Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A MÍDIA BRASILEIRA ESTÁ CHEIA DE NOTÍCIAS


 Uma série de notícias agitou, hoje, a mídia brasileira. Dê uma olhada:

. Infoglobo compra parte do Grupo Estado no portal ZAP..

 A Infoglobo anunciou ontem a compra de 50% do portal de classificados de imóveis ZAP, que detinha em parceria com o Grupo Estado. Com a aquisição, o Grupo Estado deixa de ter qualquer participação no site, agora de controle total da Infoglobo. Anteriormente, cada uma das empresas detinham 50% das ações.

“Vamos voltar a investir nesse segmento com foco na marca Estadão, que é praticamente sinônimo de classificados eficientes", afirmou Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado, ao site de O Estado de S.Paulo. "A estratégia é focar na nossa marca principal, levando sua reputação e imagem também para as transações digitais", acrescentou Mesquita Neto.

A operação de compra do portal, lançado em 2007, será submetida ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para aprovação final.

 ... que unifica e repagina seus Classificados

 Disposto a incrementar seu produto Classificados, tornando-o multiplataforma e ampliando sua audiência, o Infoglobo anunciou, no Rio de Janeiro, o “Classificados do Rio”, marca guarda-chuva que reunirá, os Classificados do jornal O Globo e do Extra. O novo produto ganha um único aplicativo para celulares e iPad – que permite interatividade e geolocalização – e um site, além de marcar forte presença no site de O Globo.

Em paralelo, os Classificados impressos de ambos os jornais ganham novo design, que está a cargo da empresa Cases, de Barcelona (Espanha). A empresa está reformulando o jornal Extra como todo e, segundo Mario Rigon, diretor de mercado do Infoglobo, dentro de dois meses será a vez de O Globo passar por uma reformulação gráfica completa. “Nunca se leu tanto jornal no Brasil como hoje. No ano passado, houve recorde de leitura e nossa circulação cresceu 4%”, disse Rigon no evento que apresentou a novidade ao mercado nesta manhã e foi seguido de palestra sobre a economia do Rio, liderada pela jornalista Flávia Oliveira, da editoria de economia de O Globo.

 . Francisco Mesquita Neto retorna ao comando do Grupo Estado

O Grupo Estado terá um novo presidente. Silvio Genesini, que atuou como diretor-presidente nos últimos três anos, deixou a organização após processo de integração que firma o retorno de Francisco Mesquita Neto ao comando da holding, respondendo como ceo.

O executivo, acionista e membro do conselho de administração, já ocupou o posto durante 15 anos, entre 1988 e 2003. Também ocupou a presidência da ANJ por dois mandatos, entre 2000 e 2004, onde ainda responde como vice-presidente; a do grupo Totalcom, que controla a Fischer & Friends, de 2005 a 2008, atuando também como ceo do grupo Unialco, por dois anos.

A nomeação de Mesquita Neto foi aprovada por unanimidade pelo conselho de administração do Grupo Estado e contou com o apoio de todos os acionistas, segundo comunicado da empresa. “O movimento não desvia os rumos desta organização em seu modelo de profissionalização já bem consolidado”, afirma Plinio Villares Musetti, presidente do conselho de administração. “Francisco assume a presidência executiva com a missão de consolidar e implementar a visão estratégica de transformação do Grupo e apoiar os executivos nos planos para alcançá-la”, completa.

Mesquita Neto terá todas as diretorias do grupo sob sua liderança. Entre elas, une-se ao grupo na próxima semana Christiano Nygaard, que atuou nos últimos 20 anos no Grupo RBS e assume a posição de diretor de mercado leitor e operações do Grupo Estado.
Genesini estava no comando do Grupo Estado desde 1º de junho de 2009, oriundo da mesma função na Oracle. Na empresa de mídia, liderou principalmente os novos projetos digitais, como a chegada do jornal O Estado de S.Paulo ao tablet e a outros dispositivos móveis, e a reformulação do portal da publicação.

. Demissões atingem Abril e Estadão

Informações sobre uma série de demissões no Grupo Abril atingem o mercado brasileiro de mídia. As redações, o departamento de marketing e a unidade de negócios das revistas masculinas foram algumas das áreas que sofreram baixas. Entre as publicações, Playboy, Alfa, Guia Quatro Rodas, Viva Mais, Info, Claudia, VIP, Men's Health e Nova Escola tiveram cortes.

 A Delícias da Calu, revista popular de receitas, foi extinta. Segundo fontes dopropmark, a Abril deve alegar que as movimentações fazem parte do "turnover natural" de um grupo do porte da editora. As demissões chegariam a 180 funcionários. A reestruturação deve ter continuidade até o fim da semana
Há também informações de demissões no portal do jornal O Estado de S.Paulo. Fontes indicam que sete pessoas já foram demitidas, incluindo três editores. Procurados pela reportagem do propmark, até o fechamento desta nota nem o Grupo Estado nem a Editora Abril se posicionaram oficialmente sobre o assunto.

A Abril está posicionada como  a maior empresa de comunicação segmentada do Brasil. A editora tem as revistas mais importantes do país, entre 52 títulos, como Playboy, Exame e Veja, considerada a terceira maior revista semanal de informação do mundo. No ano fiscal de 2011, a Abril divulgou que teve uma circulação de 192 milhões de exemplares e 28 milhões de leitores, com 4,4 milhões de assinaturas. O Grupo Estado reúne o jornal O Estado de S.Paulo, um dos maiores do país, e a Agência Estado, entre outros veículos de mídia. Recentemente, o grupo fechou o Jornal da Tarde, um dos jornais mais tradicionais de São Paulo.
. E Estadão lança nova campanha
 
Depois de reformular o conceito da marca, a WMcCann dá continuidade à nova campanha do jornal O Estado de S.Paulo, com a linha Quer saber? Estadão. A partir do próximo domingo entra no ar a segunda parte da estratégia de divulgação, tendo o leitor da publicação como foco e protagonista.

A campanha será veiculada em TV aberta, por assinatura e em cinemas, contando ainda com peças de mídia online, spots de rádio e anúncios em revista e jornal. A narrativa dos filmes valoriza quem lê habitualmente o diário e, durante 90 dias, serão publicadas peças de página inteira no Estadão, clicadas pelo fotógrafo Miro, retratando quem são os leitores. A diretora de marketing do jornal, Renata Ucha, reiterou que a campanha também é uma "homenagem" aos clientes.
(Essas informações foram distribuídas pelo Propmark)

Nenhum comentário:

Postar um comentário