Pesquisar este blog

domingo, 2 de setembro de 2012

DOMINGO É DIA DE AUDITORIA



AUDITORIA DA COMUNICAÇÃO

A FRASE

“Estou para ver um publicitário que não tenha gastrite.” (Ralfe Braga)

AS PALAVRAS DA MODA

Houve uma época em que toda mensagem publicitária tinha de ter a palavra qualidade. Os clientes exigiram isso até serem convencidos de que qualidade é o mínimo que todo produto deve ter. Desgastadas, ela deixou de ser usada. Com algumas exceções, claro.

Agora, a moda é usar a palavra sustentabilidade. Até agências de publicidade anunciam para dizer que são sustentáveis.

São palavras ônibus, que servem para qualquer coisa. Que cabem em qualquer mensagem. Daqui a pouco os empresários  e profissionais de comunicação  descobrirão  que não é preciso repetir a mesma coisa que todo mundo repete, porque isso não vale nada.

No caso da sustentabilidade, por exemplo, basta demonstrar.

Aí, eles se encontrarão com outra palavra.

A VIOLÊNCIA

A pobreza e a violência explodiram  no entorno de Brasília e chegou, com força total, ao Plano Piloto. Semana passada, por  exemplo, em plena Esplanada do Ministério um funcionária foi raptada quando aguardava o ônibus, tomou uma surra enorme e foi roubada de tudo o que tinha. Hoje isso é tão comum que fatos como esse estão deixando de ser notícia.

TOMARA QUE ISSO VIRE MODA

Circulou, outro dia, a notícia de que o pessoal que organiza a Festa do Peão Boiadeiro quer que  ela volte a ser caipira. Significa ter menos shows com artistas nacionais e internacionais e melhor aproveitamento dos valores locais.

É uma lição que deveria ser aprendida por  todas as cidades que, ao mesmo tempo em que desperdiçam  seus próprios valores, gastam milhões com o que chamam de  shows nacionais. Aí, o dinheiro que juntaram com tanto sacrifício se evapora, é jogado fora.

DESFILE DE MEDIOCRIDADES

. Todeschini

Título
Casa linda ou viagem perfeita¿
Fique com tudo.
O título é medíocre. O layout, horrível.

. Millo

Título
A Millo valoriza o design
até na hora de escolher
seu presente.

Deveria mostrar que é capaz disso, através do layout do anúncio, porque a julgar por ele, a Millo não valoriza nada.

. Restaurante Praça Lourenço

Título

A gente não faz milagres,
mas uma bênção é sempre
bem-vinda na hora
de fechar negócio.

Entendeu¿ Nem eu. Vamos ver se o texto diz alguma coisa.
O texto:

Um almoço executivo
Aprovado por S.Lourenço,
padroeiro da gastronomia.

Continuei sem entender, até porque o layout não ajuda.

. La Pastina

Título

Você não
vai encontrar
outro igual.
Viva a diferença
com edições limitadas!

Duvido que esse anúncio encante um refinado apreciador de bons vinhos.
Sobretudo porque o layout é horrível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário