Pesquisar este blog

sábado, 22 de dezembro de 2012

PAGE KARMA CHEGA AO BRASIL


A Hi-Mídia, empresa de mídia online especializada em segmentação e performance, traz com exclusividade para o Brasil a Page Karma, plataforma inovadora de monitoramento e análise das ações criadas pelas marcas no Facebook. Desenvolvida por um grupo belga composto pelas principais agências especializadas em mídias sociais do país – Social Lab, So.Space and So.Zen – e lançada oficialmente em setembro na Bélgica e na França, a Page Karma  fornece uma série de informações – sobre a performance das empresas e de seus concorrentes na rede social, o que permite a criação de  estratégias de marketing mais eficazes para o impacto positivo de suas fan pages.

“A Page Karma é uma ferramenta diferenciada, graças às métricas oferecidas, ao seu sistema de rankings, à comparação entre páginas, categorias e países. Ela permite uma avaliação completa por audiência da página, segmento de mercado e um comparativo com outras empresas do setor e outros países onde está presente”, explica Julien Turri, CEO da Hi-Mídia. Cerca de 30 empresas já utilizam a Page Karma na Europa, entre elas Lancôme Paris, Club Med, Nutella, Tic Tac, Samsung, Ikea e Carrefour.

Composta por cinco módulos que medem a eficácia dos esforços de crescimento orgânico e de engajamento das empresas no Facebook, a ferramenta examina as fan pages das marcas e de seus concorrentes por meio da coleta de dados trackeados, fazendo um mapeamento completo de como os usuários do Facebook interagem com uma página específica ou com múltiplas páginas nos mais diversos segmentos.

Desde o início de 2012, a Page Karma vem trackeando páginas com mais de mil fãs em países como Bélgica, França, Holanda, Espanha e Brasil. A ferramenta mapeia todos os posts veiculados pelas fan pages monitoradas e analisa a cada 15 minutos como o engajamento é construído em cada publicação, incluindo os comentários e “likes” registrados nas páginas e postagens.

O tagueamento em subcategorias relevantes (baseadas em 289 tags específicas) é feito por um time de analistas e especialistas em redes sociais. Na Bélgica já são 2.480 páginas tagueadas; na França, 5.200; na Espanha são 1.146; e no Brasil o número já ultrapassa 3.200.

Dos cinco módulos que compõem a Page Karma, três já estão disponíveis. No módulo Benchmark, é possível criar rankings usando até 14 métricas diferentes (tamanho da página, índice de engajamento, média diária de posts, entre outros) para fan pages distribuídas em uma categoria ou tag específica do Facebook. Também é possível filtrá-las com base no número de fãs. Este módulo oferece de imediato um relatório completo sobre a qualidade das ações executadas na página, assim como as dos concorrentes diretos, de marcas que possuem a mesma audiência ou do segmento em que ela está inserida. 

O Cockpit, por sua vez, é um módulo que indica os melhores posts da Fan Page utilizando vários quesitos, como engajamento, likes, comentários e compartilhamentos. Ele também dá um panorama de como os concorrentes e/ou o segmento está trabalhando. O Country Insights é outra métrica que permite visualizar a evolução dos posts e das atividades de todas as páginas trackedas.

Para quem deseja saber qual o melhor horário para postar o conteúdo e obter o melhor resultado nas suas postagens, o Post Guru fornece todos os insights necessários. Até janeiro de 2013, outras duas funcionalidades, Dashboard e Page Affinities, estarão disponíveis. Com elas será possível fazer uma comparação mais detalhada entre as páginas e conhecer a afinidade dos fãs com outras fan pages do Facebook.

Rankings. Para exemplificar, abaixo estão dois rankings criados com a utilização da Page Karma, com páginas oficiais dos times de futebol da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2012. O primeiro é baseado nas dez maiores fan pages em número de fãs. O segundo considera apenas as três páginas com mais de 1,5 milhões de fãs para avaliar o engajamento. Os dados foram coletados em 9 de novembro de 2012. É importante frisar que a pesquisa foi feita com base em fan pages oficiais, ou seja, outras páginas não oficiais podem ter um número maior de fãs ou de engajamento, mas as mesmas não foram consideradas nesta análise.

Ranking por número de fãs

Entre as muitas métricas mensuradas, a Page Karma compara o número de fãs de diversas fan pages concorrentes, atualizando, em tempo real, a evolução do crescimento deste número. Por exemplo, o [BR] SC Corinthians Paulista é a fan page que tem o maior número de fãs, com 3,034,566 fãs em 9 de novembro de 2012, seguido do [BR] Clube de Regatas do Flamengo, com 2,881,741 fãs.
 
Ranking por engajamento

A Page Karma também analisa o nível de engajamento dos fãs por meio do trackeamento de likes e comentários e o compartilhamento de cada post publicado, avaliando a interação dos usuários com a página. Com estes dados, a ferramenta consegue mensurar o nível de engajamento alcançado durante um período e comparar com as fan pages concorrentes. No caso do Campeonato Brasileiro de 2012, entre as fan pages com mais de 1,5 milhões de fãs, a do São Paulo Futebol Clube é página com o maior nível de engajamento em 9 de novembro de 2012, com uma pontuação de 88.1. Em 2º lugar vem a do Flamengo, com uma pontuação de  70.7

Outra análise foi feita com os dois principais portais de notícias do país, segundo dados do comScore (set/2012). O Portal Terra, líder no segmento, aparece no rankeamento (dados extraídos em 09, de novembro) da Page Karma com o maior número de fãs no Facebook (2.785.236 fãs), enquanto o UOL vem na segunda posição com 1.287.595 fãs.

Em contrapartida, com relação ao engajamento, o Portal UOL está na frente, com o índice de 48.0, enquanto que o Terra aparece com 23.2 no índice de engajamento (o engajamento reflete as interações que os usuários têm com a página: likes, comentários e compartilhamentos)

Quanto ao número de likes nos posts publicados pelos dois portais, o Terra sai na frente, com 10.740,6 likes nas postagens da página no Facebook.

“As empresas com presença nas redes sociais têm pressa para planejar a estratégia de suas marcas, otimizar as campanhas e focá-las em ações mais concretas. Para tanto, era necessário criar uma ferramenta que pudesse mostrar de forma rápida e eficiente a performance da marca, como a concorrência está engajando seus fãs, entender o que está dando certo e o que pode ser evitado. Os executivos de marketing terão em suas mãos um retrato rápido e fiel do seu setor na rede social. Um instrumento que pode ser um divisor de águas nas estratégias de comunicação e marketing das empresas”, declara Julien Turri.

Para o lançamento da plataforma no Brasil, a Hi-Mídia vai disponibilizar assinaturas com vários níveis de soluções. A opção mais simples oferece um pacote para um usuário, enquanto os planos mais avançados permitem que a ferramenta seja utilizada por vários usuários, nos casos das empresas multimarcas.

Sobre a Hi-Mídia (www.hi-midia.com)

Fundada em 2005, com 100 funcionários, possui sede no Rio de Janeiro e escritório comercial em São Paulo. Especializada em venda de mídia online, é focada em segmentação e performance. É a maior rede de verticais do Brasil, com 450 sites, e possui mais de 25 mil parceiros de mídia de performance. A ad network atende mais de 300 agências de publicidade no Brasil. Recentemente, criou uma área de inteligência, em parceria com a M.Sense, para desenvolver estudos sobre o mercado digital, seus usuários e sua relação com as marcas.

SKY ANUNCIA NOVIDADES

 

A SKY, campeã de peças publicidade de péssima qualidade,, anuncia novidades em sua plataforma over the top (OTT), o SKY Online.

A partir do dia 18 de dezembro, os assinantes da operadora que tenham um pacote com os seis canais da Rede Telecine terão acesso pela Internet, via SKY Online, a um acervo de aproximadamente 1.500 filmes da programação desses canais pelo Telecine Play (
www.skyonline.com.br/telecineplay), sem custo adicional. Também será possível acessar o Telecine Play por desktops, notebooks, iPads, iPhones, iPodsTouch, smartphones e tablets com sistema Android pelo endereço www.telecineplay.com.br, com autenticação via login e senha do SKY Online.

O SKY Online oferecerá também, a partir do dia 19, o Plano Cinema, pelo qual o assinante terá acesso ilimitado a uma grande variedade de filmes e séries do acervo do site (Clube SKY Online), além de quatro lançamentos por mês disponíveis pelo sistema de aluguel, por R$ 39,90/mês.

Também no dia 19, estreia no SKY Online uma seção de filmes adultos (Curtas - R$3,90 por filme / Longas - R$6,90 por filme), que poderão ser alugados de forma avulsa pelos usuários.

Sobre o SKY Online
O SKY Online é a plataforma over the top (OTT) da SKY. O cliente acessa o endereço na Internet -
www.skyonline.com.br - e encontra um amplo catálogo de títulos. Pelo SKY Online, o usuário poderá alugar filmes (a partir de R$ 4,90) e assistir quantas vezes desejar num período de 48h após o primeiro play. Também poderá comprar filmes (a partir de R$ 12,90) e séries de TV (R$ 4,90 por episódio) ou ainda fazer parte do Clube SKY Online, por meio de uma assinatura mensal (R$ 15,90) e ter acesso ilimitado ao catálogo de filmes, séries e músicas. Além disso, o usuário tem acesso aos serviços de TV Everywhere Telecine Play, HBO GO, Watch ESPN e PremiereFC.com.

Sobre a SKY
A SKY é a maior a operadora de TV por assinatura via satélite do país. Transmite seu sinal 100% digital para todos os seus assinantes, em todo território nacional. É a operadora que trouxe o maior número de inovações tecnológicas em televisão no Brasil aliada a melhor programação e excelência no atendimento aos mais de 16,5 milhões de telespectadores que possui. Em 2011, mais uma vez, a SKY foi pioneira com o lançamento da primeira operação de banda larga 4G na América Latina. Acesse
www.sky.com.br.

 

 MARATONA DE FILMES NOS 100 ANOS DA UNIVERSAL

O Universal Channel (uc.tv.br) exibe entre os dias 29 de dezembro e 1º de janeiro uma maratona especial em comemoração aos 100 anos do Universal Studios Home Entertainment, que conta com grandes produções do cinema do grupo Universal.

A programação conta com a exibição de filmes como De Volta Para o Futuro, O Jardineiro Fiel, Robin Hood, Orgulho e Preconceito, King Kong, entre outros.

Veja também, no site do Universal Channel, a mensagem de aniversário gravada pelos atores Charlize Theron, Chris Hemsworth e Zac Efron.

Charlize Theron
http://uc.globo.com/programas/whatson/videos/2295435.html

Chris Hemsworth
http://uc.globo.com/programas/whatson/videos/2295431.html

Zac Efron
http://uc.globo.com/programas/whatson/videos/2295434.html

Sobre o Universal Studios Home Entertainment

O Universal Studios Home Entertainment comercializa e distribui produções contemporâneas da NBCUniversal, inclusive filmes criados pela Universal Pictures.

Sobre o Universal Channel

O Universal Channel no Brasil é a associação entre a NBCUniversal e a Globosat, maior programadora de TV por assinatura da América Latina.

O canal está presente em 24 países na América Latina. No Brasil, o Universal Channel está presente em cerca de 12 milhões de domicílios assinantes.
(Fontes: PTS 188 - Out/2012.uc.tv.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário