Numa geração que fez das palavras inimigas mortais, balbuciando meias (palavras) como que com preguiça de dizer o que pensa, que acredita cegamente que uma imagem vale mais que mil palavras, mas que não consegue dizer essa frase ou definir uma imagem sem usar palavras, não me impressionou uma discussão de meu filho com colegas no FB (Facebook pra vc. que não é antenado).
Seguinte, o Ronan, o meu filho, faz Comunicação numa Universidade aqui no Rio. Na sua turma de 70 alunos (Como os caras conseguem ensinar com tanta gente dentro de uma sala?), ainda no primeiro período, jovens e futuros publicitários, promocitários e comunicadores já entraram na Universidade achando que o simples fato de estarem estudando (Ou não. Vai saber) os torna experts e profundos conhecedores de uma disciplina que eu e parte significativa dos meus contemporâneos companheiros de profissão ainda aprendemos até hoje, lendo, e relendo, livros de autores consagrados, indo a palestras para ouvir jovens e velhos estudiosos, vivenciando as ruas, supermercados, shoppings, os tais PDVs (Nome que vão aprender ou decorar), em mesas de bar, com papos intermináveis e nos devaneios criativos que temos, embalados por todas essas fontes.
Além disso, muito planejamento, pesquisa, criatividade, inovação e trabalho, sim trabalho de campo, no mercado, no dia-a-dia, muito diferente das Faculdades com seus Jobs de longo prazo.
Aprendemos mais que, como profissionais de Comunicação, desde os primeiros momentos da escolha por essa profissão, não devemos, e não podemos mesmo, analisar o que vemos nos comerciais, jornais e revistas, mídia externa, nas ações mirabolantes do “no mídia”, ouvindo nos spots ou mesmo na multidisciplinaridade multimidiática dos processos de comunicação e no mundo digital, com os olhos e o coração da pessoa comum (que somos, claro), essa sim nosso foco de trabalho, nosso target, para quem se dirige nossa mensagem, nosso receptor, a quem queremos influenciar com nossos textos, eventos ou ações.
Não, não podemos. Se você escolheu seguir esse caminho, um toque: Abra-se para o mundo e procure não julgar pelas aparências os por suas crenças apenas. A Comunicação não é estática, temporal, moralista, certa ou errada. É técnica e comprometida com JOB, uma solução para um problema de comunicação de um cliente quanto a sua marca, produto ou serviço. E ponto!
Uma coisa é emitir uma opinião pessoal, outra é analisar criticamente a comunicação, sendo ela nossa fonte de estudo e pesquisa, partindo de premissas morais ou conceituais sem analisar o porquê do que vemos. O público-alvo pode julgar melhor que a gente. Coloquem isso na cabeça, futuros comunicadores.
Nós não somos artistas, filósofos, escritores ou religiosos. Somos redatores, roteiristas, diretores de arte, designers e/ou criativos que encontram respostas para solucionar problemas de comunicação. Não somos a mamãe que não gostou da genial linha da campanha da Du’Loren, do grande Marcos Silveira, da saudosa Doctor, agência da qual muito me orgulho de ter trabalhado, que, apesar de questionada, xingada, odiada por alguns tirou a marca de um, sei lá, quinto lugar na preferência das mulheres para o primeiro lugar, até hoje, creio, nas vendas.
Pergunto aos meus queridos alunos e amigos do Ronan, meu filho, que defendeu soberbamente, com ótimos argumentos, não a Du’Loren ou a campanha criada por seu padrinho, mas a profissão que abraçou e escolheu. Você faria melhor?
Se não sabe a resposta e quer ser um cara de Comunicação estude esse e outros cases, forme opinião técnica e siga em frente pra fazer melhor, sempre melhor.
Não tenho dúvidas de que um dia o Ronan e alguns de seus colegas de classe serão grandes criativos, mesmo os que se colocaram, ingenuamente, contra a peça.
Pelo menos uma frase eu não vi na discussão: Isso é muito ruim porque tinha coisa melhor para ser feita! Porque se ouvisse, diria: Então, pare de falar, venha e faça! (Artigo de Tony Coelho, professor universitário, palestrante e um dos criativos mais premiados do mercado promo. Dono e fundador da Conceito, criou para agências como Matriz Brasil, Biruta, Fagga, Doctor Propaganda, N2, Cobram, dentre outras, atendendo a clientes como Coca-Cola, TIM, Vale, Petrobras, Air France, etc. É o responsável pelo Promocitários, o novo "ponto de encontro" das discussões sobre marketing promocional, espaço voltado para alunos de Comunicação e Marketing, profissionais do mercado promo e clientes, e quem mais quiser saber porque nos autointitulamos, com propriedade, Promocitários. Publicado no Promoview)).
Detalhe da nova timeline da Discovery Channel
O Discovery Channel transformou sua timeline no Facebook em uma fonte de informação sobre história, marcada por fatos relevantes do Brasil e do mundo. O projeto, idealizado pela Torke, mostra uma série de fatos que começam a ser indicados a partir de 1500, ano do descobrimento do país, e destaca, ao longo dos séculos, diversos fatos marcantes da história – muitos deles relacionados com produções do canal de TV por assinatura.
Entre as ligações feitas pela linha do tempo e a produção do Discovery Channel está o relato de 1665, quando Robert Hooke descobriu a existência da célula como partícula básica para composição de todos os tecidos orgânicos. O fato é relacionado com séries e documentários exibidos pelo canal sobre o tema, entre eles “Células tronco: a chave da regeneração” e “Vida sinética”. Também são abordados temas voltados a polítuca, história da arte, esporte e outras curiosidades. (Propmark)
Em busca de talentos
O Studio Tesis está em busca de alguém com a “voz de ouro”. A produtora de som está realizando um casting por meio de sua página no Facebook especialmente para recrutar não-profissionais para o seu banco de vozes. A ação irá durar até o final de maio, com expectativa de dois mil concorrentes.
A empresa divulga a iniciativa com o tradicional “homem-placa” – à la “compro ouro” – indo nas portas das agências de publicidade para distribuir flyers. A inscrição é feita na página da Tesis no Facebook, par aonde podem ser enviados links de vídeo do YouTube.
O objetivo é alcançar pessoas interessadas em emprestarem suas vozes a comerciais e spots de rádio, porém sem preocupações com a ideia de "voz de locutor". Segundo a produtora, a ação se justifica devido à alta demanda por locutores e personagens que possuam “vozes normais”, que gerem proximidade com os consumidores.
A inspiração da produtora pode ter vindo do case americano Golden Voice, onde o morador de rua com uma voz potente Ted Williams se tornou narrador de rádio e locutor do Cleveland Cavaliers após ser descoberto por um repórter em Ohio, nos Estados Unidos, e seu vídeo ter se tornado viral. (Propmark)
Holding digital do Grupo RBS fecha parceria inédita
A holding digital do Grupo RBS é a primeira empresa brasileira a fechar parceria com a unidade de consultoria dos alunos de Stanford University. Com o acordo, a instituição de ensino desenvolverá um trabalho de identificação de criação de um ecossistema de empreendedorismo digital no Brasil. A universidade enviará consultores ao País para estudar o mercado brasileiro e casos mundiais fora do Silicon Valley.
A parceria resultará num grande projeto que será usado como matéria-prima para o desenvolvimento de ações para fomentar o empreendedorismo no Brasil. Além de profissionais da holding digital do Grupo RBS, os alunos da Stanford Consulting entrevistarão universidades, incubadoras, aceleradoras, investidores, empreendedores e centros de inovação brasileiros.
Prêmio para inovação educativa
Até 20 de maio, os professores poderão se inscrever no Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa. O objetivo é reconhecer educadores que trabalham de forma inovadora com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) junto a alunos com idades entre 3 e 17 anos. Os trabalhos podem ser apresentados em espanhol, português ou inglês.
Serão aceitos trabalhos desenvolvidos entre abril de 2011 e abril de 2012 em três categorias, separadas por faixa etária: a primeira englobará trabalhos direcionados a alunos com idades entre 3 e 8 anos; a segunda, para alunos entre 9 e 14 anos; e a terceira, para jovens entre 15 e 17 anos de idade.
Dentro das respectivas categorias, os professores terão quatro opções de modalidade: 1) suporte à aula com recursos digitais e mulltimídia; 2) exercícios interativos para praticar na classe; 3) produção de conteúdos e trabalhos em grupo; 4) projetos colaborativos interescolares. Cada docente poderá inscrever até três trabalhos. Professores poderão, também, formar grupos para inscrição conjunta, porém um deles precisa ser o responsável.
A avaliação dos projetos inscritos ocorrerá até setembro e será feita por júri composto por especialistas e representantes da Fundação Telefônica. A premiação acontecerá em Lima (Peru), em novembro, por ocasião do VII Encontro Internacional de Educação. No total, serão premiados 39 trabalhos, número que engloba os três primeiros colocados em todas as categorias e modalidades e inclui três prêmios especiais conferidos pelo júri: o primeiro, ao melhor trabalho colaborativo entre professores e alunos de diferentes países; o segundo, para o uso da tecnologia junto a alunos com necessidades especiais; e o terceiro, a ser votado pelos participantes entre uma seleção dos jurados.
Os vencedores ganharão equipamentos tecnológicos. Será dado um aparelho ao professor e outro à escola sala. Mais informações podem ser obtidas no www.educarede.org.br/premiointernacional. (Prurale em Revista)
Mostra de Talentos da UNIFEBE
O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE está com as inscrições abertas para IX Mostra de Talentos, que será realizada no dia 25 no campus Santa Terezinha. Pode inscrever-se qualquer pessoa da comunidade que tenha alguma habilidade artística, nas categorias Artesanato, Pintura, Fotografia, Escultura, Música, Expressão Corporal, Dança e Teatro. Detalhes: extensao@unifebe.edu.br ou (47) 3211-7227.
Nenhum comentário:
Postar um comentário