Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2013

UM MOMENTO DE ATENÇÃO E DE PRECAUÇÃO


 
Eu tenho acompanhado com preocupação as últimas noticias que tenho lido aqui noPromoview sobre acidentes em eventos de grande porte. Acredito que cada acontecimento negativo reflete em nosso setor como um todo. Por isso escrevi este artigorevisando alguns pontos que os bons profissionais seguem a risca e que devem sempre ser relembrados.
Como ponto de partida de cada projeto a segurança deve ser minuciosamente planejada, item por item, desde a primeira leitura do briefing. Toda boa agência gestora de eventos, conhece a importância de itens como extintores de incêndio, gerador dedicado, unidade de saúde com médico, brigada de incêndio, protetores de segurança para os profissionais de montagem (cintos, luvas, capacetes, protetores auriculares, escadas apropriadas, entre outros) e até um plano B para locais abertos em caso de chuva, só para citar alguns.

O que fazemos com excelência, é submeter cada projeto a um olhar diferente, atento e criterioso, pensando preventivamente a execução do evento, considerando todas as suas peculiaridades. Afinal, cada evento oferece seus próprios desafios. Você esta envolvido em um evento? Veja alguns exemplos complexos e outros muito simples, os quais, infelizmente, poucos profissionais da área consideram:
• A visita técnica deve ser feita por um time multidisciplinar, para ter diversos pontos de vista.
• Já conheceu o local? Realize visitas ao dia, à noite e, em muitos casos, quando estiver chovendo. Antecipar vazamentos, goteiras e possíveis barulhosº é muito importante.
• Chove muito no local? Não deixe de verificar o curso da água.

• SUA EQUIPE ESTÁ FAMILIARIZADA COM TODAS AS VARIÁVEIS CLIMÁTICAS DO LOCAL. VENTO? SOL? UMIDADE? TUDO FAZ DIFERENÇA.

• HÁ NECESSIDADE DE INSTALAR UM PARA-RAIOS? EM ALGUMAS REGIÕES, ELES SÃO ESSENCIAIS.

• ANALISOU CAUTELOSAMENTE O ACESSO AO LOCAL, LEVANDO EM CONTA O PORTE DOS VEÍCULOS?

• O EVENTO PRECISA DE UMA COBERTURA? VERIFIQUE SE É PRECISO NIVELAR O PISO DO LOCAL. SEU PARCEIRO DE AUDIOVISUAL DEVE ALINHAR, JUNTO AO ENGENHEIRO/RESPONSÁVEL PELO ESPAÇO, A CAPACIDADE DE SUSTENTAÇÃO DE PESO NO SOLO E EM SUA ESTRUTURA.

• É CLARO QUE VOCÊ FOI ORIENTADO, JUNTO A UM ENGENHEIRO, PARA A CORRETA VISTORIA E REQUISIÇÃO DOS LAUDOS TÉCNICOS, CONSIDERANDO AS PLANTAS HIDRÁULICAS, ELÉTRICAS, GÁS, ENTRE OUTRAS, NÃO FOI?

• UM ELETRICISTA DEVE VERIFICAR E ATESTAR O BOM FUNCIONAMENTO DAS TOMADAS DO LOCAL, BEM COMO A INSTALAÇÃO JUNTO AO GERADOR/EQUIPAMENTOS.

• AS SAÍDAS DE EMERGÊNCIA SÃO SUFICIENTES? ELAS ESTÃO FUNCIONANDO E DESBLOQUEADAS? ACREDITE, PARECE ÓBVIO, MAS EM MUITOS CASOS ISSO NÃO ACONTECE.

• E O PISO? É ESCORREGADIO EM ALGUNS TRECHOS? É NECESSÁRIO IDENTIFICÁ-LOS E INSTALAR ADESIVOS ANTIDERRAPANTES.

• SEUS PRODUTORES FIZERAM UM TREINAMENTO BÁSICO DE COMO PROCEDER EM CASO DE EMERGÊNCIA? ELES ESTÃO DEVIDAMENTE UNIFORMIZADOS E PORTANDO RÁDIOS PARA FÁCIL VISIBILIDADE E COMUNICAÇÃO?

• JÁ SABE ONDE ESTÃO LOCALIZADOS OS HOSPITAIS DA REGIÃO, BEM COMO QUAL É O PLANO DE SAÚDE UTILIZADO PELO CLIENTE?

• EXISTE ENTRE OS CONVIDADOS, ALGUÉM QUE NECESSITA DE CUIDADOS ESPECIAIS, COMO CADEIRANTES OU DEFICIENTES VISUAIS? CADA UM PEDE UM CUIDADO ESPECÍFICO. CADEIRANTES, POR EXEMPLO, PRECISAM DE RAMPAS DE ACESSO; DEFICIENTES VISUAIS DEVERÃO SER ASSISTIDOS COM PISO TÁTIL, ADESIVOS EM BRAILE, GUIAS DE ÁUDIO E, INCLUSIVE, PROMOTORES TREINADOS.

• HÁ PONTOS CEGOS OU COM POUCA VISIBILIDADE NO ESPAÇO? ISSO PODE ATRAPALHAR MUITO.

• HÁ ALGUM TIPO DE INTERFERÊNCIA NA COMUNICAÇÃO VIA RÁDIOS, CELULARES E INTERNET NOS LOCAIS ACESSÍVEIS AOS CONVIDADOS?

• VERIFICOU A LIMPEZA E O BOM FUNCIONAMENTO DO LOCAL, QUANTO A POSSÍVEIS MAUS CHEIROS (VINDOS DE AMBIENTE EXTERNO/INTERNO)? CAIXA DE GORDURA, ESGOTO OU RIOS PRÓXIMOS PODEM CRIAR PROBLEMAS. ANALISE E LEMBRE-SE: A EQUIPE DE LIMPEZA DEVE ESTAR SEMPRE A POSTOS, ALÉM DE PRODUTOS ESPECÍFICOS.

• VOCÊ VERIFICOU, EM SUA VISITA TÉCNICA, O SISTEMA DE AR-CONDICIONADO, BEM COMO SUA POTÊNCIA E BOM FUNCIONAMENTO?

• ANTECIPE! TEM OUTROS PROJETOS SENDO EXECUTADOS NO LOCAL/HOTEL? TENHA EM MENTE O PROJETO COMO UM TODO: O QUE ACONTECERÁ ANTES, DURANTE E DEPOIS DE SEU EVENTO. FAZENDO ISSO, PODERÁ ANTEVER EMPECILHOS E DESENVOLVER MELHOR SUAS IDÉIAS.

• ALÉM DESTAS CONDUTAS, VALE SALIENTAR QUE DEVEMOS UTILIZAR SEMPRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA MONTAGEM DOS EVENTOS. PARA CENOGRAFIA, POR EXEMPLO, DEVEMOS USAR MATERIAIS (MADEIRA, LONA, PAPELÃO, PET, ETC) COM PROCEDÊNCIA CERTIFICADA E DESTINO ECOLOGICAMENTE CORRETO.

Se você já pensou nisso, ótimo! Caso negativo, sugiro buscar mais conhecimento para a segurança de seus convidados em seu próximo projeto. E eu espero sinceramente que desapareçam as notícias sobre incidentes e acidentes que prejudicam a imagem do nosso setor de live marketing. (Texto de João Mário Martins, diretor executivo da D\mattos Promotion, divulgado pela Promoview)
 
SUSTENTABILIDADE, O DIFERENCIAL DO NEGÓCIO
Saber ouvir, coragem para adotar mudanças e tomar atitudes que podem enfrentar resistências, ter comportamentos coerentes e agir conforme seus valores e crenças, olhar o mundo e os negócios sob uma nova perspectiva. A orientação sobre como inserir a sustentabilidade no cerne dos negócios foi dada no dia 6 de março, pelo consultor Ricardo Voltolini, no encontro regional Plataforma Liderança Sustentável, que ocorreu em Joinville.

O evento, realizado em parceria com o SESI, mostrou experiências de líderes empresariais para a adoção de atitudes socialmente responsáveis. "Enfrentaremos problemas na assistência médica, na energia e no meio ambiente. Está nas mãos dos líderes da iniciativa pública e privada conduzir ações para minimizar os efeitos dessas crises", destacou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, durante a abertura.

João Carlos Brega, presidente da Whirlpool, apresentou uma análise sobre a evolução do conceito de sustentabilidade e o engajamento de líderes e fornecedores da empresa. "A sustentabilidade faz parte do pilar de negócios da Whirlpool. Sustentabilidade é diferencial de negócio e permite dar maior retorno para acionistas", afirmou Brega. Nesse cenário, para garantir a sustentabilidade de seu negócio, a Whirlpool não só engaja seus líderes e funcionários na causa como também todos os envolvidos para a questão econômica, social e ambiental. Por meio de uma auditoria, fiscaliza se seus fornecedores atendem aos critérios de economia verde da empresa. Na cadeia do aço, por exemplo, sete companhias já os cumprem e seis se comprometeram a caminhar na mesma direção.

Ricardo Voltolini, idealizador da Plataforma Liderança Sustentável e autor do livro Conversas com Líderes Sustentáveis, falou sobre como líderes sustentáveis pensam, agem e tomam decisões. Foram apresentadas 10 histórias de líderes inspiradores que fizeram transformações nas suas empresas para a sustentabilidade. Segundo o consultor, um líder sustentável é aquele que acredita e pratica a ética, a transparência, respeita a diversidade e o meio ambiente. "Esses líderes são coerentes no que dizem e no que fazem, colocam a sustentabilidade no centro da gestão dos negócios, e isso não é uma tarefa simples. O exemplo de 10 líderes empresariais consagrados mostra que competitividade e sustentabilidade caminham juntas", falou.

Além das palestras, os participantes contaram, ainda, com um workshop na parte da tarde sobre Desafios de Sustentabilidade. Cerca de 200 gestores e consultores discutiram cases selecionados e atuaram em dinâmicas de grupo voltadas para a conscientização da importância de se inserir o tema no negócio. O treinamento destacou o perfil do líder sustentável e os caminhos para sua formação.

Convênio

Durante o encontro, também foi firmado convênio entre o SESI Santa Catarina e a FEE Brasil - Força Empresarial para Emergências para a elaboração de estudos, identificação de riscos de desastres naturais e organização de planos de emergência. Além disso, prevê a transferência de conhecimento para o atendimento nas unidades do SESI, junto aos seus colaboradores e trabalhadores da indústria envolvidos em situações de emergência em decorrência de desastres naturais, nos municípios de Blumenau e Rio do Sul.

O SESI Santa Catarina

O SESI/SC desenvolve produtos que auxiliam a indústria catarinense na adoção de um modelo de gestão voltado para a sustentabilidade. As soluções oferecidas pela entidade possibilitam às empresas a incorporação de valores sociais, éticos e ambientais no desenvolvimento dos negócios. Para isso, a entidade coloca à disposição das empresas produtos como a Gestão da Responsabilidade Corporativa visando à sustentabilidade da empresa e da sociedade, por meio do cuidado constante com a qualidade dos relacionamentos com todos os seus públicos. Já o Relatório de Sustentabilidade divulga resultados sobre o desempenho social, ambiental e econômico da empresa, apresentando-se como uma ferramenta de gestão. O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho, é outra ferramenta de diagnóstico e autoavaliação para as indústrias que propõe às empresas reflexões sobre processos de gestão relacionados à sustentabilidade e à qualidade de vida no ambiente laboral.
(Fonte: Fiesc).

MERCADO DE LUXO PARA PRODUTOS DE COZINHA

O mercado de luxo voltado para a gastronomia deixou de ser representado apenas por pratos requintados, hoje essa modalidade passa a dividir espaço com os eletrodomésticos refinados para, além da tecnologia, levar glamour e elegância para as cozinhas brasileiras.

O setor de luxo no Brasil fechou o ano de 2012 com 8% de crescimento, o que equivale R$ 20,1 bilhões, segundo a MCF Consultoria, especializada na área. Para as marcas De’Longhi e Kenwood o ano de 2012 foi de sucesso, reconhecimento e crescimento. “Em 2012 nossas vendas líquidas totalizaram 40 milhões e a expectativa para 2013 é crescer 50 milhões, sendo 25% desse aumento motivado pela chegada da Kenwood”, explica Antonio Ferraiuolo, CEO do Grupo De’Longhi/Kenwood Brasil.

Segundo Ferraiuolo, mesmo com a vinda da Kenwood e de outras marcas, a comparação de produtos para este segmento é mínima em relação ao o que há no exterior e, quando o assunto é luxo na cozinha, o Brasil está em seus primeiro passos.

A marca italiana de máquina de café e eletroportáteis De’Longhi adquiriu a marca britânica Kenwood, conhecida na Europa como líder em vendas de produtos de luxo para cozinha. Enquanto a De’Longhi atinge do varejo comum ao mercado de luxo, a Kenwood chega ao país para apostar em tecnologia inovadora e design sofisticado. Um exemplo de destaque da marca é a planetária Cooking Chef, que substitui muitos utensílios na cozinha, inclusive o fogão.         

 Além da Cooking Chef, a Kenwood traz ao mercado a excentricidade das cores aliadas a tecnologia com a linha kMix: torradeira, Kettle e cafeteira. E o Triblade, que possui um design único, opera com 3 lâminas, é mais potente e eficiente na hora de triturar/misturar os alimentos.

      A marca tem todo o cuidado ao elaborar seus produtos. “Do conservador ao mais moderno, pensamos em cada detalhe e em cada modelo minuciosamente, levando sempre em consideração a tendência do mercado e suas inspirações”, acrescenta Ferraiuolo. 

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

 O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE lançou o Concurso de Fotografia UNIFEBE 40 anos, a fim de comemorar o aniversário da instituição e estimular a cultura, o lazer, e o desenvolvimento da criatividade e de observação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10 de junho  no site da instituição. Podem participar acadêmicos, egressos, professores, funcionários e a comunidade em geral. Cada participante pode inscrever até três fotografias em preto e branco ou colorida, digitais, com tamanho entre 1 e 5 megapixel.  Detalhes:  (47) 3211-7223.

PESQUISADORES LANÇAM REVISTA SOBRE AUTISMO

(Texto de Elton Alisson, distribuído pela Agência FAPESP)  A pesquisa sobre o transtorno do espectro autista – uma disfunção global do desenvolvimento que afeta as capacidades de comunicação, socialização e comportamento de milhares de pessoas em todo o mundo – vem obtendo avanços nos últimos anos que apontam para a melhoria da avaliação e do tratamento do distúrbio comportamental.

Alguns dos resultados de estudos realizados nesse campo do conhecimento são publicados em diversas revistas científicas internacionais.

Nenhuma dessas publicações, no entanto, é direcionada especificamente à divulgação de resultados de pesquisas relacionadas à análise do comportamento para avaliação e tratamento do transtorno do espectro autista.

“Há várias revistas científicas internacionais sobre autismo, que abrangem diferentes áreas, mas nenhuma delas tem ênfase na análise do comportamento de indivíduos com o transtorno do espectro autista”, disse Celso Goyos, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), à Agência FAPESP.

De modo a suprir essa carência, Goyos e um grupo de pesquisadores de diferentes países lançou uma revista científica internacional on-line com esse foco.

Intitulado International Journal of Behavior Analysis & Autism Spectrum Disorders (IJOBAS), operiódico, de livre acesso, publicará artigos originais sobre pesquisas aplicadas, translacionais ou experimentais na área.

“Nós pretendemos atrair artigos de qualidade sobre pesquisas relacionadas especificamente à análise do comportamento, que possam ser utilizadas para avaliação e tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista e, ao mesmo tempo, deixar espaço para outras publicações, que têm a intenção de serem mais abrangentes, abarcarem outras áreas”, afirmou Goyos.

ESPCA sobre Autismo

De acordo com o pesquisador, o periódico é resultado de um projeto idealizado há vários anos, que por diversas razões se concretizou por meio da realização de uma Escola São Paulo de Ciência Avançada: Avanços na Pesquisa e no Tratamento do Comportamento Autista (ESPCA Autism), na UFSCar, no início de 2012.

Realizado no âmbito da ESPCA, modalidade de apoio da FAPESP, o evento foi organizado por Goyos em parceria com os pesquisadores Caio Miguel, da California State University, e Thomas Higbee, da Utah State University, dos Estados Unidos, e reuniu aproximadamente 60 convidados estrangeiros, provenientes, principalmente, da América do Norte e da Europa.

Uma das questões que os pesquisadores discutiram durante o encontro foi a necessidade de se criar meios de divulgação dos resultados das pesquisas realizadas na área de análise do comportamento de autistas, em que a maioria dos convidados do evento atua.

Com base nas discussões, os organizadores da ESPCA sobre autismo decidiram publicar um livroon-line – que está em processo de edição e, possivelmente, será de livre acesso – sobre os trabalhos apresentados durante o encontro.

Na avaliação deles, contudo, há um número expressivo de estudos em andamento que necessitaria de mais publicações. Com base nessa constatação, decidiram lançar uma revista científica específica sobre o assunto.

“Existe apoio empírico robusto e abundante para a eficácia da abordagem comportamental aplicada ao tratamento do transtorno do espectro autista”, afirmou Goyos.

Revista internacional

Para lançar a revista, foi formado um corpo editorial composto por Goyos, como editor-chefe, além de Higbee e Brian Iwata, da Universidade da Flórida (EUA), Jeff Sigafoos, da Victoria University of Wellington (Nova Zelândia), Neil Martin, da Queens University e da Universidade de Kent (Reino Unido), Dickie Yu, da Universidade de Manitoba (Canadá), Giovana Escobal e Nassim Elias, ambos da UFSCar, como editores associados.

Segundo Goyos, a ideia era de que a publicação tivesse um caráter internacional e reunisse especialistas com larga experiência na área e pesquisadores em início de carreira – nos mesmos moldes das ESPCAs apoiadas pela FAPESP, que unem pesquisadores de grande reputação em suas áreas e estudantes de pós-graduação.

“Tentamos aplicar no periódico a mesma concepção das ESPCAs realizadas pela FAPESP”, disse Goyos.

Os pesquisadores também tiveram a preocupação de disponibilizar a publicação em um sistemaon-line de livre acesso já adotado por algumas revistas científicas brasileiras – chamado Open Journals Systems (OSJ) –, de modo que os usuários possam navegar livremente pela página, submeter artigos e ter acesso a todo o conteúdo da revista, após registrar-se gratuitamente.

“Por ser on-line, a revista terá um dinamismo bem maior do que as publicações tradicionais na área, que são impressas”, avaliou Goyos.

Visibilidade no exterior

De acordo com Goyos, a meta é indexar a publicação nas principais bases de revistas científicas internacionais, como a SciELO, apoiada pela FAPESP, de modo a contribuir para aumentar a visibilidade no exterior das pesquisas realizadas no Brasil.

“Estamos nos tornando referência na área, mas a visibilidade das nossas pesquisas no exterior ainda é tímida”, afirmou Goyos. “Esperamos que ter uma revista científica na área instalada no Brasil, com brasileiros no corpo editorial, possa alavancar o conhecimento produzido no país em pesquisa sobre o transtorno do espectro autista e colocá-lo na vitrine internacional.”

O comitê editorial da revista convida pesquisadores, de todos os países e continentes, a submeterem seus artigos para publicação na primeira edição do periódico, prevista para junho. Os procedimentos para submissão de artigos podem ser acessados no site da revista.
 

UM CAMINHÃO-MUSEU PERCORRERÁ  O PAÍS

 A luta pela terra é o tema de uma exposição montada dentro de um caminhão-museu, inaugurado dia 14 de  em Belo Horizonte. O projeto é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Nead/MDA) e o Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Caminhão Museu Sentimentos da Terra será aberto ao público pela primeira vez no campus da UFMG. O arquiteto e designer Gringo Cardia é o responsável pelo projeto museográfico e pelos vídeos da exposição.

Narrados pelos artistas Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Maria Bethânia, Regina Casé, Seu Jorge, Vera Holtz e Wagner Moura, os 11 vídeos usam técnicas modernas de computação, que transformam imagens, documentos históricos, ilustrações, desenhos e pinturas em maquetes 3D e animações.

O material tem como base textos de pesquisadores e documentos históricos e busca ser acessível a todos os públicos, sem perder o rigor. Movimentos como o dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e das Ligas Camponesas, assim como a legislação agrária e a repressão política no campo, são alguns dos temas abordados.

Além de duas salas para exibição dos vídeos, o caminhão possui um espaço com seis computadores e acesso à internet, monitor interativo e biblioteca com livros sobre arte, fotografia, geografia, costumes e tradições.

Os mediadores receberam capacitação especial para atuar também como contadores de histórias caracterizados, montando maquetes e cenários.

Após a inauguração em Minas Gerais, “Sentimentos da Terra” passará por Brasília, onde a abertura ocorre em 4 de abril.

História

O Nead identificou em 2004 uma lacuna na forma de disponibilização de material sobre a história da luta pela reforma agrária brasileira. Identificou-se que ocorreram eventos muito importantes nesse processo, mas o registro estava disperso.

Com isso, o Nead propôs ao Projeto República, ligado ao departamento de História da UFMG, um projeto para recuperar essa memória. Atualmente, a linha de pesquisa “Sentimento de Reforma Agrária, Sentimento de República”, do Projeto República, tem mais de 20 alunos participantes, entre graduandos, alunos de mestrado e doutorado.

O grupo realiza pesquisas em todo o Brasil e trabalha com documentos e acervos de iconografia, vídeo e áudio. Detalhes:  www.nead.gov.br/portal/nead/noticias/item?item_id=12095973

6º SIMPÓSIO DE MICROBIOLOGIA APLICADA


O programa de pós-graduação em Ciências Biológicas – Microbiologia Aplicada promoverá entre 5 e 7 de junho, no campus de Rio Claro da Unesp, o 6º Simpósio de Microbiologia Aplicada.


O evento bienal ocorre ao mesmo tempo que o 8º Encontro Nacional de Microbiologia Agrícola e o 10º Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia da Área de Ciências Agrárias.

Profissionais, professores, pós-graduandos e estudantes de graduação estão convidados a publicar seus trabalhos, compartilhar e expandir seus conhecimentos com pesquisadores de todo o país. Detalhes:  www.rc.unesp.br/ib/simposiomicro/index.htm

UM DVD PARA QUEM QUER CASAR  

 (Zenit.org) - Com o apoio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB, um novo subsídio para apoiar párocos, agentes de pastorais e os mesmos casais, na preparação para o matrimônio e a vida em família, chega ao Brasil. É o DVD "Sim Aceito".

Um DVD duplo, com doze documentários de doze minutos cada, aborda detalhes sobre o caminho para o casamento e o dia-a-dia da vida familiar. Com linguagem leve e moderna, aborda temas como a necessidade ou não de se casar, o sacramento do matrimônio, a educação de filhos e a relação entre felicidade e valores no casamento.

Os documentários foram organizados por 30 especialistas em orientação familiar, teologia, direito e ética familiar dos cinco continentes e também conta com testemunhos de casados e noivos. Entre os especialistas estão o presidente da Subcomissão Episcopal para a Família da Espanha, dom Juan Antonio Reig Pla; o diretor do Instituto Espanhol de Investigações Psiquiátricas, Enrique Rojas; o arcebispo de Paris, cardeal André Vingt-Trois; e o Arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer.

O material é voltado, principalmente, para as pastorais familiares e os párocos com desejo de apoiar a formação dos noivos que estão no caminho de preparação para o matrimônio. Porém, também são muito úteis para namorados, noivos e casados em busca de conteúdo fiel ao Magistério da Igreja, com um estilo moderno e atrativo.

O DVD deve ser lançado em abril com o apoio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

O DVD "Sim Aceito", é um DVD duplo com 12 documentários de 12 minutos cada. Seu tempo total de duração é de 155 minutos. 

O temas abordados são: 

. "Sei com quem vou me casar?";

.  "Namoro sem sexo?"

. "Casamento? Para quê?"

. "O amor pode acabar?"

. "Para que serve o sacramento?"

. "Casamento: mais que uma festa?"

. "Como os esposos se amam?"

. "Quantos filhos?"

. "Nós nos entendemos bem?"

. "Que perigos nos rondam?"

. "Existe felicidade sem valores?"

. "Como educar os filhos?".

O DVD já pode ser reservado pelo: queroreservar@cnpf.org.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário