Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

UNIVERSIDADES APOSTAM EM VÍDEOS

Mais da metade das universidades brasileiras já aposta em vídeos em suas web page para atrair alunos e compartilhar palestras e apresentações. É o que mostra a pesquisa realizada pela TVAOVIVO, pioneira em web tv no Brasil, que avaliou o site das 30 melhores instituições educacionais de ensino superior, com base na pontuação do Enade. Cerca de 70% utilizam o recurso como ferramenta de comunicação para atrair os visitantes.

Outro dado significativo do estudo é que apenas 10% dos sites visitados possuem algum tipo de transmissão por streaming. “Apesar da facilidade que a tecnologia proporciona, poucas universidades a utilizam em congressos, eventos acadêmicos e seminários”, explica Adriano Pellicciari, diretor executivo da TVAOVIVO.

Além da presença de vídeos em suas “web pages”, também foi pesquisado a presença de canais próprios no YouTube. Segundo a sondagem, 53% das 30 melhores universidades do País utilizam o artifício. “Diante dos avanços tecnológicos fica cada vez mais claro que o audiovisual é uma ótima estratégia para alinhar ensino e interatividade”, conclui Pellicciari.

SANEAMENTO BÁSICO EM SANTA CATARINA

A presidência da república publicou, em 2007, a Lei n. 11.445 que orienta a gestão e administração do saneamento básico em território brasileiro. Com o intuito de unir informações para regularizar a situação nos municípios catarinenses, a Federação Catarinense de Municípios - FECAM, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS e o Ministério Público de Santa Catarina - MP/SC reuniram-se, para ajustar parceria a fim de levantar a realidade dos municípios, identificando os avanços e as melhorias no saneamento no estado.

O presidente da FECAM, Douglas Warmling, prefeito de Siderópolis, acompanhado do Diretor Geral da ARIS, Marcos Fey Probst e do assessor de Meio Ambiente e Saneamento da FECAM, André Miquelante receberam a visita do Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MP/SC, Dr. Júlio Fumo Fernandes.

Na reunião, ficou acertado que ARIS e FECAM farão um levantamento da situação dos 293 municípios de Santa Catarina apontando quais possuem Política e Planos Municipais de Saneamento Básico, projetos junto à Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e ao Ministério das Cidades e todas as informações de como andam os serviços em cada município. O Ministério Público Estadual também enviará dados sobre os Termos de Ajustamentos de Condutas assinados, possibilitando assim um novo diagnóstico de como se encontra o Saneamento Básico no estado.

A previsão de início do mapeamento é julho, quando nova reunião será marcada para dar sequência na implantação dos trabalhos dessas entidades. "Precisamos de informações para fiscalizar a qualidade dos serviços e as ações já desenvolvidas pelos municípios ao longo desses últimos cinco anos", informa Probst, da ARIS. O Coordenador e Promotor de Justiça, Dr. Fernandes, mostrou preocupação com aqueles municípios que não caminharam na implantação das políticas públicas no setor do saneamento. "Há preocupação do Ministério Público de traduzir os planos e projetos em resultados", afirmou. Ficou então acordada entre as entidades, a criação de cartilha explicativa sobre as formas de captação de recursos públicos no setor de saneamento, especialmente em relação a capacitação dos novos gestores públicos que assumirão os cargos em 2013.

Por fim, o Diretor Geral da ARIS apresentou ao Promotor de Justiça os trabalhos desenvolvidos pela Agência, que já alcançou mais de 60 municípios fiscalizados no estado somente neste ano, com mais de 1000 irregularidades apontadas na área do abastecimento de água e esgotamento sanitário. Todas as ações da ARIS podem ser consultadas no site da entidade: www.aris.sc.gov.br.

Saneamento Básico: Entende-se por Saneamento Básico os serviços de abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

CIRCULANDO NA INTERNET

“NOVAS REGRAS:

A carteira só pode ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.

Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente, e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.

Esta lei não foi divulgada , e muitas pessoas vão perder a suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.

Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.

Fora a multa, para tirar novamente a CNH fica por volta de R$ 1.200,00

e leva + ou - de 2 a 3 meses.

As mudanças começaram a valer no dia 1º de JAN de 2012.Serão incluídos

novos conteúdos, além de uma nova carga horária.

O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2009) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.

Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos.

ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico do extintor. Mais uma regulamentação sem a devida divulgação! O extintor de fogo do carro deve estar livre do plástico que acompanha a embalagem.

Se um policial rodoviário parar seu carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico, ele vai te autuar – 5 pontos na carteira e mais R$ 127,50.”

SÃO PAULO E AS ÁGUAS

(Texto de Karina Toledo, distribuído pela Agência FAPESP) – Dois problemas aparentemente opostos que afetam a Região Metropolitana de São Paulo – a escassez de água e as inundações – possuem raízes históricas semelhantes: políticas públicas equivocadas, guiadas muitas vezes por interesses particulares, e um processo de apropriação excludente dos recursos hídricos e áreas de várzea da capital.

A análise foi feita pela geógrafa Vanderli Custódio, professora do IEB-USP, em livro recém-lançado pela Editora Humanitas. Título: Escassez de Água e Inundações na Região Metropolitana de São Paulo. Detalhes: www.editorahumanitas.com.br/detalhesLaSQL.php?cod=591.

OLIMPÍADA DE ALGORITMO

Até dia 30 estarão abertas as inscrições para a sexta edição da Olimpíada de Algoritmo da Hostnet (OAH), voltada para escolas de ensino médio ou técnico de todo o Brasil. Coordenadores e professores de escolas que tenham em sua grade curricular a disciplina algoritmo podem fazer a inscrição da instituição pela internet. Mais informações: www.oah.com.br

FLORA FANEROGÂMICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Instituto de Botânica e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente lançaram o sétimo volume da coleção Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo.

A obra traz ilustrações e descrições detalhadas de 19 famílias vegetais, que somam 470 espécies que produzem flores – ou fanerógamas. As espécies são: Achatocarpaceae, Araceae, Begoniaceae, Boraginaceae, Ceratophyllaceae, Dichapetalaceae, Ericaceae, Eriocaulaceae, Fumariaceae, Marantaceae, Musaceae, Najadaceae, Oleaceae, Phyllanthaceae, Piperaceae, Rapateaceae, Sabiaceae, Urticaceae e Vivianiaceae.

Detalhes: www.ibot.sp.gov.br/index.php e (11) 5067-6081.

29º CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO

A Associação Brasileira de Milho e Sorgo realizará entre os dias 26 e 30 de agosto, em Águas de Lindoia, o 29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo. O evento promoverá uma discussão sobre a formação e a demanda profissional para atuar nas cadeias produtivas de milho e sorgo no Brasil. Mais informações e inscrições: www.milhoesorgo.com.br

O MAIOR EVENTO DO MUNDO

(Texto de Maria Emília Marega, distribuído pela ZENIT.org) – Dom Orani recebeu os jornalistas para uma coletiva de imprensa sobre a escolha dos locais onde o Papa Bento XVI encontrará os jovens de todo o mundo durante a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre 23 e 28 julho de 2013.

“Consultamos grupos e empresas especializadas para saber exatamente os melhores os locais para abrigar bem os Atos Centrais da Jornada. Recebemos também a autorização, da prefeitura municipal, e do governo federal”, afirmou o Dom Orani.

“Iniciaremos os Atos Centrais sob a proteção de Maria – na Praia de

Copacabana, que leva esse por causa de dela (Nossa Senhora de

Copacabana) –nesse local que já tem tradição de grandes eventos para o

Rio de Janeiro e terá o privilégio de abrigar esses momentos e acolher

jovens do mundo inteiro”, destacou Dom Orani.

No mesmo local será feita a cerimônia de acolhida do Santo Padre,

Bento XVI, prevista para quinta-feira e a Via-Sacra, na sexta-feira

A Arquidiocese do Rio de Janeiro conta com a assessoria da Dream

Factory, que auxilia na estruturação da JMJ como evento e também

na parte comercial, na captação de patrocínios.

Duda Magalhães, da Empresa, concedeu entrevista ao Zenit. Que transcrevemos a seguir:

ZENIT: Há diferença entre um evento religioso e um evento secular?

A gente faz eventos esportivos, maratonas, campeonatos brasileiros,

mundiais de kitesurf onde o protagonista é o atleta; fazemos eventos

de entretenimento onde o protagonista é o artista.Você lida com estas pessoas. O evento religioso tem suas particularidades, você lida com a comunidade que tem uma linguagem própria, seu modo de pensar. Cabe a nós nos adaptarmos. Se você consegue preservar este mindset na sua equipe, na forma de conduzir, não tem diferença.

ZENIT: Como é esse diálogo?

Os contatos diretos que nós temos são pessoas, religiosos, religiosas,

padres, muito abertos e dispostos a ouvir, a interagir, a aprender com

a nossa experiência. Vamos nos deparar com problemas naturais como em

qualquer outro evento.

ZENIT: Quer dizer que podemos esperar da JMJ RIO 2013 um grande evento como são os grandes Shows?

Sem dúvida! Obviamente, respeitando as devidas particularidades, mas

eu diria que não é tão grande quanto, mas é muito maior do que

qualquer outro evento somado até hoje.

ZENIT: Quantas pessoas vocês estão esperando para este evento?

Aprendemos que o público vai chegando, começa na terça-feira com um

público menor e vai crescendo com o pico na Missa de Envio. A Jornada

não tem limites de volume e nem de tempo, então, estabelecemos a

premissa de 2,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário