A vertiginosa velocidade
inerente ao marketing e à tecnologia se reflete também no vocabulário
marqueteiro. Os novos termos surgidos ao longo de 2012 foram compilados pelo
brand magazine online Popsop:
1. Appscription
O termos nasceu da fusão das palavras “application” (aplicação) e “prescription” (receita). Refere-se à crescente predisposição do consumidor de utilizar as novas tecnologias (as apps móveis em particular) para controlar, monitorar e melhorar sua própria saúde.
2. Citysummer
Nascido da fusão de “city” (cidade) e “consumer” (consumidor). É utilizado para referir- ao novo tipo de consumidor urbano, mais centrado nas experiências, mais sofisticado, mais e exigente e mais maduro.
3. Churnalism
Fusão das palavras “churn” (produzir em série) e “journalism” (jornalismo). Utilizada para se referir aos artigos jornalísticos baseados quase que integralmente em press/news-releases.
4. Curiosity Quotidient
O "quociente de curiosidade" é o nível de interesse que uma marca está gerando de maneira natural no consumidor no ambiente digital.
5. Custowner
Este termo nascido da combinação das palavras “customer” (cliente) e “owner” (proprietário), é utilizado para denominar um novo tipo de consumidor entusiasta e ativo que não se limita a consumir passivamente e que investe nas marcas que consome. Simultaneamente é consumidor e "proprietário" das marcas.
6. Etail
Fusão de “everywhere” (em toda parte) e “retail” (varejo). Refere-se a um novo tipo de comércio que está em permanente contato com o consumidor através das lojas físicas, das plataformas online, dos dispositivos móveis e das redes sociais.
7. Experience crammer
Emprega-se para referir-se ao novo comportamento do consumidor 2.0, mais ávido por experiências do que por produtos e serviços.
7. Gamification
Este conceito onipresente no marketing durante os últimos doze meses, nasce para nomear o crescente empenho das marcas por aplicar as "regras dos jogos" (regulamentos) em suas relações com seus clientes.
9. Goodvertising
A "boa publicidade" é uma aquela baseada em 10 princípios básicos: transparência, conexão, simplicidade, colaboração, paixão, criatividade, contágio, generosidade, perspicácia e total compromisso.
10. Meta-luxury
Termo citado por Manfredi Ricaa e Rebecca Robins no livro "Meta-luxury: Brands and the Culture of Excellence" para referir-se ao que vai além do luxo.
11. Native ads
Os anúncios nativos são um novo tipo de publicidade online que a diferencia de formatos comuns como os banners. São anúncios atrativos, interessantes e suscetíveis de compartilhamento nas das redes sociais.
12. Phygital
Fusão de “physical” (físico) e “digital” (digital). Refere-se ao novo método para levar as experiências digitais ao mundo real.
13. Pin
O Pinterest foi a revelação do ano e a palavra "pin" entrou para o vocabulário cotidiano.
14. Presumer
Este conceito nasceu da fusão das palavras "pre” y “consumer”. Serve para descrever um novo tipo de consumidor que se envolve nos produtos e serviços que compra antes de sua criação.
15. Prosumer
Fusão das palavras “professional” (profissional) e “consumer” (consumidor). O prosumidor é um consumidor que investiga o mercado de forma muito eficiente.
16. S-commerce
O social commerce é o novo tipo de comércio nascido com as as redes sociais.
17. Showrooming
O consumidor faz “showrooming” quando vai aos pontos de venda físicos de uma marca para experimentar os produtos e depois comprar online por preços menores.
18. Social susceptibility
O termo foi cunhado por Robert Passikoff para referir-se à reação das marcas aos comentários positivos, negativos ou neutros postados por consumidores nas redes sociais.
19. Stractical
Nascido da fusão de “strategic” (estratégico) e “tactical” (tático), refere-se a uma nova forma de combinar os elementos estratégicos e táticos nas campanhas de marketing.
20. Social Feng Shui
O "Social Feng Shui" é a técnica utilizada pelas marcas para que suas presenças estejam perfeitamente alinhadas nas mídias sociais. (Emílio Cerri, no blog dele)
1. Appscription
O termos nasceu da fusão das palavras “application” (aplicação) e “prescription” (receita). Refere-se à crescente predisposição do consumidor de utilizar as novas tecnologias (as apps móveis em particular) para controlar, monitorar e melhorar sua própria saúde.
2. Citysummer
Nascido da fusão de “city” (cidade) e “consumer” (consumidor). É utilizado para referir- ao novo tipo de consumidor urbano, mais centrado nas experiências, mais sofisticado, mais e exigente e mais maduro.
3. Churnalism
Fusão das palavras “churn” (produzir em série) e “journalism” (jornalismo). Utilizada para se referir aos artigos jornalísticos baseados quase que integralmente em press/news-releases.
