AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO
A
FRASE
“Estou para ver um publicitário que não tenha gastrite.”
(Ralfe
Braga)
AS
PALAVRAS DA MODA
Houve uma época em que toda mensagem publicitária tinha
de ter a palavra qualidade. Os clientes exigiram isso até serem convencidos de
que qualidade é o mínimo que todo produto deve ter. Desgastadas, ela deixou de
ser usada. Com algumas exceções, claro.
Agora, a moda é usar a palavra sustentabilidade. Até
agências de publicidade anunciam para dizer que são sustentáveis.
São palavras ônibus, que servem para qualquer coisa.
Que cabem em qualquer mensagem. Daqui a pouco os empresários e profissionais de comunicação descobrirão que não é preciso repetir a mesma coisa que
todo mundo repete, porque isso não vale nada.
No caso da sustentabilidade, por exemplo, basta
demonstrar.
Aí, eles se encontrarão com outra palavra.
A
VIOLÊNCIA
A pobreza e a violência explodiram no entorno de Brasília e chegou, com força
total, ao Plano Piloto. Semana passada, por exemplo, em plena Esplanada do Ministério um
funcionária foi raptada quando aguardava o ônibus, tomou uma surra enorme e foi
roubada de tudo o que tinha. Hoje isso é tão comum que fatos como esse estão deixando
de ser notícia.
TOMARA
QUE ISSO VIRE MODA
Circulou, outro dia, a notícia de que o pessoal que
organiza a Festa do Peão Boiadeiro quer que ela volte a ser caipira. Significa ter menos
shows com artistas nacionais e internacionais e melhor aproveitamento dos
valores locais.
É uma lição que deveria ser aprendida por todas as cidades que, ao mesmo tempo em que
desperdiçam seus próprios valores,
gastam milhões com o que chamam de shows
nacionais. Aí, o dinheiro que juntaram com tanto sacrifício se evapora, é
jogado fora.
DESFILE
DE MEDIOCRIDADES
.
Todeschini
Título
Casa
linda ou viagem perfeita¿
Fique
com tudo.
O título é medíocre. O layout, horrível.
.
Millo
Título
A
Millo valoriza o design
até
na hora de escolher
seu
presente.
Deveria mostrar que é capaz disso, através do layout
do anúncio, porque a julgar por ele, a Millo não valoriza nada.
.
Restaurante Praça Lourenço
Título
A
gente não faz milagres,
mas
uma bênção é sempre
bem-vinda
na hora
de
fechar negócio.
Entendeu¿ Nem eu. Vamos ver se o texto diz alguma
coisa.
O texto:
Um
almoço executivo
Aprovado
por S.Lourenço,
padroeiro
da gastronomia.
Continuei sem entender, até porque o layout não
ajuda.
.
La Pastina
Título
Você
não
vai
encontrar
outro
igual.
Viva
a diferença
com
edições limitadas!
Duvido que esse anúncio encante um refinado
apreciador de bons vinhos.
Sobretudo porque o
layout é horrível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário