Há muitos prognósticos sobre as novas fronteiras do digital, mas
para Alan Moss, vice-presidente de vendas do Google para as Américas, a
essência do marketing continua a mesma: “Ela continua sendo sobre conectar
pessoas a marcas e sobre guiar vendas”. Segundo o executivo, a grande vantagem
hoje são as ferramentas disponíveis com o ecossistema digital, que permitem
alto nível de eficiência, mas também a criação de engajamento e de interação.
Em entrevista ao propmark, Moss fala sobre como o Google vê a tecnologia
aplicada à publicidade, a expectativa da companhia com o crescimento de mobile
e porquê as marcas devem compreender o poder do digital.
Tecnologia
“A tecnologia tem muitas dimensões. Ela realmente traz eficiência, mas oferece muito mais. Uma delas, do ponto de vista do anunciante, é a habilidade de medir os benefícios para o negócio, ter maior retorno para os investimentos. Eu acredito, francamente, que o Google e sua máquina de buscas são uma grande parte desse novo aspecto da tecnologia aplicada à publicidade. O segundo benefício é a habilidade que ela trouxe ao anunciante de mudar rapidamente o curso de uma ação. Isso traz eficiência. Os anunciantes precisam ver o retorno dos seus investimentos, a performance de seus anúncios, o alcance de sua audiência. Mas outro ponto acerca da tecnologia é sua capacidade de promover engajamento e interação. Tecnologia é acerca de investimentos e retorno, mas também sobre engajamento com marcas que as pessoas amam e a habilidade de mudar rápido se preciso.”
Desafios
“Vejo as melhores companhias em
situações desafiadoras, como quando separam o departamento de gerenciamento de
marca e o de marketing digital. Os dois talvez reportem para o mesmo chief
marketing officer ou não. Mas o que tentamos fazer é trazê-los para trabalhar
em conjunto. Porque sabemos que tais áreas não são independentes. A marca, o
awareness, seu posicionamento: sabemos que o digital pode ajudar a conectar
todas essas pontas, que esses dois mundos precisam estar interligados de um
modo mais holístico. TV é uma grande ferramenta para gerar demanda, mas o
YouTube acelera o alcance da audiência e gera 50% mais recall para uma marca
quando ela está não em uma, mas em quatro telas.”
Mobile
“Todos temos aparelhos mobile conosco.
No último ano, o número de celulares no mundo excedeu o de desktops. Os
telefones que tínhamos nos anos 90 não se comparam aos atuais, transformados em
computadores super potentes e que carregamos conosco para todos os cantos. Eles
têm buscadores poderosos e estão gerando demanda. Se estamos perdidos,
esperamos que o Google Maps nos ajude a chegar a nosso destino. Se estamos em
uma loja e encontramos algo que gostamos, mas não estamos seguros sobre o
preço, fazemos uma busca e checamos se o valor é justo ou não. É a esfera
imediata do mobile. Há uma explosão no número desses aparelhos e eles são muito
viciantes. Antes de ter um smartphone eu não esperava ter serviços à mão como
tenho hoje. Agora ele é um dispositivo pessoal que sabe muito sobre mim.”
Negócio
“Nós definitivamente encorajamos
anunciantes e companhias a reconhecerem que essa é uma importante e gigantesca
plataforma que está explodindo globalmente. Eu acredito que o Brasil é um lugar
muito especial para o mobile. Há alto nível de utilização, está crescendo a
adoção de aparelhos de alta performance e as pessoas realmente estão
vivenciando esse tipo de experiência. Se você é um anunciante e não tem um bom
site mobile é como se tivesse sua loja fechada por um ou dois dias durante a
semana. Isso não é estar aberto a fazer negócios porque as pessoas não serão
capazes de encontrá-lo quando procurarem por você.”
Receita
“Não pensamos do ponto de vista de
receita [ao lançar novas soluções para mobile], mas sob o aspecto de
experiência do usuário. A trajetória de 13 anos do Google nesse negócio mostra
que se você proporciona uma boa experiência para o usuário você terá receita
relevante — e isso não será diferente no ambiente mobile. Há muitos
prognósticos acerca de quanto geraremos de receita em outros dispositivos onde
estamos além do desktop, mas estou quase certo de que mobile é uma plataforma
importante não apenas para nós, mas também para os usuários e para as
companhias que estão tentando atingir seu target nesses dispositivos.”
Fim do banner
“Não descontinuamos formatos de banners.
Talvez recomendemos às marcas que deixem de utilizar determinado formato que
não seja mais eficiente. Quando você pensa em oferecer diferentes
possibilidades para o anunciante você não pensa sobre formatos de banner. O
anunciante precisa pensar sobre o seu target. Pensamos holisticamente quanto a
criar awareness, demanda e sobre como capturar isso.”
Marketing
“O objetivo do marketing não mudou com a
publicidade online. Ele continua sendo sobre conectar pessoas a marcas e sobre
guiar vendas, mas as ferramentas disponíveis hoje nos dão grande vantagem. Com
a tecnologia do digital, somos facilmente capazes de ter resultados mais
precisos sobre quem viu um anúncio, quantos clicaram e se alguém chegou a
comprar o produto anunciado. As ações são inacreditavelmente mais
passíveis de mensuração hoje. Ferramentas tradicionais, na melhor das
possibilidades, estimaria, dentro de uma amostra populacional, quantas pessoas
viram um anúncio. No digital não temos estimativas. Você sabe todos os dias
quem viu sua peça, qual a porção precisa de pessoas clicaram no seu banner e
quantas de fato compraram o seu produto.”
O futuro
“Estamos vendo o futuro que pensamos
tornar-se realidade. A velocidade com que as mudanças estão ocorrendo é
fenomenal. Definitivamente o Google deseja fazer com que a web funcione tanto
para consumidores quanto para fazer negócios. Você vê de forma recorrente
melhorias nos produtos da companhia, como o Google Chrome, um buscador de alta
performance que me fez ficar bastante impaciente sobre o desempenho dos outros
disponíveis hoje. Acredito que os consumidores podem continuar olhando para o
Google como uma companhia que desafia os limites da tecnologia para melhorar a
vida das pessoas.”
Motorola
“Estamos muito entusiasmados com a
aquisição da Motorola Mobility [compra anunciada em dezembro de 2011 e aprovada
em maio por autoridades antitruste da Europa, dos EUA e da China], uma
companhia que tem atuado por anos no mercado de mobile e que agora está conosco
para guiar o desenvolvimento de inovação em plataformas móveis. Não há muita
informação disponível, especialmente sobre casos envolvendo grandes acordos e
lançamento de produtos. As pessoas verão muita inovação, não apenas em
tecnologia para novos produtos, mas no que se refere à tecnologia para os
anunciantes também.”
Google+
“Estamos testando algumas oportunidades
de anunciar no Brasil, com o ‘Hangout on Air’. O nível de aceitação tem sido
alto, mais do que satisfatório. Em abril, a Claro patrocinou a conversa entre
Ronaldo e Marco Luque [para divulgar a tecnologia 3G Max, a primeira marca no
país a utilizar o recurso]. E isso é o mais interessante: as pessoas não sabiam
claramente que era publicidade porque ela estava conectada à informação. Essa é
a beleza. Publicidade boa acontece quando a marca oferta valor e informação
para os consumidores e não age como alguém que está gritando para você acerca de
produtos. Porque talvez você não os vá ouvir assim.”
PEÃO
BOIADEIRO AUMENTA FATURAMENTO
Considerado
o maior rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos se
prepara para 57ª edição, que acontecerá entre os dias 16 e 26 de agosto. O
evento, segundo Hugo Resende Filho, presidente de Os Independentes, grupo
organizador, deve incrementar em 15% a receita com patrocínios, que em 2011
chegou a R$ 6 milhões. As marcas confirmadas com cotas máster até o momento são
Brahma, Savegnago Supermercados, Minerva, Souza Cruz e a Sky.
Para
garantir o espaço máster no Parque do Peão, em Barretos, as marcas desembolsam
valores entre R$ 300 mil e 1,5 milhão. A Brahma, patrocinadora veterana,
investe, no entanto, cerca de R$ 3 milhões anualmente para festa, o que lhe
permite, além de ser a cerveja exclusiva, levar outros produtos do portfólio da
Ambev ou mesmo da Pepsico, que é distribuída no país pela empresa. A marca, que
ainda não definiu as suas ações para a edição, conta com um rancho, o camarote
“Brahma Country” e o “Brahma Country Bar”. Outros parceiros da festa são a
Unimed, rede de postos Graal e usinas Guarani. A expectativa da organização é
que a última cota máster seja comercializada até meados de julho.
“Uma das
grandes vantagens da festa é a possibilidade de oferecer diferentes produtos
que atingem tanto o público geral quanto o segmentando. A arena, por exemplo, é
uma grande vitrine para todo o público, enquanto o Rancho do Peãozinho tem como
foco a criança e a família”, disse Resende Filho. Entre as novidades na
programação para este ano está o “Barretos Internacional Rodeo”, um mundial com
a participação de peões dos Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e Brasil; e a
reformulação do “Rancho do peãozinho”, patrocinado pela Savegnago, espaço que
foi transformado em uma área para se trabalhar a educação ambiental junto das
crianças. E ainda a decisão de, para se aproximar mais das famílias, levar um
show infantil com os palhaços Patiti Patatá para o palco Esplanada, onde,
normalmente, acontecem apenas as apresentações para o público mais velho.
Anualmente,
a festa de peão movimenta em torno de R$ 200 milhões na economia da região
oeste do estado paulista, onde Barretos está localizada, ao reunir um grande
público para as suas atrações. Para 2012, a previsão é de que mais de 800 mil
pessoas passem pelo evento. Entre os mais de 100 shows estão programados
atrações como os cantores Thiaguinho, Seu Jorge, Daniel, Luan Santana, Jorge e
Mateus, Milionário e José Rico, Victor e Leo, Chitãozinho e Xororó e
Fernando e Sorocaba, que serão os embaixadores da edição. Segundo a
organização, estão previstos ainda mais de dois mil eventos paralelos, além dos
shows e rodeios, como ações culturais, sociais e ambientais, no intervalo
dos 11 dias de programação. A festa deste ano contará com cerca de R$ 20 milhões
em investimentos. (Propmark)
PROFISIONAIS E
COMUNICAÇÃO OS QUE MAIS SOFREM DE INSÔNIA
Nessas últimas duas semanas tenho
sido muito procurado por alguns amigos que trabalham na área de comunicação,
para conversar a respeito de algo que os incomoda muito: o fato de não
conseguirem dormir. (este não é um privilégio apenas dos comunicadores).
Fui muito claro e objetivo.
Procurei observar as rotinas, entender o momento que estão passando com suas
famílias e ainda, se eles vêm se realizando profissionalmente. Esse conjunto de
preocupações e rotinas é que tem deixado a maioria de meus amigos com insônia.
(motivo pelo qual resolvi escrever este artigo).
Um estudo feito pela Internacional Management Stress
Association no Brasil com 556 profissionais liberais de nível gerencial em
2011 mostrou que 70% dos entrevistados se queixavam do problema de estresse no
trabalho.
Ou seja, a insônia é um sintoma
para causas não tão aparentes como situações de ansiedade, depressão e ingestão
de bebidas alcoólicas, além de problemas familiares, econômicos e
profissionais, que também prejudicam o sono.
Em outra pesquisa recente feita
com profissionais de comunicação 45% deles assumem ter insônia, mas 90%
consideram ter uma boa saúde e apenas 7% afirmaram receber um acompanhamento
terapêutico. Aparecem ainda de forma efetiva os distúrbios neurológicos, como
sonambulismo e terror noturno, que é o despertar da pessoa assustada e com
medo, mas que, logo depois, volta a dormir.
Dessa forma, presume-se que
profissionais de comunicação não têm dormido muito bem. Por natureza, são
notívagos, suscetíveis aos problemas da vida moderna, querem ver programas de
TV até tarde e ficar navegando na internet. (tudo ao mesmo tempo).
Fica uma pergunta bem simples para
pensarmos: como acordar e se sentir bem durante o dia se não se consegue
dormir direito?
TIPOS DE INSÔNIA
As pessoas geralmente variam em
suas necessidades de sono. A insônia não é definida pela quantidade de horas
que uma pessoa dorme ou quanto tempo leva para cair no sono, mas sim, pela
qualidade ou falta dela, nas horas que mais se precisa descansar e recuperar as
energias, uma vez que a insônia pode causar problemas durante o dia como
cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.
A insônia pode ser classificada
como transiente (curto-prazo), intermitente (vem e vai), ecrônica (constante).
A insônia transiente é aquela que dura desde uma noite até algumas semanas. A
insônia intermitente ocorre de tempos em tempos.
Mas o que mais preocupa é a
chamada insônia crônica: um tipo de insônia que se apresenta de forma contínua durante
um longo período de tempo. Pode ser relacionada ao estresse contínuo, a
depressão, ao abuso de álcool ou drogas e, hábitos inadequados antes de dormir,
como o excesso de café.
A IMPORTÂNCIA DE UM DIAGNÓSTICO PRECISO
É fundamental que se procure um profissional da área médica para
o preciso diagnóstico. Geralmente pessoas com insônia são avaliadas com a ajuda
de históricos médicos e de sono. Há atualmente em todas as capitais brasileiras,
clínicas do sono especializadas com exames precisos e aparelhos dos mais
modernos, que podem averiguar todas as hipóteses e desordens de sono como a
narcolepsia ou a apnéia do sono.
Portanto fica a dica: procure um especialista em caso de
insônias recorrentes ou crônicas. Não há nada pior do que dormir em pé ou ficar
implorando por café na cozinha do seu trabalho. (Leandro W Marcucci (DRT 01489), Administrador,
Jornalista, Psicopedagogo e Psicanalista, especialista em Marketing, Gestão de
Pessoas e Gestão da Qualidade. Atua como Terapeuta e em programas de Qualidade
de Vida no mercado corporativo no Acontecendoaqui).
INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON
COMPUTER ARCHITYETURE AND HIGH PERFORMANCE COMPUTING
O 24th International
Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing
(SBAC-PAD’2012) será realizado de 24 a 26 de outubro de 2012 na Universidade
Columbia, em Nova York.
O SBAC-PAD é uma
conferência anual tradicional, de caráter internacional, cuja realização conta
com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A primeira edição do
evento ocorreu em 1987 e a edição de 2012 é a primeira a ser realizada fora do
Brasil.
A conferência está
voltada a novas tendências, desenvolvimentos e aplicações envolvendo
tecnologias de computação distribuída e paralela.
Segundo os organizadores, o
evento contará com a apresentação de trabalhos científicos, tutoriais e
apresentações de empresas, constituindo-se em um importante palco para a troca
e divulgação de informações e para formação de recursos humanos na área. Detalhes: www.sbc.org.br/sbac/2012/index.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário