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terça-feira, 22 de maio de 2012

O FACEBOOK E AS MARCAS DE ABRIL


A partir da ferramenta Graph Monitor, a agência Dito, especializada em aplicativos, apontou as marcas mais atuantes em abril no Facebook junto aos usuários brasileiros







(Fonte; Proxxima)

A MAIOR REDE DIGITAL DO MUNDO

Com pouco mais de US$ 1 bilhão de receita digital, a Wunderman (WPP Group) liderou o ranking das Top 10 redes globais de agências digitais do Advertising Age Agency Report 2012, publicado em 30 de abril. Combinadas, as dez maiores reportaram receita de US$ 6,15 bilhões em 2011, o que indica um ganho de 14,2% sobre o ano anterior e demonstra que, sozinhas, essas dez gigantes já detêm 13,7% do bolo total de US$ 68,7 bilhões gerados pelas Top 50 holdings mundiais de agências.



Embora com folgada margem de receita comparada à da rede-irmã Digital@Ogilvy, também do WPP, e à da rival SapientNitro, da Sapient Corp. (receitas respectivas de US$ 869 milhões e US$ 709 milhões), a Wunderman não foi a digital de crescimento mais acelerado. A SapientNitro avançou 30,7%, seguida pela Leo Burnett Worldwide/Arc (Publicis), com 21,3%; Proximity Worldwide (Omnicom), com 20%; e Digitas (Publicis), com 14%.



Nos Estados Unidos, o Agency Report mostra indicadores ainda mais otimistas do que os globais: enquanto a receita total das mais de 900 agências norte-americanas incluídas no relatório avançou 7,9%, para US$ 33,2 bilhões, suas operações digitais saltaram 16,4%, para US$ 10,1 bilhões. Mais ainda, pela primeira vez a fatia digital atingiu a marca de 30% (mais precisamente, 30,3%) do bolo nacional, contra 28% do relatório de 2011 e 25,8% de 2010.



As pure plays (especialistas em search marketing, mobile marketing e mídia social) foram as de melhor desempenho: os US$ 5,86 bilhões registrados por esse grupo no Agency Report foram 17,1% acima do relatório anterior, sendo que essas especialistas concentraram 58% de toda a receita digital obtida no país.



As Top 25 de search markeking avançaram 15%, para US$ 940 milhões, lideradas pela iCrossing, da Hearst Corp., com US$ 105 milhões (avanço de 13,6%); e 360i, da Dentsu (US$ 64,1 milhões, ganho de 9,5%). Já as Top 5 da mídia social, que somaram receita de US$ 493 milhões, saltaram 53,7%, com Dachis Group e Big Fuel (Publicis) à frente (com respectivamente US$ 36 milhões e US$ 30 milhões).



A onda digital chegou a todos os níveis de especialidades, segundo o relatório. A mudança mais evidente foi nas áreas de customer-relationship management (CRM) e marketing direto, que somaram cerca de US$ 2,8 bilhões em receita digital nos EUA. Essa foi a primeira vez que os serviços digitais ultrapassaram 50% dos rendimentos dessas áreas.



Mas cerca de US$ 1,4 bilhões em receita digital foram gerados por outras disciplinas. Citando alguns exemplos, a Ad Age diz que, na agência publicitária independente Cramer-Krasselt, digital significou 39% da receita; na Huntsworth Health, 30%; na Edelman, maior agência de RP do país, 14%.



A julgar pelos dados disponibilizados sobre as três maiores holdings globais de agências, o compromisso com o digital é um caminho sem volta. No WPP (nº 1 do ranking), a receita digital e interativa já atingiu 29,7% do total. No Publicis Groupe (nº 3), 30,6%. E, embora o Omnicom Group (nº 2) não discrimine suas fontes de receita, o presidente-CEO John Wren declarou: “Acreditamos que 2011 foi o ano em que a diferença histórica entre as chamadas mídia tradicional e mídia digital simplesmente desapareceu – como sempre dissemos que aconteceria.” (Cibele Santos no Proxxima)

A COMUNIDADE DE FÍSICA NO BRASIL

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) lançou o relatório A Física e o desenvolvimento nacional, que apresenta um censo da comunidade de Física no Brasil e sugere caminhos para estimular a inovação tecnológica.

O documento foi preparado pela SBF em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O objetivo central é diagnosticar os desafios e apontar soluções para estimular uma conexão efetiva entre o setor produtivo e a academia, contribuindo para introduzir melhor os físicos na indústria brasileira.

De acordo com a SBF, o relatório fornece subsídios para um planejamento estratégico efetivo para a Física brasileira, em favor do desenvolvimento. O documento fundamentou suas conclusões em um censo detalhado, que retrata a atual organização da comunidade da área de Física no Brasil. Estima-se que hoje no país o número total de físicos seja da ordem de 10 mil, sendo que 20% do total é composto por estudantes de graduação.

O censo revelou como ainda há espaço para expansão da presença de cientistas dentro das grandes empresas. Dos 2.651 mestres e doutores com emprego formal no Brasil (segundo dados de 2009), apenas cerca de 270 exerciam atividades em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

De acordo com o levantamento, a maior parte dos físicos empregados atua em setores prioritários da política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior.

As principais ocupações se relacionam com atividades econômicas associadas à indústria extrativa e à de transformação, atividades profissionais científicas e técnicas e à defesa, sendo que o número de físicos nas três primeiras áreas corresponde a cerca de 10% do número de engenheiros, segundo o relatório.

O mapeamento da comunidade mostrou que há um equilíbrio entre físicos teóricos e experimentais – 35% do total nos dois casos –, com outros 26% dedicados ao ensino. Os 4% remanescentes se encontram em atividades de gestão.

O relatório faz recomendações como: estimular a criação de centros de excelência em parceria com as empresas; criar um observatório de Física para a inovação; fazer uma autoavaliação da Física brasileira a cada cinco ou dez anos para subsidiar um planejamento estratégico; e estimular a participação da Física brasileira em programas internacionais de pesquisa e atividades multidisciplinares. Detalhes: www.sbfisica.org.br/v1/arquivos_diversos/publicacoes/Relatorio_SBF.pdf

CASAIS VÃO VIRAR GAROTOS-PROPAGANDA

O Shoptime organiza concurso cultural para o Dia dos Namorados que transformará três casais em garotos-propaganda. Inscrições até o próximo dia 23 pelo e-mail: namorados@shoptime.com. Detalhes no hotsite do www.shoptime.com/namorados.

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