4. Curiosity Quotidient
O "quociente de curiosidade" é o nível de interesse que uma marca está gerando de maneira natural no consumidor no ambiente digital.
5. Custowner
Este termo nascido da combinação das palavras “customer” (cliente) e “owner” (proprietário), é utilizado para denominar um novo tipo de consumidor entusiasta e ativo que não se limita a consumir passivamente e que investe nas marcas que consome. Simultaneamente é consumidor e "proprietário" das marcas.
6. Etail
Fusão de “everywhere” (em toda parte) e “retail” (varejo). Refere-se a um novo tipo de comércio que está em permanente contato com o consumidor através das lojas físicas, das plataformas online, dos dispositivos móveis e das redes sociais.
7. Experience crammer
Emprega-se para referir-se ao novo comportamento do consumidor 2.0, mais ávido por experiências do que por produtos e serviços.
7. Gamification
Este conceito onipresente no marketing durante os últimos doze meses, nasce para nomear o crescente empenho das marcas por aplicar as "regras dos jogos" (regulamentos) em suas relações com seus clientes.
9. Goodvertising
A "boa publicidade" é uma aquela baseada em 10 princípios básicos: transparência, conexão, simplicidade, colaboração, paixão, criatividade, contágio, generosidade, perspicácia e total compromisso.
10. Meta-luxury
Termo citado por Manfredi Ricaa e Rebecca Robins no livro "Meta-luxury: Brands and the Culture of Excellence" para referir-se ao que vai além do luxo.
11. Native ads
Os anúncios nativos são um novo tipo de publicidade online que a diferencia de formatos comuns como os banners. São anúncios atrativos, interessantes e suscetíveis de compartilhamento nas das redes sociais.
12. Phygital
Fusão de “physical” (físico) e “digital” (digital). Refere-se ao novo método para levar as experiências digitais ao mundo real.
13. Pin
O Pinterest foi a revelação do ano e a palavra "pin" entrou para o vocabulário cotidiano.
14. Presumer
Este conceito nasceu da fusão das palavras "pre” y “consumer”. Serve para descrever um novo tipo de consumidor que se envolve nos produtos e serviços que compra antes de sua criação.
15. Prosumer
Fusão das palavras “professional” (profissional) e “consumer” (consumidor). O prosumidor é um consumidor que investiga o mercado de forma muito eficiente.
16. S-commerce
O social commerce é o novo tipo de comércio nascido com as as redes sociais.
17. Showrooming
O consumidor faz “showrooming” quando vai aos pontos de venda físicos de uma marca para experimentar os produtos e depois comprar online por preços menores.
18. Social susceptibility
O termo foi cunhado por Robert Passikoff para referir-se à reação das marcas aos comentários positivos, negativos ou neutros postados por consumidores nas redes sociais.
19. Stractical
Nascido da fusão de “strategic” (estratégico) e “tactical” (tático), refere-se a uma nova forma de combinar os elementos estratégicos e táticos nas campanhas de marketing.
20. Social Feng Shui
O "Social Feng Shui" é a técnica utilizada pelas marcas para que suas presenças estejam perfeitamente alinhadas nas mídias sociais. (Emílio Cerri, no blog dele)
WARNER CRIA SITE COM AS RECEITAS DO FILME O HOBBIT
O filme O
Hobbit – Uma Jornada Inesperada estreia
nos cinemas amanhã (14/12), mas os fãs da trilogia baseada na obra de J.R.
R. Tolkien já podem matar um
pouco a curiosidade com o site de gastronomia criado pelaWarner.
Com o objetivo
de promover o filme, a página virtual reúne uma série de receitas criadas por
Bombur, o cozinheiro da Companhia dos Anões.
Além disso, o
conteúdo do site traz diversos pratos da Terra-média e permite
que o próprio internauta possa enviar seus experimentos culinários. Biscoitos
do Bilbo, bolinhos dos anões, refogado de rins do Gollum, são algumas das
opções disponíveis. (Promoview)
BBB 12: CAMPEÃO GLOBAL DE AUDIÊNCIA
Quais foram os termos mais procurados em 2012? Que segmentos
foram mais populares? Qual foi o evento mais importante? Os principais
fatos? O Google divulgou nesta quarta-feira (12) o relatório Zeitgeist — que
significa "espírito do tempo" —, onde responde a todos estes
questionamentos e mostra um panorama de tudo o que foi buscado neste ano,
globalmente e dividido entre países.
O estudo contabiliza
1,2 trilhão de buscas, e foi mostrado ao público acompanhado de umvídeo de
retrospectiva deste ano. Zeitgeist significa "espírito do tempo". O
relatório traz os mais buscados em números reais, os termos que mais se
destacaram em 2012 em relação a 2011 e uma divisão por país e segmento
(esportes, artistas, etc.). Além da segmentação por nicho, a pesquisa ainda
traz dados curiosos como buscas com a pergunta “o que é” (Como em “O que é
ecossistema?”, termo mais buscado no Brasil), “como fazer” e outros.
O termo mais buscado no Google neste ano foi Whitney Houston. A
cantora americana faleceu em fevereiro deste ano. Logo depois está a sensação
"Gangnam style", música do sul-coreano Psy, enquanto figura na
terceira posição o furacão Sandy, desastre natural que assolou os Estados
Unidos.
Um fato que não pode passar despercebido é a presença do termo
“BBB 12” no Top 10 global. O reality show da Globo é o segundo termo mais
buscado no Brasil, atrás de “Face” (apelido comumente usado para o Facebook), e
também é o programa de TV mais buscado no mundo todo. Ainda entre os dez termos
mais buscados estão o iPad 3 (4º), o jogo Diablo 3 (5º), a primeira-dama do
Reino Unido Kate Middleton (6º), os Jogos Olímpicos de 2012 (7º), a canadense
Amanda Todd, que se suicidou por causa do cyberbullying (8º), e o falecido ator
Michael Clarke Duncan (9º).
O relatório completo ainda divide o estudo por tópicos de pesquisa.
Em Imagens, o líder das buscas foi a banda One Direction; entre os atletas,
venceu o jogador de basquete Jeremy Lin; o furacão Sandy foi o termo mais
buscado em Eventos, lembrando que o Google fez um mapa de crise da tempestade
natural que assolou os EUA; "Jogos vorazes" foi o filme mais buscado;
em eletrônicos, batalha entre Samsung e Apple com o iPad 3 em primeiro e o
Galaxy S3 em segundo lugar; e finalmente em Televisão, domínio brasileiro:
"Avenida Brasil" em segundo, atrás do já citado "Big Brother
Brasil".
Marcas mais buscadas
Um dos itens no levantamento do Google mostra as marcas mais
buscadas no Brasil. O que se percebe na lista do Top 10 é a presença massiva de
empresas que possuem vendas pela internet, que respondem a seis das dez
primeiras posições. As companhias aéreas também se destacam, com duas
representantes. Em ordem, as dez marcas mais buscadas foram Mercado Livre,
Casas Bahia, Correios, Americanas, Netshoes, Pontofrio, Magazine Luiza, TAM,
Vivo e Gol. (Propmark)
GOOGLE LANÇA TREINAMENTO ONLINE
O Google lança no Brasil o Google Engage, uma iniciativa para
auxiliar pequenas agências ou profissionais da publicidade digital. A
empreitada é constituída por uma série de ferramentas e treinamentos para as
campanhas online, obviamente incluindo Adwords e outras vertentes da empresa,
auxiliando esses pequenos players a trazerem melhores resultados a seus
clientes.
O programa já é realidade em países como Estados Unidos,
Portugal e Reino Unido, porém, promete novidades exclusivas em sua chegada ao
Brasil. A principal delas é o Engage Office, onde o consumidor monta um
escritório virtual e, à medida em que vai evoluindo nos treinamentos, uso de
ferramentas e resultados, vai incrementando seu “escritório” com novos
recursos.
A iniciativa, que substitui o WebExpert, também inclui promoções
que podem dar “vale-Adwords” de R$ 150 ou visitas ao escritório do site no
Brasil. (Propmark)
PASSEIO
NA MAIOR PISCINA DO MUNDO
O atleta Cesar Cielo é
o embaixador da campanha “Cipavinil te leva até à maior”, da Cipatex.
A ação promocional irá sortear três viagens para o Chile com acompanhante, para conhecer a maior piscina do mundo, e
três câmeras fotográficas subaquáticas para que possam registrar os melhores
momentos.
Para participar, o consumidor adquire uma piscina revestida
com o produto da marca nas lojas revendedoras e preenche um cupom via hotsite. O resultado será divulgado no dia 18
de janeiro. (Promoview)
AVANÇOS
REVOLUCIONAM TRATAMENTO DO CÂNCER
(Texto de Karina Toledo,
distribuído pela Agência FAPESP) –
Há muito tempo os
pesquisadores sabem que o câncer é uma doença genética, ou seja, resultado de
um acúmulo de alterações no genoma causadas ao longo da vida pelo
envelhecimento, por fatores hereditários ou por agentes externos como radiação
e tabaco.
Somente nos
últimos anos, porém, graças à evolução e ao barateamento das metodologias de
sequenciamento e de análise do perfil de expressão dos genes, os cientistas
estão conseguindo desvendar as alterações específicas por trás de cada tumor.
De posse
dessas informações, os médicos podem prever, por exemplo, o grau de
agressividade do tumor, sua capacidade de se disseminar para outros órgãos e
sua sensibilidade a determinados tipos de drogas – o que permite planejar novas
estratégicas terapêuticas de forma personalizada.
O tema foi
abordado por Rogelio González-Sarmiento, do Centro de Pesquisa em Câncer da Universidade
de Salamanca (Usal), no dia 11 de dezembro, durante o evento “Fronteras de la Ciencia – Brasil y España en los 50 años
de la FAPESP.
O simpósio
integra as comemorações dos 50 anos da FAPESP e reúne, nas cidades de Salamanca
(10 a 12/12) e Madri (13 e 14/12), pesquisadores do Estado de São Paulo e de
diferentes instituições de ensino e pesquisa do país ibérico, em uma
programação intensa, diversificada e aberta ao público.
“As
técnicas de sequenciamento de nova geração têm permitido aos pesquisadores, em
laboratórios, redefinir as classificações dos tumores com base em critérios
moleculares. Essa mudança de paradigma está modificando a estratégia
terapêutica dos oncologistas”, disse Sarmiento.
Além das
alterações genéticas propriamente ditas – que são aquelas em que ocorre
modificação na sequência do DNA, como as mutações pontuais, deleções, inserções
e os rearranjos cromossômicos –, as alterações epigenéticas também podem ser
causa de câncer, de acordo com Manel Esteller, diretor do Programa de
Epigenética do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, em Barcelona.
“Podemos
imaginar que o genoma é o hardware de nosso computador e a epigenética é o
software que faz esse hardware funcionar”, disse Esteller à Agência FAPESP.
Por essa
razão, acrescentou o pesquisador, gêmeos idênticos podem desenvolver doenças
diferentes, apesar de compartilharem o mesmo DNA. “Eles têm o mesmo hardware, mas
diferentes softwares. São alterações químicas que regulam a expressão dos
genes”, disse.
Entre as
alterações químicas conhecidas, a mais importante é a metilação do DNA, reação
que envolve a adição de um grupo metil (CH3) a determinadas partes do DNA e
muda o padrão de expressão dos genes.
“É um
processo fisiológico de regulação dos genes. Por exemplo, as células do nosso
cérebro têm o mesmo DNA que as células do nosso coração, mas têm diferentes
funções. Em boa medida, isso ocorre graças à metilação do DNA. O que acontece
no câncer é que existe uma mudança global na metilação do DNA e isso cria um
software corrompido”, explicou Esteller.
As causas
das alterações epigenéticas são, segundo o pesquisador, muito parecidas com
aquelas responsáveis pelas modificações na sequência do DNA. Entre elas uma das
mais importantes é o envelhecimento.
“É possível
medir a idade biológica de uma pessoa ao analisar o perfil de metilação de DNA.
Ao longo da vida passamos por experiências que mudam nossas células. O processo
de metilação do DNA diminui e isso deixa os cromossomos mais frágeis e mais
fáceis de serem corrompidos”, disse Esteller.
Apenas
alguns poucos genes – e justamente aqueles responsáveis por nos proteger contra
o câncer – passam a sofrer mais metilação devido ao envelhecimento e têm sua
expressão bloqueada. “Nos países desenvolvidos, a idade é hoje o maior fator de
risco para o câncer”, disse.
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CORRUPÇÃO
A criação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção (CEPC) foi
aprovada pela Congregação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp.
O CEPC ficará alocado no Centro de Estudo e Extensão (CEE) da
Unesp, campus de Franca, e contará com pesquisadores efetivos e associados. A
coordenação geral ficará sob responsabilidade da professora Rita de Cássia
Biason.
O novo centro terá por finalidade desenvolver estudos e pesquisas,
em área multidisciplinar, que auxiliem a compreensão dos múltiplos aspectos do
fenômeno da corrupção. Os eixos norteadores do centro serão Transparência e
Integridade Pública.
A proposta do CEPC é realizar diagnósticos e propor intervenções
em áreas de vulnerabilidade da administração pública, especificamente com
relação aos mecanismos de combate a corrupção no âmbito doméstico e
internacional (convenções anticorrupção).
Entre os objetivos do centro estão a realização de pesquisas de
políticas anticorrupção, a promoção de ações de formação, gestão de
conhecimento e investigação, a realização de eventos culturais e científicos
pertinentes ao eixo temático e a articulação de projetos de extensão entre
universidade e comunidade não acadêmica.
As linhas de pesquisa são Corrupção e Boa Governança, Transparência
Pública e Accountability e Mecanismos Internacionais de Combate à Corrupção.
O CEPC será formado por pesquisadores e estudantes que participam
de dois grupos da Unesp em Franca: o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre
Corrupção (Gepec) e o Grupo de Estudos de Política Aplicada e Comparada
(Gepac). Detalhes: www.gruposobrecorrupcao.com.br
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