A atividade de marketing
promocional cresce rapidamente no Brasil. Com uma taxa média entre 13 e 19%
ao ano há uma década, este segmento deve terminar 2012 acima de 20% de alta.
Num universo de cerca
de seis mil agências com atividades basicamente voltadas para comunicação promo
de marcas, o setor movimentou aproximadamente R$ 40 bilhões no País em 2011,
conforme dados do Anuário Brasileiro de Marketing Promocional, publicado pelo Promoview.
Atento a este
crescimento, que antes era privilégio de São Paulo e agora ocorre em todas as
regiões brasileiras, Promoview inicia nesta segunda-feira (03/09) a sua
atualização diária com foco nos principais Estados brasileiros.
Com isso surgem: o
Canal Bah! Voltado para os gaúchos;
o Se queres, queres.., voltado para o mercado
catarinense; o Canal Viu! dedicado aos paranaenses; o Canal Uai! para os mineiros;
o Canal Fala sério! que será atualizado
para o mercado carioca; o Canal Se Liga! abrangendo a região Centro-Oeste,
o Canal Norte, que cobrirá
assuntos da região amazônica e Pronto! dedicado
exclusivamente à Região Nordeste, apontada como a de maior
crescimento potencial nos próximos anos pelo levantamento do Anuário Brasileiro
de Marketing Promocional.
Recomendamos a
navegação pelo Google Chrome.
No comando das
atualizações, uma equipe formada por jornalistas especializados e profissionais
com larga experiência em marketing promocional trarão ao leitor do
Promoview uma cobertura ainda mais completa, composta de atualizações e envio
de Newsletter específicos além de artigos e reportagens
especiais.
Na primeira delas,
esta verdadeira seleção de especialistas explica um pouco do funcionamento
desta atividade, especialmente para o grande número de estudantes e
profissionais de outras áreas que optam cada vez mais pela atuação neste setor
especializado da comunicação. Confira o que eles têm a dizer.
“Hoje, o empresário
já entende a importância do marketing promocional. Sabe que se quiser vender
seu produto, serviço ou mesmo sua própria marca, esse é o caminho mais eficaz e
de melhor retorno”, analisa Tony Coelho, já consagrado pelas suas
crônicas no Canal Promocitarios e que agora passa a atualizar o Canal
Fala Sério!, com notícias do mercado carioca.
“Entre os cuidados
que o empreendedor deve ter para não cometer erros na condução do negócio, Coelho
afirma que é preciso entender que abrir uma agência de marketing promocional
não é como abrir qualquer agência de comunicação. “É preciso profissionalismo,
investimento, planejamento, qualificação e cuidados para não ter revezes já no
início do negócio. No entanto, mais que em qualquer outro negócio, no nosso não
há espaço para erros, como existe em publicidade, por exemplo, quando uma
campanha não funciona. Como há um contrato, pode-se acertar na próxima
campanha. Em marketing promo não. Se a ação, evento ou promoção não der certo,
se os resultados esperados pelo cliente não surgirem na hora, dificilmente você
terá uma segunda chance”, alerta o especialista.
Planejamento
Estratégico e Transparência
Convenções, campanhas
de incentivo de vendas, eventos corporativos são algumas das ações que a
Mazah, de Porto Alegre, realiza. Apesar de dizer que não existe uma
fórmula para o sucesso neste segmento, o sócio-diretor da agência, Alexandre
Godoy, dá algumas dicas. “Procuramos sempre nos comunicar de forma objetiva
e satisfatória, trabalhar em equipe, com motivação e comprometidos, além de
manter um relacionamento com muita transparência e ética junto aos clientes,
parceiros e fornecedores, relata Godoy. “As empresas estão cada vez mais
valorizando o marketing promocional, pois ele deixou de ser tático para
ser estratégico, constroi verdadeiramente relações de suas marcas com o
público”, avalia o titular do Canal Bah! que vai atualizar os
profissionais gaúchos sobre o dia a dia do mercado promocional.
“O Brasil está em um
momento de destaque no ramo, receberemos eventos de grande porte nos próximos
anos que vão fazer crescer a demanda pelo marketing promocional, não só no Rio
Grande do Sul mas em todas as regiões do País”, conclui Godoy.
Marcela Cunha, presidente da Mix
Marketing Promocional, de Brasília, afirma que um planejamento estratégico
é de suma importância para quem quer montar uma agência de marketing
promocional. “Esse planejamento tem uma importância imensa durante toda a vida
da empresa, mas de nada adianta se não mantivermos a qualidade no atendimento.
Procuramos sempre dar aos nossos clientes um atendimento personalizado. Vamos a
fundo nas necessidades e oferecemos as melhores soluções para que o seu
objetivo seja alcançado”, relata a titular do Canal Se Liga!, que vai
trazer as notícias diárias do mercado promo no Centro-Oeste. Para Marcela,
deve-se sempre acompanhar de perto qualquer que seja o serviço prestado. “Seja
ele o fornecimento de uma recepcionista para uma reunião ou a produção de um
congresso”, exemplifica. A executiva, que comanda ações promocionais em
Goiânia, Brasília e Palmas, no Tocantins, diz que é necessário ser transparente
na negociação com o cliente. “Não podemos gerar um orçamento que agrade o
cliente apenas para fechar o negócio. Temos que considerar todos os custos,
inclusive os que podemos chamar de irrisórios. Em muitos casos não é simples
lidar com os preços da concorrência. Contudo, o menor valor nem sempre é o
melhor. O valor adequado é a melhor saída sempre”, ensina.
Definição da Área de
Atuação é Importante
Ter uma área de atuação muito bem definida no começo é uma das dicas dadas por Antonia Goularte, jornalista paranaense especializada, que há quatro anos acompanha o dia a dia das agências promocionais. “Isso trará credibilidade com o tempo, possibilitando a realização de ações em outras áreas”. De acordo com ela, uma agência de promoção é uma grande gestora de recursos de terceiros. Portanto, ter cuidado com a administração financeira é fundamental para o empreendedor não confundir qual parte é margem de lucro e qual é destinada para pagar fornecedores. “Há que se ter muito cuidado na gestão do caixa e ter um excelente trabalho de pós-venda”, esclarece a titular do Canal Viu!, que atualizará noticias sobre o mercado paranaense.
Ter uma área de atuação muito bem definida no começo é uma das dicas dadas por Antonia Goularte, jornalista paranaense especializada, que há quatro anos acompanha o dia a dia das agências promocionais. “Isso trará credibilidade com o tempo, possibilitando a realização de ações em outras áreas”. De acordo com ela, uma agência de promoção é uma grande gestora de recursos de terceiros. Portanto, ter cuidado com a administração financeira é fundamental para o empreendedor não confundir qual parte é margem de lucro e qual é destinada para pagar fornecedores. “Há que se ter muito cuidado na gestão do caixa e ter um excelente trabalho de pós-venda”, esclarece a titular do Canal Viu!, que atualizará noticias sobre o mercado paranaense.
Já Nelson Cadena,
o jornalista mais experiente da Região Nordeste, coordenador do Prêmio
Colunistas de Publicidade e Promoção diz que assiste cada vez mais as parcerias
das agências promo com agências de publicidade e propaganda. “Há casos
de agências promo que atuam com pelo menos cinco agências diferentes de
clientes em comum. Duas delas são agências exclusivas de grupos de propaganda
tradicional”.
Cadena já viu dezenas
de empresas surgirem e também desparecerem do mercado. Por isso ele tem uma
visão privilegiada sobre o desenvolvimento dos negócios. “Nos primeiros três
anos de negócio, época mais difícil, é possível pagar-se o que se investiu e
ter um ganho mínimo. O faturamento vai aumentar gradativamente com o
crescimento e o reconhecimento da agência pelos trabalhos que executar”.
“ Mas é bom lembrar
que as agências agenciam e que, portanto, não podem abrir mão do
comissionamento dos serviços com ganhos na ordem de 15%, na esperança de
agradar o cliente e ter preferência em novos trabalhos. Isso não existe e quem
pratica o contrário, quebra!”, frisa o experiente jornalista do setor que
atualizará o Canal Pronto! com notícias da Região Nordeste.
“Como em qualquer
negócio, o faturamento crescerá gradativamente com o sucesso da agência, mas
não é fazendo cortesia que se cresce no mercado promocional” avalia
Cadena.
Além das atualizações
regionais, novos canais aprofundando ainda mais o assuntos do mercado
brasileiro de marketing promocional serão lançados em setembro.
Destaque para o Promojuris,
que traz como titular o Dr. Paulo Focaccia, considerado um dos maiores
especialistas em direito voltado para o setor promocional e também digital.
Focaccia comanda
atualmente o andamento de importantes ações em defesa do mercado promocional
nas diversas esferas da Justiça e vai oferecer aos leitores informações
importantes para atuação no mercado, além de notícias com decisões e sentenças
promulgadas nas diversas Varas brasileiras.
Com isso, Promoview
segue a sua missão de manter informados e atualizados os profissionais que
estão escrevendo a história do marketing promocional no Brasil, e
continuará desenvolvendo projetos editoriais de interesse deste segmento que
vai dar as carta nas ações de comunicação no Brasil até o final desta década. (Promoview)
A SÍNCROME DO MELANOMA FAMILIAR
(Texto de Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP) – Pessoas com histórico familiar
de melanoma possuem risco pelo menos 30 vezes maior de desenvolver a doença e
necessitam de acompanhamento dermatológico contínuo a fim de obter um
diagnóstico precoce, alertaram especialistas durante o 14º Congresso Mundial de
Câncer de Pele, realizado em São Paulo em agosto.
“Entre 5% e 10% dos casos de
melanoma estão relacionados a mutações genéticas hereditárias, que tornam esses
pacientes e seus familiares mais suscetíveis a desenvolver o tumor. É o que
chamamos de síndrome do melanoma familiar”, explicou a dermatologista Susana
Puig, do Hospital Clinic Barcelona, na Espanha.
Puig lidera um grupo de
pesquisadores da América Latina ligados ao GenoMEL, consórcio internacional com
sede na Inglaterra que tem como objetivo identificar mutações que aumentam a
propensão a esse tipo de câncer e estabelecer protocolos para o acompanhamento
de pacientes de alto risco.
“Além do histórico familiar,
existem outros fatores que usamos como marcadores para medir o risco. Pessoas
com mais de cem pintas ou com pintas consideradas atípicas, ou seja, bordas
irregulares e mais de uma cor, são mais propensas a desenvolver a doença”,
disse Puig.
Se, além dessas características,
o paciente tiver histórico anterior de melanoma, a probabilidade de ter um novo
tumor é 500 vezes maior que a de uma pessoa comum. Se ainda por cima seu teste
genético for positivo para uma das mutações já conhecidas, afirmou Puig, a
probabilidade é mil vezes maior.
“Esses pacientes de alto risco,
se não forem identificados e adequadamente tratados, poderão morrer de melanoma
. Mas, com o diagnóstico precoce, podemos praticamente zerar a mortalidade”,
afirmou.
Segundo o professor da
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Gilles Landman, as chances de cura
de um melanoma com até 1 milímetro (mm) de profundidade são de 90%. “Mas, nos
casos em que a lesão é diagnosticada com mais de 4 mm, 50% dos pacientes morrem
nos primeiros cinco anos”, disse.
Em 2007, quando ainda trabalhava
no Hospital A.C. Camargo, Landman foi convidado pelo GenoMEL para coordenar no
Brasil as investigações sobre melanoma familiar. “O consórcio já vinha
pesquisando as mutações genéticas na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália
e também queriam conhecer o perfil genômico dos pacientes da América Latina”,
contou.
Com financiamento da FAPESP, por meio da
modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, Landman montou um grupo com
profissionais de diversas especialidades, reuniu 50 famílias com
características da síndrome do melanoma familiar e coordenou o sequenciamento
genético desse grupo.
“Selecionamos pacientes em
tratamento para melanoma que tinham pelo menos mais um familiar de primeira ou
segunda geração com a doença. Também foram incluídos pacientes com histórico
familiar de câncer de pâncreas, cérebro ou melanoma ocular, tumores associados
à síndrome”, contou Landman.
Além disso, foram incluídos casos
de melanomas múltiplos, mesmo sem histórico da doença na família. “Quando uma
pessoa desenvolve vários tumores, as chances de possuir uma mutação que a torna
mais suscetível à doença são grandes”, disse o pesquisador.
Desvendando os genes
Segundo Puig, já foram descritas
cinco mutações genéticas relacionadas à síndrome do melanoma familiar, mas os
cientistas acreditam que deve haver muitas outras ainda desconhecidas e pouco
frequentes.
“Entre as alterações conhecidas,
a mais importante é a que ocorre no gene CDKN2A. Ela atinge cerca de 10% a 15%
das famílias com mais de dois casos de melanoma. O índice sobe para 25% quando
há mais de três casos na família, para 50% em famílias com quatro casos e para
70% em famílias com pelo menos cinco casos”, contou Puig.
A investigação coordenada por
Landman tinha como principal objetivo medir a frequência dessa mutação no grupo
de pacientes com melanoma familiar. “Esse gene codifica uma proteína chamada
P16, que tem como função bloquear a proliferação celular. Quando essa proteína
está mutante, deixa de cumprir seu papel adequadamente”, explicou o
pesquisador.
Entre as 50 famílias estudadas,
apenas nove apresentaram a mutação no gene CDKN2A. Oito casos foram detectados
entre os 32 pacientes com histórico de melanoma na família e um entre os 18
pacientes com melanoma múltiplo.
“Isso mostra que o problema é
muito mais complexo do que parece. Precisamos estudar muito ainda para
descobrir os outros genes envolvidos”, avaliou Landman.
Após o término do sequenciamento,
o Hospital A. C. Camargo decidiu continuar o trabalho com melanoma familiar e
criou o primeiro ambulatório do país específico para atender pacientes com esse
perfil.
“Além dessas 50 famílias, que
continuam conosco, localizamos outras 68 com a síndrome. Fazemos o
acompanhamento do portador de melanoma e de seus familiares, principalmente os
de primeiro grau”, disse Bianca Sá, coordenadora do ambulatório.
Os atendidos têm de responder a
um questionário relatando o histórico de exposição solar e os casos de câncer
na família. Além disso, têm todas as pintas do corpo mapeadas e fotografadas.
“Pelo menos uma vez por ano eles devem voltar para refazer o exame, tirar novas
fotos e comparar com as anteriores”, contou Sá.
O teste que identifica a mutação
no gene CDKN2A, padronizado durante a pesquisa do GenoMEL, também está
disponível no hospital mediante pagamento, mas seu uso fora do contexto de
pesquisa ainda é controverso.
“O grande questionamento é: em
que o resultado vai mudar a vida do paciente? Pessoas com melanoma têm de ser
acompanhadas de perto, pois o risco de um novo tumor é grande. O seguimento
para elas, portanto, não mudaria muito. Talvez fosse interessante testar seus
filhos. Caso dê positivo, ficariam mais orientados a se prevenir”, avaliou Sá.
Mas como ainda há mutações
desconhecidas, ponderou Landman, um resultado negativo não significa que a
pessoa não seja portadora da síndrome.
“Além disso, esse gene não tem o que chamamos de
penetrância completa. Isso significa que apenas 67% dos portadores da mutação
vão desenvolver melanoma antes dos 80 anos. Não são todos. Não sei se é
adequado deixar o paciente na dúvida”, disse.
MÉTODO
DE EVULAÇÃO BILLINGS
(ZENIT.org) - O escritório na Espanha do Método de Ovulação Billings (WOOMB Espanha) anuncia curso para monitores 2012-13, modalidade semipresencial.
O
Método de Ovulação Billings é um método natural em que a mulher identifica os
seus padrões de fertilidade e infertilidade, com base em observações
individuais. Detalhes:www.woombesp.com,
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