrências altamente predatório
praticado pelo mercado de eventos e ações promocionais?
Quem nunca teve uma ideia copiada, ao menos parcialmente, depois de perder uma negociação, que atire a primeira pedra.
A partir de agora o mercado
de live marketing ganha uma nova ferramenta para inibir
plágios desleais. O C A R E
– Cadastro de Registro de Eventos, Projetos e Ideias, nasce sob o comando
dos sócios Sergio
Bianchini e Gilberto
Perussi, que também é CEO do Grupo Memories.
O sistema foi lançado durante o Fórum
Eventos 2013, encontro internacional das empresas, entidades e profissionais
de eventos realizado em
São Paulo. No painel específico
sobre criatividade
em eventos, Perussi teve a oportunidade de
apresentar o funcionamento para uma platéia com mais de 500 profissionais.
Após a elogiada apresentação, Perussi conversou com a
reportagem do Promoview.
Promoview: O que
originou a criação do seu sistema para registro de ideias?
Gilberto
Perussi: Tenho 28 anos no
segmento de eventos presenciando as mais descaradas formas de plágio de
campanhas e ideias que qualquer pessoa possa imaginar. Já tivemos caso de um
projeto literalmente copiado sendo executado por outra empresa que venceu a
concorrência pelo preço. Simplesmente entendemos que esse tipo de prática
precisa ser freada de uma vez por todas no segmento.
Promoview: Isso
tem valor. Um negócio desenvolvido por gente do mercado. Explique o
funcionamento do C A R E.
Gilberto
Perussi: O C A R E surgiu para oferecer ao mercado uma forma
segura, prática e acessível para registro de projetos diversos, sejam apenas
ideias ou até campanhas inteiras criadas para apresentação em concorrências. Não existe um INPI para propriedade intelectual.
Quando uma agência tem uma ideia copiada,
ela não pode sequer discutir judicialmente se não houver um registro de
anterioridade, ou seja, se não puder comprovar que é realmente a criadora
daquele projeto ou autora da ideia.
Criamos então um sistema seguro em que o
profissional pode facilmente fazer o upload da sua ideia ou projeto e manter seu
conteúdo restrito pelo tempo que necessitar, com acesso exclusivo mediante
senha e sem possibilidade de alteração.
Ao subir o conteúdo, o sistema gera um
selo com o código relativo àquele cadastro, que pode ser anexado aos materiais
apresentados nas concorrências, como um aviso de que o projeto foi previamente
registrado.” em determinada data e horário.
Promoview: Você destaca a
segurança no funcionamento
do C A R E. Fale um pouco mais sobre este aspecto.
Gilberto
Perussi: O sistema C A
R E está disponível em www.careonline.com.br
Para cadastrar
projetos ou ideias é necessário preencher um formulário on-line e fazer oupload do projeto, que pode ser gravado em
arquivo PDF, JPG ou ZIP. (Promoview)
FIP CONCEDE DESCONTO PARA INSCRIÇÕES
O FIP – Festival Íbero Americano de Promociones
& Eventos, a mais
tradicional premiação de marketing promocional para agências
especializadas das Américas, Estados Unidos, Europa e África, que chega a sua
14ª edição em 2013, confirmou que estará concedendo 15% de desconto para
inscrições realizadas até 31/05.
Para facilitar a tarefa de inscrição por parte das agências
brasileiras, a organização informou também que a apresentação de pranchas
digitais, vídeos e descrição das ações poderão ser feitas até 31/08. Este movimento tem como objetivo garantir uma condição
financeira especial aos participantes flexibilizando a apresenteção dos cases.
Os valores variam de 265 a 450 dólares americanos por inscrição,
dependendo da categoria onde o case será apresentado. Há
também condições especiais de valores para o caso de um número maior de
inscrições por agência. Podem ser inscritos trabalhos realizados entre janeiro
de 2012 e julho de 2013.
O período se justifica para aproveitar
as estações de verão e inverno que se alternam nos dois hemisférios onde estão
localizadas as agências participantes.
O
FIP é um festival que analisa os participantes por meio de um julgamento que
valoriza as melhores ideias e a execução. Os mais expressivos são premiados nas
disciplinasmarketing promocional, marketing do ponto de venda,
eventos, marketing direto, marketing interativo, comunicações integradas de
marketing, design e publicidade não convencional totalizando 112 categorias,
proporcionando um amplo e relevante reconhecimento internacional que certifica
qualidade e originalidade.
A
criteriosa seleção do júri reúne anualmente cerca de 70 profissionais de 15
países que realizam a avaliação dos trabalhos virtualmente. A assertividade da
organização tem atraído mais agências a cada ano que passa.
Em
2012 foram 680 trabalhos com entradas oriundas do Brasil, Argentina, Bolívia,
Chile, Colômbia, Espanha, Portugal, Moçambique, Estados Unidos, Equador,
México, Panamá, Perú e República Dominicana.
O festival é dividido em 13 disciplinas
compostas de categorias especializadas. No total são premiadas 112 categorías
que recebem estatuetas de Ouro e Prata e diplomas aos Bronzes.
A pontuação total dos participantes nas diversas categorias de cada uma
das 13 disciplinas elege os Grand Prix, premiados com um
troféu confeccionado em cristal.
Além dos Grand Prix em cada uma das 13 categorias, são premiados também
os Grand Prix das regiões que integram a premiação: Mercosul, Região
Andina, América do Norte, América Central, Caribe e Europa. Veja todos os prêmios clicando aqui.
A organização premia ainda categorias
especiais: Melhor Acão de Marketing Promocional de Iberoamérica, Melhor Ação de
Promoção em Ponto de Venda de Iberoamérica, Melhor Ação de Marketing
Infantil de Iberoamérica, Melhor ação de Marketing Esportivo de
Iberoamérica, Melhor Evento de Iberoamérica e Melhor Ação de
Marketing Directo de Iberoamérica, Melhor Ação de Marketing Interactivo de
Iberoamérica
Todo o sistema de premiação atribui
pontos que qualificam os cases nos diversos níveis de
premiação. A soma da pontuação total concede à agência com maior pontuação
o FIP Marketing Cup.
Ao estilo do troféu da Copa
Libertadores da América de Futebol, o FIP Marketing Cup exibe as placas
com o nome de todas as agências vencedoras anualmente desde 1999, sendo
exibido de forma itinerante por todos os países participantes.
Em 2012, pela primeira vez uma agência brasileira colocou seu nome
neste troféu,
Por este motivo estabeleceu uma agenda flexível que facilita a
participação e apresentação dos cases dentro de prazos
exequivieis e fáceis de serem cumpridos.
Desta forma até 31/05, as agências
confirmam sua participação por meio do pagamento da taxa de inscrição com um
grande desconto concedido pela organização.
Após 31/05, e até 31/08, os
participantes têm um execelente prazo para organizarem as apresentações que
serão submetidas aos jurados. Além disso, neste período ainda podem realizar
inscrições, sem o desconto de 15% mas com redução nos valores de inscrição
dentro de condições especiais por quantidade de inscrições realizadas.
Em outubro, a organização divulga o short list em todas
as categorias. Com isso, os participantes podem planejar com antecedência a
viagem para Buenos Aires onde é feita a revelação dos ganhadores na Noite de Gala do
FIP, realizada no final do mês de novembro. (Promoview)
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