E como isto se
aplica à gestão do marketing educacional? Quais são os impactos causados pela
necessidade de engajamento nos modelos de gestão de marketing das Instituições
de Ensino privadas?
Este artigo tem
o intuito de promover uma reflexão sobre como os gestores estão lidando com o
novo jeito de pensar a gestão de marketing educacional, considerando: a
necessidade de engajamento com clientes, as mudanças culturais e estruturais
recorrentes no segmento, o desafio de gerar resultados e, ainda, a manutenção
da qualidade na prestação de serviços.
O cenário
apresentado pelo rápido crescimento do segmento da educação, impulsionado pelos
resultados da economia brasileira, vem promovendo a entrada de capital
estrangeiro para aquisições de vários tipos de negócios educacionais. Este
movimento traz à disciplina de gestão de marketing educacional, a necessidade
emergente de entender como enfrentar tais mudanças e de redefinir o papel do
marketing nestas instituições.
Em recente
artigo, a revista HSM apresenta três pesquisas feitas com vários executivos de
marketing, incluindo os do Brasil, cujos resultados apontam para uma
desconstrução de modelos tradicionais de Gestão de Marketing que não se
encaixam mais na complexidade atual das empresas.
Os resultados
sugerem que o marketing tradicional precisa desenvolver novas capacitações para
acompanhar os processos de mudança das empresas e mercados, incluindo a mudança
de visão sobre Planejamento Estratégico e a Operação dos processos. Há que se
considerar inclusive, segundo o estudo da DOM
Strategy Partners, a necessidade de criação de novas nomenclaturas e
atividades ou áreas do marketing: entre elas estariam um departamento de
reputação, para projetos de longo prazo e outro, transacional, para ações de
curto prazo.
Em seu livro Abaixo os Silos, David Aaker também
defende ser necessário que os gestores de marketing se preocupem com a
Eficiência, característica que faz a diferença entre as marcas, produtos e
serviços das empresas, e para isso, repensem qual realmente é o papel desta
atividade na empresa. O autor classifica as estruturas de marketing pelo tipo
de atividade que elas prestam: facilitadoras, consultoras, fornecedoras de
serviços, parceiras estratégicas ou comandantes estratégicas.
Trazendo estes
estudos para uma reflexão do papel do marketing nas instituições de ensino
particulares entende-se ser fundamental que os executivos da área educacional
passem a adotar e busquem no marketing de serviços a essência de sua atuação.
Hoje está claro que ao se desenvolver ações, baseando-se apenas na concepção
tradicional de administração de produtos, o gestor de marketing educacional
exclui do processo um elemento fundamental que vai além dos quatro P’s, que se
chama: PESSOAS. Comentarei mais sobre o papel dos gestores, o marketing
educacional e o novo perfil dos discentes na minha palestra: Os desafios atuais da gestão do marketing educacional”, que
será realizada no GEduc 2013 - XI Congresso
Brasileiro de Gestão Educacional & III Congresso Internacional de Gestão
Educacional.
A partir da
desafiadora tarefa de se aumentar o número de alunos captados e retidos,
corre-se o risco de deixar-se de lado a essência da prestação de serviços e a
nossa tarefa como a parte que serve.
E uma questão
importante aqui é: A QUEM SERVE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO? Acionistas, alunos,
clientes, parceiros, aos participantes do processo de construção de nossas
marcas? A relevante discussão sobre o Engajamento necessário entre pessoas e organizações, proposto pela era
digital, vem questionando as empresas sobre a importância de abandonarem suas
tendências de criar produtos e serviços baseados em concepções ultrapassadas,
necessidades obsoletas, visão e objetivos próprios e estabelecer, de uma vez
por todas, a participação dos seus Alunos-
Clientes
como uma voz mais ativa no processo.
Para o
marketing, buscar o engajamento de alunos, docentes e demais parceiros
educacionais significa refletir sobre uma quebra de paradigmas de gestão na
ordem proposta pelo prof. George Day. O professor defende que o executivo
sênior de marketing precisa submeter-se a algumas mudanças para ser
bem-sucedido, tornando-se um líder “vigilante” que mantém sob análise o
exterior da organização e suas perspectivas diversas, que pratica a previsão
estratégica e investiga os seus efeitos e que estimula a exploração da cultura
de descobertas.
Seguramente, a
importância que deve ser imputada hoje, tanto à prática do engajamento quanto
às Pessoas que fazem parte dos
diversos níveis de atuação das escolas, balizam os resultados que colhemos e
que vamos colher, ou não; em nossos futuros projetos e ações de marketing. (A Profa.
Érica Ruiz, autora deste artigo, é Diretora de Marketing e Comunicação do Grupo Educacional
UNINTER e ministrará a palestra: Os desafios atuais da gestão do marketing educacional na IX Jornada de Marketing Educacional,
durante o GEduc 2013 - XI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional
& III Congresso Internacional de Gestão Educacional. O congresso será realizado nos
dias 20, 21 e 22 de março de 2013, no Hotel Maksoud
Plaza, em São Paulo/SP. Para mais informações e inscrições acesse: www.humus.com.br/geduc/)
COCA-COLA É DESBANCADA COCA NA FINLÂNDIA
O refrigerante do Angry Birdsconseguiu
desbancar as popularesCola-Cola e Pepsi (que
eram as mais vendidas da Finlândia).
A bebida é
fabricada pela Erom e traz uma mistura de suco de
frutas e vitaminas – tendo como foco principal o público infantil. Trata-se de
mais uma mostra dos planos extensíveis da Rovio. Pelo sucesso, a bebida
deve ser brevemente comercializada na Nova Zelândiae Austrália. (Promoview)
REDE SOCIAL SOBRE SEXO COM LOCALIZADOR
O serviço usa
o mesmo conceito do FourSquare, mas, em vez de registrar onde chegam, os
usuários fazem check-in no
local em que fizeram sexo.
Disponível para smartphones Android, o SexSquare tem por
objetivo criar uma rede de usuários, anônimos ou não, que divulguem os lugares
mais indicados para cada tipo de transa.
Para participar, basta baixar o app gratuitamente
no link, preencher um cadastro simples – com
apelido, gênero, idade, orientação sexual – e escolher entre 18 opções de
avatares disponíveis.
Em cada postagem, além do lugar, é possível descrever uma
série de detalhes sobre como foi o sexo, como classificar a relação, informar
qual foi posição, se foi uma “rapidinha” ou “com amor” e se foi utilizado um
“brinquedinho”. Os usuários que mais fazem check-ins recebem badges (medalhas) que o distinguem como
“Sex Machine”.
O aplicativo dispõe também da área “Minhas
transas”, em que o usuário registra os check-ins e
locais favoritos, além de permitir a troca de mensagens diretas, com
sistema idêntico ao do Twitter, promovendo interatividade e integração entre os
usuários.
“Sexo é um assunto em alta nas redes sociais e com
o SexSquare pretendemos estimular as
pessoas a compartilharem suas experiências de uma maneira divertida e
sensual, sem ser ofensivo”, afirma Breno Masi, diretor da FingerTips.
Para Daniel Passos, da Loja do Prazer, o aplicativo tem total aderência aos valores da marca. “O
projeto posicionará a Loja do Prazer como uma marca inovadora e preocupada em
oferecer novas maneiras de contribuir para a vida sexual das pessoas. O que tem
total ligação com o modelo de negócios da empresa”, ressalta. (Promoview)
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O produto tem 71
calorias e é fruto de uma tecnologia inovadora desenvolvida nos centros
internacionais de Pesquisa e
Desenvolvimento da Nestlé, detentora da marca Garoto. Trata-se do
maior investimento em sorvetes realizado pelo grupo no Brasil nos últimos dez
anos, considerando-se os aportes em tecnologia, treinamento e marketing.
A comunicação
visual do produto traz o simpático macaco Luka— apaixonado por
banana e picolé— e a embalagem ressalta as instruções de como consumir o
produto e dicas que incentivam uma alimentação equilibrada e a prática de
atividades físicas.
O site com informações sobre o sorvete já
está no ar e ganhará brincadeiras on-line ao
final de dezembro. A campanha de lançamento do Pegapop foi criada pela JWT e o filme, que estreia na TV aberta em
janeiro, produzido pelo estúdio Vetor Zero.
A novidade chega
em dezembro aos pontos de venda na Região Sudeste e nas demais regiões do
País, a partir de abril de 2013.(Promoview)
APLICATIVOS AJUDAM A CUIDAR DA SAÚDE
Em sintonia com a crescente demanda do público
para o uso de aplicativos em celulares e tablets, a Bayer HealthCare
têm, a cada ano, procurado oferecer soluções que auxiliem os pacientes a
cuidarem da saúde. Desde 2011, a companhia já lançou sete aplicativos, todos
gratuitos e disponíveis na página da companhia (http://www.bayerpharma.com.br).
ALIENAÇÃO NOSSA DE CADA DIA
Nada é realidade dada. Em nossa
sociedade, tudo é historicamente produzido. Disso pouco nos damos conta em
nossa vida. Complexos são os caminhos que produziram a realidade que ora
vivenciamos.
Difíceis de serem compreendidos, mas
nos levam ao desenraizamento de valores fundamentais para a vida e, à medida
que nos desenraizamos deles, secam nossas próprias raízes.
Parece-me que nos levam a nos
desvincularmos de valores imprescindíveis para a convivência em sociedade, de
modo que pouco cultivamos nosso compromisso para com o bem-estar social e
ambiental em nosso meio, pouco exercitamos nossa consciência cidadã.
Parece-me que, pelos caminhos que trilhamos,
transformamo-nos em joguetes a serviço de interesses alheios, em uma grande
massa humana a quem pouco compete e pouco se compromete para além de
pagar impostos e consumir.
SEMINÁRIO DEBATE NOVA NORMA DO
INCRA
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O MundoGEO (http://mundogeo.com),
líder na realização de eventos e publicação de revistas e portais para o
setor de geotecnologia na América Latina, realizará nesta semana um seminário
online sobre georreferenciamento e certificação de imóveis rurais. Acontece hoje, a partir das 9 horas. Serão abordadas questões atuais sobre a legislação e normas técnicas, como a Norma de Execução nº 105 de 26/11/2012, publicada recentemente no Diário Oficial da União, que substitui a atual Norma 96/2010 e simplifica a análise de processos de certificação que tramitam nas Superintendências Regionais do Incra. Segundo a nova Norma, os processos serão simplificados com a uniformização de critérios para análise dos processos de certificação da poligonal objeto de memorial descritivo de imóvel rural. Ela vem de encontro a muitos requerimentos de órgãos, proprietários, da sociedade e demais atores relacionados, que exigiam menos burocracia e mais rapidez do Incra. Contatos: seminario@mundogeo.com / (41) 3338 7789 / (11) 4063 8848 |
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