A
Hi-Mídia, empresa de mídia online especializada em segmentação e performance,
traz com exclusividade para o Brasil a Page Karma, plataforma inovadora de
monitoramento e análise das ações criadas pelas marcas no Facebook.
Desenvolvida por um grupo belga composto pelas principais agências
especializadas em mídias sociais do país – Social Lab, So.Space and So.Zen – e
lançada oficialmente em setembro na Bélgica e na França, a Page Karma
fornece uma série de informações – sobre a performance das empresas e de seus
concorrentes na rede social, o que permite a criação de estratégias de
marketing mais eficazes para o impacto positivo de suas fan pages.
“A
Page Karma é uma ferramenta diferenciada, graças às métricas oferecidas, ao seu
sistema de rankings, à comparação entre páginas, categorias e países. Ela
permite uma avaliação completa por audiência da página, segmento de mercado e
um comparativo com outras empresas do setor e outros países onde está
presente”, explica Julien Turri, CEO da Hi-Mídia. Cerca de 30 empresas já
utilizam a Page Karma na Europa, entre elas Lancôme Paris, Club Med, Nutella,
Tic Tac, Samsung, Ikea e Carrefour.
Composta
por cinco módulos que medem a eficácia dos esforços de crescimento orgânico e
de engajamento das empresas no Facebook, a ferramenta examina as fan pages das
marcas e de seus concorrentes por meio da coleta de dados trackeados, fazendo
um mapeamento completo de como os usuários do Facebook interagem com uma página
específica ou com múltiplas páginas nos mais diversos segmentos.
Desde
o início de 2012, a Page Karma vem trackeando páginas com mais de mil fãs em
países como Bélgica, França, Holanda, Espanha e Brasil. A ferramenta mapeia
todos os posts veiculados pelas fan pages monitoradas e analisa a cada 15
minutos como o engajamento é construído em cada publicação, incluindo os
comentários e “likes” registrados nas páginas e postagens.
O
tagueamento em subcategorias relevantes (baseadas em 289 tags específicas) é
feito por um time de analistas e especialistas em redes sociais. Na Bélgica já
são 2.480 páginas tagueadas; na França, 5.200; na Espanha são 1.146; e no
Brasil o número já ultrapassa 3.200.
Dos
cinco módulos que compõem a Page Karma, três já estão disponíveis. No módulo Benchmark,
é possível criar rankings usando até 14 métricas diferentes (tamanho da página,
índice de engajamento, média diária de posts, entre outros) para fan pages
distribuídas em uma categoria ou tag específica do Facebook. Também é possível
filtrá-las com base no número de fãs. Este módulo oferece de imediato um
relatório completo sobre a qualidade das ações executadas na página, assim como
as dos concorrentes diretos, de marcas que possuem a mesma audiência ou do
segmento em que ela está inserida.
O
Cockpit, por sua vez, é um módulo que indica os melhores posts da Fan
Page utilizando vários quesitos, como engajamento, likes, comentários e
compartilhamentos. Ele também dá um panorama de como os concorrentes e/ou o
segmento está trabalhando. O Country Insights é outra métrica que
permite visualizar a evolução dos posts e das atividades de todas as páginas
trackedas.
Para
quem deseja saber qual o melhor horário para postar o conteúdo e obter o melhor
resultado nas suas postagens, o Post Guru fornece todos os insights
necessários. Até janeiro de 2013, outras duas funcionalidades, Dashboard
e Page Affinities, estarão disponíveis. Com elas será possível fazer uma
comparação mais detalhada entre as páginas e conhecer a afinidade dos fãs com
outras fan pages do Facebook.
Rankings. Para exemplificar,
abaixo estão dois rankings criados com a utilização da Page Karma, com
páginas oficiais dos times de futebol da primeira divisão do Campeonato
Brasileiro de 2012. O primeiro é baseado nas dez maiores fan pages em número de
fãs. O segundo considera apenas as três páginas com mais de 1,5 milhões de fãs
para avaliar o engajamento. Os dados foram coletados em 9 de novembro de 2012.
É importante frisar que a pesquisa foi feita com base em fan pages oficiais, ou
seja, outras páginas não oficiais podem ter um número maior de fãs ou de
engajamento, mas as mesmas não foram consideradas nesta análise.
Ranking por número de fãs
Entre
as muitas métricas mensuradas, a Page Karma compara o número de fãs de
diversas fan pages concorrentes, atualizando, em tempo real, a evolução do
crescimento deste número. Por exemplo, o [BR] SC Corinthians Paulista é a fan
page que tem o maior número de fãs, com 3,034,566 fãs em 9 de novembro de 2012,
seguido do [BR] Clube de Regatas do Flamengo, com 2,881,741 fãs.
Ranking por engajamento
A
Page Karma também analisa o nível de engajamento dos fãs por meio do
trackeamento de likes e comentários e o compartilhamento de cada post
publicado, avaliando a interação dos usuários com a página. Com estes dados, a
ferramenta consegue mensurar o nível de engajamento alcançado durante um
período e comparar com as fan pages concorrentes. No caso do Campeonato
Brasileiro de 2012, entre as fan pages com mais de 1,5 milhões de fãs, a do São
Paulo Futebol Clube é página com o maior nível de engajamento em 9 de novembro
de 2012, com uma pontuação de 88.1. Em 2º lugar vem a do Flamengo, com uma
pontuação de 70.7
Outra
análise foi feita com os dois principais portais de notícias do país, segundo
dados do comScore (set/2012). O Portal Terra, líder no segmento, aparece no
rankeamento (dados extraídos em 09, de novembro) da Page Karma com o maior
número de fãs no Facebook (2.785.236 fãs), enquanto o UOL vem na segunda
posição com 1.287.595 fãs.
Em
contrapartida, com relação ao engajamento, o Portal UOL está na frente, com o
índice de 48.0, enquanto que o Terra aparece com 23.2 no índice de engajamento
(o engajamento reflete as interações que os usuários têm com a página: likes,
comentários e compartilhamentos)
Quanto
ao número de likes nos posts publicados pelos dois portais, o Terra sai na
frente, com 10.740,6 likes nas postagens da página no Facebook.
“As
empresas com presença nas redes sociais têm pressa para planejar a estratégia
de suas marcas, otimizar as campanhas e focá-las em ações mais concretas. Para
tanto, era necessário criar uma ferramenta que pudesse mostrar de forma rápida
e eficiente a performance da marca, como a concorrência está engajando seus
fãs, entender o que está dando certo e o que pode ser evitado. Os executivos de
marketing terão em suas mãos um retrato rápido e fiel do seu setor na rede
social. Um instrumento que pode ser um divisor de águas nas estratégias de
comunicação e marketing das empresas”, declara Julien Turri.
Para
o lançamento da plataforma no Brasil, a Hi-Mídia vai disponibilizar assinaturas com vários níveis de
soluções. A opção mais simples oferece um pacote para um usuário, enquanto os
planos mais avançados permitem que a ferramenta seja utilizada por vários
usuários, nos casos das empresas multimarcas.
Fundada
em 2005, com 100 funcionários, possui sede no Rio de Janeiro e escritório
comercial em São Paulo. Especializada em venda de mídia online, é focada em
segmentação e performance. É a maior rede de verticais do Brasil, com 450
sites, e possui mais de 25 mil parceiros de mídia de performance. A ad network
atende mais de 300 agências de publicidade no Brasil. Recentemente, criou uma
área de inteligência, em parceria com a M.Sense, para desenvolver estudos sobre
o mercado digital, seus usuários e sua relação com as marcas.
SKY ANUNCIA
NOVIDADES
|
MARATONA DE FILMES NOS 100 ANOS DA UNIVERSAL
O Universal Channel (uc.tv.br) exibe entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro uma maratona especial em comemoração aos 100 anos do Universal Studios Home Entertainment, que conta com grandes produções do cinema do grupo Universal.
A programação conta com a exibição de filmes como De Volta Para o Futuro, O Jardineiro Fiel, Robin Hood, Orgulho e Preconceito, King Kong, entre outros.
Veja também, no site do Universal Channel, a mensagem de aniversário gravada pelos atores Charlize Theron, Chris Hemsworth e Zac Efron.
Charlize Theron
http://uc.globo.com/programas/whatson/videos/2295435.html
Chris Hemsworth
http://uc.globo.com/programas/whatson/videos/2295431.html
Zac Efron
http://uc.globo.com/programas/whatson/videos/2295434.html
Sobre o Universal Studios Home Entertainment
O Universal Studios Home Entertainment comercializa e distribui produções contemporâneas da NBCUniversal, inclusive filmes criados pela Universal Pictures.
Sobre o Universal Channel
O Universal Channel no Brasil é a associação entre a NBCUniversal e a Globosat, maior programadora de TV por assinatura da América Latina.
O canal está presente em 24 países na América Latina. No Brasil, o Universal Channel está presente em cerca de 12 milhões de domicílios assinantes. (Fontes: PTS 188 - Out/2012.uc.tv.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário