Auditoria da Comunicação
A FRASE:
“O PT malufou”
YOUTUBE: O QUE AGÊNCIAS E MARCAS NÃO PERCEBERAM
Lucas Watson, vice-presidente de vendas globais e marketing do YouTube, disse que vivemos tempos fantásticos . “Há redes de influenciadores usando vídeo. As marcas vão querer rodear-se de produtores de vídeo para criar conteúdo que queira ser visto e partilhado. As pessoas captam imagens via smartphones ou tablets, e muita gente está constantemente gravando.” O mundo está sendo registrado em vídeo.
Segundo Damian Kulash , cantor da banda Ok Go , o modelo tradicional está gasto e não vale a pena querer fazer vídeo on-line como se fazia antes anúncio de TV. Por outro lado, o viral não se inventa, ele apenas é. Mas que o planejamento não deixa de ser importante.
“Viral é o que tem qualidade”, diz ele. Nem sempre é certo, mas no caso dos Ok Go é verdade. Vídeos extremamente inventivos ligados a marcas geram milhões de visualizações. Veja o exemplo do vídeo criado em parceria com a Chevrolet aqui.
Segundo Matt Elek, diretor da Revista Vice, o entretenimento para as marcas cria engajamento e que as marcas querem isso, acima de tudo. Não há anúncio tradicional que dê esse retorno, tem de haver criação de conteúdos que entretenham. A adição do entretenimento tem sido uma tendência nos últimos tempos e que encontra a sua expressão máxima no conceito de gamificação.
Marc Speichert, da L’Oreal, diz que as estrelas do YouTube comunicam produtos – mesmo que não os tenham logo lá – e que as marcas ainda não entenderam isso.
Já o diretor da Revista Vice diz que quem percebe como as coisas funcionam é quem cria cultura em vez de criar uma campanha tradicional. No caso dele, a aventura conjunta com a Intel, retornou uma visibilidade mundial em um projeto que agrega valor imaterial a ambas as marcas.
Ele disse que deixou um legado para a sociedade americana. Que preocupar-se demasiado com o retorno monetário de um projeto leva a mau trabalho. É preciso ignorar as fronteiras entre cultura e tecnologia. “Não fiquem achando que filme e música são coisas diferentes e que propaganda e conteúdo são duas coisas diferentes. Os limites entre as coisas têm de ser borrados porque agora é tudo 0′s e 1′s.”
O diretor da L’Oreal disse que a melhor abordagem a conteúdo on-line será sempre a agregação de diferentes meios, que pensar em on-line é pensar para computador, para smartphone e para tablet.
Mas o diretor da Vice vai mais longe. Ele sugere que todo o mundo se abra à ideia de fazer algo realmente terrível, em uma defesa apaixonada da coragem que é preciso ter para correr riscos. “Se apontarem para resultados medíocres tudo o que vão conseguir é resultados medíocres.” (Promoview)
O QUE O FACEBOOK FOI FAZER EM CANNES
No Festival de Cannes, o Facebook anunciou aos duas novas ações que a empresa colocará em prática em breve. A primeira o Conselho Criativo - que surge junto à formação do Conselho Cliente - para juntar mentes criativas na procura de ideias, tanto de produtos para o Facebook, quanto de formas de responder às necessidades das agências.
O segundo anúncio foi o do lançamento do Facebook Studio Edge, um interface que permitirá às agências saberem em primeira mão sobre lançamentos de produtos do Facebook, e fazer cursos interativos.
Paul Adams, cabeça de design do Facebook, disse que “desde o princípio dos tempos nós fazemos uma coisa quando queremos informação. É procurá-la junto dos nossos amigos.” Com esta frase, Paul Adams dá o Facebook como o paradigma da nova propaganda ao permitir que as pessoas sugiram e aceitem sugestões de produtos, marcas e serviços vindas de pessoas em quem confiam. (Promoview)
BRASIL DÁ SHOW EM CANES
(Rafael Sampaio NO Portal da Propaganda) - O Brasil arrasou em Press e passou a ser a estrela absoluta dessa área, tradicionalmente dominada pelos ingleses.O GP de Press foi para a campanha Unhate, da Benetton. O polêmico anúncio do Papa beijando um líder muçulmano não concorreu, mas os demais estavam lá: Obama beijando Chavez, Merkel beijando Sarkozy e líderes Israelense e Palestino fazendo a mesma coisa.
O ranking dos países que conquistaram Leões em Press em 2012 é:
01 – Brasil: 1 Ouro, 6 Pratas, 11 Bronzes e 62 Finalistas (132 pontos)
02 – França: 3 Ouros, 2 Pratas e 26 Finalistas (76 pontos)
03 – Alemanha: 1 Ouro, 3 Pratas, 1 Bronze e 31 Finalistas (54 pontos)
04 – Cingapura: 3 Pratas, 3 Bronzes e 36 Finalistas (54 pontos)
05 – África do Sul: 2 Ouros, 1 Prata, 3 Bronzes e 25 Finalistas (53 pontos)
06 – Índia: 1 Prata, 3 Bronzes e 27 Finalistas (41 pontos)
07 – Reino Unido: 1 Ouro, 2 Pratas, 2 Bronzes e 6 Finalistas (37 pontos)
08 – Argentina: 1 Ouro, 2 Pratas, 1 Bronze e 12 Finalistas (32 pontos)
09 – China:1 Ouro, 1 Prata, 2 Bronzes e 13 Finalistas (31 pontos)
10 – Austrália: 2 Ouros, 1 Prata, 1 Bronze e 8 Finalistas (30 pontos)
11 – Estados Unidos: 2 Pratas, 1 Bronze e 16 Finalistas (29 pontos)
12 – Suíça: 3 Pratas e 13 Finalistas (28 pontos)
13 – Hong Kong: 2 Pratas, 2 Bronzes e 11 Finalistas (27 pontos)
14 – México: 1 Prata, 1 Bronze e 18 Finalistas (26 pontos)
15 – Chile: 2 Pratas e 10 Finalistas (21 pontos)
16 – Emirados Árabes: 1 Prata, 1 Bronze e 11 Finalistas (19 pontos)
16 – Espanha: 3 Bronzes e 10 Finalistas (19 pontos)
16 – Tailândia: 1 Prata, 2 Bronzes e 8 Finalistas (19 pontos)
17 – Colômbia: 1 Bronze e 12 Finalistas (15 pontos)
17 – Turquia: 1 Bronze e 10 Finalistas (13 pontos)
18 – Portugal: 2 Bronzes e 6 Finalistas (12 pontos)
19 – Itália: 1 Grand Prix (10 pontos)
19 – Uruguai: 1 Ouro e 3 Finalistas (10 pontos)
20 – Áustria: 1 Bronze e 6 Finalistas (9 pontos)
21 – República Tcheca: 1 Bronze e 4 Finalistas (7 pontos)
22 – Nova Zelândia: 1 Prata e 1 Finalista (6 pontos)
23 – Rússia: 1 Bronze (3 pontos)
Além deles, apenas com Finalistas, ficaram: Malásia, com 6; Filipinas, com 5; Canadá, Peru e Vietnam, com 3 cada; Israel e Holanda, com 2 cada; e Indonésia, Japão, República Eslovaca e Suécia, com 1 trabalho cada.
Os trabalhos brasileiros vencedores são:
Leão de Ouro
Série de 4 anúncios para Claro, da Ogilvy
Leões de Prata
Série de 2 anúncios para Quattro, da AlmapBBDO para Audi
Série de 5 anúncios da Ogilvy para a revista Forbes Brasil
Série de 2 anúncios da Dim&Canzian para a FF English School
“Jacques”, da Lew’Lara\TBWA para a ONG Doe seu Lixo
Série de 2 anúncios da Ogilvy para a revista Forbes Brasil
“Ozzy Osborne”, da Lua para a Kiss FM
Leões de Bronze
Série de 3 anúncios para peru sem osso da Perdigão, da Y&R para BRFoods
“Car accident”, da Dentsu para L´Univers de Chocolat
Série de 3 anúncios para café Bonogrão, da Y&R
Série de 3 anúncios para pneus Goodyear, da Y&R
“Supermarket”, da AlmapBBDO para Caminhões Volkswagen, da Man
Série de 3 anúncios para o home theater 3D LG, da Y&R
Série de 2 anúncios para a câmera JVC GCPX10, da Giovanni DraftFCB para JVC
Série de 2 anúncios da DM9DDB para Tok&Stok
Série de 2 anúncios para Alcoólicos Anônimos, da JWT
Série de 3 anúncios da Lew’Lara\TBWA para a ONG Doe seu Lixo
Série de 4 anúncios para Claro, da Ogilvy (em outra categoria)
Os finalistas brasileiros são:
Série de 3 anúncios para Protex, da Y&R para Colgate-Palmolive
Série de 2 anúncios para Cafiaspirina, da AlmapBBDO para Bayer
“No ex-addicts”, da F/Nazca S&S para Nike
“Nurse”, da Leo Burnett Tailor Made para peças originais Fiat
Série de 3 anúncios da Publicis para Miguel Gianinni Óculos
Série de 2 anúncios da Lua para Universidade Falada Audiobooks
Série de 3 anúncios da Ogilvy para a revista Forbes Brasil
Série de 4 anúncios para a Guitar Player, da Leo Burnett Tailor Made
Série de 2 anúncios para a Fundação Abrinq, da Lew´Lara\TBWA
Série de 3 anúncios da Age Isobar para a Cruz Vermelha Brasileira
Série de 2 anúncios para Nike, da F/Nazca S&S
Série de 3 anúncios para Havaianas, da AlmapBBDO para Alpargatas
Série de 2 anúncios da AlmapBBDO para caminhões Volkswagen, da Man
Pela ordem, as agências brasileiras ficaram assim classificadas:
01 – Ogilvy: 1 Ouro, 2 Pratas, 1 Bronze e 14 Finalistas (34 pontos)
02 – Y&R: 4 Bronzes e 11 Finalistas (23 pontos)
03 – AlmapBBDO: 1 Prata, 1 Bronze e 9 Finalistas (17 pontos)
04 – Lew´Lara\TBWA: 1 Prata, 1 Bronze e 4 Finalistas (12 pontos)
05 – Lua: 1 Prata e 2 Finalistas (7 pontos)
06 – Dim&Canzian: 1 Prata e 1 Finalista (6 pontos)
07 – Leo Burnett Tailor Made: 5 Finalistas (5 pontos)
08 – Dentsu: 1 Bronze e 1 Finalista (4 pontos)
08 – Giovanni DraftFCB: 1 Bronze e 1 Finalista (4 pontos)
08 – DM9DDB: 1 Bronze e 1 Finalista (4 pontos)
08 – JWT: 1 Bronze e 1 Finalista (4 pontos)
09 – F/Nazca S&S: 3 Finalistas (3 pontos)
09 – Publicis: 3 Finalistas (3 pontos)
09 – Age Isobar: 3 Finalistas (3 pontos)
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