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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O MARKETING EDUCACIONAL E O ENGAJAMENTO

ENGAJAMENTO. O significado desta palavra (envolvimento com construção de confiança) tem permeado o conteúdo de palestras e artigos sobre um dos principais desafios apresentados à gestão de marketing, como um todo. Segundo tais estudos, a necessidade de engajamento, impulsionada pelas mídias sociais, propõe a criação de vínculos mais efetivos entre públicos-alvo, empresas e suas marcas; e aponta para a falência da gestão do marketing tradicional baseado no composto dos 4 P’s (Preço, Produto, Ponto de Distribuição e Propaganda).

E como isto se aplica à gestão do marketing educacional? Quais são os impactos causados pela necessidade de engajamento nos modelos de gestão de marketing das Instituições de Ensino privadas?

Este artigo tem o intuito de promover uma reflexão sobre como os gestores estão lidando com o novo jeito de pensar a gestão de marketing educacional, considerando: a necessidade de engajamento com clientes, as mudanças culturais e estruturais recorrentes no segmento, o desafio de gerar resultados e, ainda, a manutenção da qualidade na prestação de serviços.

O cenário apresentado pelo rápido crescimento do segmento da educação, impulsionado pelos resultados da economia brasileira, vem promovendo a entrada de capital estrangeiro para aquisições de vários tipos de negócios educacionais. Este movimento traz à disciplina de gestão de marketing educacional, a necessidade emergente de entender como enfrentar tais mudanças e de redefinir o papel do marketing nestas instituições.

Em recente artigo, a revista HSM apresenta três pesquisas feitas com vários executivos de marketing, incluindo os do Brasil, cujos resultados apontam para uma desconstrução de modelos tradicionais de Gestão de Marketing que não se encaixam mais na complexidade atual das empresas.

Os resultados sugerem que o marketing tradicional precisa desenvolver novas capacitações para acompanhar os processos de mudança das empresas e mercados, incluindo a mudança de visão sobre Planejamento Estratégico e a Operação dos processos. Há que se considerar inclusive, segundo o estudo da DOM Strategy Partners, a necessidade de criação de novas nomenclaturas e atividades ou áreas do marketing: entre elas estariam um departamento de reputação, para projetos de longo prazo e outro, transacional, para ações de curto prazo.

Em seu livro Abaixo os Silos, David Aaker também defende ser necessário que os gestores de marketing se preocupem com a Eficiência, característica que faz a diferença entre as marcas, produtos e serviços das empresas, e para isso, repensem qual realmente é o papel desta atividade na empresa. O autor classifica as estruturas de marketing pelo tipo de atividade que elas prestam: facilitadoras, consultoras, fornecedoras de serviços, parceiras estratégicas ou comandantes estratégicas.

Trazendo estes estudos para uma reflexão do papel do marketing nas instituições de ensino particulares entende-se ser fundamental que os executivos da área educacional passem a adotar e busquem no marketing de serviços a essência de sua atuação. Hoje está claro que ao se desenvolver ações, baseando-se apenas na concepção tradicional de administração de produtos, o gestor de marketing educacional exclui do processo um elemento fundamental que vai além dos quatro P’s, que se chama: PESSOAS. Comentarei mais sobre o papel dos gestores, o marketing educacional e o novo perfil dos discentes na minha palestra: Os desafios atuais da gestão do marketing educacional”, que será realizada no GEduc 2013 - XI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional & III Congresso Internacional de Gestão Educacional.

A partir da desafiadora tarefa de se aumentar o número de alunos captados e retidos, corre-se o risco de deixar-se de lado a essência da prestação de serviços e a nossa tarefa como a parte que serve.

E uma questão importante aqui é: A QUEM SERVE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO? Acionistas, alunos, clientes, parceiros, aos participantes do processo de construção de nossas marcas? A relevante discussão sobre o Engajamento necessário entre pessoas e organizações, proposto pela era digital, vem questionando as empresas sobre a importância de abandonarem suas tendências de criar produtos e serviços baseados em concepções ultrapassadas, necessidades obsoletas, visão e objetivos próprios e estabelecer, de uma vez por todas, a participação dos seus Alunos- Clientes como uma voz mais ativa no processo.

Para o marketing, buscar o engajamento de alunos, docentes e demais parceiros educacionais significa refletir sobre uma quebra de paradigmas de gestão na ordem proposta pelo prof. George Day. O professor defende que o executivo sênior de marketing precisa submeter-se a algumas mudanças para ser bem-sucedido, tornando-se um líder “vigilante” que mantém sob análise o exterior da organização e suas perspectivas diversas, que pratica a previsão estratégica e investiga os seus efeitos e que estimula a exploração da cultura de descobertas.

Seguramente, a importância que deve ser imputada hoje, tanto à prática do engajamento quanto às Pessoas que fazem parte dos diversos níveis de atuação das escolas, balizam os resultados que colhemos e que vamos colher, ou não; em nossos futuros projetos e ações de marketing. (A Profa. Érica Ruiz, autora deste artigo,  é Diretora de Marketing e Comunicação do Grupo Educacional UNINTER e ministrará a palestra: Os desafios atuais da gestão do marketing educacional na IX Jornada de Marketing Educacional, durante o GEduc 2013 - XI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional & III Congresso Internacional de Gestão Educacional. O congresso será realizado nos dias 20, 21 e 22 de março de 2013, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo/SP. Para mais informações e inscrições acesse: www.humus.com.br/geduc/)

COCA-COLA É DESBANCADA  COCA NA FINLÂNDIA

A companhia Rovio conseguiu que o refrigerante de suas famosas aves se superassem em vendas na Finlândia, graças ao jogo Angry Birds, que conta com mais de 200 milhões de usuários ativos mensais. No entanto, a principal fonte de rendimento é obtida por meio de merchandising.

O refrigerante do Angry Birdsconseguiu desbancar as popularesCola-Cola e Pepsi (que eram as mais vendidas da Finlândia).

A bebida é fabricada pela Erom e traz uma mistura de suco de frutas e vitaminas – tendo como foco principal o público infantil. Trata-se de mais uma mostra dos planos extensíveis da Rovio. Pelo sucesso, a bebida deve ser brevemente comercializada na Nova Zelândiae Austrália. (Promoview)
 
REDE SOCIAL SOBRE SEXO COM LOCALIZADOR
 

A FingerTips, empresa doGrupo.Mobi responsável pelo desenvolvimento de aplicativos sob demanda e proprietários, e a Loja do Prazer lançaram no último dia 16/11, oSexSquare, primeiro aplicativo brasileiro de geolocalização focado no comportamento sexual dos usuários.

O serviço usa o mesmo conceito do FourSquare, mas, em vez de registrar onde chegam, os usuários fazem check-in no local em que fizeram sexo.

Disponível para smartphones Android, o SexSquare tem por objetivo criar uma rede de usuários, anônimos ou não, que divulguem os lugares mais indicados para cada tipo de transa.

Para participar, basta baixar o app gratuitamente no link, preencher um cadastro simples – com apelido, gênero, idade, orientação sexual – e escolher entre 18 opções de avatares disponíveis.

Em cada postagem, além do lugar, é possível descrever uma série de detalhes sobre como foi o sexo, como classificar a relação, informar qual foi posição, se foi uma “rapidinha” ou “com amor” e se foi utilizado um “brinquedinho”. Os usuários que mais fazem check-ins recebem badges (medalhas) que o distinguem como “Sex Machine”.

O aplicativo dispõe também da área “Minhas transas”, em que o usuário registra os check-ins e locais favoritos, além de permitir a troca de mensagens diretas, com sistema idêntico ao do Twitter, promovendo interatividade e integração entre os usuários.

“Sexo é um assunto em alta nas redes sociais e com o SexSquare pretendemos estimular as pessoas a compartilharem suas experiências de uma maneira divertida e sensual, sem ser ofensivo”, afirma Breno Masi, diretor da FingerTips.

Para Daniel Passos, da Loja do Prazer, o aplicativo tem total aderência aos valores da marca. “O projeto posicionará a Loja do Prazer como uma marca inovadora e preocupada em oferecer novas maneiras de contribuir para a vida sexual das pessoas. O que tem total ligação com o modelo de negócios da empresa”, ressalta. (Promoview)

 GAROTO CRIA O PRIMEIRO PICOLÉ QUE DESCASCA

  
O mercado brasileiro de sorvetes revoluciona a forma de consumir picolés com o lançamento de Pegapop deskasca, da Sorvetes Garoto. O produto no sabor baunilha é envolto em um sorvete comestível sabor banana, que remete a uma “casca”, semelhante a uma gelatina consistente, que pode ser descascada como se fosse a fruta de verdade.

O produto tem 71 calorias e é fruto de uma tecnologia inovadora desenvolvida nos centros internacionais de Pesquisa e Desenvolvimento da Nestlé, detentora da marca Garoto. Trata-se do maior investimento em sorvetes realizado pelo grupo no Brasil nos últimos dez anos, considerando-se os aportes em tecnologia, treinamento e marketing.

A comunicação visual do produto traz o simpático macaco Luka— apaixonado por banana e picolé— e a embalagem ressalta as instruções de como consumir o produto e dicas que incentivam uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

O site com informações sobre o sorvete já está no ar e ganhará brincadeiras on-line ao final de dezembro. A campanha de lançamento do Pegapop foi criada pela JWT e o filme, que estreia na TV aberta em janeiro, produzido pelo estúdio Vetor Zero.

A novidade chega em dezembro aos pontos de venda na Região Sudeste e nas demais regiões do País, a partir de abril de 2013.(Promoview)
 
APLICATIVOS AJUDAM A CUIDAR DA SAÚDE

 Em sintonia com a crescente demanda do público para o uso de aplicativos em celulares e tablets, a Bayer HealthCare têm, a cada ano, procurado oferecer soluções que auxiliem os pacientes a cuidarem da saúde. Desde 2011, a companhia já lançou sete aplicativos, todos gratuitos e disponíveis na página da companhia (http://www.bayerpharma.com.br).  

ALIENAÇÃO NOSSA DE CADA DIA

Nada é realidade dada. Em nossa sociedade, tudo é historicamente produzido. Disso pouco nos damos conta em nossa vida. Complexos são os caminhos que produziram a realidade que ora vivenciamos.

Difíceis de serem compreendidos, mas nos levam ao desenraizamento de valores fundamentais para a vida e, à medida que nos desenraizamos deles, secam nossas próprias raízes.

Parece-me que nos levam a nos desvincularmos de valores imprescindíveis para a convivência em sociedade, de modo que pouco cultivamos nosso compromisso para com o bem-estar social e ambiental em nosso meio, pouco exercitamos nossa consciência cidadã.

Parece-me que, pelos caminhos que trilhamos, transformamo-nos em joguetes a serviço de interesses alheios, em uma grande massa humana a quem pouco compete e pouco se compromete  para além de pagar impostos e consumir. 

 
De diferentes modos somos impelidos ao consumo. Produto consumido, novo desejo criado,e os lixos, advindos do consumo,  não assumimos como responsabilidade nossa. A limpeza, os cuidados para com o meio ambiente, o bem estar social, nossos filhos, sua educação, nossos familiares idosos …, tudo transferimos, tudo delegamos,  como se nada disso fosse dever nosso.

 
Por outro lado, muitos de nossos governantes estão ocupados demais com as vantagens que levarão em cada licitação, em cada privatização promovida,  para se ocuparem com o devir de nosso país.

 
E o povo? Ah, o povo se contenta com pão e circo promovido fartamente. E todos nós seguimos embalados por eventos vazios, que pouco agregam valor à vida, à comunidade; por eventos que se esgotam em si mesmos; que objetivam tão somente reunir o maior número possível de pessoas e garantir lucro.

 
Aliás, esta realidade já havia merecido a preocupação de estudiosos da Escola de Frankfurt. Horkheimer e Adorno há muito já alertavam para a “Kulturindustrie” como denominavam a máquina capitalista que reproduz e distribui uma cultura formatada para ser lucrativa e distrair as massas. Sem preocupação para com o aprimoramento cultural, para com o enriquecimento espiritual e intelectual do ser humano.

 
Além disso, deixamo-nos seduzir por uma mídia excessivamente focada na promoção de entretenimento e de sonhos de consumo entre nós. Oferece-nos produtos, não como possibilidades, mas como imprescindíveis para nossa felicidade.

 
Entretem-nos com histórias “das mil e uma corrupções brasileiras”, deleita-nos com novelas que  nos ensinam como levar vantagem, como ludibriar o próximo, novelas recheadas de intrigas e baixarias de toda sorte. No entanto, seus produtores se eximem das consequências que podem produzir, principalmente  nas  mentes em formação. 

 
Complexos são os caminhos, mas certamente  uma programação televisiva de pouca qualidade e eventos vazios de conteúdo substancial para a vida contribuem para despovoarmos nossa própria vida de riqueza interior. Antes nos entorpecem, nos envolvem com sensações fáceis e fúteis.

 
Alienamo-nos de questões fundamentais nossas e dos destinos de nosso espaço vital.  Alheados de valores essenciais para significar nossa vida, descompromissamo-nos  da construção do bem-estar social coletivo, uma responsabilidade intransferível nossa. (Texto de Lissi Bender,  Professora da UNISC , comentarista AHAI e colunista BrasilAlemanha)

 
SEMINÁRIO DEBATE NOVA NORMA DO INCRA
 
O MundoGEO (http://mundogeo.com), líder na realização de eventos e publicação de revistas e portais para o setor de geotecnologia na América Latina, realizará nesta semana um seminário online sobre georreferenciamento e certificação de imóveis rurais.  Acontece hoje, a partir das  9 horas.

Serão abordadas questões atuais sobre a legislação e normas técnicas, como a Norma de Execução nº 105 de 26/11/2012, publicada recentemente no Diário Oficial da União, que substitui a atual Norma 96/2010 e simplifica a análise de processos de certificação que tramitam nas Superintendências Regionais do  Incra.

Segundo a nova Norma, os processos serão simplificados com a uniformização de critérios para análise dos processos de certificação da poligonal objeto de memorial descritivo de imóvel rural. Ela vem de encontro a muitos requerimentos de órgãos, proprietários, da sociedade e demais atores relacionados, que exigiam menos burocracia e mais rapidez do Incra.

 
Inscrição: http://mundogeo.com/webinar/gir/inscricao.html
Contatos:
seminario@mundogeo.com / (41) 3338 7789 / (11) 4063 8848

 

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