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sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

AS NOVAS PALAVRAS MARQUETEIRAS


 

A vertiginosa velocidade inerente ao marketing e à tecnologia se reflete também no vocabulário marqueteiro. Os novos termos surgidos ao longo de 2012 foram compilados pelo brand magazine online Popsop:

1. Appscription
O termos nasceu da fusão das palavras “application” (aplicação) e “prescription” (receita). Refere-se à crescente predisposição do consumidor de utilizar as novas tecnologias (as apps móveis em particular) para controlar, monitorar e melhorar sua própria saúde.

2. Citysummer
Nascido da fusão de “city” (cidade) e “consumer” (consumidor). É utilizado para referir- ao novo tipo de consumidor urbano, mais centrado nas experiências, mais sofisticado, mais e exigente e mais maduro.

3. Churnalism
Fusão das palavras “churn” (produzir em série) e “journalism” (jornalismo). Utilizada para se referir aos artigos jornalísticos baseados quase que integralmente em press/news-releases.

4. Curiosity Quotidient
O "quociente de curiosidade" é o nível de interesse que uma marca está gerando de maneira natural no consumidor no ambiente digital.

5. Custowner
Este termo nascido da combinação das palavras “customer” (cliente) e “owner” (proprietário), é utilizado para denominar um novo tipo de consumidor entusiasta e ativo que não se limita a consumir passivamente e que investe nas marcas que consome. Simultaneamente é consumidor e "proprietário" das marcas.

6. Etail
Fusão de “everywhere” (em toda parte) e “retail” (varejo). Refere-se a um novo tipo de comércio que está em permanente contato com o consumidor através das lojas físicas, das plataformas online, dos dispositivos móveis e das redes sociais.

7. Experience crammer
Emprega-se para referir-se ao novo comportamento do consumidor 2.0, mais ávido por experiências do que por produtos e serviços.

7. Gamification
Este conceito onipresente no marketing durante os últimos doze meses, nasce para nomear o crescente empenho das marcas por aplicar as "regras dos jogos" (regulamentos) em suas relações com seus clientes.

9. Goodvertising
A "boa publicidade" é uma aquela baseada em 10 princípios básicos: transparência, conexão, simplicidade, colaboração, paixão, criatividade, contágio, generosidade, perspicácia e total compromisso.

10. Meta-luxury
Termo citado por Manfredi Ricaa e Rebecca Robins no livro "Meta-luxury: Brands and the Culture of Excellence" para referir-se ao que vai além do luxo.

11. Native ads
Os anúncios nativos são um novo tipo de publicidade online que a diferencia de formatos comuns como os banners. São anúncios atrativos, interessantes e suscetíveis de compartilhamento nas das redes sociais.

12. Phygital
Fusão de “physical” (físico) e “digital” (digital). Refere-se ao novo método para levar as experiências digitais ao mundo real.

13. Pin
O Pinterest foi a revelação do ano e a palavra "pin" entrou para o vocabulário cotidiano.

14. Presumer
Este conceito nasceu da fusão das palavras "pre” y “consumer”. Serve para descrever um novo tipo de consumidor que se envolve nos produtos e serviços que compra antes de sua criação.

15. Prosumer
Fusão das palavras “professional” (profissional) e “consumer” (consumidor). O prosumidor é um consumidor que investiga o mercado de forma muito eficiente.

16. S-commerce
O social commerce é o novo tipo de comércio nascido com as as redes sociais.

17. Showrooming
O consumidor faz “showrooming” quando vai aos pontos de venda físicos de uma marca para experimentar os produtos e depois comprar online por preços menores.

18. Social susceptibility
O termo foi cunhado por Robert Passikoff para referir-se à reação das marcas aos comentários positivos, negativos ou neutros postados por consumidores nas redes sociais.

19. Stractical
Nascido da fusão de “strategic” (estratégico) e “tactical” (tático), refere-se a uma nova forma de combinar os elementos estratégicos e táticos nas campanhas de marketing.

20. Social Feng Shui
O "Social Feng Shui" é a técnica utilizada pelas marcas para que suas presenças estejam perfeitamente alinhadas nas mídias sociais. (Emílio Cerri, no blog dele)

 

WARNER CRIA SITE COM AS RECEITAS DO FILME O HOBBIT


O filme O Hobbit – Uma Jornada Inesperada estreia nos cinemas amanhã (14/12), mas os fãs da trilogia baseada na obra de J.R. R. Tolkien já podem matar um pouco a curiosidade com o site de gastronomia criado pelaWarner.

Com o objetivo de promover o filme, a página virtual reúne uma série de receitas criadas por Bombur, o cozinheiro da Companhia dos Anões.

Além disso, o conteúdo do site traz diversos pratos da Terra-média e permite que o próprio internauta possa enviar seus experimentos culinários. Biscoitos do Bilbo, bolinhos dos anões, refogado de rins do Gollum, são algumas das opções disponíveis. (Promoview)

BBB 12: CAMPEÃO GLOBAL DE AUDIÊNCIA


 


Quais foram os termos mais procurados em 2012? Que segmentos foram mais populares? Qual foi o evento mais importante? Os principais fatos? O Google divulgou nesta quarta-feira (12) o relatório Zeitgeist — que significa "espírito do tempo" —, onde responde a todos estes questionamentos e mostra um panorama de tudo o que foi buscado neste ano, globalmente e dividido entre países.

O estudo contabiliza 1,2 trilhão de buscas, e foi mostrado ao público acompanhado de umvídeo de retrospectiva deste ano. Zeitgeist significa "espírito do tempo". O relatório traz os mais buscados em números  reais, os termos que mais se destacaram em 2012 em relação a 2011 e uma divisão por país e segmento (esportes, artistas, etc.). Além da segmentação por nicho, a pesquisa ainda traz dados curiosos como buscas com a pergunta “o que é” (Como em “O que é ecossistema?”, termo mais buscado no Brasil), “como fazer” e outros.

O termo mais buscado no Google neste ano foi Whitney Houston. A cantora americana faleceu em fevereiro deste ano. Logo depois está a sensação "Gangnam style", música do sul-coreano Psy, enquanto figura na terceira posição o furacão Sandy, desastre natural que assolou os Estados Unidos.

Um fato que não pode passar despercebido é a presença do termo “BBB 12” no Top 10 global. O reality show da Globo é o segundo termo mais buscado no Brasil, atrás de “Face” (apelido comumente usado para o Facebook), e também é o programa de TV mais buscado no mundo todo. Ainda entre os dez termos mais buscados estão o iPad 3 (4º), o jogo Diablo 3 (5º), a primeira-dama do Reino Unido Kate Middleton (6º), os Jogos Olímpicos de 2012 (7º), a canadense Amanda Todd, que se suicidou por causa do cyberbullying (8º), e o falecido ator Michael Clarke Duncan (9º).

O relatório completo ainda divide o estudo por tópicos de pesquisa. Em Imagens, o líder das buscas foi a banda One Direction; entre os atletas, venceu o jogador de basquete Jeremy Lin; o furacão Sandy foi o termo mais buscado em Eventos, lembrando que o Google fez um mapa de crise da tempestade natural que assolou os EUA; "Jogos vorazes" foi o filme mais buscado; em eletrônicos, batalha entre Samsung e Apple com o iPad 3 em primeiro e o Galaxy S3 em segundo lugar; e finalmente em Televisão, domínio brasileiro: "Avenida Brasil" em segundo, atrás do já citado "Big Brother Brasil".

Marcas mais buscadas

Um dos itens no levantamento do Google mostra as marcas mais buscadas no Brasil. O que se percebe na lista do Top 10 é a presença massiva de empresas que possuem vendas pela internet, que respondem a seis das dez primeiras posições. As companhias aéreas também se destacam, com duas representantes. Em ordem, as dez marcas mais buscadas foram Mercado Livre, Casas Bahia, Correios, Americanas, Netshoes, Pontofrio, Magazine Luiza, TAM, Vivo e Gol. (Propmark)

GOOGLE LANÇA TREINAMENTO ONLINE


 


O Google lança no Brasil o Google Engage, uma iniciativa para auxiliar pequenas agências ou profissionais da publicidade digital. A empreitada é constituída por uma série de ferramentas e treinamentos para as campanhas online, obviamente incluindo Adwords e outras vertentes da empresa, auxiliando esses pequenos players a trazerem melhores resultados a seus clientes.

O programa já é realidade em países como Estados Unidos, Portugal e Reino Unido, porém, promete novidades exclusivas em sua chegada ao Brasil. A principal delas é o Engage Office, onde o consumidor monta um escritório virtual e, à medida em que vai evoluindo nos treinamentos, uso de ferramentas e resultados, vai incrementando seu “escritório” com novos recursos.

A iniciativa, que substitui o WebExpert, também inclui promoções que podem dar “vale-Adwords” de R$ 150 ou visitas ao escritório do site no Brasil. (Propmark)

 PASSEIO NA MAIOR PISCINA DO MUNDO


O atleta Cesar Cielo é o embaixador da campanha “Cipavinil te leva até à maior”, da Cipatex. A ação promocional irá sortear três viagens para o Chile com acompanhante, para conhecer a maior piscina do mundo, e três câmeras fotográficas subaquáticas para que possam registrar os melhores momentos.

Para participar, o consumidor adquire uma piscina revestida com o produto da marca nas lojas revendedoras e preenche um cupom via hotsite. O resultado será divulgado no dia 18 de janeiro. (Promoview)

AVANÇOS REVOLUCIONAM TRATAMENTO DO CÂNCER


(Texto de  Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP) Há muito tempo os pesquisadores sabem que o câncer é uma doença genética, ou seja, resultado de um acúmulo de alterações no genoma causadas ao longo da vida pelo envelhecimento, por fatores hereditários ou por agentes externos como radiação e tabaco.

Somente nos últimos anos, porém, graças à evolução e ao barateamento das metodologias de sequenciamento e de análise do perfil de expressão dos genes, os cientistas estão conseguindo desvendar as alterações específicas por trás de cada tumor.

De posse dessas informações, os médicos podem prever, por exemplo, o grau de agressividade do tumor, sua capacidade de se disseminar para outros órgãos e sua sensibilidade a determinados tipos de drogas – o que permite planejar novas estratégicas terapêuticas de forma personalizada.

O tema foi abordado por Rogelio González-Sarmiento, do Centro de Pesquisa em Câncer da Universidade de Salamanca (Usal), no dia 11 de dezembro, durante o evento “Fronteras de la Ciencia – Brasil y España en los 50 años de la FAPESP.

O simpósio integra as comemorações dos 50 anos da FAPESP e reúne, nas cidades de Salamanca (10 a 12/12) e Madri (13 e 14/12), pesquisadores do Estado de São Paulo e de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país ibérico, em uma programação intensa, diversificada e aberta ao público.

“As técnicas de sequenciamento de nova geração têm permitido aos pesquisadores, em laboratórios, redefinir as classificações dos tumores com base em critérios moleculares. Essa mudança de paradigma está modificando a estratégia terapêutica dos oncologistas”, disse Sarmiento.

Além das alterações genéticas propriamente ditas – que são aquelas em que ocorre modificação na sequência do DNA, como as mutações pontuais, deleções, inserções e os rearranjos cromossômicos –, as alterações epigenéticas também podem ser causa de câncer, de acordo com Manel Esteller, diretor do Programa de Epigenética do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, em Barcelona.

“Podemos imaginar que o genoma é o hardware de nosso computador e a epigenética é o software que faz esse hardware funcionar”, disse Esteller à Agência FAPESP.

Por essa razão, acrescentou o pesquisador, gêmeos idênticos podem desenvolver doenças diferentes, apesar de compartilharem o mesmo DNA. “Eles têm o mesmo hardware, mas diferentes softwares. São alterações químicas que regulam a expressão dos genes”, disse.

Entre as alterações químicas conhecidas, a mais importante é a metilação do DNA, reação que envolve a adição de um grupo metil (CH3) a determinadas partes do DNA e muda o padrão de expressão dos genes.

“É um processo fisiológico de regulação dos genes. Por exemplo, as células do nosso cérebro têm o mesmo DNA que as células do nosso coração, mas têm diferentes funções. Em boa medida, isso ocorre graças à metilação do DNA. O que acontece no câncer é que existe uma mudança global na metilação do DNA e isso cria um software corrompido”, explicou Esteller.

As causas das alterações epigenéticas são, segundo o pesquisador, muito parecidas com aquelas responsáveis pelas modificações na sequência do DNA. Entre elas uma das mais importantes é o envelhecimento.

“É possível medir a idade biológica de uma pessoa ao analisar o perfil de metilação de DNA. Ao longo da vida passamos por experiências que mudam nossas células. O processo de metilação do DNA diminui e isso deixa os cromossomos mais frágeis e mais fáceis de serem corrompidos”, disse Esteller.

Apenas alguns poucos genes – e justamente aqueles responsáveis por nos proteger contra o câncer – passam a sofrer mais metilação devido ao envelhecimento e têm sua expressão bloqueada. “Nos países desenvolvidos, a idade é hoje o maior fator de risco para o câncer”, disse. 
 

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CORRUPÇÃO


 A criação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção (CEPC) foi aprovada pela Congregação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp.


O CEPC ficará alocado no Centro de Estudo e Extensão (CEE) da Unesp, campus de Franca, e contará com pesquisadores efetivos e associados. A coordenação geral ficará sob responsabilidade da professora Rita de Cássia Biason.

O novo centro terá por finalidade desenvolver estudos e pesquisas, em área multidisciplinar, que auxiliem a compreensão dos múltiplos aspectos do fenômeno da corrupção. Os eixos norteadores do centro serão Transparência e Integridade Pública.

A proposta do CEPC é realizar diagnósticos e propor intervenções em áreas de vulnerabilidade da administração pública, especificamente com relação aos mecanismos de combate a corrupção no âmbito doméstico e internacional (convenções anticorrupção).

Entre os objetivos do centro estão a realização de pesquisas de políticas anticorrupção, a promoção de ações de formação, gestão de conhecimento e investigação, a realização de eventos culturais e científicos pertinentes ao eixo temático e a articulação de projetos de extensão entre universidade e comunidade não acadêmica.

As linhas de pesquisa são Corrupção e Boa Governança, Transparência Pública e Accountability e Mecanismos Internacionais de Combate à Corrupção.

O CEPC será formado por pesquisadores e estudantes que participam de dois grupos da Unesp em Franca: o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção (Gepec) e o Grupo de Estudos de Política Aplicada e Comparada (Gepac). Detalhes: www.gruposobrecorrupcao.com.br
 

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