Sou um protagonista do processo de mudança do conteúdo, informação e entretenimento no Mundo. Como já contei aqui, quando tinha 3 anos (portanto há 32 anos) chegou o primeiro vídeo cassete em casa, e com ele nasceram as vídeo locadoras.
Ser irmão mais novo naquela época representava sucumbir aos desejos da irmã mais velha. Hoje em casa ao observar o comportamento da Isa e do Bruno, começo a observar uma mudança de status quo; lá é a Isa quem sofre…
Ou seja, isso significou na minha vida ter sido exposto mais de 100 vezes ao filme Xanadú, seguido de perto pela Noviça Rebelde. E à noite, quando o vídeo cassete virava programa familiar, meu pai preferia nos introduzir a filmes mais tranquilos como O Iluminado, Poltergeist, Exorcista entre outros. Naturalmente não sou uma pessoa muito normal, ainda que de bom coração.
Anos depois, já na minha juventude, começaram a chegar as televisões por assinatura e do dia para noite ao invés de 6 ou 7 canais, passei a ter acesso a pelo menos 30 canais. Uma mudança e tanto, uma impacto profundo no Mundo e no Brasil.
Um dos meus canais preferidos sempre foi o TNT – Turner Network Television -. Criado em 1988 pelo Ted Turner nos Estados Unidos, foi um dos primeiros a aportar por aqui, trazendo bons e recentes filmes, uma seleção de qualidade, uma “compra garantida”.
Se naquela época a televisão por assinatura representava menos de 400 mil domicílios no Brasil, hoje já estamos falando (dados fechados de 2011) de 12 milhões de domicílios, ou seja 23% das residências com televisão.
Para lançar seu canal em HD na Bélgica, a TNT promoveu uma ação da maior qualidade, um flash mob com toque de super produção e que naturalmente está “bombando” na WWW com mais de 23 milhões de visualizações em 6 dias.
Abaixo a mega produção, digna de uma salva de palmas ou seria uma indicação ao Oscar? (Madia, no blog dele)
MARKETING DE PERFORMANCE, UMA ALTERNATIVA
(Keila Guimarães no Propmark) - Nem sempre é preciso gastar muito dinheiro para ter sucesso em uma campanha. Ações com baixo orçamento podem alcançar resultados efetivos, desde que bem planejadas. “Não é mais o quanto investir, mas como e onde você aplica isso”, analisa Francisco Cantão, diretor da Proxy Media, agência digital para e-commerce. Para garantir resultados, marcas estão cada vez mais adotando o marketing de performance na internet, estratégia que lhes permite calcular com precisão o retorno sobre investimentos (ROI) das ações. A prática é bastante utilizada pelo varejo, que basicamente busca na estratégia aumentar sua rentabilidade com maior número de vendas.
No marketing de performance, o anunciante só paga quando alcança resultados efetivos. “É uma estratégia indispensável para qualquer empresa que busca baixos custos sem perder a agressividade necessária”, afirma Cantão. Ferramentas como links patrocinados e comparativos de preços são exemplos de como investir no online com baixo risco operacional. As compras coletivas também têm sido adotadas: só no ano passado, o comércio com essa modalidade movimentou R$ 1,6 bilhão, segundo o último levantamento do e-bit, divulgado em março. Os anunciantes que participam da promoção de vendas só compensam o clube de compras quando os cupons são pagos.
De acordo com Cantão, ações do gênero têm cinco vezes mais retorno do que as de branding. Entre as companhias que adotam a prática estão Carrefour e Netshoes. O varejista francês construiu uma rede de parceiros, entre clubes de vantagens e instituições financeiras, que, ao “anunciar” na sua página online, ganham visibilidade. Com o Carrefour, a Proxy negociou um fee sobre as vendas geradas na página de e-commerce do varejista. Cantão destaca que até mesmo os veículos tradicionais estão adaptando-se a essa realidade para atender o varejo. “A TV Globo comercializa mídia televisiva, mas também possui grupo na internet, como o Mosaico [que reúne os sites ClickOn, Mundi, Zoom e Gazeus], se especializando nesse segmento”, exemplifica. “Cada vez mais, deixa de ser uma escolha estar na internet. Há o branding com mídia televisiva para formação de marca, e o de performance”, avalia.
Também mudam as métricas desse tipo de estratégia: enquanto no marketing tradicional avalia-se, entre outros, a satisfação do cliente e o conhecimento da marca, no marketing de performance é analisado a taxa de conversão, o ROI, o tíquete-médio e o número de clientes conquistados. “As métricas ainda estão em construção, adaptando-se a essa realidade”, diz o diretor.
BRASIL, UMA PRIORIDADE
A direção do Instituto de Ciências Biológicas, principal órgão do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, visitou a sede da FAPESP com o objetivo de estimular parcerias entre as duas instituições.
“Temos projetos de cooperação com Rússia, Japão, China e Cingapura, mas o Brasil é hoje nossa prioridade. Buscamos cooperações em áreas como imunologia, biologia estrutural, bioinformática, farmacologia, microbiologia, infectologia e biologia marinha”, afirmou o diretor do INSB, Patrick Netter, à Agência FAPESP.
O INSB conta com 300 centros de pesquisa e quase 6 mil pesquisadores e professores, que juntos publicam cerca de 5 mil artigos científicos por ano. Mantém também 19 Laboratórios Europeus Associados (LEA), em parceria com outros países do bloco, e 57 projetos de cooperação científica internacional.
No Brasil, a instituição apoia duas pesquisas em andamento, uma na área de imunologia, com a Fiocruz, e outra sobre expressão gênica de neoplasias, com o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba.
A delegação deve aproveitar a visita ao país para acertar os detalhes de dois novos projetos de cooperação que começaram este ano, um com a Universidade de São Paulo (USP) e outro com o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em Campinas.
As parcerias foram firmadas na modalidade Laboratório Internacional Associado (LIA), uma espécie de laboratório sem muros que reúne pesquisadores e recursos de uma instituição filiada ao CNRS e de um parceiro internacional.
“Estamos cientes de que a interação entre pesquisadores paulistas e estrangeiros deve ser estimulada”, disse o presidente da FAPESP, Celso Lafer, durante o encontro.
Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, ressaltou que no Estado de São Paulo há diversos grupos de pesquisa que atuam nas áreas de interesse do INSB. “É só uma questão de formalizar as parcerias. Há muitas possibilidades, precisamos discutir como estruturar o financiamento”, afirmou.
A FAPESP mantém atualmente 21 projetos em parceria com o CNRS, em áreas como Engenharia, Genética e Física. De modo geral, a França é a primeira nação em número de propostas de pesquisa financiadas pela FAPESP em parceria com outros países, seguida pelos Estados Unidos e pela Alemanha.
INTERCÂMBIO DE PESQUISA
O Instituto das Américas (IDA-Rennes), da França, abriu seleção para pesquisadores do continente americano no âmbito do programa Cátedra das Américas, por um período de um a três meses. Os dossiês de candidatura deverão chegar ao IDA-Rennes até o dia 10 de maio. Detalhes: www.ida-rennes.org/chaire/presentation
ENCONTRO DE HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS EM SAÚDE
O Encontro Internacional de História Oral e Narrativas em Saúde será realizado nos dias 28 e 29 em São Paulo, pelo Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde Unifesp. Detalhes: http://www.proex.unifesp.br/eventos/eventos12/encon_interna_historia/
O MELHOR PF DO BRASIL
O famoso PF acaba de ganhar um concurso que promete agitar os restaurantes de todo o Brasil. Promovido pela Ticket e com a curadoria da chef Ana Luiza Trajano, especializada na gastronomia brasileira e à frente do restaurante Brasil a Gosto, o concurso Melhor PF do Brasil, tem como objetivo valorizar ainda mais o popular prato feito, refeição que faz parte do dia-a-dia de milhões de trabalhadores em todo o Brasil.
Os restaurantes interessados podem se inscrever no site da promoção.
As dez melhores receitas pré-selecionadas passarão por votação popular por meio do hotsite do concurso. No dia 2 de junho as cinco receitas mais votadas passarão pelo crivo de uma bancada de jurados e, os três melhores PFs do Brasil serão revelados.
“Esta foi uma maneira que encontramos de valorizar a alimentação do trabalhador, homenageando os pratos mais populares do nosso dia-a-dia, além de reconhecer o esforço desses restaurantes que capricham e fazem a diferença na hora da refeição. Esta é uma ação que também tem como objetivo contribuir com a perenidade do estabelecimento, por isso os prêmios serão em equipamentos, reformas e cursos de gestão”, enfatiza Maria Fernanda Cordeiro, diretora de Rede de Estabelecimentos da Ticket. O concurso dará mais de R$ 30 mil em premiações que visam incrementar ainda mais o empreendimento.
Parceiros de peso endossam a ação com a Ticket, dentre eles Senac-SP, Perdigão, Vivo e a revista especializada Cozinha Profissional.
Dentre vantagens oferecidas pelos parceiros estão condições comerciais diferenciadas para aquisição de produtos e serviços, além de pacotes que completam a premiação final, tais como consultoria gastronômica especializada, enxoval de materiais para os restaurantes semifinalistas, e jantar de confraternização, oferecidos pela Perdigão. (Promoview)
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Acontecerá dia 16 o Curso sobre LICENCIAMENTO AMBIENTAL, que abordará o licenciamento ambiental, inclusive a recente alteração da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a regulamentação da lei de crimes ambientais, atentando para a Política Nacional de Meio Ambiente, as Resoluções do CONAMA, do Conselho Estadual e Municipal de Meio Ambiente, enfocando a jurisprudência nacional recente de nossos tribunais e também a questão atinente à responsabilidade ambiental. Vai propor uma visão panorâmica do Licenciamento Ambiental e suas tendências e como se realiza o licenciamento. Detalhes: www.canalexecutivo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário