Pesquisar este blog

sábado, 5 de maio de 2012

O FIM DE UMA ERA

O que seria da vida do Marketing e das empresas sem a pesquisa de mercado? Assim como os exames para os médicos e pacientes, as pesquisas são fundamentais no dia a dia de qualquer profissional e empresário.

Graças a pesquisa hoje podemos conhecer nosso mercado, a performance dos nossos produtos e serviços comparada a de nossos concorrentes, o resultado dos seus esforços de comunicação entre tantos outros bens que a ferramenta trouxe às nossas vidas.

Mas o Mundo foi mudando; rápido. O tempo para uma pesquisa que antes era maior, foi diminuindo na contramão da demanda por respostas rápidas, como questão de sobrevivência.

Hoje a pesquisa encontra-se em cheque. Nesse exato momento precisa se se reinventar, como tantos outros produtos e serviços que estão sendo fortemente impactados pela internet.

E se a situação já não era das melhores, eis que surge o Google e cria sua ferramenta de pesquisa quantitativa, onde o cliente paga a partir de 10 centavos de dólar por resposta.

Claro que a ferramenta ainda tem muito que melhorar. Mas não deixa de ser um mega player entrando no território e passando a ser um concorrente dos institutos de pesquisa, concorrente que possivelmente até outro dia jamais estaria na lista das ameaças dos institutos. (Madiamundomarketing)

10º SEMINÁRIO DE ESTUDOS DE APOCALIPTICA

O Grupo Oracula e a Universidade Metodista de São Paulo realizarão entre os dias 28 e 30 o 10º Seminário de Estudos de Apocalíptica - Apocalíptica e Imaginário Medieval do Além-Mundo: Fontes e Releituras. Detalhes: paulo.dsn@uol.com.br

CURSO DE FOTOGRAFiA PARA AMADORES

A Nikon do Brasil realizará amanhã a 3ª edição do Nikon School. O programa mundialmente conhecido da marca japonesa abordará o tema Introdução à fotografia digital.

Serão abordados tópicos como: o uso da imagem; como é produzida a imagem digital; balanço de Branco e Luz; ISO e Exposição; uso criativo dos modos de exposição da câmera; lentes, tipos e usos; e noções sobre composição Inacrições: 88 – NIKON (64566)

JORNADA E WORKSHOP PARA GESTORES FINANCEIROS

Dias 10 e 11 acontecerá a primeira Jornada para Gestores Financeiros de Instituições de Ensino. Detalhes: (011) 5535-1397 / humus@humus.com.br.

LIVE STREAMING MONITORIZA CORES NAS RUAS

A marca de roupa Pimkie lançou uma aplicação bem interessante que usa um live streaming das ruas de três grandes cidades europeias que ditam tendências de moda, Paris, Milão e Antuérpia, e que scana a cor mais usada.

Se não tem certeza acerca da cor que deva usar e se lhe interessa estar a par de tendências de moda, esse Pimkie Color Forecast vai fazer suas delícias. Não só faz o Scan de Cor das ruas das três cidades europeias como lhe sugere peças da marca dessa cor. As cores são ainda organizadas em gráficos que mostram como as tendências de cor vão evoluindo e mudando.

O software de análise e monitorização de cor que é usado nessa aplicação é uma inovação desenvolvida com exclusividade para a indústria da moda e estará em breve disponível para iPhone. Tecnologia, tendências de moda e live streaming captado das ruas num sítio só. (Promoview)

CHAMADAS PARA O FÓRUM BELMONT

O Fórum Belmont e a FAPESP lançaram chamada de propostas de projetos de pesquisa sobre mudanças climáticas globais. O Fórum é um grupo formado por algumas das principais agências financiadoras de projetos de pesquisa sobre mudanças ambientais no mundo. Detalhes: http://www.fapesp.br/6900

EM VÍDEOS, MEMÓRIA DA BOTÂNICA NO BRASIL

Com o objetivo de preservar a memória da botânica brasileira, Massanori Takaki, professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) , criou o projeto Memória em vídeo dos Botânicos do Brasil. O material está disponível para livre acesso no portal do projeto (www.filmesnajanela.com,br\botanica).

Até o momento foram gravadas 27 entrevistas e 22 já estão on-line, entre elas a de Alfredo Gui Ferreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gil Martins Felippe, da Universidade Estadual de Campinas, e Carlos Eduardo de Mattos Bicudo, do Instituto de Botânica de São Paulo.

INSCRIÇÕES PARA O PRÊMIO WISE 2012

Pesquisadores da área de educação podem inscrever seus trabalhos, até o dia 31, para concorrer ao Prêmio WISE 2012, cujo tema é Transformando a educação.Detalhes: www.wise-qatar.org

21º COMGRESSO LATIMO-AMERICANO DE MICROBIOLOGIA

A Sociedade Brasileira de Microbiologia realizará, entre 28 de outubro e 1º de novembro, em Santos, a 21ª edição do Congresso Latino-Americano de Microbiologia . Detalhes: www.sbmicrobiologia.org.br/Latino/index.html

BAIBICH ESTÁ SAMBBANDO

Nelson Baibich foi contratado pela Sambba, como supervisor de operações. Basicamente para fazer a ponte entre atendimento e criação. E está adorando.

ESTÁGIO PARA UNIVERSITÁRIOS

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) tem programa de estágio. Há vagas nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Blumenau e Porto Alegre.

BUBCHEN E MÄDCHEN

A corte da 25ª Oktoberfest de Igrejinha já selecionou o Bubchen (menino) e a Mädchen (menina) da festa. A escolha da Seniorin, senhora que integrará a corte da festa, acontecerá no dia 17 de junho. A 25ª edição do evento será realizada de 19 a 28 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. Detalhes: (51) 3545.1077, pelo e-mail amifest@oktoberfest.org.br ou pelo site www.oktoberfest.org.br. No Facebook, acesse www.facebook.com/oktoberfestigrejinha

CURSO VIRTUAL REDES DIOCESANAS

(ZENIT.org) – O Centro RIIAL Guadalupe tem abertas as incrições para o curso Virtual Redes Diocesanas com Office Eclesial que começa na terça-feira dia 15 de maio. Detalhes: amigos@centroguadalupe.org ou em www.centroguadalupe.org

A QUESTÃO DA EXECUÇÃO DA PENHORA ON LINE

A penhora é um procedimento legal que altera, juridicamente, a posse dos bens de um devedor no intuito de saldar uma dívida que está sendo cobrada em um processo. Os bens do devedor são separados do patrimônio com o intuito de sanar o que ainda está em aberto.

Genival Souza Filho, advogado responsável pela área de direito societário da Ragazzi Advocacia e Consultoria, afirma que, desde 2006, o Código de Processo Civil passou a contemplar a chamada “penhora on line” que consiste na expropriação de dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira, neste caso por meio eletrônico (artigos 655, I e 655-A).” Para o credor essa possibilidade garante uma forma mais efetiva e rápida de reaver o que lhe é devido. Já para o devedor, tal possibilidade representa um risco constante de ter seus rendimentos retirados à força”, explica Genival.

Mesmo se tratando de uma forma mais acelerada de ter o pagamento em mãos, é preciso levar em consideração que na penhora on line nem sempre os valores pertencem ao correntista, o que pode resultar no bloqueio de quantias que pertençam a terceiros, que estejam somente aguardando o repasse desses valores. “Possuir depósitos em uma instituição financeira e ser efetivamente dono de tais valores são questões totalmente distintas”, defende o especialista.

Segundo ao artigo 655-A do Código de Processo Civil, para possibilitar essa modalidade de penhora, o juiz pode requerer ao BACEN (Banco central do Brasil – órgão responsável pela fiscalização das instituições financeiras do país), preferencialmente por meio eletrônico, informações sobre a existência de ativos em nome do devedor, podendo no mesmo ato determinar sua indisponibilidade, até o valor necessário para saldar a dívida. “Esta disposição é danosa no sentido de possibilitar que o devedor seja surpreendido ao ter sua conta-corrente penhorada sem que consiga se defender plenamente de tal hipótese, o que fere o direito de propriedade e de defesa previstos no artigo 5º, LIV e LV da Constituição Federal, além de configurar confisco que é um ato vedado expressamente pelo art. 150 da Constituição Federal”, explica Genival.

Tramita no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3091-4) questionando a legalidade do convênio estabelecido entre o BACEN e Tribunal Superior do Trabalho para acesso às informações de correntistas com o intuito de proceder à penhora on line desses devedores nas ações trabalhistas propostas contra eles. Mesmo sendo uma discussão direcionada, relacionada tão somente ao convênio em questão, fica a esperança de que o entendimento do STF seja ampliado e alcance outras esferas do direito, não somente protegendo os devedores das mazelas da lei, mas buscando um sistema que seja justo e adequado às necessidades também dos credores.

Logicamente algumas atitudes podem ser previamente tomadas pelos devedores para evitar as desagradáveis surpresas de uma penhora, uma forma muito simples é manter em conta poupança somente valores limitados a 40 (quarenta) salários mínimos, pois até tal limite o Juiz não pode determinar a penhora on line. Porém, na eventualidade da penhora, a incapacidade de se comprovar que os depósitos existentes pertençam efetivamente ao devedor, deixa a possibilidade de interromper judicialmente a execução.

Certo é que o devedor deve sempre estar atento aos movimentos do credor, buscando, através de consultoria jurídica capacitada, acompanhar a iminência de uma execução danosa. Um profissional bem capacitado terá todas as ferramentas para evitar que tais procedimentos causem maiores prejuízos àqueles que, por mera fatalidade, encontram-se endividados. Detalhes: www.ragazzi.adv.br e contato@ragazzi.adv.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário