Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de março de 2013

ENQUANTO SÃO CONFIRMADOS EVENTOS-TESTE PARA COPA DAS CONFEDERAÇÕES...


Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 14 (COL), divulgaram  o calendário oficial deeventos-teste nos seis estádios selecionados para a Copa das Confederações deste ano.

O primeiro teste da lista apresentada pelas cidades acontecerá na Arena de Fortaleza, que já está pronta. O jogo vai envolver o clássico local entre Fortaleza e Ceará, no dia 14/04.

“A oportunidade servirá para testar alguns elementos das operações do COL nos estádios durante cada uma das seis partidas”, disseram os organizadores da competição em nota. Segundo um porta-voz do COL, nada impede que as cidades-sede da Copa das Confederações possam fazer outros eventos-teste fora desse calendário oficial.

 No dia 24 de abril, o amistoso entre Brasil e Chile será um evento-teste no Mineirão. A Arena foi inaugurada dentro do prazo, em dezembro, e vem recebendo outros eventos como jogos do Campeonato Mineiro e até um show do cantor Elton John.

“Tudo isso vale como teste. Não podemos negar que o quanto antes estiver pronto o estádio, melhor para as observações… Mineirão e Fortaleza largaram na frente, mas há tempo hábil para fazer os demais testes com tranquilidade”, disse à Reuters um porta voz do COL.

Outro clássico regional, entre Bahia e Vitória, será usado como campo de observação das entidades no dia 28/04, em Salvador. (Fonte: Reuters).

Em Recife, o evento-teste selecionado ocorrerá em 22 de maio, com um jogo da Copa da Brasil entre o Náutico e um adversário a ser definido.

No dia 25 de maio, o jogo de abertura do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Santos será realizado no estádio de Brasília, que vai abrir a Copa das Confederações.

O Maracanã, estádio mais atrasado na finalização de suas obras, será palco do evento teste oficial com o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no 2 de junho, 13 dias antes da abertura da Copa das Confederações. A arena carioca é sede da final.

Nesses jogos, pela primeira vez, a segurança interna e externa das arenas será feita com segurança privada. As forças de segurança locais vão dar apoio e suporte ao evento.

 ... PEPSI E PILOTO DA NASCAR ASSUSTAM VENDEDOR DE CARROS...
Pepsi elaborou uma pegadinha em parceria com o tetracampeão da Nascar, Jeff Gordon, em uma loja de carros em Concord, na Carolina do Norte (EUA). A vítima foi o vendedor Steve.

A ação foi gravada por meio de microcâmeras instaladas no carro, no óculos de Gordon e até mesmo na latinha de Pepsi levada para o interior do veículo. Gordon se disfarçou de cliente comum e foi até a loja de carros mostrando interesse em comprar um veículo. Steve apresenta um Camaro modelo 2009 e o corredor diz que não tem certeza sobre o automóvel, com o argumento de que é “muito para ele”.

 O vendedor convence o piloto disfarçado a fazer um test drive, que ao sair, finge não dominar a aceleração. Steve diz que o carro é “poderoso” e aconselha que é preciso força.

A ação se tornou um viral para a ação da Pepsi Max que, até agora (quatro dias após a postagem), já tem mais de 16 milhões de views no YouTube.


... A SHELL PROMOVE ROTA DOS EXTREMOS NO MARKET PLACE...


A Shell lançou ontem (15/03), duas ações radicais e inovadoras: o programa Rota dos Extremos, em parceria com o Discovery e que vai ao ar no canal às 18h10, e a atração inédita Desafio Shell Helix, inspirada na série de TV.

A nova produção do Discovery, conta com três episódios ambientados em lugares extremos do planeta: Sibéria, naRússia, a floresta tropical Johor, na Malásia e o deserto de Taklamakan, na China, e traz a participação de astros internacionais, como Tom Hardy, Adrien Brody, Henry Cavill e do ex piloto F-1, Mika Salo.

 Na ação de live marketing, o público que acompanhar a série pelo canal Discoverytambém vai poder experimentar algumas sensações extremas vivenciadas pelos participantes do programa.

 Até ontem 17/03) um simulador projetado pela agência JWT e produzido pela Hungry Man Projects especialmente para divulgar a série – e a linha de  lubrificante Shell Helix Ultra, testado no programa – estará instalado no Shopping Market Place, em São Paulo.

 Na cabine, com interior escuro, o visitante vai  experimentar por meio de de sons, movimentos e até “vapores d’agua”, algumas das sensações radicais mostradas no programa Rota dos Extremos. A atração é gratuita. O participante que entrar no simulador poderá sentir sensações diferentes, em uma cadeira giratória em 360º, além de ter seu batimento cardíaco monitorado para analisar onível de estresse em cada momento.

Quatro câmeras night view irão captar as reações do público diante de cada situação. O visitante também poderá compartilhar uma foto registrada pela equipe de produção natimeline de suas redes sociais. (com notícias do Promoview)

 ... GALAXY S4 FOCA NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA...

 Presidente e head de TI comunicação mobile da Samsung Electronics, JK Shin foi o primeiro a apresentar o produto

O Samsung Galaxy S4 transformou seu lançamento, na noite desta quinta-feira (14), em uma exibição digna dos principais shows realizados no Radio City Music Hall, casa nova-iorquina de espetáculos que abrigou a apresentação do novo smartphone da empresa coreana. O evento, acompanhado por cerca de cinco mil pessoas in loco, teve ainda streaming ao vivo pela internet globalmente e ocupou o espaço mais nobre da Times Square com a exibição da apresentação em um de seus telões.
pesar de continuar avançando em tecnologia e inovação – trazendo tela full HD de cinco polegadas, 2 GB de memória, câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 2 mp, bateria 25% mais efetiva que a versão anterior, sistema Android 4.2.2 e apenas 7,9 milímetros de espessura, em peso de 130 granas –, a abordagem do novo produto passa a ser ligada principalmente às experiências que ele oferece ao usuário em seu dia-a-dia. Para tal, o S4 terá como conceito em sua comunicação “Life companion” (“Companheiro de vida”, em tradução livre), que deve ser explorado em campanha global, a cargo da Cheil Worldwide, e adaptada no Brasil pelas três agências que atendem a marca localmente: Cheil Brasil, Leo Burnett Tailor Made e CuboCC.

Sua apresentação foi uma das principais demonstrações dessa nova abordagem. Fugindo da estética técnica que caracteriza a indústria tecnológica, o Unpacked 2013 (como foi intitulado o evento) transformou o lançamento em uma peça teatral. Nela, com a participação do diretor de marketing de produto da Samsung América, Ryan Bidan, uma série de esquetes com atores demonstravam as novas possibilidades que o aparelho traz ao cotidiano do usuário.

 Entre elas está a utilização simultânea das duas câmeras, a captação de som junto às fotos, os sistemas de som que facilitam sua utilização em situações como ao dirigir, a possibilidade de montar álbuns fotográficos e compartilhá-los nas redes sociais e até a medição de temperatura e humidade.

 O aparelho terá sua venda iniciada nos principais mercados da Samsung em 26 de abril, com o Brasil incluso no grupo. A comunicação em mídia deve ser iniciada no mesmo período. Em cores branca e preta, o produto tem preço sugerido de R$ 2.399, para a versão 3G; e 2.499, para a tecnologia LTE. Ambas tem capacidade de 16 GB de armazenamento, mas são compatíveis com cartões de extensão de até 64 GB. Após o lançamento, a Samsung estudará a demanda para a disponibilização de modelos com maior capacidade e novas cores, entre outras variações.

...  EXECUTIVO DA OVER THE POND FAZ PALESTRA SOBRE O GOOGLE..


 Todos querem saber a “mágica” que acontece dentro das empresas que hoje dominam o formato considerado o futuro da comunicação: o branded content. A inglesa Over the Pond, conhecida por trabalhar para um dos clientes mais cobiçados do mundo, o Google, é frequentemente procurada como detentora de algum tipo de “segredo” para se fazer vídeos que falam pelas marcas, estabelecendo uma conexão emocional e humana com as pessoas.


 Robert Waddilove, o head of strategy e produtor executivo, arrisca uma fórmula simples para criar conteúdo em vídeo para as marcas: estabelecer conexões emocionais, mostrar e não dizer (show don’t tell) e conhecer a audiência. Waddilove esteve no Brasil a convite da Vbrand, empresa de branded content em vídeo do grupo InPress Porter Novelli da qual é parceira. Em nove meses de vida, a Vbrand – dirigida por Hugo Godinho – já produziu cerca de 200 vídeos para seus clientes. A OTP tem cinco anos de vida e contabiliza mais de 3 mil vídeos.

 “No lugar de dar apenas informação para as pessoas, um vídeo deve entreter. Deve ser como um presente para os usuários.”, diz Waddilove – talvez entregando parte da “mágica” do seu trabalho.

Ele enxerga o Brasil como um mercado repleto de oportunidades na área de branded content em vídeo por algumas razões: a população cresce em poder aquisitivo, tornando-se cada vez mais aspiracional, e é uma das mais ligadas em redes sociais. Somos, de fato, o segundo maior mercado de usuários do Facebook, a internet é a terceira mídia mais importante e nosso uso de smartphones e pay per view só faz crescer.
Seu universo de trabalho é o Youtube – que, por sinal, estabeleceu como estratégia tornar-se um lugar que recebe usuários, lhes oferece canais e um cardápio de possibilidades exatamente como a TV tradicional. Não exatamente, já que no Youtube há a interatividade permanente.

 "O Youtube quer criar suas próprias estrelas, seus protagonistas, tornar-se uma plataforma de presença online para marcas.”, diz Waddilove. A OTP criou, por exemplo, o canal Guinness World Records(http://www.youtube.com/user/GWRomg ), que já produziu cinco webséries com 52 episódios cada uma – algo em torno de 20 horas de conteúdo por ano, e transformou seus protagonistas adolescentes em verdadeiras celebridades da web.

 “Criamos entretenimento no lugar de hardselling. Para isso, é preciso compreender profundamente todos os aspectos do produto/serviço de que se quer falar. Exploramos e questionamos tudo para chegar à essência do que um cliente quer. No fundo, o que somos é contadores de histórias”, diz o executivo.
A empresa se especializou na arte de contar histórias ligadas a pessoas reais, situações reais, respeitando-as e tratando-as com sutileza e inteligência. A OTP costuma trabalhar em parceria com a The Creative Lab, agência que atende o Google, participando da estratégia. O que raramente acontece é que a OTP execute um trabalho sem se envolver, simplesmente como um fornecedor.

 “Trabalhamos em parceria, mas preferimos lidar diretamente com os clientes porque temos a nossa própria visão de como as coisas devem ser feitas. Gostamos de contribuir, de dar ideias.”, comenta. Waddilove diz que, frequentemente, quem produz vídeos simplesmente se esquece que está se comunicando com pessoas. “Estamos falando com pessoas. É fácil esquecer disso”, diz.

Para exemplificar, ele mostrou um filme criado para o Google Analytics que, de uma peça para o trade, tornou-se um viral compartilhado no youtube e que ultrapassou a audiência original, concorreu no CannesLions e ganhou diversos prêmios.
 
... GRAZIELA DEFENDE ESTRATÉGIA NA FRENTE DA CRIATIVIDADE...
O planejamento estratégico já é considerado um dos itens mais importantes na hora do cliente escolher sua agência de publicidade, mostra a nova edição do AgencyScope, estudo do Grupo Consultores. Pela primeira vez na pesquisa, que é realizada desde 2006 no Brasil, a estratégia ultrapassou o elemento criatividade, que até a última edição era o primeiro item observado pelos clientes antes de optarem por uma agência.

 De acordo com Graziela Di Giorgi, diretora do Grupo Consultores Brasil, os anunciantes hoje estão mais exigentes e precisam de uma entrega robusta. “Eles querem uma agência que entenda do seu negócio. O nível criativo do Brasil já é muito alto, mas sentem falta da entrega, o que explica o crescimento do fator estratégia na pesquisa”, aponta.
Outro destaque do estudo é os fornecedores que as empresas buscam. Quando perguntados sobre que tipo de agência procuram, metade declarou preferir a especializada. O resultado evidencia uma certa descrença do mercado anunciante na entrega 360º, diz Graziela. “A partir do momento que os clientes perceberam que a agência integrada é uma promessa que não se cumpriu, eles optam pela que vai resolver o problema, nem que tenham que dividir sua conta entre várias empresas de publicidade”, analisa.

Apenas 38% dizem preferir uma agência integrada, mostra a pesquisa. Em mercados maduros, como a Inglaterra, a relação é inversa e mais da metade optam pelas que oferecem soluções variadas de comunicação. Em média, os clientes brasileiros consultados trabalham com quatro agências diferentes.
A capacidade de executar ações no digital também entrou no estudo e é considerada importante por metade dos anunciantes. Contudo, a convergência ainda é um desafio: 20,3% dos entrevistados se queixam da falta de soluções que integrem meios tradicionais e o online. “Em 2008, a ideia do 360º veio com tudo, mas, ao longo dos anos, os anunciantes viram que ele não era uma realidade e ainda hoje buscam a integração entre on e offline”, explica a executiva.

Ao todo, foram ouvidos 323 anunciantes. Metade da amostra é composta por multinacionais estrangeiras. Empresas brasileiras com operações no exterior representam 12% dos entrevistados. Entre as participantes, constam Itaú, Vivo, J&J, Braskem, Globo.com, Havaianas, Visa, PepsiCo, Avon e Intel. Já entre as agências, participaram JWT, F/Nazca S&S, Dentsu, Publicis Brasil, Peralta, Cheil e AlmapBBDO.

 Sobre a satisfação com suas empresas de publicidade, a grande maioria dos anunciantes (83%) mostra-se satisfeita. Dos que não estão contentes, 11% disseram que pretendem trocar de fornecedor em 2013, enquanto 12% alegaram não poder por motivos como alinhamento global. As razões principais para a troca criatividade, desgaste na relação e a necessidade de mais eficácia. O item novas necessidades, que engloba a falta de expertise em digital, foi citado por 17% dos que pretendem mudar.
Certificadas

O estudo também apontou as melhores agências em 40 atributos. A Publicis alcançou o primeiro lugar em seis categorias, entre elas a liderança em “entendimento do consumidor brasileiro”. Foi a primeira vez que a agência recebeu um certificado do AgencyScope. “Nos orgulhamos de entender, acompanhar e vivenciar o consumidor. A paixão e o entendimento vão desde a visita à Rua 25 de Março (tradicional centro do comércio popular paulistano) a estar no restaurante mais badalado da cidade e ver como as pessoas bem-sucedidas se comportam”, afirma Hugo Rodrigues, CCO e COO das agências Publicis Brasil, Salles Chemistri e Publicis Dialog.

Já a Peralta figurou em primeiro na categoria “bons serviços de atendimento”. Na edição anterior da pesquisa, em 2010, ela havia alcançado a liderança em seis itens. Para Alexandre Peralta, fundador da agência, o destaque se deve ao envolvimento da companhia no negócio do cliente. “Criatividade é importante, mas precisa ser acompanhada de cumplicidade, que é onde entra o atendimento eficaz”, aponta.
... A ESCOLA DE PENSADSORES COMEÇA EM ABRIL...

Depois da Escola de Redatores, o publicitário, poeta e pesquisador Marcos Ferraz lança este ano a Escola de Pensadores. Médicos, garis, bailarinos, artistas plásticos, treinadores de futebol e escritores darão aulas a profissionais e estudantes de todas as áreas. O curso é dirigido a todas as pessoas que queiram desenvolver mais a criatividade.

“A ciência hoje mostra como a consciência objetiva capta apenas uma fração próxima a 0,1 % do total de informação que recebemos. Precisamos ativar outros sensores para nos relacionar com o mundo de forma mais perceptiva. Todo mundo tem criatividade. O que precisa ter é coragem para tocá-la", afirma Ferraz.
Segundo ele, a metodologia foi desenvolvida ao longo de mais de 25 anos de experiência. “O resultado é que o participante amplia as suas perspectivas, seus ângulos de visão. Pensa melhor, acessa e realiza”, diz Ferraz. As inscrições do curso, que será realizado em São Paulo a partir do próximo dia 4 de abril, podem ser feitas no site do projeto.

... O SBT EXALTA PRINCÍPIOA DO JORNALISMO...

Em 1988, Silvio Santos escreveu uma carta descrevendo os princípios que norteariam o jornalismo do SBT. Hoje, esse documento se tornou a base para a nova campanha publicitária da emissora, que tem como público alvo o mercado publicitário e elespectadores. A comunicação foi desenvolvida pela Publicis sobre o conceito "Jornalismo que evolui, princípios que não mudam", pois divulga a nova estrutura que a emissora montou para sua plataforma jornalística sem, no entanto, se desviar das normas éticas estabelecidas por seu fundador.

A primeira fase da campanha será voltada para o mercado publicitário e circulará nos principais veículos do meio, levando informações que mostram que o espaço de jornalismo do SBT é uma opção para os anunciantes, além de mostrar os jornalistas que formam o time da emissora. A partir do dia 17 de março, a estratégia passa a abranger o público geral, com anúncios de página dupla na grande imprensa, além de um filme de 60 segundos e outro de 37 segundos, produzidos pelo próprio SBT, para serem veiculados durante a programação da emissora.

Nos comerciais, a carta de princípios será lida pelos jornalistas, permitindo que os telespectadores confirmem como ela tem sido levada a sério pela emissora. Os profissionais aparecerão também em anúncios individuais, cada um destacando um dos princípios do documento.

... MAS O IBOPE MÍDIA CRITICA O SBT...
 
O Ibope Media divulgou um comunicado em resposta ao vídeo veiculado no último domingo (10) pelo SBT, em que o canal convoca os telespectadores a encontrarem um “aparelho de TV”, em alusão ao peoplemeter, medidor de audiência do Ibope. “Quem tem um vizinho com o aparelho de TV vai poder ganhar um bom prêmio em dinheiro. Aguarde!”, dizia a chamada. O descontentamento do SBT com o Ibope deve-se aos últimos resultados de audiência divulgados pelo instituto, que colocam a emissora na terceira posição.
 
A emissora foi procurada, mas não se posicionou até a publicação da nota.
Leia o comunicado, na íntegra:
 
Em relação às informações divulgadas recentemente sobre uma campanha do SBT mencionando a ‘Caça ao Aparelho de TV’, na qual a emissora induziria o espectador a localizar vizinhos que possuíssem um peoplemeter em troca de uma premiação, o Ibope Media esclarece que foi surpreendido com tal situação e imediatamente notificou o SBT, seu cliente, para que interrompesse a campanha.
 
A emissora respondeu prontamente tal notificação informando tratar-se de um equívoco já sanado e manifestando sua clara intenção de não prejudicar o sistema de medição de audiência.
 
Esclarecemos que a identificação dos domicílios que compõem a amostra descumpre regras contratuais e de mercado, estabelecidas entre o Ibope, seus clientes e painelistas. Tal ação pode gerar grandes prejuízos não apenas ao Ibope Media, mas a todo o mercado publicitário, uma vez que coloca em risco o sistema de medição de audiência, referência mundial de qualidade, construído em conjunto com o mercado em questão.
Esse sigilo é importante, na medida em que ajuda a manter a integridade da amostra e também garante a privacidade da família. Para mais detalhes sobre a metodologia utilizada pelo Ibope para medir audiência e sobre processos que garantem a qualidade e a credibilidade dos dados, acessem o infográfico sobre o assunto e a Cartilha de pesquisa de mídia”. (com notícias do Propmark)
 
... E SISGRAPH E LEICA GEOSYSTEMS SE JUNTAM NO MUNDOGEO#CONNECT 2013
 O MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais (http://mundogeoconnect.com), está com a programação definida, com mais de 15 atividades entre seminários, eventos especiais, cursos e encontros de usuários. A terceira edição acontecerá de 18 a 20 de junho de 2013 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A feira do evento conta com a presença de várias empresas de destaque do setor, como a Sisgraph e a Leica Geosystems, que pertencem ao grupo Hexagon. Entre os destaques que a Sisgraph apresentará durante o evento está seu novo portfólio de tecnologias, o Intergraph Geospatial Products. Unindo produtos como LPS & ImageStation, Erdas Imagine, GeoMedia (nas versões Essentials, Advantage e Professional), GeoMedia WebMap, Erdas Apollo, Geospatial SDI, Geospatial Portal e GeoMedia Smart Client, o novo portfólio cria uma solução ú..nica e abrangente, que conecta todos os gêneros geoespaciais, integrando fotogrametria, GIS e sensoriamento remoto em um sistema completo.

Com ele, os usuários poderão explorar todas as informações contidas em um conteúdo com várias fontes, compartilhá-lo de modo rápido e disponibilizá-lo como informação confiável e acionável de acordo com a demanda. Os principais benefícios incluem visualização, análise e gerenciamento de nuvem de pontos, novo console de administração de todos os produtos geoespaciais de servidor, melhor integração de raster e vetores, e tecnologia de modelagem espacial de última geração, entre outros.


“Durante muito tempo, as empresas se viam obrigadas a adquirir diversos produtos geoespaciais, de diferentes fornecedores, para completarem seus projetos e workflows. O novo portfólio de soluções da Intergraph vem para suprir essa necessidade de haver uma única solução, com a mesma interface, para unir produtos de GIS, sensoriamento remoto e fotogrametria desde o desktop até o servidor”, diz Fernando Schmiegelow, diretor de marketing da Sisgraph.

Além do seu novo portfólio tecnológico, a Sisgraph apresentará outras soluções para demandas de diversas verticais geoespaciais, como governo municipal, estadual e federal, óleo & gás, eletricidade & infraestrutura, agricultura de precisão, mineração e transportes.

Já a Leica destacará o ScanStation P20, que oferece três características inovadoras em um scanner terrestre compacto: função de verificação e ajustamento integrado , ruído dos dados na ordem do sub-milímetro para alcance de 120 metros e a moderna tecnologia WFD (WaveForm Digitizing), que possibilita a coleta de um milhão de pontos por segundo com alta qualidade.

Outro produto que terá destaque é o Leica Viva GS14, que é o novo membro da família GNSS. O Leica GS14 é o receptor mais robusto do mercado e, graças aos seus modernos recursos de comunicação, proporciona melhor desempenho e produtividade.

“A Leica considera a MundoGEO#Connect um canal muito importante de contato com os clientes da área de geociências”, comenta Irineu da Silva, Diretor Regional da Leica Geosystems. “Através do evento temos tido a oportunidade de mostrar ao mercado a relevância de uma empresa como a Leica Geosystems, que procura manter-se como líder de mercado no fornecimento de equipamentos de alta tecnologia para os clientes mais exigentes do mercado da geoinformação”, completa Silva.

Saiba quais são as outras empresas que estarão no MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 na planta da feira, disponível no site do evento (http://mundogeoconnect.com/2013/planta-da-feira/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário